sábado, 14 de setembro de 2013

Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados. / Blessed are those who mourn, for they shall be comforted. / Bienaventurados los que lloran, porque ellos serán consolados. / Heureux ceux qui pleurent, car ils seront consolés. / 有福是那些誰哀悼,因為他們必得安慰。 / Selig sind diejenigen, die trauern , denn sie werden getröstet werden. / Блаженны плачущие, ибо они утешатся. / Gelukkig is dié wat treur, want hulle sal vertroos word.

Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.

Na primeira frase da segunda bem aventurança, nosso Mestre Jesus nos faz a seguinte afirmação: Felizes os que choram…! Uma afirmação surpreendente. Como alguém que está triste e chorando pode realmente ser feliz? Para os incrédulos que não conhecem a Deus estas palavras do Senhor são estranhas e ridículas e não fazem nenhum sentido. Para eles não são felizes os que choram, mas sim aqueles que andam sempre sorrindo e se alegrando com os prazeres terrenos desta vida. Eis o seu pensamento: “Por que chorar? Não temos tempo para isso. Nossa vida aqui é curta! Temos de aproveitar cada momento! Vamos comer, beber e nos divertir, pois amanhã poderemos morrer! Tal pensamento demonstra a sua falta de esperança e consolo em Deus quanto ao futuro. Por mais que vivam sorrindo e se alegrando com as coisas do mundo, eles são, na verdade, infelizes e miseráveis. Não há uma bem aventurança para eles, pois acerca deles o próprio Cristo afirma: ” Ai de vós os que agora rides, porque haveis de lamentar e chorar!” ( Lucas 6.25b.).
Mas felizes são os que choram, disse Jesus. Por que são felizes? Cristo explica a razão: …porque serão consolados! Jesus dirigiu essas palavras aos seus discípulos e elas têm um significado profundo para eles. Jesus está afirmando para sua igreja: “Felizes os que choram porque serão consolados.” O que o Senhor quer nos ensinar com estas palavras? Enquanto os incrédulos não aceitam nem entendem estas palavras, nós precisamos entendê-las e aplica-las em nossas vidas, pois elas nos foram ditas pelo nosso Senhor e, portanto, são de grande importância para nossas vidas.

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Provação: Uma grande bênção de Deus / Probation : A great blessing of God / Libertad condicional : Una gran bendición de Dios / Probation: une grande bénédiction de Dieu / 感化:一個偉大的神的祝福 / Bewährungshilfe : Ein großer Segen Gottes / Испытательный срок :великое благословение Божие / Proeftydperk : 'n groot seën van God

Provação: Uma grande bênção de Deus

Introdução

Sabe o que Deus tem para você?, Ele quer te dizer o seguinte: que as provações são uma grande bênção que Ele tem para você. As provações são grandes bênçãos que Deus tem para você, diga isso bem forte.

Tal vez você pergunte: Pastor o senhor pirou? Eu não, muito menos Deus, muito menos o Espírito Santo, as provações são uma grande bênção de Deus. Veja o que o texto diz:

“Meus irmãos, tende grande alegria quando passardes por várias provações sabendo que a prova da vossa fé, produz a paciência, tenha porém a paciência a sua obra perfeita para que sejais perfeitos e completos sem faltar em coisa alguma”.

Irmãos, eu não pirei eu não estou louco, eu não estou em devaneio não, na verdade a Bíblia está dizendo que as provações são uma grande bênção de Deus e você vai entender e vai viver experimentar essa grande bênção de Deus, mas para vivenciar esta realidade bíblica, você tem que fazer três conquistas.

Você tem que conquistar três coisas que estão no texto de Tiago:1:2-4:

Viver a vontade de Deus / Living God's will / Vivir la voluntad de Dios / Dieu testament de vie / 生活神的旨意 / Wohnen Gottes Willen / Гостиная Божью волю / Lewende God se wil

Viver a vontade de Deus

Texto de Referência: 1 Tessalonicenses 5:17-19, 1 Pedro 2:15)

Introdução

Uma das frases mais comuns entre crentes e descrentes também é “se Deus quiser”. Mas esta frase apresenta um problema: como saber se Deus realmente quer?
Todos nós temos preocupações com a “vontade de Deus”. Parece-me que nos últimos anos esta preocupação tem aumentado cada vez mais, talvez pelo fato de que vivemos numa das épocas mais complicadas na história do mundo. É uma preocupação muito natural, e até sadia.
Namoro Vestibular Carreira Moradia
Filhos; quantos Aposentadoria Fazer cirurgia? Ministério?
Ministério Quando estudar Onde estudar Compras

De fato, a Palavra de Deus nos dá ordens para conhecer e fazer a vontade de Deus:
Efésios 5:17-21
Romanos 12:1,2

O veneno da língua / The poison of the tongue / El veneno de la lengua / Le poison de la langue / 毒舌 / Das Gift der Zunge / Ядязык / Die gif van die tong

O veneno da língua

Conta-se que certa vez um mercador grego, rico, ofereceu um banquete com comidas especiais. Chamou seu escravo e ordenou-lhe que fosse ao mercado comprar a melhor iguaria. O escravo retornou com belo prato. O mercador removeu o pano e assustado disse: -Língua ?!! Este é o prato mais delicioso ? O escravo, sem levantar a cabeça, respondeu: – A língua é o prato mais delicioso, sim senhor. É com a língua que pedimos água… …dizemos “mamãe”, fazemos amigos, perdoamos. Com a língua reunimos pessoas, dizemos “meu Deus”, oramos, cantamos, dizemos “eu te amo”…
O mercador, não muito convencido, quis testar a sabedoria de seu escravo, e o mandou de volta ao mercado, desta vez para trazer o pior alimento. O escravo voltou com um lindo prato, coberto por fino tecido. O mercador, ansioso, retirou o pano para conhecer o pior alimento. -Língua, outra vez?!!, disse, espantado. -Sim, língua, respondeu o escravo. É com a língua que condenamos, separamos, provocamos intrigas e ciúmes, blasfemamos. É com ela que expulsamos, isolamos, enganamos nosso irmão, xingamos pai e mãe… Não há nada pior que a língua; não há nada melhor que a língua. Depende do modo que a usamos.

1) O pecado da língua é tão sério que ocupa todo o capítulo 3 e parte do capítulo 4 da epístola de Tiago, no Novo Testamento.

As Vantagens de Conhecer a Deus! / The Advantages of Knowing God ! / Las ventajas de conocer a Dios ! / Les avantages de la connaissance de Dieu ! / 認識神的優勢! / Die Vorteile von Gott zu kennen ! / Преимущества познания Бога ! / Die voordeel van kennis van God !

As Vantagens de Conhecer a Deus!

I – Introdução:

Geralmente nós encontramos na Bíblia: “O Senhor conhece o caminho dos justos” (Salmo 1:6a); “Ele que conhece os segredos dos corações” (Salmo 44:21) e “Ele conhece a nossa estrutura” (Salmo 103:14), dando prova de que Deus nos conhece muito bem, mas será que nós, também o conhecemos assim, tão bem?

Na verdade pouco conhecemos sobre Deus, pois nossa mente finita e humana não consegue, por mais que se esforce, compreender o que seja Deus em toda a sua plenitude.

Em Mateus, 22:29 lemos: “Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus”.

II – Quem é Deus:

Lembro-me de quando ainda estava no primeiro semestre do Mestrado em Direito, oportunidade em que discutíamos na sala o tema O que é Deus? No ensejo, o professor da disciplina de Epistemologia, fazendo uma pausa longa e instigante, concluiu que seria mais fácil dizer o que Deus não é, do que propriamente dizer o que Deus deveria ser.

Aprendendo a apascentar / Learning to feed / Aprendiendo a comer / Apprendre à nourrir / 學習養活 / Lernen zu ernähren / Научиться кормить / Leer om te voed

Aprendendo a apascentar
Penso que todos nós, pastores, deveríamos observar alguns princípios que estão contidos na parábola da ovelha perdida (Lucas 15. 3-7) enquanto estamos apascentando as ovelhas de Deus que estão sob nossos cuidados:

1. Deve haver organização e controle.

É imprescindível que haja, por parte do pastor, conhecimento e acompanhamento de suas ovelhas. O pastor da parábola sabia exatamente o número de ovelhas que tinha: eram cem. Ele teve o trabalho de contar. Todas tinham um rosto e um nome. Ele sabia também que uma das ovelhas tinha sumido. Se não há organização e controle, também não haverá conhecimento e acompanhamento. Resultado: não poderemos saber o estado em que se encontram nossas ovelhas e o pior: elas se perdem e nós nem ficamos sabendo. Em I Coríntios 14:33 diz que “Deus não é um Deus de desorganização”. É necessário que o pastor mantenha um rol de membros organizado e atualizado a fim de poder apascentar adequadamente suas ovelhas.

Desejai ardentemente como crianças recém-nascidas alimentar-se da palavra de Deus. / Desire ardently as newborn babies to feed on the word of God . / Desea ardientemente como bebés recién nacidos para alimentarse de la Palabra de Dios . / 熱烈渴望新生嬰兒餵神的話語。 / Verlangen glühend wie Neugeborene auf das Wort Gottes zu ernähren . / Желание горячо, как новорожденные питаютсясловом Божиим. / Begeer vurig soos pasgebore babas te voed oor die woord van God .

Desejai ardentemente como crianças recém-nascidas alimentar-se da palavra de Deus.

A “Sagrada Escritura contém perfeitamente a vontade de Deus e suficientemente ensina tudo o que o homem deve crer para ser salvo. Nela, Deus descreveu por extenso, toda a maneira de servi-lo”. Porque “toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra” (2 Timóteo 3.16-17). Esse são motivos para desejarmos a Palavra de Deus. Ela deve estar perto de nós. Porque é pela palavra de Deus que crescemos na fé. Ela nos orienta, dando-nos tudo o que é necessário para a nossa vida espiritual.
Temos que ter um desejo imenso pela palavra de Deus. Para obtermos conhecimento da vontade de Deus. Para crescermos espiritualmente na sua palavra. Desejemos ardentemente essa palavra, como se nós estivéssemos com fome. Porque essa fome deve brota da nossa alma. Com um desejo genuíno de realmente alimentar-se dessa palavra divina.
Eu vos proclamo a palavra de Deus no seguinte tema.

Desejai ardentemente como crianças recém-nascidas alimentar-se da palavra de Deus.

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

A verdadeira sabedoria é aquela que vem do céu / True wisdom is that which comes from heaven . / La verdadera sabiduría es la que viene del cielo . / La vraie sagesse est celle qui vient du ciel . / 真正的智慧是從天上來的。/ Wahre Weisheit ist, dass das vom Himmel kommt . / Истинная мудрость является то, что приходит с небес./ Ware wysheid is wat uit die hemel kom .

A verdadeira sabedoria é aquela que vem do céu.

No início do capítulo 3, Tiago disse que não era bom que houvesse muitas pessoas querendo ser professores na igreja. Ele disse isso porque é muito fácil as pessoas tropeçarem com as suas palavras, e assim influenciarem outras pessoas de um modo errado. A língua do ser humano é muito perigosa. Todos nós devemos ter cuidado com a nossa língua, principalmente, aqueles que querem ser professores da igreja – pastores e presbíteros –, pois o julgamento dos que ensinam será muito mais rigoroso.
Ser um pastor, ou um presbítero, é algo que exige, entre outras coisas, sabedoria e entendimento. Porém, o que acontece em muitas igrejas é que existem pessoas pensando que são sábias e entendidas, quando na verdade elas não são. E quando isto acontece, surgem vários problemas dentro da igreja, tais como pessoas disputando os ofícios de pastor e de presbítero, e pessoas assumindo estes ofícios sem serem capacitadas para fazerem isso.

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Sete características de uma igreja de sucesso / Seven characteristics of a successful church / Siete características de una iglesia exitosa / Sept caractéristiques d'une église réussi / 一個成功的教會的七大特點 / Sieben Merkmale eines erfolgreichen Kirche / Семь характеристик успешного церкви / Sewe eienskappe van 'n suksesvolle kerk

Sete características de uma igreja de sucesso 

INTRODUÇÃO:

Se a Igreja de Cristo for o que Deus tem em mente, então somos a instituição mais influente no mundo. Os cansados se voltam para ela para que o Salvador lhes tire a carga; os tristes nela encontram conforto e paz; os solitários a doce comunhão; os problemáticos a solução como socorro.
Existem corações famintos à nossa volta. Já tentaram e provaram de tudo. Somente na Igreja eles encontraram satisfação e sentido para a vida. Ah! Como seria bom se todos viessem à Igreja!
É lindo ver uma Igreja cheia de pessoas, mas é melhor ver as pessoas cheias da Igreja. Vejamos o que é que torna uma Igreja de sucesso:

I. UMA IGREJA CENTRALIZADA EM CRISTO, Colossenses 1:18.

“Também ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio, o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência”.

A PROSPERIDADE DOS BEM-AVENTURADOS / PROSPERITY OF BLESSED / PROSPERIDAD DEL BEATO / PROSPÉRITÉ DU BIENHEUREUX / 繁榮的一生 / PROSPERITY VON SELIG / ПРОЦВЕТАНИЯ блаженной / Welvaart van GESEËND

A PROSPERIDADE DOS BEM-AVENTURADOS 


Texto de Referência: Gálatas 3.2-9


INTRODUÇÃO

As bem-aventuranças de Jesus destacam os princípios que fundamentam a Lei e os Profetas. Em cada sentença, enfatizam as riquezas espirituais em detrimento das materiais. Isso deve ter escandalizado os escribas e fariseus, porque eles se atinham mais à letra do que ao espírito da Lei Mosaica. Faz-se necessário, pois, nos voltarmos ao Sermão do Monte para reavaliarmos o que se vem ensinando nos púlpitos de nossas igrejas. Caso contrário, agiremos como a classe sacerdotal do tempo de Jesus. Além disso, corremos o risco de transformar a fé cristã num mero e perigoso relacionamento mercantil entre o crente e Deus.
Vejamos, pois, na aula de hoje, em que consiste a verdadeira prosperidade.

I. O FUNDAMENTO DAS BEM-AVENTURANÇAS

1. O significado das bem-aventuranças. A expressão bem-aventurado vem da palavra latina beatus que, por seu turno, originou o termo beatitude. No original grego, o vocábulo usado por Mateus é makarios, cujo significado lembra felicidade, alegria divina e perfeita. Para os antigos gregos, somente os deuses realmente eram felizes, isto é, bem-aventurados. No hebraico, por outro lado, o vocábulo esher é traduzido, no salmo primeiro, com o sentido de quão felizes são! O sentido, portanto, é o de alguém que é feliz aos olhos de Deus por amar intensamente ao Senhor.

ZACARIAS — O REINADO MESSIÂNICO / Zacharias - The MESSIANIC REIGN / Zacarías - El reino mesiánico / Zacharias - Le règne messianique / 撒迦利亞 - 救世主的統治 / Zacharias - Die messianische HERRSCHAFT / Захария - мессианского REIGN / Zacharias - Die Messiasryk

ZACARIAS — O REINADO MESSIÂNICO

Texto de Referência: Zacarias 1.1; 8.1-3,20-23

INTRODUÇÃO

Nessa lição, veremos que o livro de Zacarias apresenta os eventos do porvir como o epílogo da história. O oráculo do profeta não fala a respeito de acontecimentos enigmáticos, mas de fatos reais e compreensíveis. Qualquer observador atento à época atual verificará que as demandas do nosso tempo apontam para um desfecho divinamente escatológico

I. O LIVRO DE ZACARIAS

1. Contexto histórico (Zacarias 1.1). Zacarias e Ageu receberam os oráculos divinos no segundo ano do reinado de Dario, rei da Pérsia, em 520 a.C. Conforme estudado anteriormente, a situação espiritual de Judá é a mesma descrita no livro de Ageu. A indiferença religiosa e o avanço do secularismo colocavam Deus em último plano. Por isso, tal como a história dos antepassados dos judeus, o Senhor estava desgostoso daquela geração (1.2,3).
2. Vida pessoal. Zacarias era de uma família sacerdotal, assim como Jeremias (Jeremias 1.1) e Ezequiel (Ezequiel 1.3). Seu avô, Ido (Zacarias 1.1), era sacerdote e veio do exílio à Jerusalém no grupo liderado por Zorobabel, filho de Sealtiel, e Josué, filho de Jozadaque (Neemias 12.1-4).

O PRINCÍPIO DA RETRIBUIÇÃO / THE PRINCIPLE OF RETRIBUTION / El principio de retribución / Le principe de rétribution / 報應的原理 / DAS PRINZIP der Vergeltung / ПРИНЦИП RETRIBUTION / Die beginsel van vergelding

O PRINCÍPIO DA RETRIBUIÇÃO

Texto Base: Obadias 1.1-4,15-18

INTRODUÇÃO

A soberania divina é um tema importante e atual, porque lembra-nos que Deus está no controle de tudo e que toda ação humana está exposta diante de seus olhos. A lei natural da semeadura ilustra o princípio da retribuição no campo espiritual, e é justamente essa a mensagem que encontramos no livro do profeta Obadias, em seus oráculos contra Edom.

I.  A SOBERANIA DE DEUS

1. Conceito. A soberania divina é o direito absoluto de Deus governar totalmente as suas criaturas segundo a sua vontade (Salmo 115.3; Is 46.10). Calvinistas e arminianos concordam com esse conceito. A diferença entre ambos acerca da soberania está apenas no exercício desta.
Segundo os calvinistas, não há limite para o exercício desse governo, de modo que a vontade divina não pode ser anulada. Os arminianos, por outro lado, admitem que, no exercício da soberania divina, existe uma autolimitarão suficiente para permitir o livre-arbítrio humano.
2. Livre-arbítrio. A vontade de Deus é que todos sejam salvos (Ezequiel 18.23,32; João 3.16; 1 Timóteo 2.4; 2 Pedro 3.9). Entretanto, não são poucos os que se perderão. Tal acontece justamente pelo fato de sermos livres, autoconscientes e, por isso, responsáveis diante de Deus por nossos atos (Eclesiastes 12.13,14).

O tempo de Deus / God's time / El tiempo de Dios / Le temps de Dieu / Gottes Zeit

O tempo de Deus

INTRODUÇÃO

Uma das coisas mais surpreendentes da Bíblia é a sua contemporaneidade. A Palavra de Deus é viva e eficaz. Ela traz sempre uma mensagem ao nosso coração. Os profetas menores então, que de menor não tem nada, são extremamente contemporâneos, ou seja, são atuais, são dos nossos dias, falam das coisas que todos nós vivemos, fazem da nossa vida da nossa crise, etc. Particularmente o profeta Ageu é uma contemporaneidade marcante.

EXPLICAÇÃO

Ou seja, os problemas do tempo de Ageu são os nossos problemas, as suas crises são as crises dos nossos dias e vai por aí à fora. Judá vivia a crise de liderança, que fatalmente estava afetando o povo de todo. Os versos de Ageu 1.1-11 nos falam do tempo de Deus e do tempo do homem. E dificilmente o tempo do homem está de acordo ou em sintonia com o tempo de Deus.

O que você está buscando?/ What are you looking for ? / ¿Qué es lo que buscas ? / Qu'est-ce que vous cherchez? / 你要買什麼? / Was suchen Sie ? / Что вы ищете? / Wat soek jy ?

O que você está buscando?

Voltando-se Jesus e vendo que o seguiam, perguntou-lhes: que buscais? Disseram-lhe eles: rabi, onde pousas?

Recentemente adquiri um CD do pastor Antonio Cirilo , da Igreja Batista em Contagem, Santa Geração 1, que tem uma música intitulada Eu Busco ao Senhor. Eis a letra da música:

Tenho comido do melhor desta terra
Tenho bebido do leite e do mel
Tenho vestido do melhor desta terra
Eu tenho vestido melhor do que os lírios
Mas, o interessante disso tudo é que eu não busco estas coisas
Eu busco o Senhor!
Quem busca riqueza perde a alma
Perde a calma, se perde totalmente
Quem busca ao Senhor encontra riqueza,
Paz e pureza; se encontra eternamente.

O vale dos ossos secos / The valley of dry bones / El valle de los huesos secos / La vallée des ossements desséchés / 山谷幹骨頭 / Das Tal der trockenen Knochen / Долине сухих костей / Die vallei van droë bene


O vale dos ossos secos

Enfatizar: “Colocarei o meu Espírito dentro de vocês, e assim vocês voltarão a viver…” (Ezequiel 37.14) 

- Os fatos contidos no livro de Ezequiel situam o ministério do profeta no começo do exílio babilônico, entre os anos 593 a 570 aC. O profeta Ezequiel, fazendo da Babilônia o seu palco de acontecimentos, analisou a queda e a restauração da nação de Israel.

- Ezequiel era de família sacerdotal, possivelmente da linha de Zadoque. E ele manifesta grande familiaridade com Jerusalém, onde passou os primeiros anos de sua vida e como templo do Senhor.

- Antes da queda de Jerusalém em 586, ele era principalmente um pregador do arrependimento e do juízo. …. A um povo rebelde, inclinado para a idolatria, e susceptível ao ambiente pagão, ele trouxe constantes advertências.

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Deus tem planos para você, para a Igreja e para o mundo / God has plans for you , for the Church and for the world / Dios tiene planes para ti , para la Iglesia y para el mundo / Dieu a des plans pour vous , pour l'Eglise et pour le monde / 上帝為你計劃,為教會,為世界 / Gott hat Pläne für dich , für die Kirche und für die Welt / У Бога есть планы для Вас , для Церкви и для всего мира / God het planne vir jou, vir die kerk en vir die wêreld

Deus tem planos para você, para a Igreja e para o mundo

1. Os grandes planos de Deus

Deus, desde a criação, tem planos para o mundo criado por ele, e são planos maravilhosos; sua obra criadora foi por ele avaliada como boa: “… viu Deus que tudo era muito bom …” (Gênesis 1.31). Sua intenção era que o mundo criado fosse sempre muito bom, e colocou o homem e a mulher como seus mordomos, para dele cuidar. E, mesmo com a queda, Deus continua propondo alianças, e fazendo planos de bênçãos para os seres humanos, para seu povo. Ele disse para Abraão: “… de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção!” (Gênesis 12.2). Deus disse a Moisés e ao povo: “Portanto, dize aos filhos de Israel: eu sou o SENHOR, e vos tirarei de debaixo das cargas do Egito, e vos livrarei da sua servidão, e vos resgatarei com braço estendido e com grandes manifestações de julgamento.” (Êxodo 6.6). Mas, também, disse a Jeremias: “Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais.” (Jeremias 29.11). Vede que são pensamentos; é plural divino, não tem fim.

A natureza da Igreja neotestamentária / The nature of the New Testament Church / La naturaleza de la Iglesia del Nuevo Testamento / La nature de l' Église du Nouveau Testament / 新約教會的性質 / Das Wesen der Kirche des Neuen Testaments / Характер Новозаветной Церкви / Die aard van die Nuwe Testament Kerk

A natureza da Igreja neotestamentária

Natureza é a “essência ou condição própria de um ser”. É a “constituição” de ente. É a condição peculiar àquilo que é em si. Natureza da igreja é aquilo que é inerente ao ser da igreja. A natureza da igreja é conhecida através de certas qualidades que constatamos existirem na própria igreja.

Natureza é aquilo que é inalienável de um ser. Assim, temos de ver o que é a igreja através daquilo que é inseparável da igreja como igreja, isto é, daquilo que marca uma igreja como sendo igreja do Novo Testamento.

Alguns aspectos da natureza de uma igreja neotestamentária:

1- A igreja é “o corpo de Cristo” ( I Coríntios 12.27 ).

A Igreja Universal tem na igreja local o seu “micro-organismo”. A igreja é o corpo místico de Cristo, e nós somos “individualmente seus membros”. “O corpo é um, e tem muitos membros”, mas há unidade no funcionamento desses membros no corpo, e “todos os membros… constituem um só corpo” (I Coríntios12.12). Há uma harmonia de funções, e tal harmonia coopera para o bem estar do corpo. Cristo “é a cabeça do corpo da igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia” (Colossenses 1.18).

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Viagem Missionária Janauacá - Segunda parte..... / Janauacá Missionary Journey - Part Two ..... / Janauacá Viaje Misionero - Segunda parte .....

 Viagem Missionária Janauacá - Segunda parte..... / Janauacá Missionary Journey - Part Two ..... / Janauacá Viaje Misionero - Segunda parte .....




Segundo dia 07/09/2013

Pela manhã foi ministrado um palestra sobre missões... onde foi lido o texto do Evangelho de Marcos capitulo 16. 15-16.
Marcos 16:15-16
15 - E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
16 - Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.

Onde foi ministrado o significado de missões que existem várias maneiras de se fazer missão, tais como orar pelos missionários, contribuir com recursos materiais e financeiros e por fim indo para o campo missionários...

Você encontrará satisfação em Deus / You will find satisfaction in God / Usted encontrará la satisfacción en Dios / Vous trouverez la satisfaction en Dieu / 你會發現上帝滿意 / Sie finden Zufriedenheit in Gott zu finden / Вы найдете соответствие в Бога / Jy sal vind bevrediging in God

Você encontrará satisfação em Deus

Você já tentou receber seu dinheiro de volta depois de não gostar de um produto comprado? Mesmo que o vendedor diga a famosa frase “Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta!”? Pois é! Satisfação é um produto a ser procurado, a ser perseguido pelo ser humano. Talvez você seja uma pessoa a procura de satisfação. Você está insatisfeito com o seu casamento, com o seu emprego, com a sua vida sentimental, com o seu corpo, com a sua igreja, talvez até mesmo com Deus. Você pode encontrar satisfação em todas as áreas da sua vida se encontrar primeiramente satisfação em Deus.

Quando lemos esta parte da Palavra de Deus descobrimos que é possível encontrar satisfação em todas as áreas da vida. Como?

1. Quando você reconhecer que está com sede, encontrará satisfação em Deus. Venham, todos vocês que estão com sede (Isaías 55.1) Você já deve ter ouvido falar de greve de fome, mas nunca ouviu de greve de sede. Quem fica sem beber água por poucos dias já é candidato à morte certa. Dizem os médicos que uma das coisas mais importantes para se ter uma boa saúde é tomar muita água. Mesmo assim, existem pessoas que não bebem água o suficiente.

Bem aventurado os misericordiosos porque alcançarão misericórdia. / Blessed are the merciful for they shall obtain mercy. / Bienaventurados los misericordiosos , porque ellos alcanzarán misericordia. / Heureux les miséricordieux , car ils obtiendront miséricorde. / 人是有福的仁慈的,因為他們必蒙憐恤。 / Selig sind die Barmherzigen, denn sie werden Barmherzigkeit erlangen . / Блаженны милостивые, ибо они помилованы будут. / Salig is die barmhartiges , want hulle sal barmhartigheid bewys word .

Bem aventurado os misericordiosos porque alcançarão misericórdia.

Todos nós sabemos que Nosso Senhor Jesus Cristo resumiu a lei de Deus em dois grandes mandamentos, a saber: “Amarás o SENHOR, Teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo semelhante a este é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Mateus 22.37-39). É interessante observarmos que no próprio sermão do monte, especialmente nas bem aventuranças, o Senhor está nos ensinando, de forma bem detalhada e prática, acerca da nossa responsabilidade cristã de amarmos a Deus sobre todas as coisas e ao nosso próximo como a nós mesmos. Embora a palavra amor não apareça nas bem aventuranças, a prática do amor tanto para com Deus quanto para com o nosso próximo é a essência do ensino das bem aventuranças. As quatro primeiras bem aventuranças, por exemplo, apontam especialmente para o nosso relacionamento de amor para com o Nosso Deus. O crente que ama a Deus reconhece seu pecado e sua necessidade da graça de Deus para ser perdoado; ele se entristece e chora por ter pecado contra o Deus que tanto ama; sendo manso, o crente demonstra seu amor por Deus numa atitude de confiança Nele e também amor pelo próximo não se vingando dele por lhe fazer algum mal; o crente que ama a Deus tem fome e sede de justiça; por causa do seu amor por Deus ele tem prazer em agradá-Lo através de uma vida de obediência aos seus mandamentos.

A Verdade vos Libertará / The Truth Shall Set You Free / La Verdad Los Hará Libres / La vérité vous rendra libres / 真理必叫你們得以自由 / Die Wahrheit wird euch frei machen / Истина сделает вас свободными / Die waarheid sal julle Vry

A Verdade vos Libertará

O conceito da “verdade” vem desafiando a humanidade por milhares de anos. Filósofos da antiga Grécia debatiam a natureza da verdade. Eles discutiam se ela era real e absoluta, ou relativa e ilusória. Suas dúvidas podem ter sido refletidas numa questão de Pilatos: “Que é a verdade?” (João 18:38).

Hoje, a mesma pergunta surge continuamente em várias situações. É de vital importância que achamos a resposta para esta pergunta na área de religião. O que é verdadeiro? Posso conhecer a verdade?

Para ajudar-nos a responder a estas questões, vamos focalizar nossa atenção em um versículo do ensinamento de Jesus. Em João 8:32, ele disse: “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará .” Considere as implicações desta afirmação.

1 . “A Verdade”

Os humanos podem andar em dúvida e incerteza, mas Jesus é inequívoco. Ele fala sobre a verdade como algo exato e objetivo. Em outra parte ele nos fala que a verdade é a palavra de Deus revelada.

A suficiência da morte de Cristo / The sufficiency of Christ's death / La suficiencia de la muerte de Cristo / La suffisance de la mort du Christ / 基督之死的自給自足 / Die Angemessenheit des Todes Christi / Достаточность смерти Христа / Die genoegsaamheid van Christus se dood

A suficiência da morte de Cristo

O Trabalho da Alma de Cristo

Foi necessária a morte de Cristo no lugar do pecador. Compreendemos o que é o pecado e o motivo que levou Cristo a morrer pelo pecador pelas descrições claras que a Bíblia fornece. Na Palavra de Deus, o pecado é descrito como sendo ausência de justiça ou coisa boa (Salmo 14:1-3; 53:1-3; Romanos 3:10- 18) e como toda a imundícia e superfluidade de malícia (Tiago 1:21). É também descrito como um recém-nascido abandonado na sua imundícia (Ezequiel 16:4,6); um corpo morto (Romanos 7:24), um enfermo com doenças abertas e imundas (Isaías 1:5,6), a gangrena (II Timóteo 2:17) e um sepulcro aberto (Romanos 3:13). Entendemos o desprezo que Deus tem pelo pecado quando lemos que não há nenhuma verdade nele (João 8:44), sendo comparado ao vomito de cães e à lama dos porcos (II Pedro 2:22) e até ao pano imundo de uma mulher menstruada (Isaías 30:22; Lamentações 1:17).


A Bíblia abertamente diz que até o pensamento do tolo é pecado (Provérbios 24:9) nos dando o entender que o pecado é tolice. A Bíblia revela que qualquer coisa sem a fé é pecado (Romanos 14:23) nos ensinando que o pecado é o oposto da fé. A Bíblia ensina que o não fazer o bem que se sabe e deve fazer é pecado (Tiago 4:17) nos ensinando que a maldade do pecado é desobediência. Sabemos pela Palavra de Deus que o pecado é claramente descrito como sendo “iniquidade” (I João 3:4; 5:17) nos ensinado que o pecado é contra a lei de Deus.

Para que ninguém tenha dúvidas sobre este assunto, o Apóstolo João diz, pela inspiração do Espírito Santo, que quem peca “é do diabo” (I João 3:8), convencendo-nos claramente que o pecado, em todas as suas considerações, é terrível, abominável e diabólico. Pelas descrições claras e marcantes da Palavra de Deus, entendemos sem a menor dúvida o que levou Cristo à morte de Cristo, tornando real a salvação.

O Mundo Desrespeita e Subverte os Valores de Deus / The World overturning and subverts the values ​​of God / El Mundial de vuelco y subvierte los valores de Dios / Renversement du monde et subvertit les valeurs de Dieu / 世界推翻和顛覆神的值 / Die Welt Umkippen und untergräbt die Werte Gottes / Всемирный опрокидывания и подрывает значения Богом / Die wêreld tuimel en ondermyn die waardes van God

O Mundo Desrespeita e Subverte os Valores de Deus

Exemplo do Filme (vídeo) – “Lados Opostos” – Visão distorcida do certo e do errado. Visão do mundo do que é a felicidade e o sucesso. O editor sério é caracterizado como despótico, ultrapassado, não esclarecido. O filho homossexual, é moderno, eficaz e competente Desrespeito aos padrões de Deus.

Introdução – Os Dilemas, as Escolhas da Vida

Os cristãos devem sempre ser levados ao exame das Escrituras, que nos ensina, de forma objetiva e direta, o que Deus requer de suas criaturas. Sua Lei Moral, resumida nos Dez Mandamentos (Êxodo 20) e, posteriormente, por Jesus em Mateus 22.37-40 e João 14.15, constitui nosso único padrão de julgamento e de base para as nossas ações. Sob a iluminação do Espírito Santo devemos procurar aplicar os padrões de Deus às situações específicas do dia a dia. Em nossas atividades diárias somos chamados a exercer decisões e a definir nossos caminhos. Nessas decisões enfrentamos alguns dilemas e eles ocorrem por duas razões:

(1) Ausência de padrões – Vivemos em um mundo submerso em pecado que despreza os padrões de justiça de Deus. A sociedade, de uma forma geral, encontra-se envolvida em uma forma de vida que contraria, em vários pontos, os princípios da lei de Deus. Os padrões parecem não existir, a forma de se medir felicidade e sucesso difere daquela encontrada na Palavra de Deus. O objetivo de vida não é a glorificação de Deus e a busca desenfreada da felicidade pessoal, a qualquer preço e fora de quaisquer princípios, passa a determinar as ações das pessoas.

Até que ponto você está disposto a sacrificar-se, por amor a Cristo, pelos outros? / How far are you willing to sacrifice themselves for the sake of Christ , by others? / ¿Hasta dónde estás dispuesto a sacrificarse por la causa de Cristo , por los demás? / Jusqu'où êtes-vous prêts à se sacrifier pour l'amour de Christ, par d'autres? / 多遠,你願意犧牲自己為基督的緣故,別人呢? / Wie weit sind Sie bereit, sich für die um Christi willen zu opfern, von anderen ? / Как далеко вы готовы принести себя в жертву ради Христа , другие? / Hoe ver is jy bereid is om hulself op te offer ter wille van Christus , word deur ander?

Até que ponto você está disposto a sacrificar-se, por amor a Cristo, pelos outros?


Em maio de 1973, uma equipe de missionários ingleses devidamente preparados, tanto na área bíblica, missiológica, quanto linguisticamente foi enviada para um trabalho de apoio no interior de Níger onde, em um Posto Missionário junto à tribo “Batuqui”, um casal de missionários enfrentava um grande problema.
Após longa caminhada por região de savanas áridas, esta equipe composta por 2 missionários experientes, um médico e um missionário-antropólogo chegou à tribo “Batuqui”.
O casal de missionários que ali trabalhava há 3 anos, John e Magge, havia tido filhos há cerca de 8 semanas no próprio posto que encontrava-se inserido entre várias aldeias. A gravidez de Magge foi normal e no parto descobriram que eram GEMEOS: dois meninos sadios.

domingo, 8 de setembro de 2013

Viagem Missionária - no Interior do Amazonas - Braço do Rio Solimões / Missionary Journey - Inside the Amazon - Arm Rio Solimões / Viaje Misionero - Dentro de la Amazonía - Brazo Rio Solimões

Viagem Missionária - no Interior do Amazonas - Braço do Rio Solimões
Missionary Journey - Inside the Amazon - Arm Rio Solimões
Viaje Misionero - Dentro de la Amazonía - Brazo Rio Solimões


  Dia 06/09./2013
Saida de Manaus - Amazonas - Brasil. Para uma comunidade no interior do município do Castanho, que fica a 120 Km de distância de Manaus,  viajando pelo Rio Solimões que é um dos principais afluentes do Rio Amazonas. Este Rio forma juntamente com Rio Negro e Solimões o encontro das águas.




day 06/09./2013
Departure from Manaus - Amazonas - Brazil. For a community within the municipality of Brown, which is 120 Km away from Manaus, traveling the Solimões River which is one of the main tributaries of the Amazon River. This form along with Rio Negro and Rio Solimões the meeting of the waters.

UM NOVO CORAÇÃO / UN CORAZÓN NUEVO / A NEW HEART

UM NOVO CORAÇÃO Ezequiel 36:26-30 26 - E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa car...