O Casamento Bíblico
Referência : Gênesis 1.27,31; 2.18,20-24
INTRODUÇÃO
As Escrituras ensinam que homem e mulher foram feitos "à imagem de Deus" (Gênesis 1.27). Após Deus formar o homem (Gênesis 2.7), formou também a mulher (Gênesis 2.22). Essa foi a segunda grande decisão divina no tocante à existência da humanidade. Deus uniu o homem à mulher, instituindo assim o casamento, não apenas para a perpetuação da raça humana, mas para a formação do casal e, consequentemente , de toda a família.
I. O Princípio da Monogamia
1. Monogamia X Bigamia. A palavra monogamia vem de dois vocábulos gregos: monos (único) e gamós (casamento), significando um único homem para uma única mulher. Desde o Gênesis, vemos a monogamia como o modelo de união arquitetado por Deus para o casamento e a formação da família (Gênesis 2.24). Porém, o primeiro registro da bigamia também está no livro dos começos. Lameque, filho de Matusalém (Gênesis 4.18; 5.25), por razões não explicadas, teve mais de uma esposa (Gênesis 4.19). tempos depois, Esaú, filho de Isaque, desobedeceu a Deus e casou-se com duas mulheres heteias (Gênesis 26.34,35). No primeiro livro de Samuel, temos o caso de Elcana que tinha duas mulheres. O resultado não poderia ser outro: invejas, intrigas e brigas (1 Samuel 1.4-8).
sexta-feira, 27 de setembro de 2013
Família, Criação de Deus / Family , God's Creation / Familia, la creación de Dios / Famille, la création de Dieu / 家庭,神的創造 / Familie, Gottes Schöpfung / Семья, Божьи создания / Familie, God se skepping / परिवार , भगवान के निर्माण / Keluarga , Ciptaan Allah / 가족 , 하나님의 창조 / Famiglia , creazione di Dio / 家族、神の天地創造
Família, Criação de Deus
Texto Base: Gênesis 2.18-24
INTRODUÇÃO
A família é a mais importante instituição criada por Deus para a sociedade. Estudaremos a instituição da família no plano divino, bem como a sua constituição ao longo dos anos. veremos também as consequências da Queda na vida familiar.
I. A Família no Plano Divino
1. O propósito de Deus. Deus criou a família com desígnios sublimes. O Criador não fez o ser humano para viver na solidão. Quando acabou de formar o homem, o Senhor disse: "Não é bom que o homem esteja só. Far-lhe-ei uma adjutora, que esteja como diante dele" (Gênesis 2.18). Este texto bíblico nos mostra o primeiro objetivo de Deus ao criar a família. Fica evidente que a célula principal da sociedade foi criada a partir da necessidade humana de ter companhia. O propósito divino era estabelecer uma instituição que pudesse propiciar ao ser humano abrigo e relacionamento. Atualmente temos visto e vivido um tempo de escassez na área dos relacionamentos. Estamos ficando cada vez mais superficiais, frios e distantes uns dos outros. Por se multiplicar a iniquidade o amor está esfriando (Mateus 24.12). Por isso precisamos investir em nosso relacionamento familiar. Podemos dizer que o segundo propósito divino para a criação da família foi fazer dela um núcleo pelo qual as bênçãos do Senhor seriam espalhadas sobre toda a Terra (Gênesis 1.28).
Cultivando por decidir… Decidindo por cultivar / Cultivating for deciding ... Deciding to cultivate / Cultivando para decidir ... La decisión de cultivar / Cultiver pour décider ... Décider de cultiver / 培養決定......決定培養 / Der Anbau für die Entscheidung ... Die Entscheidung, zu pflegen / Культивирование для принятия решения ... Решив развивать / Kweek vir die besluit ... Besluit om te kweek / निर्णय लेने के लिए खेती ... खेती करने के लिए निर्णय लेना / Budidaya untuk memutuskan ... Memutuskan untuk menumbuhkan / 결정 에 대한 육성 ... 육성하기 위해 결정 / Coltivare per decidere ... Decidere di coltivare / 決定するための育成...育成する決定
Cultivando por decidir… Decidindo por cultivar
Sempre poderemos desenvolver uma comunidade saudável e forte que viva de acordo com a vontade de Deus, e que desfrute de um crescimento natural, se todos tivermos a ciência de que a tarefa é árdua para com os bons relacionamentos cultivados e restaurados. Por isso ser Comunidade exige de nós comprometimento.
É fato que somente o Espírito Santo de Deus pode alimentar uma verdadeira comunhão entre os cristãos, mas isso só poderá brotar em nós através das escolhas e dos compromissos feitos por nós.
A diferença entre visitar a igreja e ser membro da igreja está no comprometimento. Visitantes são espectadores que ficam à parte; membros são os que se envolvem com o ministério da igreja. Visitantes “absorvem”; membros contribuem. Visitantes se beneficiam do que a igreja traz, sem participar da responsabilidade da missão. Os membros de uma comunidade se relacionam com a vida em comunidade.
Infelizmente, muitos de nós crescemos em famílias com relacionamentos rompidos ou difíceis; então carecemos das habilidades relacionais necessárias para nutrir uma verdadeira comunhão. Devemos ensinar e ser ensinados a lidar e se relacionar com as outras pessoas da Família de Deus.
Sempre poderemos desenvolver uma comunidade saudável e forte que viva de acordo com a vontade de Deus, e que desfrute de um crescimento natural, se todos tivermos a ciência de que a tarefa é árdua para com os bons relacionamentos cultivados e restaurados. Por isso ser Comunidade exige de nós comprometimento.
É fato que somente o Espírito Santo de Deus pode alimentar uma verdadeira comunhão entre os cristãos, mas isso só poderá brotar em nós através das escolhas e dos compromissos feitos por nós.
A diferença entre visitar a igreja e ser membro da igreja está no comprometimento. Visitantes são espectadores que ficam à parte; membros são os que se envolvem com o ministério da igreja. Visitantes “absorvem”; membros contribuem. Visitantes se beneficiam do que a igreja traz, sem participar da responsabilidade da missão. Os membros de uma comunidade se relacionam com a vida em comunidade.
Infelizmente, muitos de nós crescemos em famílias com relacionamentos rompidos ou difíceis; então carecemos das habilidades relacionais necessárias para nutrir uma verdadeira comunhão. Devemos ensinar e ser ensinados a lidar e se relacionar com as outras pessoas da Família de Deus.
O Senhor da igreja encontra Paulo e o converte. / The Lord 's church is Paul and converts . / La iglesia del Señor es Pablo y conversos. / L'église du Seigneur est Paul et convertis. / 主的教會是保羅和皈依。 / Die Kirche des Herrn ist Paul und Konvertiten . / Церковь Господа является Павел и новообращенных. / Die Here se kerk is Paul en vat . / लॉर्ड्स चर्च पॉल और धर्मान्तरित है . / Gereja Tuhan adalah Paulus dan mualaf. / 주님의 교회는 바울과 변환 됩니다. / Chiesa del Signore è Paul e convertiti. / 主の教会は、パウロと変換する。
O Senhor da igreja encontra Paulo e o converte.
A perseguição para com a Igreja de Jesus Cristo havia se tornado muito grande e ainda estava crescendo cada vez mais. Muitos cristãos eram caçados como animais. Arrancados de suas casas e levados para a prisão e mortos.
Alguns perseguidores pensavam que estavam fazendo a coisa certa, ao perseguirem os crentes. Pensavam que com esta perseguição à Igreja de Cristo, eles estavam servindo fielmente a Deus.
No início, um grande perseguidor da Igreja foi Saulo, ou Paulo. Ele acreditava que todos os cristãos deviam ser aniquilados da face da terra. Mas, o bom Deus tinha um plano bem mais alto para este perseguidor de sua Igreja. Deus ama a sua Igreja! Por isso, usaria este Paulo para o bem e o desenvolvimento da sua Igreja aqui na terra.
Algo grandioso e maravilhoso estava para acontecer na vida de Paulo. O SENHOR Jesus ia encontrar-se com ele e sua vida seria mudada.
1. O modo da conversão de Paulo! Atos 9:3-4.
A conversão de um pecador é sempre algo, assim, fantástico e dramático. E o Senhor Jesus sempre mostra no final quem realmente domina sobre quem. Com Paulo também não foi diferente.
Em sua posição de ser um bom e zeloso judeu, Paulo era uma pessoa extremamente arrogante para com os cristãos. Era uma pessoa cheia de si. Mas, ele já estava prestes a aprender que não era um bom negócio opor-se ao Senhor Jesus Cristo, o dono na Igreja!
O Senhor Jesus tem um método muito bom e infalível para converter pecadores, descrentes e arrogantes. Este método é também apresentado a nós aqui na conversão de Paulo.
A perseguição para com a Igreja de Jesus Cristo havia se tornado muito grande e ainda estava crescendo cada vez mais. Muitos cristãos eram caçados como animais. Arrancados de suas casas e levados para a prisão e mortos.
Alguns perseguidores pensavam que estavam fazendo a coisa certa, ao perseguirem os crentes. Pensavam que com esta perseguição à Igreja de Cristo, eles estavam servindo fielmente a Deus.
No início, um grande perseguidor da Igreja foi Saulo, ou Paulo. Ele acreditava que todos os cristãos deviam ser aniquilados da face da terra. Mas, o bom Deus tinha um plano bem mais alto para este perseguidor de sua Igreja. Deus ama a sua Igreja! Por isso, usaria este Paulo para o bem e o desenvolvimento da sua Igreja aqui na terra.
Algo grandioso e maravilhoso estava para acontecer na vida de Paulo. O SENHOR Jesus ia encontrar-se com ele e sua vida seria mudada.
1. O modo da conversão de Paulo! Atos 9:3-4.
A conversão de um pecador é sempre algo, assim, fantástico e dramático. E o Senhor Jesus sempre mostra no final quem realmente domina sobre quem. Com Paulo também não foi diferente.
Em sua posição de ser um bom e zeloso judeu, Paulo era uma pessoa extremamente arrogante para com os cristãos. Era uma pessoa cheia de si. Mas, ele já estava prestes a aprender que não era um bom negócio opor-se ao Senhor Jesus Cristo, o dono na Igreja!
O Senhor Jesus tem um método muito bom e infalível para converter pecadores, descrentes e arrogantes. Este método é também apresentado a nós aqui na conversão de Paulo.
quarta-feira, 25 de setembro de 2013
Vão é o Socorro / Vain is the help / Vana es la ayuda / Vain est l'aide / 的幫助是枉然 / Vain ist die Hilfe / व्यर्थ मदद / Суетна / Tevergeefs is die hulp / フォローはソコロです / Go adalah Salvation / 이동소코 입니다
Vão é o Socorro
Introdução
1. Uma das coisas mais desesperadoras da vida é quando precisamos de ajuda e buscamos freneticamente alguém que possa estender-nos as mãos, que possa tirar-nos daquela situação de calamidade, e ninguém se apresenta para nos ajudar.
2. Muito pior ainda, é quando recebemos promessas de que tal e tal coisa será feita em breve, e a gente espera com o coração apertado o dia prometido chegar, e quando chega aquilo que seria a nossa salvação não é cumprido.
1. A Bíblia que é a palavra de Deus, é um livro sábio e cheio de conselhos quando se trata de buscar socorro e livramento para os nossos problemas. No Salmo 60:11 nós lemos: “Presta-nos auxílio na angústia, pois vão é o socorro do homem.”
Introdução
1. Uma das coisas mais desesperadoras da vida é quando precisamos de ajuda e buscamos freneticamente alguém que possa estender-nos as mãos, que possa tirar-nos daquela situação de calamidade, e ninguém se apresenta para nos ajudar.
2. Muito pior ainda, é quando recebemos promessas de que tal e tal coisa será feita em breve, e a gente espera com o coração apertado o dia prometido chegar, e quando chega aquilo que seria a nossa salvação não é cumprido.
1. A Bíblia que é a palavra de Deus, é um livro sábio e cheio de conselhos quando se trata de buscar socorro e livramento para os nossos problemas. No Salmo 60:11 nós lemos: “Presta-nos auxílio na angústia, pois vão é o socorro do homem.”
Falando a verdade em amor / Speaking the truth in love / Hablando la verdad en amor / Professant la vérité dans l'amour / 說起愛情的真相 / Apropos die Wahrheit in Liebe / Говоря истину в любви / प्यार में सच बोलते हुए / Praat die waarheid in liefde / 愛に真実を話す / Berbicara kebenaran di dalam kasih / 사랑에 진실을 말하기
Falando a verdade em amor
Um dos pactos (compromissos, aliança) que temos como igreja é o pacto da honestidade: “Vou conversar com você (vocês) no tempo certo, de maneira franca, direta, amorosa, sincera e controlada, a respeito de situações pessoais e da maneira de viver a vida cristã, para que a cada dia cresçamos na comunhão, na fé e no amor, e nos revistamos continuamente de Cristo”. Infelizmente, nem sempre falamos o que pensamos para as pessoas, mas somos rápidos em falar das pessoas para outros. Ao observarmos a natureza emocional de Cristo, constatamos que ele é cheio de compaixão, pronto a sofrer para que pecadores sejam encontrados como filhos e filhas do Pai Celeste, sereno em seu agir e reagir, mas assertivo com as pessoas com as quais se relacionava.
Um dos pactos (compromissos, aliança) que temos como igreja é o pacto da honestidade: “Vou conversar com você (vocês) no tempo certo, de maneira franca, direta, amorosa, sincera e controlada, a respeito de situações pessoais e da maneira de viver a vida cristã, para que a cada dia cresçamos na comunhão, na fé e no amor, e nos revistamos continuamente de Cristo”. Infelizmente, nem sempre falamos o que pensamos para as pessoas, mas somos rápidos em falar das pessoas para outros. Ao observarmos a natureza emocional de Cristo, constatamos que ele é cheio de compaixão, pronto a sofrer para que pecadores sejam encontrados como filhos e filhas do Pai Celeste, sereno em seu agir e reagir, mas assertivo com as pessoas com as quais se relacionava.
terça-feira, 24 de setembro de 2013
O amor e a ira de Deus / The love and the wrath of God / El amor y la ira de Dios / L'amour et la colère de Dieu / 愛和神的忿怒 / Die Liebe und der Zorn Gottes / Любовь и гнев Божий / Die liefde en die toorn van God / 愛と神の怒り / Kasih dan murka Allah / प्यार और ईश्वर का कोप / 사랑과 하나님의 진노
Os pensamentos e as maneiras de Deus são superiores ao entendimento do homem (Jó 33:12; Isaías 55:8,9; I Coríntios 1:25; I João 3:20). Entrando no assunto do amor e da ira de Deus encontramo-nos diante de imensos conceitos divinos que são insondáveis chegando a ser inescrutáveis (não pode ser medido) (Romanos 11:33-36; Salmo 77:19). O amor de Deus em Cristo “excede todo o entendimento” (Efésios 3:19) e sobre a ira de Deus a Bíblia diz, “quem parará diante do seu furor, e quem persistirá diante do ardor da sua ira?” (Naum 1:6). A Bíblia declara que Deus é amor (I João 4:8,16) e com a mesma ênfase declara que Deus é fogo consumidor (Deuteronômio 4:24; Hebreus 12:29). Por não sermos como Deus (Salmo 50:21; I Samuel 16:7; Números 23:19) quando procuramos entender Seus atributos, por necessidade, isso requer fé e temor.
A Bíblia declara que Deus é Espírito (João 4:24), luz (I João 1:5) e amor (I João 4:8,16). Por Deus ser o que é, todos os atributos da divindade são influenciados e equilibrados. Nenhum atributo pode ser separado dos demais. Portanto, é necessário estudarmos cada atributo a luz dos outros. Para entendermos o equilíbrio entre o amor e a ira de Deus, temos que estudar cada um. A forma como os atributos se mesclam será vista uma vez que entendamos cada um separadamente.
Confrontando os Inimigos da Cruz De Cristo / Confronting the Enemies of the Cross Of Christ / Frente a los enemigos de la cruz de Cristo / La lutte contre les ennemis de la croix du Christ / 面對基督的十字架的敵人 / Angesichts der Feinde des Kreuzes Christi / Борьба с врагами креста Христова / Konfronteer die vyande van die kruis van Christus / キリストの十字架の敵に直面して / Menghadapi Musuh Salib Of Christ / मसीह के क्रूस के दुश्मन से भिड़ने / 그리스도의 십자가 의 원수 에 직면
Confrontando os Inimigos da Cruz De Cristo
Texto Base: Filipenses 3.17-21
INTRODUÇÃO
Das advertências de Paulo à igreja em Filipos, a exortação para que permanecessem firmes na fé e mantivessem a alegria que a nova vida em Cristo proporciona, é uma das mais importantes. O apóstolo assim os estimula, por estar ciente dos falsos cristãos que haviam se infiltrado no seio da igreja. Tais eram, de fato, inimigos da cruz de Cristo.
I. EXORTAÇÃO À FIRMEZA EM CRISTO (Filipenses 3.17)
1. Imitando o exemplo de Paulo (Filipenses 3.17a). Quando Paulo pediu aos filipenses para que o imitassem, não estava sendo presunçoso. Precisamos compreender a atitude do apóstolo não como falta de modéstia, ou falsa humildade, mas imbuída de uma coragem espiritual e moral de colocar-se, em Cristo, como referência de vida e fé para aquela igreja (1 Coríntios 4.16,17; 11.1; Efésios 5.1). Paulo mostrou que a verdadeira humildade acata serenamente a responsabilidade de vivermos uma vida digna de ser imitada. Que saibamos refletir sobre isso num tempo em que estamos carentes de referências ministeriais.
Texto Base: Filipenses 3.17-21
INTRODUÇÃO
Das advertências de Paulo à igreja em Filipos, a exortação para que permanecessem firmes na fé e mantivessem a alegria que a nova vida em Cristo proporciona, é uma das mais importantes. O apóstolo assim os estimula, por estar ciente dos falsos cristãos que haviam se infiltrado no seio da igreja. Tais eram, de fato, inimigos da cruz de Cristo.
I. EXORTAÇÃO À FIRMEZA EM CRISTO (Filipenses 3.17)
1. Imitando o exemplo de Paulo (Filipenses 3.17a). Quando Paulo pediu aos filipenses para que o imitassem, não estava sendo presunçoso. Precisamos compreender a atitude do apóstolo não como falta de modéstia, ou falsa humildade, mas imbuída de uma coragem espiritual e moral de colocar-se, em Cristo, como referência de vida e fé para aquela igreja (1 Coríntios 4.16,17; 11.1; Efésios 5.1). Paulo mostrou que a verdadeira humildade acata serenamente a responsabilidade de vivermos uma vida digna de ser imitada. Que saibamos refletir sobre isso num tempo em que estamos carentes de referências ministeriais.
No mundo tereis aflições / In the world ye shall have tribulation / En el mundo tendréis aflicción / Dans le monde vous aurez des tribulations / 在世上,你們有苦難 / In der Welt habt ihr Angst / In die wêreld sal julle verdrukking hê / 世界では、あなたがたは、試練をもたなければならない / Dalam dunia kamu menderita penganiayaan / दुनिया में तु क्लेश होगा / 세상에서 너희가 환난 을 가져야한다
No mundo tereis aflições
Texto de Referência: João 16.20,21,25-33
Introdução
O crente em Jesus pode vir a sofrer? Se a resposta for não, então por que o sofrimento assombra a vida? Neste trimestre, estudaremos as "aflições do tempo presente". Veremos que elas, conforme ensinou Jesus (João 16.33), são uma realidade inevitável até mesmo na vida do crente mais fiel. Mas da mesma forma como Ele padeceu, porém triunfou, nós também poderemos vencer todas as batalhas. E, assim, cresceremos integralmente na graça e no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo.
I. As Aflições do Tempo Presente
1. De ordem natural. Presenciamos uma desordem nunca antes vista na natureza. Apesar dos falsos alarmes, não podemos ignorar a devastação provocada pela ação irresponsável do homem. A Bíblia diz que a criação geme e está com "dores de parto" pelo que o ser humano tem-lhe feito (Romanos 8.22). Quantas calamidades nos abatem por causa da degradação ambiental. São tragédias assombrosas que ceifam milhares de vidas. As poluições nos lagos, rios e mares, e as ocupações em áreas de riscos contribuem para a ocorrência de tragédias. Tais aflições também afetam os crentes fiéis.
Texto de Referência: João 16.20,21,25-33
Introdução
O crente em Jesus pode vir a sofrer? Se a resposta for não, então por que o sofrimento assombra a vida? Neste trimestre, estudaremos as "aflições do tempo presente". Veremos que elas, conforme ensinou Jesus (João 16.33), são uma realidade inevitável até mesmo na vida do crente mais fiel. Mas da mesma forma como Ele padeceu, porém triunfou, nós também poderemos vencer todas as batalhas. E, assim, cresceremos integralmente na graça e no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo.
I. As Aflições do Tempo Presente
1. De ordem natural. Presenciamos uma desordem nunca antes vista na natureza. Apesar dos falsos alarmes, não podemos ignorar a devastação provocada pela ação irresponsável do homem. A Bíblia diz que a criação geme e está com "dores de parto" pelo que o ser humano tem-lhe feito (Romanos 8.22). Quantas calamidades nos abatem por causa da degradação ambiental. São tragédias assombrosas que ceifam milhares de vidas. As poluições nos lagos, rios e mares, e as ocupações em áreas de riscos contribuem para a ocorrência de tragédias. Tais aflições também afetam os crentes fiéis.
segunda-feira, 23 de setembro de 2013
O Julgamento / The Trial / La Sala de Primera / le procès / 審判 / The Trial / Судебная / die verhoor / ट्रायल / Ujian / トライアル / 평가판
O Julgamento
Havia numa aldeia um velho muito pobre, mas até reis o invejavam, pois ele tinha um lindo cavalo branco... Reis ofereciam quantias fabulosas pelo cavalo, mas o homem dizia: - "Este cavalo não é um cavalo para mim, é uma pessoa. E como se pode vender uma pessoa, um amigo?".
O homem era pobre, mas jamais vendeu o cavalo. Numa manhã, descobriu que o cavalo não estava na cocheira. A aldeia inteira se reuniu e disseram:
- "Seu velho estúpido! Sabíamos que um dia o cavalo seria roubado. Teria sido melhor vendê-lo. Que desgraça!". O velho disse: - "Não cheguem a tanto. Simplesmente digam que o cavalo não está na cocheira. Este é o fato, o resto é julgamento. Se se trata de uma desgraça ou de uma benção, não sei, porque este é apenas um julgamento. Quem pode saber o que vai se seguir?"
As pessoas riram do velho. Elas sempre souberam que ele era um pouco louco. Mas, quinze dias depois, de repente, numa noite, o cavalo voltou. Ele não havia sido roubado, ele havia fugido para a floresta. E não apenas isso, ele trouxera uma dúzia de cavalos selvagens consigo.
Novamente, as pessoas se reuniram e disseram: - "Velho, você estava certo. Não se trata de uma desgraça, na verdade provou ser uma benção.
O velho disse: - "Vocês estão se adiantando mais uma vez. Apenas digam que o cavalo está de volta...
Havia numa aldeia um velho muito pobre, mas até reis o invejavam, pois ele tinha um lindo cavalo branco... Reis ofereciam quantias fabulosas pelo cavalo, mas o homem dizia: - "Este cavalo não é um cavalo para mim, é uma pessoa. E como se pode vender uma pessoa, um amigo?".
O homem era pobre, mas jamais vendeu o cavalo. Numa manhã, descobriu que o cavalo não estava na cocheira. A aldeia inteira se reuniu e disseram:
- "Seu velho estúpido! Sabíamos que um dia o cavalo seria roubado. Teria sido melhor vendê-lo. Que desgraça!". O velho disse: - "Não cheguem a tanto. Simplesmente digam que o cavalo não está na cocheira. Este é o fato, o resto é julgamento. Se se trata de uma desgraça ou de uma benção, não sei, porque este é apenas um julgamento. Quem pode saber o que vai se seguir?"
As pessoas riram do velho. Elas sempre souberam que ele era um pouco louco. Mas, quinze dias depois, de repente, numa noite, o cavalo voltou. Ele não havia sido roubado, ele havia fugido para a floresta. E não apenas isso, ele trouxera uma dúzia de cavalos selvagens consigo.
Novamente, as pessoas se reuniram e disseram: - "Velho, você estava certo. Não se trata de uma desgraça, na verdade provou ser uma benção.
O velho disse: - "Vocês estão se adiantando mais uma vez. Apenas digam que o cavalo está de volta...
- A diferença entre o crente e o Discípulo / - The difference between the believer and the Disciple / - La diferencia entre el creyente y el discípulo / - La différence entre le croyant et le Disciple / - 信徒和弟子之間的區別 / - Der Unterschied zwischen den Gläubigen und dem Disciple / - Разница между верующим и ученик / - Die verskil tussen die gelowige en die dissipel / - आस्तिक और शिष्य के बीच का अंतर / - Perbedaan antara percaya dan Murid / - 信者と弟子との間の差 / -신자 와제자 의 차이
- A diferença entre o crente e o Discípulo
Todo discípulo é um crente, mas nem todo crente é um discípulo. Sabe porquê?
1) O crente espera pães e peixes; o discípulo é um pescador.
2) O crente luta por crescer; o discípulo luta para reproduzir-se.
3) O crente se ganha; o discípulo se faz.
4) O crente depende dos afagos de seu pastor; o discípulo está determinado a servir a Deus.
5) O crente gosta de elogios; o discípulo do sacrifício vivo.
6) O crente entrega parte de suas finanças; o discípulo entrega toda a sua vida.
7) O crente cai facilmente na rotina; o discípulo é um revolucionário.
8) O crente precisa ser sempre estimulado; o discípulo procura estimular os outros.
9) O crente espera que alguém lhe diga o que fazer; o discípulo é solícito em assumir responsabilidades.
10) O crente reclama e murmura; o discípulo obedece e nega-se a si mesmo.
11) O crente é condicionado pelas circunstâncias; o discípulo as aproveita para exercer a sua fé.
12) O crente exige que os outros o visitem; o discípulo visita.
13) O crente busca na palavra promessas para a sua vida; o discípulo busca vida para receber as promessas da Palavra.
Todo discípulo é um crente, mas nem todo crente é um discípulo. Sabe porquê?
1) O crente espera pães e peixes; o discípulo é um pescador.
2) O crente luta por crescer; o discípulo luta para reproduzir-se.
3) O crente se ganha; o discípulo se faz.
4) O crente depende dos afagos de seu pastor; o discípulo está determinado a servir a Deus.
5) O crente gosta de elogios; o discípulo do sacrifício vivo.
6) O crente entrega parte de suas finanças; o discípulo entrega toda a sua vida.
7) O crente cai facilmente na rotina; o discípulo é um revolucionário.
8) O crente precisa ser sempre estimulado; o discípulo procura estimular os outros.
9) O crente espera que alguém lhe diga o que fazer; o discípulo é solícito em assumir responsabilidades.
10) O crente reclama e murmura; o discípulo obedece e nega-se a si mesmo.
11) O crente é condicionado pelas circunstâncias; o discípulo as aproveita para exercer a sua fé.
12) O crente exige que os outros o visitem; o discípulo visita.
13) O crente busca na palavra promessas para a sua vida; o discípulo busca vida para receber as promessas da Palavra.
A segunda vinda de Cristo / The second coming of Christ / La segunda venida de Cristo / La seconde venue du Christ / 基督第二次來 / Das zweite Kommen Christi / Второе пришествие Христа / Die tweede koms van Jesus Christus
A segunda vinda de Cristo
Existem mais de 300 referências proféticas só no Novo Testamento sobre a Segunda Vinda de Cristo. É a palavra inerente, infalível do Deus que não pode mentir que certifica a realidade da Segunda vinda de Cristo. Cristo pode voltar a qualquer momento. Você está preparado?
O objetivo desta mensagem é preparar a noiva para o encontro com o noivo – Jesus Cristo. (2 Coríntios 11:2).
1 – A SEGUNDA VINDA DE CRISTO É CERTA?
1. É tão certa como foi a sua primeira vinda. As profecias bíblicas sobre o nascimento, morte, ressurreição e ascensão de Jesus se cumpriram literalmente no tempo determinado por Deus.
2. Dos 27 livros do Novo Testamento, 25 falam diretamente sobre a segunda Vinda de Cristo.
“Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do homem…”(Mateus 24.30);
“Venho sem demora…”(Apocalipse 3.11; 22.7, 12, 20);
“Virá, entretanto, como ladrão, o Dia do Senhor…”(2 Pedro 3.10).
Existem mais de 300 referências proféticas só no Novo Testamento sobre a Segunda Vinda de Cristo. É a palavra inerente, infalível do Deus que não pode mentir que certifica a realidade da Segunda vinda de Cristo. Cristo pode voltar a qualquer momento. Você está preparado?
O objetivo desta mensagem é preparar a noiva para o encontro com o noivo – Jesus Cristo. (2 Coríntios 11:2).
1 – A SEGUNDA VINDA DE CRISTO É CERTA?
1. É tão certa como foi a sua primeira vinda. As profecias bíblicas sobre o nascimento, morte, ressurreição e ascensão de Jesus se cumpriram literalmente no tempo determinado por Deus.
2. Dos 27 livros do Novo Testamento, 25 falam diretamente sobre a segunda Vinda de Cristo.
“Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do homem…”(Mateus 24.30);
“Venho sem demora…”(Apocalipse 3.11; 22.7, 12, 20);
“Virá, entretanto, como ladrão, o Dia do Senhor…”(2 Pedro 3.10).
És tu realmente salvo? / Are you really saved ? / ¿Está realmente salvo ? / Êtes-vous vraiment sauvé? / 難道你真的得救了嗎? / Sind Sie wirklich gerettet? / Вы действительно спас ? / Is jy regtig gered ?
És tu realmente salvo?
Querido amigo,
Por favor, ouve ao Senhor enquanto ele adverte a ti e a mim concernente à possibilidade de estarmos enganados quanto à nossa salvação. Estas advertências [de Deus] são dirigidas àqueles que somente “professam” [alegam publicamente, com os lábios,] fé em Cristo, mas que nunca foram genuinamente convertidos. Nunca verdadeiramente nasceram de novo.
Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. (Mateus 7:21)
Nota: nem todo aquele que invoca o Senhor, nem todo aquele que ora “a oração do pecador” [repetindo as palavras de um evangelista], nem todo aquele que pede o perdão de Deus, tem realmente nascido de novo. Nota também que o verdadeiro fruto da salvação é fazer a vontade de Deus. Tu não fazes a vontade de Deus para que sejas salvo mas farás a vontade de Deus se és verdadeiramente salvo. O apóstolo Paulo disse: “Senhor, que queres que eu faça?” (Atos 9:6), indicando sua vontade de fazer a vontade de Deus. Obediência a Deus é uma evidência da salvação.
Querido amigo,
Por favor, ouve ao Senhor enquanto ele adverte a ti e a mim concernente à possibilidade de estarmos enganados quanto à nossa salvação. Estas advertências [de Deus] são dirigidas àqueles que somente “professam” [alegam publicamente, com os lábios,] fé em Cristo, mas que nunca foram genuinamente convertidos. Nunca verdadeiramente nasceram de novo.
Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. (Mateus 7:21)
Nota: nem todo aquele que invoca o Senhor, nem todo aquele que ora “a oração do pecador” [repetindo as palavras de um evangelista], nem todo aquele que pede o perdão de Deus, tem realmente nascido de novo. Nota também que o verdadeiro fruto da salvação é fazer a vontade de Deus. Tu não fazes a vontade de Deus para que sejas salvo mas farás a vontade de Deus se és verdadeiramente salvo. O apóstolo Paulo disse: “Senhor, que queres que eu faça?” (Atos 9:6), indicando sua vontade de fazer a vontade de Deus. Obediência a Deus é uma evidência da salvação.
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