Ezequiel
36:26-30
26 - E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro
de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos
darei um coração de carne.
27 - E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei
que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis.
28 - E habitareis na terra que eu dei a vossos pais
e vós sereis o meu povo, e eu serei o vosso Deus.
29 - E livrar-vos-ei de todas as vossas imundícias;
e chamarei o trigo, e o multiplicarei, e não trarei fome sobre vós.
30 - E multiplicarei o fruto das árvores, e a
novidade do campo, para que nunca mais recebais o opróbrio da fome entre os
gentios.
Introdução:
Todos nós já
ouvimos falar em pedra nos rins ou em pedra na vesícula. Claro que sim! Mas, eu
tenho certeza que muitos poucos tem conhecimento da existência de pedra no
coração, É isso mesmo, pedra no coração. É assim que o "doutor"
Ezequiel diagnosticou a enfermidade do povo de Deus em seus dias. Eles estavam
sofrendo dessa terrível e sóbria doença: pedra no coração, ou antes, um coração
de pedra. Você sabe quais são as sintomatologias deste problema?
1. Insensibilidade Diante das Maravilhas de Deus
Salmo 53.1 "Diz o néscio no seu coração: Não há Deus". O Salmo 19.1: "Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das Suas mãos". Mas o coração de pedra não vê nada disso. Ele olha para o céu e só vê nuvens negras. O profeta Ezequiel está envolvo de pessoas com um coração de pedra. Mas Eles estavam cegos para ver as maravilhas de Deus na história de suas próprias vidas. Israel atravessou o Mar Vermelho a pé enxuto, mas isso não diz nada ao coração de pedra. Israel é sustentado 40 anos no deserto, mas isso nada diz ao coração de pedra. Seus corações estavam pedrados e embrutecidos para perceber as maravilhas de Deus em favor de Seu povo.
2. Insensibilidade diante da maravilha do amor de Deus
Em João 3.16 e Romanos 5.8, o Espírito Santo falando por meio de Seus servos João e Paulo, respectivamente, nos diz que Por amor, Jesus enfrentou a cruz, sofreu as terríveis e cruentas realidades do calvário. Sofreu o triste cálice do sofrimento – sofrimento repulsivo, sofrimento moral e físico, Mas o coração de pedra não percebe os espinhos em Sua fronte, os pregos em Suas mãos e pés. Não se dá conta do alto preço que o Filho de Deus teve que pagar para que nós, miseráveis criaturas, pudéssemos receber o favor de Seu amado Pai. Nada da história de Jesus lhes toca, lhes impressiona, e isto, por uma simples razão - seus corações estão obturados, duros como pedra – são corações de pedra.
3. Insensibilidade Diante da Gravidade do Pecado
Uma característica de nossa geração é a sua indiferença para com o pecado. Nada pode ser pior para uma sociedade do que isso. Zombava-se do pecado antes de Noé. Resultado: Dilúvio. Zombava-se do pecado em Sodoma e Gomorra. E estas, foram varridas do mapa. Zombava-se do pecado nos Reinos do Norte e do Sul. Resultado: o do Norte, levado cativo para a Assíria, o do Sul, levado cativo para a Babilônia. Zomba-se do pecado hoje no Brasil... Se você fala do pecado, as pessoas riem, a televisão ironiza, os intelectuais pigarreiam. Resultados? Os principais jornais estão aí para denunciar a loucura de tal ato: "O salário do pecado é a morte". Como brasileiros, crescemos numa cultura em que somos condicionados a crer que sempre há um jeitinho à parte para lidar com todas as situações rígidas. E assim pensamos em referência ao pecado. Por isso, muitos de nós cristãos tupiniquins, nos achamos muito espertos, pensamos que podemos zombar do pecado sem pagar o preço que isso exige. Mas a Palavra de Deus diz de forma categorica: "Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará " (Gálatas 6:7). Nunca em nosso meio tivemos tantos casos de pedra no coração.
4. Insensibilidade diante da maravilha da Palavra de Deus
Palavra que "para sempre permanece no céu". Para o coração de pedra, a Bíblia é mais um livro no mercado editorial. Quando muito, é um livro de bolso, de prateleira. Não atentam para sua importância. Deixam-na por qualquer programa supérfluo. Esquecendo-se das maravilhosas palavras do Senhor Jesus "Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus" (Mateus 22:29). Negociam-na por qualquer valor. Desprezam-na não percebendo que ela é a única forma de nós permanecermos firmes servindo ao Senhor.
5. Insensibilidade Diante da Urgência da Salvação
Outro sintoma do coração de pedra é ir prorrogando o dia de sua salvação. Lemos: "Portanto, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações" (Hebreus 3.7,8). Mas o coração de pedra não atenta para o tempo que passa. Ele ignora que cada minuto sem Jesus é um crime contra a própria alma. Alguns anos atrás, um avião caiu no aeroporto de Orly, em Paris. 122 pessoas morreram. A amargura foi maior quando as autoridades revelaram que apenas um minuto e meio seriam suficientes para a aterrissagem e conseqüente salvamento das vítimas. Só um minuto e meio. Sim, o tempo é muito importante.
Montaigne, conta uma história que retrata bem isso: " O rei Arquias, de Tebas, estava num banquete quando um mensageiro lhe entregou uma carta, enviada por um amigo. Por fora estava escrito: 'Leia logo. É muito importante' Mas Arquias disse aos amigos: 'Ora essa, coisas importantes ficam para amanhã'. Guardou a carta para ler no outro dia. Na manhã seguinte encontraram seu cadáver, crivado de punhaladas. Ao lado estava a carta. Alguém a abriu e leu: 'Meu caro, conjuro-te a sair depressa de casa porque aí te espera o punhal de um assassino ".
Oh! querido irmão de coração de pedra, não brinque com o tempo. Como diz a Bíblia, "você não sabe o que vai acontecer amanhã" (Provérbios 27.1b, BLH). Convide Jesus a fazer em você uma cirurgia no seu coração tenha um coração novo. Ele vai arrancar o seu coração de pedra e no lugar porá um de carne.
Pr. Marcio
Cirilo
________________________________________________________
UN CORAZÓN NUEVO
Ezequiel 36:26-30
26- y te daré un corazón nuevo y un espíritu nuevo dentro de vosotros; y tomar de su carne el corazón de piedra y darte un corazón de carne.
27- y pondré dentro de vosotros mi espíritu, y voy a caminar en mis estatutos, y excepto guardáis mis juicios y el reloj.
28 y vosotros habitará en la tierra que di a vuestros padres y vosotros serán mi pueblo y yo seré su Dios.
29- y eliminar de todos su inmundicia; Llame al trigo y multiplicaré, y no voy traigo hambre sobre vosotros.
30- y se multiplican los frutos de los árboles y la novedad del campo, nunca recibir la reprobación de la hambruna entre las Naciones.
Introducción:
Todos hemos escuchado en piedras en el riñón o cálculos biliares. Por supuesto ¡sí! Sin embargo, estoy seguro de que muy pocos tienen conocimiento de la existencia de la piedra en el corazón, que es piedra en el corazón. Esto es cómo el médico diagnostica la enfermedad de la gente de Ezequiel de Dios en sus días. Estaban sufriendo de esta terrible enfermedad y sobrio: piedra en el corazón, un corazón de piedra. Sabe usted ¿cuáles son los síntomas clínicos de este problema?
1. insensibilidad en las maravillas de Dios
Salmo 53.1 "dice conjunta en su corazón: no hay Dios". El Salmo 19.1: "los cielos proclaman la gloria de Dios y el firmamento proclama la obra de tus manos". Pero el corazón no ve nada de esto. Mira al cielo y ver sólo las nubes oscuras. El profeta Ezequiel es participantes personas con un corazón de piedra. Pero estaban ciegos para ver las maravillas de Dios en la historia de sus propias vidas. Israel cruzó el mar rojo a pie seco, pero no dice nada en el corazón de piedra. 40 años de Israel sostuvo en el desierto, pero no dice nada en el corazón de piedra. Sus corazones fueron apedreados y brutalized para darse cuenta de las maravillas de Dios a favor de su pueblo.
2. insensibilidad en la maravilla del amor de Dios
En John 3.16 y Romanos 5.8, el Espíritu Santo hablando a través de sus siervos, Juan y Pablo, respectivamente, nos dice que por amor, Jesús ante la cruz, sufrió la terrible y sangrienta realidad del Calvario. Sufrido la triste Copa de sufrimiento sufrimiento, moral y física sufrimiento repulsivo, pero el corazón no se da cuenta de las espinas en la frente, los clavos en sus manos y pies. No te das cuenta el alto precio que el hijo de Dios tuvo que pagar por nosotros, miserables criaturas, podría recibir el favor de su amado padre. Nada de la historia de Jesús toca, impresionarlos, y esto, por una simple razón-sus corazones están cerrados, tan duro como una roca – son corazones de piedra.
3. insensibilidad en la gravedad del pecado
Una característica de nuestra generación es su indiferencia al pecado. Nada podría ser peor para una sociedad que. Se burló de sí mismo del pecado antes de Noé. Resultado: diluvio. Se burló de sí mismo del pecado de Sodoma y Gomorra. Y estos fueron barridos del mapa. Se burló de sí mismo del pecado en los reinos del norte y del sur. Resultado: el norte, llevado cautivo a Asiria, al sur llevado cautivo a Babilonia. Se burla de sí mismo del pecado hoy en Brasil. Si hablas del pecado, la gente ríe, se burla de la televisión, intelectuales pigarreiam. ¿Resultados? Los principales periódicos están allí para denunciar la locura de tal acto: "la paga del pecado es muerte". Como los brasileños, crecieron en una cultura en la que hemos condicionados a creer que siempre hay una manera para hacer frente a todas las situaciones. Y por eso pensamos en relación con el pecado.Muchos de nosotros los cristianos tupiniquins, nos encontramos muy inteligente, que pensamos que podríamos hacer diversión de pecado sin tener que pagar el precio que requiere. Pero la palabra de Dios lo dice "categorica:no se dejen engañar: Dios no es burlado; porque lo que el hombre sembrare, eso será el también segará "(Gálatas 6:7). Nunca en nuestro medio hemos tenido muchos casos de piedra en el corazón.
4. insensibilidad en la maravilla de la palabra de Dios
Palabra "siempre permanece en el cielo". En el corazón de piedra, la Biblia es otro libro en el mercado editorial. En todo caso, es un libro de bolsillo, de la plataforma. No vaya a su importancia. Dejar cualquier programa superfluo. Olvidar las hermosas palabras del Señor Jesús "Err, no saber las escrituras ni el poder de Dios" (Mateo 22:29). Negociar por cualquier valor. Despreciar en no darse cuenta de que ella es la única manera que nos mantenemos firmes sirviendo al Señor.
5. insensibilidad en la urgencia de la salvación
Otro síntoma de corazón de piedra es ir extendiendo el día de su salvación. Leemos: "por lo tanto, como el Espíritu Santo: hoy, si escuchas la voz, endurecen no eres vuestros corazones" (Hebreos 3.7.8. Pero la piedra del corazón no atenta al paso del tiempo. Se ignora que cada minuto sin Jesús es un crimen contra su propia alma. Hace unos pocos años, un avión se estrelló en el aeropuerto de Orly en París. 122 personas murieron.La amargura fue mayor cuando las autoridades revelaron que sólo un minuto y medio sería suficiente para el aterrizaje y posterior rescate de las víctimas. Apenas un minuto y medio. Sí, el tiempo es muy importante.
Montaigne, cuenta una historia que lo retrata: "Arquias, rey de Tebas, estaba en un banquete cuando un mensajero le entregó una carta, enviada por un amigo. En la parte exterior estaba escrito: ' Lea pronto. Es muy importante ' pero Arquias dijo a sus amigos: 'Oh, cosas importantes que son para mañana'. Mantener la carta para leerla el otro día, a la mañana siguiente encontraron su cadáver, acribillado a puñaladas. El siguiente fue la letra.Alguien abrió y leyó: ' mi querido cobrar para salir de la casa porque allí le espera el puñal de un asesino ".
¡Oh! Querido hermano de corazón de piedra, no juega con el tiempo. Como dice la Biblia, "no sé qué va a pasar mañana" (Proverbios 27.1 b, BLH). Invitar a Jesús para hacer que su cirugía de corazón tiene un corazón nuevo. Él romperá el corazón de piedra y en su lugar pone una carne.
Pastor Marcio Cirilo.
_________________________________________________________
A NEW HEART
Ezequiel 36:26-30
26-and give you a new heart and put a new spirit within you; and take of your flesh the heart of stone and give you a heart of flesh.
27-and I will put my spirit within you, and I'm going to walk in my statutes, and except ye shall keep my judgments, and the watch.
28 and ye shall dwell in the land and that I gave to your fathers, and ye shall be my people, and I will be your God.
29-and rid you of all your filthiness; and call the wheat, and I will multiply, and I shall not bring famine upon you.
30-and I will multiply the fruit of the trees, and the novelty of the field, never receive the reproach of famine among the heathen.
Introduction:
We've all heard in kidney stones or gallstones. Of course Yes! But, I'm sure very few have knowledge of the existence of stone in the heart, that's right, stone in the heart. This is how the doctor diagnosed the illness of Ezekiel people of God in their days. They were suffering from this terrible disease and sober: stone in the heart, a heart of stone. You know what are the clinical symptoms of this problem?
1. Insensitivity On the wonders of God
Psalm 53.1 "says joint in your heart: there is no God". The Psalm 19.1: "the heavens proclaim the glory of God and the firmament proclaims the work of your hands". But the heart does not see any of this. He looks at the sky and see only dark clouds. The prophet Ezekiel is involved people with a heart of stone. But they were blind to see the wonders of God in the story of their own lives. Israel crossed the Red Sea walk dry, but that says nothing to the heart of stone. Israel's 40 years sustained in the desert, but that says nothing to the heart of stone. Their hearts were stoned and brutalized to realize the wonders of God in favor of his people.
2. Insensitivity on the wonder of the love of God
In John 3.16 and Romans 5.8, the Holy Spirit speaking through his servants John and Paul, respectively, tells us that for love, Jesus faced cruz, suffered the terrible and bloody realities of Calvary. Suffered the sad Cup of suffering-suffering, moral and physical suffering repellent, But the heart does not realize the thorns in Your forehead, the nails in his hands and feet. You don't realize the high price that the Son of God had to pay for us, miserable creatures, could receive the favor of his beloved father. Nothing of the story of Jesus touches them, impress them, and this, for one simple reason-their hearts are closed, as hard as a rock – are hearts of stone.
3. Insensitivity On the severity of the Sin
A feature of our generation is your indifference to sin. Nothing could be worse for a society than that. Mocked himself from sin before Noah. Result: Deluge. Mocked himself from sin in Sodom and Gomorrah. And these were swept from the map. Mocked himself from sin in the northern and southern Kingdoms. Result: the North, taken captive to Assyria, the South taken captive to Babylon. Mocks himself of Sin today in Brazil. If you speak of sin, people laugh, television mocks, pigarreiam intellectuals. Results? The main newspapers are there to expose the folly of such Act: "the wages of sin is death". As Brazilians, grew up in a culture in which we've been conditioned to believe that there is always a way to deal with all situations. And so we thought in reference to sin. So many of us Christians tupiniquins, we find ourselves very clever, we thought we could make fun of sin without paying the price that it requires. But the word of God says so "categorica:do not be deceived: God is not mocked; because what man sows, that shall he also reap "(Galatians 6:7). Never in our midst we had so many cases of stone in the heart.
4. Insensitivity on the wonder of the word of God
Word "forever remains in the sky". To the heart of stone, the Bible is yet another book on the publishing market. If anything, it's a pocketbook, from the shelf. Don't go to your importance. Leave on for any superfluous program. Forgetting the beautiful words of the Lord Jesus "Err, not knowing the Scriptures nor the power of God" (Matthew 22:29). Negotiate for any value. Despise in not realizing that she is the only way we stay firm serving the Lord.
5. Insensitivity On the urgency of salvation
Another symptom of heart of stone is to go by extending the day of your salvation. We read: "Therefore, as the Holy Spirit: Today, if you hear the voice, harden not your your hearts" (Hebrews 3.7 .8). But the stone heart not attentive to the passing time. It ignores that every minute without Jesus is a crime against his own soul. A few years ago, a plane crashed at Orly airport in Paris. 122 people died. The bitterness was greater when the authorities revealed that only a minute and a half would be sufficient for the landing and subsequent rescue of the victims. Just a minute and a half.Yes, time is very important.
Montaigne, tells a story that portrays it: "Arquias, King of Thebes, was at a banquet when a Messenger handed him a letter, sent by a friend. On the outside it was written: ' Read soon. It is very important ' But Arquias said to his friends: ' Oh, important things are for tomorrow '. Keep the letter to read it the other day, the next morning they found your corpse, riddled with stab wounds. Next was the letter. Someone opened it and read: ' my dear, I charge you to get out of the House because there awaits the dagger of an assassin ".
Oh! Dear brother of heart of stone, don't play with the time. As the Bible says, "you don't know what will happen tomorrow" (Proverbs 27.1 b, BLH). Invite Jesus to make you your heart surgery has a new heart. He will tear the your heart of stone and instead put a meat.
Pr Marcio Cirilo
Nenhum comentário:
Postar um comentário