sábado, 31 de agosto de 2013

A noite em que Jesus me Restaurou / The night Jesus restored me / La noche en que Jesús me devolvió / La nuit, Jésus me rendit / 晚上耶穌恢復我 / Die Nacht Jesus wiederhergestellt mich / Ночь Иисус восстановил меня / Die nag Jesus herstel my

A noite em que Jesus me Restaurou

Introdução

1. 7 dos discípulos estavam pescando no mar de Tiberíades. Era uma pesca infrutífera
2. Jesus se apresenta aos seus discípulos e sob o seu comando eles lançam novamente as redes e agora com grande sucesso.
3. Todavia, a pessoa que Jesus esta mais interessado em encontrar é Pedro:
• Pedro o havia negado por 3 vezes na noite em que Jesus foi interrogado
• Pedro era parte importante no plano de Jesus para a divulgação do evangelho após a sua partida
• Pedro teria que passar pelo processo da restauração
4. Aprendamos junto com Pedro o processo de restauração.

I. Jesus restaura o nosso amor

1. Pedro estava com os seus sentimentos confusos e provavelmente muito envergonhado por ter traído o seu amigo, principalmente depois de ter afirmado que por Jesus ele daria a própria vida (João 13:27).

Maravilhosa graça / Amazing grace . / Gracias a la vida / Amazing grâce . / 奇異恩典。 / Amazing grace . / О благодать / Amazing Grace .



Maravilhosa graça.

Maravilhosa Graça
“Porque a graça de Deus se manifestou trazendo salvação a todos os homens” (Tito 2.11)
“Maravilhosa graça! Maior que o meu pecar!…
Como o firmamento é sem fim!…
É maravilhosa, é tão grandiosa, tão sublime e doce para mim! …
Estou salvo por toda a eternidade pela maravilhosa graça de Jesus!”
No Antigo Testamento a palavra graça é frequentemente encontrada em associação com “aliança” e denota a atitude de fidelidade com que ambas as partes de um pacto devem caracterizar-se.
No Novo Testamento a concretização da plenitude da graça acontece com a vinda de Cristo ao mundo. A posição do crente sob a graça não se aplica por algo nele existente, mas pela iniciativa amorosa de Deus.
A vida cristã, assim como o seu crescimento, advém da graça divina.

Escondidos em Cristo! / Hidden in Christ ! / Escondido en Cristo ! / Caché dans le Christ ! / 隱藏在基督! / Versteckt in Christus ! / Скрытые во Христе ! / Versteek in Christus !

Escondidos em Cristo!

Colossenses 3.1-4

INTRODUÇÃO:
Oo texto acima nos fala da vida que o Senhor Jesus Cristo nos deu. E nos fala que esta vida está escondida em Cristo. Mas o que poderia significar estar escondida em Cristo? Creio que, baseados neste texto, podemos afirmar algumas verdades com relação ao estarmos escondidos em Jesus Cristo:

1. Que Jamais seremos lançados fora. (João 6.37): por mais que sejamos infiéis, ele não nos lançara fora; não nos tirará a Sua Salvação, pois, “aqueles que o pai me der em minhas mãos, jamais lançarei fora” (João 6.37; 10.27-29). E sabe por quê? Porque Deus não pode rejeitar a si mesmo. Como vimos no v.4 de Colossenses 3, a nossa vida está escondida em Cristo, e só se manifestará nEle quando este se manifestar para a glória de Deus Pai. Portanto, quando Deus olha para nós Ele vê tão somente a Cristo. Aí entra a questão de confessarmos a Cristo como Senhor e Salvador, como Mediador, entre nós e o Pai.

Sarai e Hagar: Fuga e Deserto / Sarai and Hagar: Trail and Desert / Sarai y Agar : Camino y desierto / Saraï et Agar : Trail et Désert / 撒萊和夏甲:開拓者和沙漠 / Sarai und Hagar : Trail and Desert / Сара и Агарь: Trail и пустыни / Sarai en Hagar : Trail en Desert

Sarai e Hagar: Fuga e Deserto

Introdução:

O contexto histórico neste momento era de desesperança para Abrão e Sarai, pois no capítulo 15 de Gênesis eles tinham recebido do Senhor a promessa de que Ele, o Senhor daria um filho ao casal. Se passaram até então 11 anos após a promessa original de Deus sobre Isaque. Abrão já estava agora com 86 anos.

Sarai era estéril, veja Gênesis 15.1:
Ora, Sarai, mulher de Abrão, não lhe gerava filhos, e ele tinha uma serva egípcia, cujo o nome era Agar.
Veja que o clima de desesperança havia tomado conta de Abrão e Sarai no Gênesis 15.2:
E disse Sarai a Abrão: Eis que o Senhor me tem impedido de gerar; entra, pois à minha serva; porventura, terei filhos dela. E ouviu Abrão a voz de Sarai.
A esposa sem mais nenhuma esperança no Senhor, entrega sua serva a seu marido, para que através de uma relação carnal, através do esforço humano, em uma relação não aprovada por Deus, conseguissem gerar um filho.
É importante considerar que naquela época e contexto, era costume entre o povo da mesopotâmia, que quando a esposa era estéril se deixava que a sua serva tivesse filhos com o esposo. Esses filhos eram considerados filhos legítimos daquela esposa. Apesar de existir este costume, a tentativa de Abrão e Sarai de terem um filho através da união com a serva Agar, não teve a aprovação de Deus.

A palavra transforma o caos / The word turns chaos / La palabra se convierte en un caos / Le mot devient chaos / 該單詞將混亂 / Das Wort wird Chaos / Слово превращает хаос / Die woord draai chaos


A palavra transforma o caos

INTRODUÇÃO 

Gênesis é o livro dos começos e nos seus três primeiros capítulos encontramos em embrião todos os assuntos da Bíblia. Gênesis 1:1 é uma síntese da criação de Deus, e é uma declaração enfática de que tudo quanto existe aqui, tem um Criador. 
A partir de Gênesis 1:2 veremos como a criação se processou, como Deus agiu para criar todas as coisas. Lemos: “A terra era sem forma e vazia e havia trevas sobre a face do abismo mas o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas” (Gênesis 1:2). 
Nas primeiras lições estudamos sobre a palavra. Dali podemos extrair dois princípios importantes
Princípio 1. A Palavra de Deus produz exatamente o que ela diz 
Qual o instrumento usado na criação? A palavra de Deus, como lemos: “Pela fé entendemos que os mundos foram criados pela palavra de Deus; de modo que o visível não foi feito daquilo que se vê (Hebreus 11:3). O visível veio a existir daquilo que não aparece.
Princípio 2. O reino do espírito deu origem ao reino da matéria 
Como o Reino espiritual gerou o Reino material? Pela Palavra de Deus e pelo Espírito de Deus. Existe um poder e força na Palavra. Se soubermos utilizá-la agiremos como Deus age. Se somos a imagem de Deus, devemos viver de acordo com a Sua semelhança. A palavra “gerou os mundos”. Em Hebreus 11:3 lemos que os mundos são sustentados pela Palavra de Deus. No final dos tempos todas as coisas serão julgadas pela Palavra. Ela é o crivo pelo qual todos os pensamentos, palavras e doutrinas têm que passar. E é por esta palavra que saberemos o que estará operando nestes últimos dias: se o engano do maligno ou se a verdade de Deus. 

Em busca do que se perdeu / In search of that lost / En busca de la retirada / A la recherche de celle perdue / 在搜索重要的是失去了 / Auf der Suche nach , dass verloren / В поисках , которые потеряли / Op soek na die verlore

Em busca do que se perdeu

Lucas 15.8-10 - Ou qual é a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma, não acende a candeia, varre a casa e a procura diligentemente até encontrá-la?
9 E, tendo-a achado, reúne as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque achei a dracma que eu tinha perdido.
10 Eu vos afirmo que, de igual modo, há júbilo diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende.

Introdução è A leitura desta parábola nos coloca diante de um simples acontecimento doméstico, mas nos leva a refletir sobre alguns aspectos importantes.
Ela conta a história de uma mulher que possuía dez moedas. Um dia deu falta de uma delas. Determinada, iniciou imediatamente a busca por todos os cantos da casa. Acendeu a lamparina, afastou os móveis, varreu toda a casa, empreendeu uma cuidadosa procura. Só sossegou depois de encontrar o que havia perdido. Feliz, por ter encontrado o que procurava, reuniu as amigas e vizinhas dividindo com elas a sua alegria.
Mas o que é uma dracma? Por que tanto empenho na busca? Dracma era uma antiga moeda de prata. Embora pequenina, tinha um grande valor para uma família de poucos recursos, porque representava o suficiente para alimentar uma família por um ou dois dias.

Um homem chamado Ananias / A man named Ananias / Un hombre llamado Ananías, / Un homme nommé Ananias / 一個人,名叫亞拿尼亞 / Ein Mann namens Ananias / Муж, именем Анания / 'N man met die naam Ananias

Um homem chamado Ananias

Vivemos num período da história em que os resultados são mais importantes do que as pessoas, e quem elas são. Estamos sempre buscando resultados, precisamos produzir cada vez mais e melhor, e o que fazíamos bem ontem, precisa ter um melhor desempenho amanhã.

Aparentemente não estamos satisfeitos com o desempenho das outras pessoas, e consequentemente com nosso próprio, por esse motivo, buscamos cada vez mais o aperfeiçoamento pessoal muitas vezes de forma desenfreada e o desempenho de novas funções, assumindo uma carga que muitas vezes não foi designada para nós.

Por muitas vezes desejamos ser como fulano ou sicrano, ele é o melhor na empresa, capaz de desenvolver bem seu trabalho, é muito importante faz grandes coisa e as pessoas o respeitam por isso, ao contrario existem pessoas que quase não aparecem no cenário, é assim com o contra regra, com a irmã que deixa o templo limpo, que prepara os boletins da igreja arruma os bancos, retira o lixo etc.

O Pai Misericordioso / The Merciful Father / El Padre Misericordioso / Le Père Miséricordieux / 仁慈的父 / Der barmherzige Vater / Милосердный Отец / Die Barmhartige Vader


O Pai Misericordioso

Vou começar na noite de hoje uma série de mensagens no texto que presumo, se não o mais conhecido, pelo menos o segundo mais conhecido do Novo Testamento, talvez ele perca para João 3:16, que é a história que nós conhecemos como a parábola do filho pródigo.

Estamos iniciando esta série hoje e vamos dar sequência na próxima quarta-feira, ou seja, usaremos as quartas feiras restantes do mês de Agosto e todas as quartas de Setembro para refletirmos sobre a profundidade deste texto.

Não vou ler toda a parábola, entretanto, se você deseja acompanhar a base vou ler apenas os vv. 11 a 24 do Capítulo 15 do Evangelho de Lucas:

Conhecemos esta parábola pelo título de “Parábola do Filho Pródigo”, foi o título que o tradutor do texto, e não o texto inspirado, lhe deu. No entanto este texto, parábola do filho pródigo, é um equívoco, o texto não trata do filho como personagem central, o personagem central é o pai. É do pai que se está falando: ..”Certo homem tinha dois filhos”. A história começa falando de um pai e não de um filho. A história termina com o pai falando. Quem domina, pois a cena depois do regresso do filho é o pai.

Caindo em Sí / Falling on its Own / La caída de su propia / Tombant sur ses propres / 在其自己的落 / Fallen auf eigene / Падение само по себе / Val op sy eie

Caindo em Sí

BÍBLIA VIVA: “Quando ele finalmente voltou ao seu juízo, disse consigo mesmo: “Lá em casa até os empregados tem comida de sobra, e aqui estou eu, morrendo de fome!”

NVI: “Caindo em si, ele disse: Quantos empregados de meu pai tem comida de sobra, e eu aqui, morrendo de fome!…”

Esta é a terceira mensagem apresentada neste texto e como já dissemos logo na primeira, o que temos aqui não é uma história sem conexão com a vida real, mas é na realidade um quadro na vida real de cada um de nós. E na noite de hoje eu quero analisá-la a partir desta expressão que a traz: “caindo em si”.
Com certeza esta será uma parábola que você nunca mais vai se esquecer porque com esta já são quatro mensagens nestes últimos dias sobre este texto … e ainda temos mais quatro! Por isso, já não precisamos mais ler todo o contexto porque a historia esta vida em sua mente.
“CAINDO EM SÍ”. – Este é o marco divisor na história. Parece que até então o moço estava fora de si, fora de seu juízo normal, é também, e podemos dizer que este também é um quadro da humanidade porque parece que ela vive fora de si: guerras, desamor, egoísmo, uma terrível inversão de valores a ponto de em alguns momentos a pessoa que é honesta sentir-se constrangida de ser.

A necessidade do perdão / The need of forgiveness / La necesidad del perdón / La nécessité du pardon / 需要寬恕 / Die Notwendigkeit der Vergebung / Нуждаемся в прощении / Die behoefte van vergifnis

A necessidade do perdão

Em busca do crescimento estamos caminhando no estudo da oração que Jesus nos ensinou, a oração do Pai Nosso. Vimos até aqui que Jesus nos ensina a termos intimidade com o Pai (Pai nosso), que nossa oração deve glorificar o Pai (santificado), que o Pai sabe do que precisamos (o pão nosso de cada dia). Hoje veremos o quinto pedido, o único que merece um comentário adicional. Falaremos sobre o perdão.
O perdão é para a alma assim como o pão é para o corpo. Nós não temos a opção de não perdoar, perdoar é necessário:

1) Porque fomos perdoados

Éramos devedores (Romanos 3.23: “Todos pecaram e carecem da glória de Deus”), uma dívida impagável, o preço, era preço de sangue (Hebreus 9.22: “…sem derramamento de sangue não há remissão de pecado”). Esta dívida nos afastava do Pai, o Pai nosso (Isaías 59.2), vivíamos em trevas.

Abraão – Um modelo de homem / Abraham - A model of man / Abraham - Un modelo de hombre / Abraham - Un modèle de l'homme / 亞伯拉罕 - 一個人的模型 / Abraham - Ein Modell des Menschen / Авраам -модель человека / Abraham - 'n model van die mens

Abraão – Um modelo de homem

Abraão é o Pai da Fé: Romanos 4. 9b-11: “[...] As Escrituras Sagradas, que dizem: “Abraão creu em Deus, e por isso Deus o aceitou.” [...] Deus aceitou Abraão porque ele tinha fé [...] Assim Abraão é o pai espiritual de todos os que creem em Deus e são aceitos por ele [...]
- A Bíblia fala que os pastores são referenciais:
a) Presentes: Efésios 4:11 E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,
b) Devem ser imitados quanto a Fé Hebreus 13:7 Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver.
c) Cuidam das necessidades espirituais do povo de Deus – Hebreus 13:17 Obedecei a vossos pastores e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossa alma, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Precisamos orar mais / We need to pray more / Necesitamos orar más / Nous devons prier plus / 我們更需要祈禱 / Wir müssen mehr beten / Нам нужно больше молиться / Ons moet meer om te bid

Precisamos orar mais

E. M. Bounds escrevendo sobre a maior necessidade da igreja, disse: “O que hoje a Igreja necessita não é de mais e melhor maquinismo, de novas organizações ou mais e novos métodos, mais homens a quem o Espírito Santo possa usar – homens de oração, homens poderosos na oração. O Espírito Santo não se derrama através dos métodos, mas por meio dos homens. Não vem sobre maquinarias, mas sobre homens. Não unge planos, mas homens – homens de oração”. Oração é a nossa maior necessidade, por isso precisamos orar mais.

A primeira reunião da igreja em Atos foi uma reunião de oração. Então, voltaram para Jerusalém, do monte chamado Olival, que dista daquela cidade tanto como a jornada de um sábado. {jornada de um sábado:

Tempo de crise, tempo de visitação divina. / Time of crisis , a time of divine visitation . / Tiempo de crisis , tiempo de visitación divina . / Temps de crise, un temps de visitation divine . / 危機時刻,神聖的探視時間。 / Zeit der Krise, eine Zeit der göttlichen Heimsuchung. / Время кризиса,время божественного посещения . / Tyd van krisis, 'n tyd van goddelike besoek .

Tempo de crise, tempo de visitação divina.

1. Crise que vivemos, o que vivemos e que avistamos.

O alarme é geral, o desemprego chegou à grande nação do mundo; os EUA entraram em depressão, o seu presidente, homem de convicção, já reconhece o momento de recessão em que vivem. Há muito trabalho para Barack Obama e para muitos líderes do mundo. Todavia, o mundo já conheceu momentos difíceis como estes. Este é um momento de oportunidade missionária para a igreja. Não confundir com oportunismo espiritual, o que seria criar um clima de apocalipse espiritual, como já aconteceu em outros momentos da história. Consideremos o que escreveu Richard Owen Roberts acerca da situação mundial:
“Vivemos numa época em que muitas pessoas, dentro da igreja, estão zelosamente proclamando que o próximo evento no calendário de Deus é o fim do mundo. Sua oração mais fervorosa é: ‘Depressa, Jesus, volta para mim, e tira-me da confusão e podridão que é este mundo!’ Ao ouvi-las orando assim, dá até a impressão de que não têm um parente sequer que ainda não conhece Jesus, ou um vizinho ou colega que precise de conversão! Como alguém pode dizer que seu maior anseio é escapar de toda essa anarquia e da destruição vindoura, quando há pessoas a quem professa amar que estão perdidas, sem Cristo?

E depois da oração? / And after the prayer ? / Y después de la oración? / Et après la prière ? / 祈禱後呢? / Und nach dem Gebet ? / И после молитвы ? / En na die gebed ?


E depois da oração?

Introdução:

A oração tem 4 estágios: Orar, Confiar, Esperar, Agir. Sabemos lidar com eles?

O capítulo 1 de Neemias mostra aspectos importantes da oração:

1. Como Neemias agiu ao perceber que algo precisava ser feito para solucionar uma situação “aparentemente” impossível.

2. A sua espera pela resposta de Deus e o seu compromisso com a causa pela qual orava.

Essa experiência de Neemias chama a atenção para suas coisas:

1. Desafia-nos para a responsabilidade de uma vida de oração mais intensa.

2. Ensina-nos a respeito da “confiança e esperança”. (Ele orou por 4 meses).

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

A Luta e as batalhas – O Escudo da Fé / The Struggle and battles - The Shield of Faith / La lucha y batallas - El escudo de la fe / La lutte et les combats - Le bouclier de la foi / संघर्ष और लड़ाई - विश्वास की ढाल / 鬥爭和戰鬥 - 信仰之盾 / Der Kampf und Schlachten - Der Schild des Glaubens / 투쟁 과 전투 - 믿음 의방패 / Die Struggle en gevegte - Die skild van die geloof / Борьбы и сражений - Щит веры / مبارزه و جنگ - سپر ایمان / La lotta e di battaglie - lo scudo della fede / Боротьби і битв - Щит віри / Perjuangan dan pertempuran - The Shield Iman / 闘争と戦い - 信仰の盾


A Luta e as batalhas – O Escudo da Fé

A Luta

Chamo a atenção para a existência de uma luta na qual todos estamos envolvidos. O grande objetivo dos nossos opositores nessa luta é abalar a confiança que temos em Deus. Eles tentam, de todas as formas, denegrir o caráter de Deus para que nós não vejamos Sua bondade, integridade e perfeição.

A palavra que o apóstolo Paulo usa para descrever esse combate “Luta” também era usada para falar das lutas livres. Parece que Paulo estava tentado explicar para os seus leitores que ele não estava falando de um luta intelectual, travada em torno de conceitos.

Definitivamente não estava falando de uma luta teológica ou mesmo de uma disputa filosófica. Ao usar a mesma palavra que se usava para as lutas livres romanas, Paulo fala de um combate corpo a corpo. O inimigo está sempre perto, sempre rondando, pronto para atacar.

EU E MINHA CASA SERVIREMOS AO SENHOR / ME AND MY HOUSE we will serve the LORD / YO Y MI CASA serviremos a Jehová / Moi et ma maison , nous servirons l'Éternel / मुझे और मेरे घर हम यहोवा की सेवा करेंगे / 我和我家,我們必定事奉耶和華 / ME AND MY HOUSE wir dem HERRN dienen / ME AND MY HOUSE 우리는 여호와 를 제공 합니다 / EK EN my huis, ons sal die Here dien / Я и дом мой будем служить Господу / من و خانه من خداوند خدمت می کنند / Io e la mia serviremo il Signore / Я і дім мій будемо служити Господеві

EU E MINHA CASA SERVIREMOS AO SENHOR


Texto de Referência: Josué 24.14-18,22,24

INTRODUÇÃO

Os diversos males que têm assolado a família e vimos também que Deus é a única resposta para os dez indispensáveis de um servo de Deus: "varão justo", "reto em suas gerações" e que "andava com Deus” (Gênesis 6.9). Por isso mesmo, o patriarca "achou graça aos olhos do  Senhor" (Gênesis  6.8). todas  essas características revelaram-se intensa e  visivelmente na  vida nossos dias. Por isso, devemos ter o Senhor Jesus como o esteio e o centro de nosso lar. Se orarmos, jejuarmos, lermos a Bíblia e fizermos o  culto doméstico, teremos condições de  lutar contra as forças do mal  e vencê-las em  nome de  Jesus. Frequentemos assiduamente a igreja e não faltemos à Escola Dominical. A família que fielmente serve ao Senhor jamais será destruída. Vigiemos e oremos em  todo o tempo, para que a nossa casa não seja alcançada pelas águas do dilúvio moral que encobre o presente século. Digamos, pois, ousadamente: "Eu e a minha casa serviremos ao Senhor.

I. O EXEMPLO DECISIVO E CORAJOSO DE NOÉ

1. Noé andou com Deus. A vida de  Noé  revela as qualidades indispensáveis de  um  servo de  Deus: "varão justo", "reto em suas gerações" e que "andava com Deus"  (Gênesis 6.9). Por isso mesmo, o patriarca "achou graça aos olhos do  Senhor" (Gênesis  6.8).

SOMENTE EM JESUS TEMOS A VERDADEIRA PROSPERIDADE / ONLY IN JESUS ​​HAVE A TRUE PROSPERITY / SOLO EN JESUS ​​TENER UNA VERDADERA PROSPERIDAD / Qu'en Jésus AVOIR UNE PROSPÉRITÉ TRUE / केवल यीशु में एक सच्चे समृद्धि है / 只有在耶穌真正的昌興 / Nur in Jesus haben eine wahre PROSPERITY / 예수님 만 의 진정한 번영이있다 / SLEGS IN JESUS ​​'n egte PROSPERITY / Только в Иисусе ЕСТЬ истинного процветания / تنها در عیسیرفاه TRUE / Solo in Gesù AVERE UN VERO PROSPERITA / Тільки в Ісусі ЕСТЬ істинного процвітання

SOMENTE EM JESUS TEMOS A VERDADEIRA PROSPERIDADE


Texto de Referência: João 15.1-11


INTRODUÇÃO

Muitos acreditam que só conseguiremos viver plenamente se formos ricos e saudáveis. No outro extremo, existem aqueles que acham que só conseguiremos agradar a Deus se vivermos em completa pobreza. A Bíblia mostra que a resposta a esse conflito passa necessariamente por um entendimento correto acerca do verdadeiro valor das realidades material e espiritual. Por conseguinte, devemos buscar um equilíbrio entre ambas as posturas, pois, como um ser composto de espírito, alma e corpo (1 Tessalonicenses 5.23), o homem apresenta necessidades tanto materiais como espirituais. Vejamos, pois, como ter uma vida realmente abundante

I. A VIDA ABUNDANTE CONSISTE NO EQUILÍBRIO

1. A matéria superestimada. É um erro superestimar a matéria e suprimir as coisas espirituais como ensinam o materialismo e o ateísmo. A história mostra que a realidade material sozinha não foi (e não é!) capaz de garantir o bem-estar do ser humano.

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE/ ALL THAT YOU CAN ME STRONGER / Todo lo que pueda hacerme más fuerte / TOUT CE QUE VOUS POUVEZ ME FORT / सब है कि आप मुझे और मजबूत कर सकते हैं / 所有你可以我更堅強 / Alles, was Sie mich stärker / 모두 당신이 나를 강하게 할 수있다 / AL wat jy kan ME sterker / Все, что можно меня сильнее / تمام آنچه که شما می توانید مرا قوی تر / Tutto il possibile più forte di me / Все, що можна мене сильніше

TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE


Texto de Referência: Filipenses 4.10-19


INTRODUÇÃO

Veremos o que de fato significa a conhecidíssima declaração de Paulo: "Posso todas as coisas naquele que me fortalece" (Filipenses 4.13). Muitos falsos mestres e doutores interpretam essa passagem fora de seu contexto e, extravagantemente, ensinam que o crente pode possuir o que quiser e fazer o que bem entender, pois Deus o apoiará em todas as circunstâncias. Assim, o "posso todas as coisas" passou a ser usado como se fosse um mantra que garante tudo na vida, independentemente da vontade divina.
Uma vez que esta interpretação exótica do texto sagrado é mais presunção do que confiança em Deus e mais triunfalismo do que verdadeira fé, precisamos entender o que realmente o apóstolo quis dizer quando afirmou: "Posso todas as coisas naquele que me fortalece".

I. PROSPERIDADE NA ADVERSIDADE

1. Escassez e abundância. Uma das regras básicas da interpretação da Bíblia é a análise do texto de acordo com o seu contexto. Por conseguinte, quando alguém, para fantasiar uma existência saudável, rica e isenta de problemas, fundamenta-se, por exemplo, em Filipenses 4.13, está perversamente torcendo a Palavra de Deus.

A MISERICÓRDIA DIVINA / The DIVINE MERCY / LA MISERICORDIA DIVINA / La Miséricorde Divine / दया ईश्वरीय / 神的慈悲 / Der Göttlichen Barmherzigkeit / 하나님의 자비 / Die Goddelike Barmhartigheid / Божественное милосердие / رحمت الهی / La DIVINA MISERICORDIA / Божественне милосердя

A MISERICÓRDIA DIVINA 


Texto de Referência: 2 Reis 4.1-7

INTRODUÇÃO

A história de Jonas, que fascina crianças e adultos, é mais conhecida por narrar a experiência do profeta no ventre do grande peixe. No entanto, esse acontecimento não deve ofuscar o milagre maior: a conversão de uma cidade pagã. Os dois milagres foram mencionados pelo Senhor Jesus e continuam a impressionar ao longo da história.

I. O LIVRO DE JONAS

1. Contexto histórico. Salta aos olhos de qualquer leitor que Jonas é da época do império assírio, cuja capital era Nínive. O nome do rei ninivita impactado com a pregação de Jonas, segundo se diz, é Adade-Nirari III, falecido em 783 a.C. Nessa época, Jeroboão II, filho de Joás, reinava em Samaria, sobre as dez tribos do Norte.

O COMPROMISSO DO POVO DA ALIANÇA / COMMITMENT OF THE PEOPLE'S ALLIANCE / COMPROMISO DE LA ALIANZA DEL PUEBLO / ENGAGEMENT DE L'ALLIANCE DU PEUPLE / पीपुल्स एलायंस की प्रतिबद्धता / 人民聯盟的承諾 / Engagement der PEOPLE'S ALLIANCE / 사람들의 동맹의 헌신 / Verbintenis van die MENSE's Alliance / ОБЯЗАТЕЛЬСТВО Народный альянс / تعهد اتحاد مردم / IMPEGNO DI ALLEANZA POPOLARE / ЗОБОВ'ЯЗАННЯ Народний альянс

O COMPROMISSO DO POVO DA ALIANÇA

Texto de Referência: Ageu 1.1-9


INTRODUÇÃO

De Joel até Ageu passaram-se mais de 300 anos. A hegemonia política e militar, nessa fase da história mundial, estava com os persas, pois os assírios e babilônios não existiam mais como impérios. Quanto ao pecado de Judá, este não era a idolatria, pois o cativeiro erradicara de vez essa prática. O problema agora, igualmente grave, era a indiferença, a mornidão e o comodismo espiritual dos judeus em relação à obra de Deus.

I. O LIVRO DE AGEU

1. Contexto histórico. No livro de Esdras, encontra-se o relato das primeiras décadas do período pós-exílio. Por isso, é fundamental ler os seis primeiros capítulos do referido livro, para compreendermos o profeta Ageu. O rei Ciro, da Pérsia, baixou o decreto que pôs fim ao cativeiro de Judá em 539 a.C. Pouco tempo depois, a primeira leva dos hebreus partiu da Babilônia de volta para Judá.

O JUÍZO VINDOURO / THE JUDGMENT TO COME / EL JUICIO POR VENIR / Du jugement à venir / आने के लिए निर्णय / 將來的審判 / DAS URTEIL ZU KOMMEN / 올 심판 / DIE toekomstige oordeel / О будущем суде / قضاوت آمده است / LA SENTENZA DI VENIRE / Про майбутнє суді

O JUÍZO VINDOURO

Texto de Referência: Sofonias 1.1-10


INTRODUÇÃO

Estudaremos o oráculo de Sofonias. Ele se destaca pela intrepidez do juízo divino contra Judá e os gentios. O profeta anuncia o julgamento universal descrito como a reação de Deus aos pecados cometidos pelos moradores de toda a terra. Sofonias, porém, aborda o julgamento divino numa perspectiva escatológica de restauração.

I. O LIVRO DE SOFONIAS

1. Contexto histórico. Sofonias exerceu o seu ministério "nos dias de Josias, filho de Amom, rei de Judá" (Sofonias 1. 1). Josias reinou entre 640 e 609 a.C. A reforma religiosa do rei de Judá aconteceu em 621 a.C., "no ano décimo oitavo" do seu reinado (2 Reis 22.3). Quando ocorreu a reforma, Jeremias exercia o ofício de profeta há cinco anos. O seu chamado deu-se "no décimo terceiro ano do [...] reinado" de Josias (Jeremias 1.2).

O DERRAMAMENTO DO ESPÍRITO SANTO / POURING THE HOLY SPIRIT / COLADA DEL ESPÍRITU SANTO / VERSER LE SAINT-ESPRIT / पवित्र आत्मा डालने का कार्य / 澆聖靈 / GIESSEN Der Heilige Geist / 성령을 붓는 / Giet die Heilige Gees / Заливка СВЯТОГО ДУХА / ریختن روح القدس / Заливка СВЯТОГО ДУХУ / VERSAMENTO DELLO SPIRITO SANTO

O DERRAMAMENTO DO ESPÍRITO SANTO 


Texto de Referência: Joel 1.1; 2.28-32

INTRODUÇÃO

O Movimento Pentecostal, no início do século 20, colocou o livro de Joel em evidência, fazendo com que ele fosse conhecido como o "profeta pentecostal". Apesar disso, o anúncio da descida do Espírito Santo não é o tema predominante de seus oráculos. A maior parte de suas profecias fala da praga da locusta e do julgamento das nações no fim dos tempos.

I. O LIVRO DE JOEL NO CÂNON SAGRADO

1. Contexto histórico. Pouco ou quase nada se conhece sobre Joel e a sua época. As escassas informações baseiam-se em alguns lampejos extraídos de seu livro. Era profeta de Judá e seu pai se chamava Petuel (Joel 1.1). Isso é tudo o que sabemos de sua vida pessoal. Nenhum rei é mencionado em seu livro, dificultando a contextualização histórica. Ele é anterior a todos os profetas literários, pois tem-se como certo que escreveu suas profecias em 835 a.C. Trata-se da época em que Judá estava sob a regência de Joiada durante a infância de Joás (2 Crônicas  23.16-21). Isso explica a influência e a presença significativa dos sacerdotes no governo de Judá (Joel 1.9,13; 2.17). O templo estava em pleno funcionamento (Joel 1.9,13,14).

UMA IGREJA VERDADEIRAMENTE PRÓSPERA / A CHURCH TRULY SUCCESSFUL / UNA IGLESIA verdadero éxito / UNE ÉGLISE véritable succès / सही मायने में सफल एक चर्च / 真正成功的一個教堂 / EINE KIRCHE wirklich erfolgreich / TRULY 성공적인 교회 / 'N Kerk werklik suksesvolle / ЦЕРКОВЬ настоящему успешным / کلیسا به راستی موفق / ЦЕРКВА справжньому успішним / UNA CHIESA veramente successo

UMA IGREJA VERDADEIRAMENTE PRÓSPERA


Texto de Referência: Efésios 2.11-13; Romanos 11.1-5;


INTRODUÇÃO

A expressão "Israel de Deus", em Gálatas 6.16, divide a opinião dos estudiosos. Há os que acreditam que Paulo refere-se à Igreja, deduzindo que esta suplantou por completo a Israel nos projetos de Deus. Por outro lado, outros defendem que o apóstolo faz alusão, de fato, a Israel, e que a Igreja entrou no Plano da Salvação até que Deus cumpra seus propósitos com o Povo da Promessa.
A Bíblia de Estudo Pentecostal explica que a expressão "Israel de Deus" refere-se "a todo o povo de Deus debaixo do novo concerto", isto é, a "todos os salvos, tanto judeus como gentios". Vejamos por que a Igreja de Cristo é o Israel de Deus e que implicações tem este fato na doutrina da prosperidade.

O PERIGO DE QUERER BARGANHAR COM DEUS / THE DANGER OF GOD WILLING HAGGLING / EL PELIGRO DE DIOS DISPUESTO REGATEA / LE DANGER DE DIEU veut marchander / सौदेबाजी परमेश्वर की इच्छा के खतरे / 天意討價還價的危險 / Die Gefahr der Gott will FEILSCHEND / 흥정 기꺼이 하나님의 위험 / Die gevaar van God wil geredekawel / ОПАСНОСТЬ божьей торга / خطر خواست خدا HAGGLING از / Il pericolo di Dio piacendo CONTRATTAZIONE


O PERIGO DE QUERER BARGANHAR COM DEUS

Texto de Referência: Mateus 4.1-11

INTRODUÇÃO

Veremos que o desejo de se barganhar com Deus é algo totalmente reprovável, pois contraria todos os princípios da Palavra de Deus. Com a introdução de certas heresias e modismos no contexto evangélico, a velha prática da barganha voltou a induzir as pessoas a usar a fé, e até mesmo a Bíblia, para obter vantagens duvidosas e até ímpias. É uma tentativa de chantagear a Deus.
Agindo dessa forma, o crente já não busca a Deus com o coração de um verdadeiro adorador, mas como um mercador espertalhão que procura levar vantagem em tudo. Os pregadores da prosperidade vêm transformando a santíssima fé numa moeda de troca. Cuidado, Deus não se deixa escarnecer.

A PROSPERIDADE DOS BEM-AVENTURADOS / PROSPERITY OF BLESSED / PROSPERIDAD DEL BEATO / PROSPÉRITÉ DU BIENHEUREUX / धन्य की समृद्धि / 繁榮的一生 / PROSPERITY VON SELIG / 강복 번영 / Welvaart van GESEËND / ПРОЦВЕТАНИЯ блаженной / رفاه پر برکت / PROSPERITA 'DEL BEATO


A PROSPERIDADE DOS BEM-AVENTURADOS 

Texto de Referência: Gálatas 3.2-9

INTRODUÇÃO

As bem-aventuranças de Jesus destacam os princípios que fundamentam a Lei e os Profetas. Em cada sentença, enfatizam as riquezas espirituais em detrimento das materiais. Isso deve ter escandalizado os escribas e fariseus, porque eles se atinham mais à letra do que ao espírito da Lei Mosaica. Faz-se necessário, pois, nos voltarmos ao Sermão do Monte para reavaliarmos o que se vem ensinando nos púlpitos de nossas igrejas. Caso contrário, agiremos como a classe sacerdotal do tempo de Jesus. Além disso, corremos o risco de transformar a fé cristã num mero e perigoso relacionamento mercantil entre o crente e Deus.  
Vejamos, pois, na aula de hoje, em que consiste a verdadeira prosperidade.

Sete lemas para viver e vencer / Seven mottos to live and win / Siete lemas para vivir y ganar / Sept slogans à vivre et à gagner / रहते हैं और जीतने के लिए सात ध्येय / 七格言生活,贏得 / Sieben Mottos zu leben und zu gewinnen / 살고 승리 일곱 모토 / Sewe leuses te leef en wen / Семь девизов жить и победить / هفت شعار زندگی می کنند و برنده / Sette motti per vivere e vincere

Sete lemas para viver e vencer

 “A morte é mais universal que a vida; todo mundo morre, mas nem todo mundo vive”. (Alan Sachs) “A vida não é medida pelo número de vezes que respiramos, mas pelos momentos que tiram nosso fôlego”. (Anônimo) A partir destes versos podemos ter um vislumbre de como devemos viver, devemos ter uma vida marcante e feliz, mas para isso se tornar uma realidade, existem caminhos que devemos tomar:

1 – VIVEREI DENTRO DO PROPÓSITO DIVINO
 (Jeremias. 1.5): A cada dia devemos encher a nossa consciência de que fomos criados para sermos sacerdotes de Deus e que estamos aqui na Terra cumprindo um propósito. Muitos podem pensar que o que dá sentido a vida é a conversão a Cristo, porém muitos se convertem genuinamente e vivem uma crise existencial, porque não descobriram sua vocação, vivendo longe daquilo que deveriam ser. Concluímos que, o que dá sentido a nossa existência é a missão, o propósito para o qual fomos criados. Deus nos chama ao lugar em que se cruzam a maior necessidade e a profunda alegria.

Renovando a nossa mente / Renewing our minds / Renovar nuestra mente / Renouveler nos esprits / हमारे मन Renewing / 重申我們的頭腦 / Erneuerung unseres Geistes / 우리의 마음을 새롭게 / Vernuwe ons gedagtes / Обновление наших умах

Renovando a nossa mente

O que é renovação da mente? Será que isso é possível? Você já deve ter ouvido a frase “pau que nasce torto morre torto”, que é uma forma de dizer que as pessoas não podem mudar. Talvez você já tenha usado este ditado popular para justificar a sua falta de disposição em mudar de atitudes. Quero dizer que não acredito nisso. Um cristão não pode dizer que não é possível mudar. No texto de Efésios 4.22-32 nós vemos o Apóstolo Paulo dizendo que devemos renovar a mente – o pensamento – e indica maneiras práticas para se conseguir essa renovação.

Remindo o tempo / Redeeming the Time / Aprovechando bien el tiempo / Rachetez le temps / समय redeeming / 愛惜光陰 / Kauft die Zeit aus / 시간을 구속 / En koop die tyd / Дорожа временем

Remindo o tempo

Efésios 5.15-17: Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios e sim como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus. Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor.


Introdução

Já reparou na rapidez com que transcorre o tempo? Os dias voam com uma velocidade impressionante. Mal a semana começa e já termina.

E quando o passado nos traz recordações, não parece que foi ontem que tudo aconteceu? Não parece que foi ontem que tínhamos 15 anos e queríamos logo ter 18? Não parece que foi ontem que éramos ansiosos pra termos logo uma namorada?

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Você quer voltar para o Egito? / You want to go back to Egypt? / ¿Quieres ir a Egipto? / Vous voulez revenir à l'Egypte? / आप मिस्र में वापस जाना चाहते हो? / 你要回埃及去? / Sie will zurück nach Ägypten? / 당신은 이집트로 돌아가고 싶어? / Jy wil om terug te gaan na Egipte? / Вы хотите, чтобы возвратиться в Египет? / شما می خواهید برای رفتن به مصر؟

Você quer voltar para o Egito?

Introdução:
A vida cristã é marcada por muitos problemas e muitas crises.
Jesus mesmo disse: “No mundo, passais por aflições” João 16:33. Em Lucas
9:57-62 Ele mostra àqueles que queriam segui-Lo que teriam que aprender:
1. A viver sem luxos;
2. A abandonar as pressões religiosas da família;
3. A abandonar totalmente a velha vida, para dedicar-se inteiramente a Ele.
O objetivo de Jesus ao falar tudo isso era mostrar aos Seus seguidores que
a vida cristã tem seus problemas e dificuldades. E a razão de tudo isso
está no fato deste mundo “viver no maligno”. O diabo não quer que ninguém
abandone seu caminho para seguir a Deus. Assim, sempre que alguém se
consagra a Deus, ele procura lançar suas setas sobre a pessoa, a fim de
afastá-la do Senhor.

As chaves do reino de Deus / The keys of the kingdom of God / Las llaves del reino de Dios / Les clefs du royaume de Dieu / परमेश्वर के राज्य की कुंजियां / 神的國度的鑰匙 / Die Schlüssel des Reiches Gottes / 하나님의 왕국의 열쇠 / Die sleutels van die koninkryk van God / Ключи Царства Божьего / کلید های پادشاهی خدا

As chaves do reino de Deus

1. Jamais encontramos Jesus ensinando qualquer princípio de vida que Ele mesmo não tivesse praticado. Quando, por exemplo, instruiu seus seguidores virarem a outra face, quando recebessem um tapa numa delas, foi algo claramente praticado por Ele em sua vida terrena nos momentos finais de seu sofrimento rumo à cruz.

a) Mateus 26.67-68, “67 Então, uns cuspiram-lhe no rosto e lhe davam murros, e outros o esbofeteavam, dizendo: 68 Profetiza-nos, ó Cristo, quem é que te bateu!”

b) Lucas 23.33-34, “33 Quando chegaram ao lugar chamado Calvário, ali o crucificaram, bem como aos malfeitores, um à direita, outro à esquerda. 34 Contudo, Jesus dizia: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. Então, repartindo as vestes dele, lançaram sortes”.

2. Quando Jesus proferiu o Sermão do Monte transmitiu, aparentemente, princípios inatingíveis aos olhos e conceitos humanos. Porém, tudo o que Ele ensinou, sem dúvida, praticou e viveu. Tais princípios também devem ser praticados por nós como filhos de Deus, Tiago 1.22, “Tornai-vos praticantes da Palavra de Deus e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos”.

O PROPÓSITO DE DEUS / GOD'S PURPOSE / PROPÓSITO DE DIOS / L'OBJECTIF DE DIEU / भगवान का उद्देश्य / 神的旨意 / Gottes Absicht / 하나님의 목적 / God se doel / БОЖЬЯ ЦЕЛЬ / هدف خداوند

O PROPÓSITO DE DEUS

AFINAL DE CONTAS, POR QUE MOTIVO ESTOU AQUI?

O propósito de nossas vidas é muito maior do que nossa realização pessoal ou felicidade. Maior que nossa família, carreira e sonhos. Essa procura pelo propósito da vida tem intrigado as pessoas por milhares de anos. Isso, porque normalmente, começamos pelo lado errado – nós mesmos. (O que eu quero ser? O que devo fazer com minha vida? Meus sonhos para o futuro?) Enquanto concentrarmo-nos em nós mesmos, jamais desvendaremos o propósito de nossas vidas. O fato é que devemos começar por alguém, mas esse alguém não é você mesmo. Você não criou a si próprio, logo não há jeito de dizer a si mesmo porque foi criado. Somente o criador ou o manual do fabricante poderá mostrar sua utilidade, então aprenda: TUDO COMEÇA EM DEUS! (Jó 12:10; Colossenses. 1:16).

Pelos frutos os conhecereis / By their fruits you shall know them / Por sus frutos los conoceréis / C'est à leurs fruits que vous les reconnaîtrez / उनके फलों से तुम उन्हें पता होगा / 憑著他們的果子,你要知道他們 / An ihren Früchten sollt ihr sie erkennen / 그들의 열매로 당신이 그들을 알리라 / Aan hulle vrugte sal julle hulle ken / По плодам их узнаете их / با میوه خود شما باید آنها را می دانیم

Pelos frutos os conhecereis

Precisamos frutificar para o Reino de Deus, por isso esse estudo “Pelos frutos os conhecereis.” Com esse título não estamos pensando somente em produtividade, muito menos nos termos que ela está posta na sociedade globalizada e capitalista. Queremos, sim, garantir frutos, mas não esperamos que mangueira dê melancia, isso quer dizer que há certos “frutos”, os quais por maior que sejam, por mais impressionantes que pareçam, não são frutos dignos de arrependimento, legítimos do Reino de Deus. Frutos de lábios que confessam ser Jesus o Senhor, e para Ele vivem, e como Ele vivem. Uma frutificação e produtividade ética, cristã e responsável é o que queremos.
A linguagem da árvore e seus frutos é extremamente antiga nas imagens bíblico-simbólicas de Israel; já no Jardim do Édem ela aparece. Tal imagem comparativa pode ser vista em outros livros religiosos, e por todo o Antigo e Novo Testamentos.

DERROTANDO A POTESTADE CHAMADA MAMOM / Defeating the power, CALL MAMMON / La derrota de la energía, LLAME MAMMON / Vaincre le pouvoir, CALL MAMMON / कॉल कुबेर, शक्ति परास्त / 戰勝的力量,CALL財神 / Sieg über die Macht, CALL-MAMMON / CALL 매먼는 힘을 물리 치고 / Verslaan die krag, bel MAMMON / Победить силой, ЗВОНИТЕ маммоне / شکست قدرت، ثروت CALL

DERROTANDO A POTESTADE CHAMADA MAMOM

1. QUEM É MAMOM E QUAIS SÃO SUAS EXIGÊNCIAS?

Jesus quando se refere a Mamom ele diz que ele é um deus e aquele que o serve, jamais poderá servir ao Deus vivo, pois são opostos entre si. Mamom é uma entidade espiritual, adorado como deus das finanças. Como toda entidade, seu ataque não é direto ele atua pelo engano, influenciando através do dinheiro, dizendo que este possui poderes inerentes, levando as pessoas a enxergarem-se valorizadas pelo que têm. Aqueles que servem a Mamom, vivem em densas trevas e não sabem, ele possui um grande poder de sedução que vai afetando o coração até a afetar toda a vida daqueles que por ele são influenciados, afetando a dignidade pessoal, afetando a autoimagem, afetando o relacionamento familiar e até mesmo o relacionamento com Deus. Mamom é chamado de deus, pois atua tomando realmente o lugar de Deus:

Cuidado por onde andas / Watch where you're going / ¡Fíjese por donde va / Regardez où vous allez / देख कर चलिए / 小心走路 / Passen Sie doch auf / 조심히 가세요 / Kyk waar jy gaan / Смотрите, куда вы собираетесь / جلویتان را نگاه کنید

Cuidado por onde andas

Provérbios 14.12: Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte.

Introdução e Quando se fala em caminho, logo vem em nossa mente: Qual será o caminho verdadeiro? Há tantos caminhos! Isso é uma mentira muito bem preparada pelo nosso inimigo para nos enganar. A Bíblia fala que existem apenas dois caminhos: o caminho largo, que conduz para a perdição eterna e o caminho estreito, que conduz a vida eterna:

Mateus 7.13, 14: Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela), 14 porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela.

CRESCIMENTO EM AMOR E VERDADE / GROWTH IN LOVE AND TRUTH / CRECIMIENTO EN EL AMOR Y VERDAD / CROISSANCE DANS L'AMOUR ET VÉRITÉ / प्यार और सच्चाई में वृद्धि / 愛與真理的增長 / WACHSTUM IN LIEBE UND WAHRHEIT / LOVE와 진리의 성장 / GROEI IN liefde en waarheid / РОСТ В любви и истины / رشد در عشق و حقیقت

CRESCIMENTO EM AMOR E VERDADE

Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo – Efésios 4.15. O grande desafio de Deus para nós em 2013 é o crescimento como resultado do compromisso com o amor e a verdade.  Com base em Efésios 4.15-16, fomos desafiados no culto de vigília a prosseguir para o alvo (seguindo a VERDADE), com uma grande motivação (AMOR), certos de que o resultado será o crescimento em tudo (espiritual, orgânico, numérico). Por isso, iniciamos a série de mensagens do mês de janeiro com o tema “crescimento”, com base em Efésios 4.7-16.  Esse texto nos ensina VERDADES preciosas que devem ser ditas com AMOR para que alcancemos o resultado almejado por nós e por Deus.

Jejum aceitável ao Senhor. / Fasting acceptable to the Lord. / El ayuno de gracia del Señor. / Le jeûne agréable au Seigneur. / प्रभु को स्वीकार्य उपवास. / 禁食主接受。 / Fasten dem Herrn wohlgefällig. / 주님 허용 금식. / Vas aanvaarbaar is vir die Here. / Пост угодно Господу. / روزه به پروردگار قابل قبول است.

Jejum aceitável ao Senhor.

São diversas as razões pelas quais jejuamos: para conquistarmos bênçãos de Deus (Jonas 3); para recebermos unção e sermos cheios do Espírito Santo (Atos 1.14; 2.1-4); para termos autoridade sobre os demônios (Mateus 17.21). Todas são bíblicas e são praticadas pelo povo do Senhor.
Entretanto, muitos de nós pensamos que o jejum passa somente pelo sacrifício de ficar um período com fome e entendem que o sacrifício é que é agradável ao Pai. Quero que compreendam que o jejum é muito mais nobre do que essa interpretação:
1.Faz-nos conhecer a nós mesmos e nos ensina a doutrinar a carne; 2.Fortalece o Espírito; 3.Deve ser feito como ato de amor e não como sacrifício.

Sete coisas que o Senhor abomina / Seven things the Lord hates / Siete cosas que el Señor aborrece / Sept choses que le Seigneur hait / भगवान से नफरत करता है सात बातें / 耶和華所恨惡的七件事 / Sieben Dinge, die der Herr hasst / 주님 께서 미워 일곱 가지 / Sewe dinge wat die Here haat / Семь вещей, которые ненавидит Господь / هفت چیز خداوند متنفر است

Sete coisas que o Senhor abomina

Há seis coisas que o Senhor detesta; sim, há sete que Ele abomina:  olhos altivos, Língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente;  coração que maquina projetos Iníquos, pés que se apressam a correr para o mal; testemunha falsa que profere Mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.

Este estudo há de servir como alerta para nós. Não incorramos em praticar qualquer destas coisas tão abomináveis para o nosso Deus. Lembremos de Provérbios  15:3 “Os olhos do Senhor estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons”. Há uma promessa no livro de Provérbios que quero lembrar com os irmãos, antes de estudarmos o que O aborrece: Provérbios 16:7 “Quando os caminhos do homem agradam ao Senhor, faz que até os seus inimigos tenham paz com ele”.

Retorno à Palavra de Deus / Return to the Word of God / Volver a la Palabra de Dios / Revenir à la Parole de Dieu / परमेश्वर का वचन पर लौटें / 回到神的話語 / Zurück zum Wort Gottes / 하나님의 말씀으로 돌아 가기 / Terug te keer na die Woord van God / Вернуться на Слово Божье / بازگشت به کلام خدا

Retorno à Palavra de Deus

1. O texto básico mostra uma situação semelhante do povo de Israel no tempo do rei Josias à situação da Igreja por ocasião da Reforma Religiosa do Século XVI. O desprezo à Palavra de Deus causou terríveis desvios do povo na doutrina, na conduta e no culto. Em ambas as situações históricas, a volta à Palavra foi o ponto de partida para uma reforma que restaurou os valores da fé, valores estes fundamentados na revelação divina.

2. As experiências do povo de Deus narradas nas Escrituras Sagradas, bem como o conhecimento da História da Igreja depois do livro de Atos dos Apóstolos, mostram sucessivos movimentos de avivamento e reforma. A igreja, como corpo vivo de Cristo, reage para expulsar corpos estranhos que se infiltraram nela durante a sua peregrinação histórica.

Por que as coisas vão mal? / Why did things go wrong? / ¿Por qué las cosas van mal? / Pourquoi les choses tournent mal? / बातें क्यों गलत किया? / 為什麼出問題? / Warum die Dinge schief gehen? / 일이 왜 잘못된 거지? / Hoekom het dinge verkeerd gaan? / Почему дела идут плохо? / چرا همه چیز اشتباه بود؟

Por que as coisas vão mal?

Tem dias que parece que nada dá certo, não é mesmo? Acorda atrasado, chuta o pé da cama, o chuveiro queima, coloca o leite pra ferver e vai passar a roupa, o leite entorna e esquece o ferro quente em cima da roupa e a queima. O carro demora a ligar, e alguns metros depois, o pneu fura! E a nossa pergunta nesse momento é: POR QUÊ??? Afinal, porque as coisas vão mal?
NARRATIVA
•Ageu é um profeta do período pós-exílio. Profetizou no mesmo período de Zacarias.
•Seu tempo de atuação profética foi bastante curto, apenas quatro meses. Porém, apesar de curto, seu ministério foi muito profícuo.
“Quando Ciro, o persa, destruiu o poder babilônico, favoreceu e promoveu o retorno dos judeus à terra da promessa para reconstrução do santuário em Jerusalém. Os alicerces do novo Templo foram colocados e a obra começou com grandes esperanças. Logo os samaritanos empregaram seus métodos para impedir o trabalho.

UM NOVO CORAÇÃO / UN CORAZÓN NUEVO / A NEW HEART

UM NOVO CORAÇÃO Ezequiel 36:26-30 26 - E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa car...