A FIDELIDADE NO RELACIONAMENTO COM DEUS
Texto de Referência : Oseias 1.1, 2; 2.14-17, 19, 20
INTRODUÇÃO
A mensagem de Oseias começa a partir de sua vida pessoal. O seu casamento com Gomer e o difícil relacionamento familiar ocupam os três primeiros capítulos do livro que leva o seu nome. Deus tinha uma mensagem para o povo, pois a esposa e os filhos de Oseias, assim como o abandono e a prostituição dela, e o seu sofrimento e perdão, são sinais e profecias sobre Israel e Judá ao longo dos séculos.
I. O LIVRO DE OSEIAS
1. Contexto histórico. O ministério de Oseias deu-se no período da supremacia política e militar da Assíria. Ele profetizou em Samaria, capital do Reino do Norte, durante os "dias de Uzias, Jotão, Acaz, Ezequias, reis de Judá, e nos dias de Jeroboão, filho de Joás, rei de Israel" (1.1).
sábado, 24 de agosto de 2013
A FIDELIDADE NO RELACIONAMENTO COM DEUS / FIDELITY IN RELATIONSHIP WITH GOD / FIDELIDAD EN RELACIÓN CON DIOS / FIDELITY en relation avec Dieu / भगवान के साथ संबंधों में निष्ठा / 富達與神的關係 / Treue in der Beziehung zu Gott / 하나님과의 관계에서 FIDELITY / FIDELITY IN verhouding met God / Верность в отношениях с Богом / وفاداری در رابطه با خدا
HÁ UM MILAGRE EM SUA CASA / THERE'S A MIRACLE IN YOUR HOME / IL YA UN MIRACLE DANS VOTRE MAISON / अपने घर में एक चमत्कार है वहाँ / 在您的主頁是一個奇蹟 / ES IST EIN WUNDER IN YOUR HOME / 귀하의 가정에 기적이있다 / Daar is 'n wonderwerk JOU HUIS / Там в ЧУДО В ВАШЕМ ДОМЕ / معجزه در خانه خود وجود دارد
Texto de Referência: 2 Reis 4.1-7
INTRODUÇÃO
Estudaremos a narrativa bíblica sobre a multiplicação do azeite na casa da viúva (2 Reis 4.1-7). Não há dúvidas de que esta é uma das mais surpreendentes passagens bíblicas. Nela, vemos o pouco tornar-se muito; a escassez converter-se em abundância e o vazio ficar cheio! Vemos ainda como a graça de Deus alcança os corações desesperados. Este texto, portanto, é bem claro em revelar que os milagres acontecem primeiramente em decorrência da bondade de Deus e, após, em resposta a uma fé obediente.
I. A MOTIVAÇÃO DO MILAGRE
1. A necessidade humana. As bênçãos de Deus vêm em resposta a uma necessidade humana. O milagre ocorrido na casa da viúva de um dos discípulos dos profetas confirma esse fato (2 Reis 4.1-7). O texto expõe a extrema penúria na qual essa pobre mulher havia ficado. Perdera o marido, que havia falecido, e agora corria o risco de perder também os filhos para os credores se não quitasse uma dívida.
UM HOMEM DE DEUS EM DEPRESSÃO / A MAN OF GOD IN DEPRESSION / UN HOMBRE DE DIOS EN LA DEPRESIÓN / UN HOMME DE DIEU DANS LA DÉPRESSION / अवसाद में भगवान के एक आदमी / 在大蕭條有一個神人 / Ein Mann Gottes in der Depression / 우울증에 하나님의 사람 / N man van God depressie / Божий человек в депрессии / یک مرد خدا در افسردگی
Texto de Referência: 1 Reis 19.2-8
INTRODUÇÃO
Muitas vezes ficamos tão fascinados com o registro bíblico sobre homens e mulheres de Deus que acabamos esquecendo que todos eram humanos! Passamos a enxergá-los como heróis e como tal acreditamos que eles não tinham falhas. Todavia, a Escritura mostra os homens de Deus como de fato são - homens fiéis, vigorosos, destemidos, corajosos e ousados - mas ainda assim humanos. Com Elias também foi assim. Ele foi um profeta que deixou seu legado na história bíblica como um gigante espiritual. Um servo de Deus de profunda convicção espiritual e consciente de sua missão profética. Por causa disso enfrentou soberanos, falsos profetas e o coração de um povo dividido. Isso deixou uma sobrecarga sobre ele, e foi isso que fez aflorar na vida do profeta de Tisbe todo o seu lado humano, frágil e carente da ajuda divina.
I. ELIAS – UM HOMEM COMO OS OUTROS
1. Um homem espiritual. Elias era um homem espiritual e vários fatos narrados nas Escrituras atestam essa verdade. Primeiramente, vemos Elias como um profeta profundamente envolvido com a Palavra de Deus: "E que conforme a tua palavra fiz todas estas coisas" (1 Reis 18.36). Em segundo lugar, o profeta de Tisbe possuía uma profunda vida devocional. Ele era um homem de oração:
sexta-feira, 23 de agosto de 2013
A FAMÍLIA E A ESCOLA DOMINICAL / FAMILY AND A SUNDAY SCHOOL / FAMILIA Y UNA ESCUELA DOMINICAL / FAMILLE ET A L'ÉCOLE DU DIMANCHE / परिवार और एक रविवार स्कूल / 家庭和一個主日學校 / Familie und ein SONNTAGSSCHULE / 가족 및 주일 학교 / Familie en 'n Sondag skool / Семьи и воскресной школы / خانواده و مدرسه یکشنبه
A FAMÍLIA E A ESCOLA DOMINICAL
Texto de Referência: Neemias 8.1-7
INTRODUÇÃO
A Escola Dominical é a maior e mais acessível agência de educação religiosa da igreja. O seu principal objetivo é levar as crianças, adolescentes, jovens e adultos a aprender e a praticar a Palavra de Deus. Por isso, ela é um fator determinante na formação espiritual, moral, social e cultural das famílias. A Escola Dominical, quando bem estruturada, torna-se um dos meios mais eficazes de evangelização. É notório que missionários, pastores e demais obreiros e obreiras, passaram pela Escola Dominical e continuam a frequentá-la zelosamente, pois nela o caráter cristão é desenvolvido segundo a Bíblia Sagrada.
Texto de Referência: Neemias 8.1-7
INTRODUÇÃO
A Escola Dominical é a maior e mais acessível agência de educação religiosa da igreja. O seu principal objetivo é levar as crianças, adolescentes, jovens e adultos a aprender e a praticar a Palavra de Deus. Por isso, ela é um fator determinante na formação espiritual, moral, social e cultural das famílias. A Escola Dominical, quando bem estruturada, torna-se um dos meios mais eficazes de evangelização. É notório que missionários, pastores e demais obreiros e obreiras, passaram pela Escola Dominical e continuam a frequentá-la zelosamente, pois nela o caráter cristão é desenvolvido segundo a Bíblia Sagrada.
A URGÊNCIA DO CULTO DOMÉSTICO / THE URGENCY OF DOMESTIC WORSHIP / LA URGENCIA DE CULTO DOMÉSTICO / L'URGENCE DE culte domestique / घरेलू पूजा की तात्कालिकता / 國內的崇拜的緊迫性 / Die Dringlichkeit DOMESTIC ANBETUNGS / 국내 예배의 긴급 / Die dringendheid van BINNELANDSE AANBIDDING / АКТУАЛЬНОСТЬ внутреннего поклонения / ضرورت عبادت داخلی،
A URGÊNCIA DO CULTO DOMÉSTICO
Texto de Referência: Deuteronômio 11.18-21; 2 Timóteo 3.14-17
INTRODUÇÃO
A negligência para com o culto doméstico tem esfriado espiritualmente a família cristã. A comunhão, que deveria ser intensa no lar, é substituída, hoje, pela televisão e pelas longas horas de navegação na internet. Consequentemente, o culto ao Senhor em nossas casas, outrora tão prioritário, praticamente desapareceu. Como se não bastasse, muitos pais optaram por terceirizar a formação espiritual e moral de seus filhos. Não querem ter trabalho algum com as suas crianças, adolescentes e jovens. E, para se justificarem, alegam falta de tempo. O que será dessa nova geração sem o ensino cristão? É necessário resgatarmos com urgência o culto doméstico. Caso contrário, nossas famílias não poderão subsistir nestes dias difíceis, maus e tenebrosos.
Texto de Referência: Deuteronômio 11.18-21; 2 Timóteo 3.14-17
INTRODUÇÃO
A negligência para com o culto doméstico tem esfriado espiritualmente a família cristã. A comunhão, que deveria ser intensa no lar, é substituída, hoje, pela televisão e pelas longas horas de navegação na internet. Consequentemente, o culto ao Senhor em nossas casas, outrora tão prioritário, praticamente desapareceu. Como se não bastasse, muitos pais optaram por terceirizar a formação espiritual e moral de seus filhos. Não querem ter trabalho algum com as suas crianças, adolescentes e jovens. E, para se justificarem, alegam falta de tempo. O que será dessa nova geração sem o ensino cristão? É necessário resgatarmos com urgência o culto doméstico. Caso contrário, nossas famílias não poderão subsistir nestes dias difíceis, maus e tenebrosos.
AS BASES DO CASAMENTO CRISTÃO / THE FOUNDATIONS OF CHRISTIAN MARRIAGE / LAS BASES DEL MATRIMONIO CRISTIANO / LES FONDEMENTS du mariage chrétien / ईसाई विवाह की नींव / 基督教婚姻的基礎 / DIE GRUNDLAGEN der christlichen Ehe / 기독교 결혼의 기초 / Basisse DOCASAMENTO CHRISTIAN
AS BASES DO CASAMENTO CRISTÃO
Texto de Referência: Efésios 5.22-28,31,33
INTRODUÇÃO
Por ser uma instituição criada por Deus para atender aos propósitos divinos, não é de se admirar que o matrimônio venha sendo ridicularizado sistemática e violentamente pela mídia. Por isso, precisamos compreender a instrução divina quanto ao casamento e aplicá-la em nossa vida diária. Na epístola aos Hebreus, as Escrituras ensinam: "venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula" (13.4). tal verdade a respeito do casamento indica-nos que ele deve ser respeitado, honrado e valorizado.
I. A VONTADE DE DEUS PARA O CASAMENTO
1. Um plano global. Como expressão de sua vontade, o Criador ordenou, logo no princípio, que o homem deixasse pai e mãe e se unisse à sua mulher, para que ambos fossem "uma carne" (Gênesis 2.24). É exatamente o que acontece no ato conjugal, sendo esta a vontade de Deus para todas as pessoas, crentes ou não: que a humanidade cresça e, através da união legítima entre um homem e uma mulher, multiplique-se.
Texto de Referência: Efésios 5.22-28,31,33
INTRODUÇÃO
Por ser uma instituição criada por Deus para atender aos propósitos divinos, não é de se admirar que o matrimônio venha sendo ridicularizado sistemática e violentamente pela mídia. Por isso, precisamos compreender a instrução divina quanto ao casamento e aplicá-la em nossa vida diária. Na epístola aos Hebreus, as Escrituras ensinam: "venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula" (13.4). tal verdade a respeito do casamento indica-nos que ele deve ser respeitado, honrado e valorizado.
I. A VONTADE DE DEUS PARA O CASAMENTO
1. Um plano global. Como expressão de sua vontade, o Criador ordenou, logo no princípio, que o homem deixasse pai e mãe e se unisse à sua mulher, para que ambos fossem "uma carne" (Gênesis 2.24). É exatamente o que acontece no ato conjugal, sendo esta a vontade de Deus para todas as pessoas, crentes ou não: que a humanidade cresça e, através da união legítima entre um homem e uma mulher, multiplique-se.
INVEJA, UM GRAVE PECADO / JEALOUSY, A SERIOUS SIN / CELOS, UN PECADO GRAVE / Jalousie, un péché grave / ईर्ष्या, एक गंभीर पाप / 嫉妒,嚴重的罪 / Eifersucht, eine schwere Sünde / 질투 심각한 SIN / JALOESIE, 'n ernstige sonde
INVEJA, UM GRAVE PECADO
Texto de Referência: 1 João 2.9-15
INTRODUÇÃO
Dois graves pecados, que jamais deveriam ser encontrados na vida do crente: a inveja e a maldade. A inveja leva à maldade e esta afasta o homem do seu Criador. Todo aquele que pratica a iniquidade será julgado e condenado por Deus. Infelizmente, muitos dos que afirmam servir ao Senhor praticam a maldade e, depois, hipocritamente, escondem-se atrás das máscaras da mansuetude e da humildade. Mas o Todo-Poderoso não se deixar enganar pelas aparências. No devido tempo, conforme a parábola do joio e do trigo, arrancá-los-á e os lançará no lago de fogo.
A JUSTIÇA SOCIAL COMO PARTE DA ADORAÇÃO / SOCIAL JUSTICE AS PART OF WORSHIP / JUSTICIA SOCIAL COMO PARTE DE CULTO / JUSTICE SOCIALE DANS LE CADRE DE CULTE / पूजा के भाग के रूप में सामाजिक न्याय / 社會公正的一部分崇拜 / SOZIALE GERECHTIGKEIT als Teil des Gottesdienstes / 예배의 한 부분으로 사회 정의 /Maatskaplike geregtigheid soos deel van aanbidding
A JUSTIÇA SOCIAL COMO PARTE DA ADORAÇÃO
Texto de Referência: Amós 1.1; 2.6-8; 5.21-23
INTRODUÇÃO
O livro de Amós permanece atual e abrange diversos aspectos da vida social, política e religiosa do povo de Deus. O profeta combateu a idolatria, denunciou as injustiças sociais, condenou a violência, profetizou o castigo para os pecadores contumazes e também falou sobre o futuro glorioso de Israel. Amós é conhecido como o livro da justiça de Deus e mostra aos religiosos a necessidade de se incluir na adoração dois elementos importantes e há muito esquecidos: justiça e retidão.
Texto de Referência: Amós 1.1; 2.6-8; 5.21-23
INTRODUÇÃO
O livro de Amós permanece atual e abrange diversos aspectos da vida social, política e religiosa do povo de Deus. O profeta combateu a idolatria, denunciou as injustiças sociais, condenou a violência, profetizou o castigo para os pecadores contumazes e também falou sobre o futuro glorioso de Israel. Amós é conhecido como o livro da justiça de Deus e mostra aos religiosos a necessidade de se incluir na adoração dois elementos importantes e há muito esquecidos: justiça e retidão.
NAUM - O LIMITE DA TOLERÂNCIA DIVINA / NAUM - LIMIT OF TOLERANCE DIVINE / NAUM - LÍMITE DE LA DIVINA LA TOLERANCIA / NAUM - LIMITE DE DIVINE DE TOLÉRANCE / Naum - सहिष्णुता परमात्मा की सीमा / NAUM - 公差神聖的限制 / NAUM - Toleranzgrenze DIVINE / 나움 - 공차 신의 LIMIT / Nahum - Beperk van verdraagsaamheid GODDELIKE
NAUM - O LIMITE DA TOLERÂNCIA DIVINA
TEXTO DE REFERÊNCIA: Naum 1.1-3,9-14
INTRODUÇÃO
Quando Naum anunciou o seu oráculo contra Nínive, já fazia um século e meio que Deus havia dispensado a sua misericórdia à grande, poderosa e perversa cidade. No tempo de Jonas, o Senhor compadecera-se dos ninivitas, poupando-os de iminente destruição. Infelizmente, o tempo passou e eles vieram a se esquecer do perdão divino, voltando a pecar contra Deus. Por isso, o profeta Naum proclama a ruína inevitável de Nínive. Agora, o juízo divino é irreversível!
I. O LIVRO DE NAUM
1. Contexto histórico. Naum, à semelhança de outros profetas menores, não possui biografia. Ele apresenta-se apenas como o "elcosita". O reinado no qual profetizou não é mencionado (v.1b). As escassas informações de que dispomos ainda não são conclusivas. As opiniões dos eruditos são divergentes. Elas variam entre o assédio de Jerusalém, em 701 a.C., por Senaqueribe, rei da Assíria (2 Reis 18.13) até as reformas religiosas protagonizadas por Josias, rei de Judá, em 621 a.C. (cf. 2 Reis 22.1-23.37; 2 Cronicas 34.1-35.27).
TEXTO DE REFERÊNCIA: Naum 1.1-3,9-14
INTRODUÇÃO
Quando Naum anunciou o seu oráculo contra Nínive, já fazia um século e meio que Deus havia dispensado a sua misericórdia à grande, poderosa e perversa cidade. No tempo de Jonas, o Senhor compadecera-se dos ninivitas, poupando-os de iminente destruição. Infelizmente, o tempo passou e eles vieram a se esquecer do perdão divino, voltando a pecar contra Deus. Por isso, o profeta Naum proclama a ruína inevitável de Nínive. Agora, o juízo divino é irreversível!
I. O LIVRO DE NAUM
1. Contexto histórico. Naum, à semelhança de outros profetas menores, não possui biografia. Ele apresenta-se apenas como o "elcosita". O reinado no qual profetizou não é mencionado (v.1b). As escassas informações de que dispomos ainda não são conclusivas. As opiniões dos eruditos são divergentes. Elas variam entre o assédio de Jerusalém, em 701 a.C., por Senaqueribe, rei da Assíria (2 Reis 18.13) até as reformas religiosas protagonizadas por Josias, rei de Judá, em 621 a.C. (cf. 2 Reis 22.1-23.37; 2 Cronicas 34.1-35.27).
quarta-feira, 21 de agosto de 2013
A IGREJA DE JESUS CRISTO / THE CHURCH OF JESUS CHRIST / LA IGLESIA DE JESUCRISTO / L'ÉGLISE DE JÉSUS-CHRIST / यीशु मसीह के चर्च / THE CHURCH OF JESUS CHRIST / 在教會,耶穌基督 / DIE kerk van Jesus Christus / 예수 그리스도 교회 / CHIESA DI GESÙ CRISTO / ЦЕРКОВЬ ИИСУСА ХРИСТА
A IGREJA DE JESUS CRISTO
INTRODUÇÃO:
O vocábulo “igreja” vem do grego “eklesía”.
Eclesiologia é o estudo da Igreja. “Trata da vida organizada da comunidade, sua missão, atributos, sacramentos, constituição, ordenanças e atividades”.
Na Eclesiologia, Igreja é muito mais do que uma comunidade, assembleia, congregação ou um aglomerado de pessoas reunidas.
Igreja é um grupo de “pessoas chamadas por Jesus ‘e entre’ a humanidade para o louvor da glória de Deus” (Efésios 1.3-6).
A Teologia bíblica identifica a Igreja como um povo eleito e separado por Deus e para Deus, que tem a Cristo como Rei e Cabeça.
INTRODUÇÃO:
O vocábulo “igreja” vem do grego “eklesía”.
Eclesiologia é o estudo da Igreja. “Trata da vida organizada da comunidade, sua missão, atributos, sacramentos, constituição, ordenanças e atividades”.
Na Eclesiologia, Igreja é muito mais do que uma comunidade, assembleia, congregação ou um aglomerado de pessoas reunidas.
Igreja é um grupo de “pessoas chamadas por Jesus ‘e entre’ a humanidade para o louvor da glória de Deus” (Efésios 1.3-6).
A Teologia bíblica identifica a Igreja como um povo eleito e separado por Deus e para Deus, que tem a Cristo como Rei e Cabeça.
A vida nas mãos de Deus / Life in God's hands / La vida en las manos de Dios / La vie dans les mains de Dieu / भगवान के हाथ में जीवन / Leben in Gottes Hand / 生活在上帝的手中 / Lewe in God se hande
A vida nas mãos de Deus
Durante anos e anos o livro dos Salmos tem enriquecido a vida espiritual do povo de Deus. A razão disso está no fato de nos identificarmos com as lutas e as vitórias dos salmistas. Muitas das experiências dos salmistas são, de certa forma, as nossas experiências também. Porém, o que mais tem fascinado os crentes através dos tempos é a vida espiritual de comunhão com Deus que os salmistas levavam. Um bom exemplo dessa espiritualidade é a oração de Davi no Salmo 31, em especial a primeira parte do verso 15 que diz: “Nas tuas mãos estão os meus dias”. Permita-me compartilhar com você está preciosidade dos Salmos.
Num mundo em que as pessoas estão cada vez mais interessadas em si mesmas, autoconfiantes, porém (paradoxalmente) confusas e inseguras acerca do dia de amanhã, em que circunstância poderíamos nos aproximar de Deus e dizer-Lhe com a mesma convicção de Davi, “Nas tuas mãos estão os meus dias”? Consideremos três aspectos.
Durante anos e anos o livro dos Salmos tem enriquecido a vida espiritual do povo de Deus. A razão disso está no fato de nos identificarmos com as lutas e as vitórias dos salmistas. Muitas das experiências dos salmistas são, de certa forma, as nossas experiências também. Porém, o que mais tem fascinado os crentes através dos tempos é a vida espiritual de comunhão com Deus que os salmistas levavam. Um bom exemplo dessa espiritualidade é a oração de Davi no Salmo 31, em especial a primeira parte do verso 15 que diz: “Nas tuas mãos estão os meus dias”. Permita-me compartilhar com você está preciosidade dos Salmos.
Num mundo em que as pessoas estão cada vez mais interessadas em si mesmas, autoconfiantes, porém (paradoxalmente) confusas e inseguras acerca do dia de amanhã, em que circunstância poderíamos nos aproximar de Deus e dizer-Lhe com a mesma convicção de Davi, “Nas tuas mãos estão os meus dias”? Consideremos três aspectos.
E AS MURALHAS RUIRÃO! / AND WALLS crumble! / Y PAREDES derrumban! / Et les murs s'écroulent! / और दीवारें उखड़ जाती हैं! / UND Mauern einstürzen! / 和牆壁崩潰!/ En die mure verkrummel!
E AS MURALHAS RUIRÃO!
Jericó tinha uma localização privilegiada tanto devido ao contato com o Oriente quanto pelo abundante acesso às águas. Arqueólogos escavaram as ruínas de Jericó e encontraram sinais de um muro que deveria ter 2,5 m de espessura e 9 m de altura e circundava toda a cidade. Era uma muralha e tanto. Este episódio nos faz refletir sobre três práticas que levaram à queda dos muros:
1- A PRÁTICA DO OUVIR
O Senhor falou com Josué (6.2-4) dando-lhe claras instruções sobre o que fazer. Uma geração inteira havia morrido no deserto porque não ouviu os conselhos dados por Deus, tornando-se desobediente (Josué 5.6). Esta geração comandada por Josué era diferente. Eles tinham seus corações preparados e dispostos a ouvir, talvez porque foram treinados no deserto.
Jericó tinha uma localização privilegiada tanto devido ao contato com o Oriente quanto pelo abundante acesso às águas. Arqueólogos escavaram as ruínas de Jericó e encontraram sinais de um muro que deveria ter 2,5 m de espessura e 9 m de altura e circundava toda a cidade. Era uma muralha e tanto. Este episódio nos faz refletir sobre três práticas que levaram à queda dos muros:
1- A PRÁTICA DO OUVIR
O Senhor falou com Josué (6.2-4) dando-lhe claras instruções sobre o que fazer. Uma geração inteira havia morrido no deserto porque não ouviu os conselhos dados por Deus, tornando-se desobediente (Josué 5.6). Esta geração comandada por Josué era diferente. Eles tinham seus corações preparados e dispostos a ouvir, talvez porque foram treinados no deserto.
SEDE DE DEUS / THIRST FOR GOD / SED DE DIOS / SOIF DE DIEU / भगवान की प्यास / Durst nach Gott / 渴慕神
SEDE DE DEUS
Vivemos uma sociedade sedenta, pessoas que estão à procura de algo que venha preencher o vazio. Muitas se acham no deserto. Como atender esta carência? Creio que é possível, a partir do momento que desenvolvemos uma espiritualidade saudável, equilibrada e disciplinada. Consideremos algumas ideias:
1. O que é espiritualidade?
Não é fuga, também não se trata de uma falsa religiosidade ou piedade. Não é um mero estereótipo religioso. Muitos, hoje, confundem vida com Deus com usos e costumes, ou penitências, e há aqueles que chegam até a práticas da auto flagelação.
Vivemos uma sociedade sedenta, pessoas que estão à procura de algo que venha preencher o vazio. Muitas se acham no deserto. Como atender esta carência? Creio que é possível, a partir do momento que desenvolvemos uma espiritualidade saudável, equilibrada e disciplinada. Consideremos algumas ideias:
1. O que é espiritualidade?
Não é fuga, também não se trata de uma falsa religiosidade ou piedade. Não é um mero estereótipo religioso. Muitos, hoje, confundem vida com Deus com usos e costumes, ou penitências, e há aqueles que chegam até a práticas da auto flagelação.
PORQUE SOMOS PROVADOS / WHY ARE PROVEN / ¿POR QUÉ se ha comprobado / POURQUOI se sont avérés / क्यों साबित हो रहे हैं / WARUM sind bewährte / چرا ثابت /
.jpg)
INTRODUÇÃO
Há muitos anos ouvi numa reunião de oração, dirigida por adolescentes, a leitura de um pensamento que me tem feito pensar: “Se não fossem as provações, a igreja estaria cheia de hipócritas”.
Deus permite que sejamos provados através das tentações até o limite em que podemos suportar (1 Coríntios 10.13). Do lado do diabo, ele pretende destruir nossas vidas pelas provações, mas Deus nos prova para que sejamos aprovados, maduros, frutíferos. Para que Pedro pudesse fortalecer os irmãos, Deus permitiu que ele fosse joeirado como trigo (Lucas 22.31-32).
Somos confortados com a verdade de que Deus é fiel e não permitirá que sejamos provados além das nossas forças. Ele provê uma saída triunfal das provações. Por isso, estamos iniciando hoje uma série de mensagens sob o tema geral: Vivendo no limite de Deus.
ONDE ESTÁ DEUS QUANDO A TRAGÉDIA ATACA? / WHERE IS GOD WHEN TRAGEDY STRIKES? / ¿Dónde está Dios cuando la tragedia? / Où est Dieu lorsque survient une tragédie? / भगवान कहां त्रासदी हमले कब है? / Wo ist Gott Wenn Tragödien?
.jpg)
-Tragédias, problemas e dificuldades: não tem hora para chegar na vida da gente. E quando chegam não pedem licença, mas adentram nosso espaço e interrompem nossos sonhos, nossas alegrias e nossos ideais.
-E o mais interessante nesta questão é que a tragédia, em geral, parece acontecer só com as outras pessoas. Vivemos informados diariamente sobre tantas tragédias que ocorrem pelo mundo e achamos que somos invulneráveis a isso… (Exemplos WTC – Transparências: Secretaria no computador… – Esposa que ficou viúva com os filhos…. – Revolta dos pais que perderam o filho no início de uma brilhante carreira…. – Crianças que olham estas cenas hoje e se lembram que o pai foi morto entre as chamas…).
EM BUSCA DA CANAÃ / IN SEARCH OF CANAAN / EN BUSCA DE CANAÁN / A LA RECHERCHE DE CANAAN / कनान की खोज में / AUF DER SUCHE NACH CANAAN
EM BUSCA DA CANAÃ
INTRODUÇÃO:
1. Estaremos hoje, acompanhando o início da caminhada do povo de Israel em busca da Terra de Canaã, que foi prometida aos patriarcas nas alianças celebradas pelo Senhor. Vejamos alguns exemplos de como Deus fez a promessa:
a) A Abraão, Gênesis 13.17, “Levanta-te, percorre esta terra, no seu comprimento e na sua largura; porque a [darei a ti] “. Ver também Gênesis 13.15, “…porque toda esta [terra] que vês, te hei de dar a ti, e à tua descendência, para sempre”.
b) A Isaque, Gênesis 26.3, “…peregrina nesta terra, e serei contigo e te abençoarei; porque a ti, e aos que descenderem de ti, darei todas estas terras, e confirmarei o juramento que fiz a Abraão teu pai”.
INTRODUÇÃO:
1. Estaremos hoje, acompanhando o início da caminhada do povo de Israel em busca da Terra de Canaã, que foi prometida aos patriarcas nas alianças celebradas pelo Senhor. Vejamos alguns exemplos de como Deus fez a promessa:
a) A Abraão, Gênesis 13.17, “Levanta-te, percorre esta terra, no seu comprimento e na sua largura; porque a [darei a ti] “. Ver também Gênesis 13.15, “…porque toda esta [terra] que vês, te hei de dar a ti, e à tua descendência, para sempre”.
b) A Isaque, Gênesis 26.3, “…peregrina nesta terra, e serei contigo e te abençoarei; porque a ti, e aos que descenderem de ti, darei todas estas terras, e confirmarei o juramento que fiz a Abraão teu pai”.
segunda-feira, 19 de agosto de 2013
A FÉ QUE SUPERA LIMITES / FAITH THAT EXCEEDS LIMITS / FE QUE SUPERA LOS LÍMITES / FAITH dépassant les limites / IMAN YANG MELEBIHI BATAS / सीमा से अधिक विश्वास है कि / 超過限值的信心 / Glaube, der Deckungssummen hinausgeht / 제한을 초과 믿음 / GELOOF wat meer as PERKE / Вера, которая выходит за пределы / 制限を超えるFAITH / Fede che supera i limiti
A FÉ QUE SUPERA LIMITES
INTRODUÇÃO
1. Está mensagem é: “No limite de Deus”. Começamos com o propósito de Deus nas provações. Vamos prosseguir selecionando textos que mostram sempre servos de Deus vivendo em situações-limite.
2. Refletiremos sobre a experiência de Abrão que, pela fé, superou os limites da certeza humana, da esperança humana, do desprendimento humano e que viveu como peregrino em direção à cidade permanente cujo arquiteto e edificador é o próprio Deus!
3. Os crentes são filhos de Abraão (Gálatas 3.6-7). Seguindo nas pisadas do nosso pai na fé, unimos de forma indissolúvel fé e obediência! Por isso, fazemos as obras de Abraão (João 8.39) e demonstramos a fé que temos pelas obras que praticamos (Tiago 2.20-23). Essa é a fé que supera limites!
INTRODUÇÃO
1. Está mensagem é: “No limite de Deus”. Começamos com o propósito de Deus nas provações. Vamos prosseguir selecionando textos que mostram sempre servos de Deus vivendo em situações-limite.
2. Refletiremos sobre a experiência de Abrão que, pela fé, superou os limites da certeza humana, da esperança humana, do desprendimento humano e que viveu como peregrino em direção à cidade permanente cujo arquiteto e edificador é o próprio Deus!
3. Os crentes são filhos de Abraão (Gálatas 3.6-7). Seguindo nas pisadas do nosso pai na fé, unimos de forma indissolúvel fé e obediência! Por isso, fazemos as obras de Abraão (João 8.39) e demonstramos a fé que temos pelas obras que praticamos (Tiago 2.20-23). Essa é a fé que supera limites!
Salmo 107 - O Deus que responde o nosso clamor / Psalm 107 - The God who answers our cry / Salmo 107 - El Dios que responde a nuestro clamor / Psaume 107 - Le Dieu qui répond à notre cri / Mazmur 107 - Allah yang menjawab seruan kami / भजन 107 - हमारे रोने जो जवाब भगवान / 詩篇107 - 上帝回答我們的呼聲 / Psalm 107 - Der Gott, der unser Schrei antwortet / 시편 107 - 우리의 외침에 응답 신 / Psalm 107 - Die God wat ons geroep antwoord / Псалом 107 - Бог, Который даст ответ наш крик / 詩篇107 - 私たちの叫びに答え神 / Salmo 107 - Il Dio che risponde alla nostra grido
Salmo 107 - O Deus que responde o nosso clamor
Texto: Salmo 107
Introdução
Esse texto bíblico é repetitivo em alguns pontos muito importantes. Podemos destacar necessidade, clamor, resposta e louvor, As necessidades sobrevêm a cada um de nós. Se você estiver sem direção ou passando por muitas necessidades em diversos aspectos de sua vida, tenha certeza de que, se clamar ao Senhor, obterá resposta; consequentemente, você deverá louvar o Seu santo nome.
domingo, 18 de agosto de 2013
Para quê Deus te ungiu / Why God has anointed you / ¿Por qué Dios te ha ungido / Pourquoi Dieu t'a oint / Mengapa Tuhan telah mengurapi Anda / भगवान का अभिषेक तुम है क्यों / 為什麼神膏你 / Warum Gott hat dich gesalbt / 하나님의 기름 부음을 당신이 왜 / Hoekom God U gesalf / Почему Бог помазал Тебя / למה אלוהים יש לך משיח / Perché Dio ti ha consacrato
Para quê Deus te ungiu
Isaías 61.1-3
-Introdução: Quando falamos em unção, não podemos misturar as coisas e achar que unção é apenas para abençoar ou um tipo de ‘benzição’ evangélica.
A unção deve ter um propósito “porque o SENHOR me ungiu para pregar ..., enviou-me a curar ..., a proclamar libertação ... e a pôr em liberdade ...; a apregoar ...; a consolar todos os que choram e a pôr ... óleo de alegria, em vez de pranto, veste de louvor, em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem carvalhos de justiça, plantados pelo SENHOR para a sua glória”.
Se você é um ungido deve saber qual é o propósito da unção em sua vida.
Isaías 61.1-3
-Introdução: Quando falamos em unção, não podemos misturar as coisas e achar que unção é apenas para abençoar ou um tipo de ‘benzição’ evangélica.
A unção deve ter um propósito “porque o SENHOR me ungiu para pregar ..., enviou-me a curar ..., a proclamar libertação ... e a pôr em liberdade ...; a apregoar ...; a consolar todos os que choram e a pôr ... óleo de alegria, em vez de pranto, veste de louvor, em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem carvalhos de justiça, plantados pelo SENHOR para a sua glória”.
Se você é um ungido deve saber qual é o propósito da unção em sua vida.
A dependência do homem / The dependence of man / La dependencia del hombre / La dépendance de l'homme / Ketergantungan manusia / आदमी की निर्भरता / 人的依賴性 / Die Abhängigkeit des Menschen / 사람의 의존 / Die afhanklikheid van die mens / Зависимость человека / תלותו של האדם / La dipendenza dell'uomo
A dependência do homem
Texto: João 5:2-9
INTRODUÇÃO
O mundo é uma grande enfermaria. A situação das pessoas nas ruas. Doentes físicos e espirituais.
O pecado no mundo (Romanos 5:19) e a humanidade depende de algo que possa solucionar seus problemas.
TRANSIÇÃO: A dependência do homem apresenta três aspectos.
Texto: João 5:2-9
INTRODUÇÃO
O mundo é uma grande enfermaria. A situação das pessoas nas ruas. Doentes físicos e espirituais.
O pecado no mundo (Romanos 5:19) e a humanidade depende de algo que possa solucionar seus problemas.
TRANSIÇÃO: A dependência do homem apresenta três aspectos.
Os alicerces da vida cristã / Three Great Opportunities / Tres grandes oportunidades / Trois grandes opportunités / Tiga Peluang Besar / तीन महान अवसर / 三個巨大的機遇 / Drei große Chancen / 세 가지 중대한 기회 / Drie groot geleenthede / Три отличные возможности, / את היסודות של החיים נוצרי
Os alicerces da vida cristã
Texto: Atos 2:37-47
INTRODUÇÃO
Com a proliferação de seitas, a prática religiosa é diferente de grupo para grupo, de pessoa para pessoa. A fé do cristão não vem da experiência de ninguém. A base da fé do cristão vem do ensino da Palavra de Deus, a Bíblia. É através da Bíblia e da oração que o cristão conhece a vontade de Deus. A Igreja existe para cumprir estritamente a vontade de Deus e não para satisfazer esquemas. Quando a experiência é à luz do ensino bíblico o cristão conquista segurança e confiança. A igreja primitiva crescia porque perseverava na oração e no ensino da Palavra (Atos 4:29-31).
Texto: Atos 2:37-47
INTRODUÇÃO
Com a proliferação de seitas, a prática religiosa é diferente de grupo para grupo, de pessoa para pessoa. A fé do cristão não vem da experiência de ninguém. A base da fé do cristão vem do ensino da Palavra de Deus, a Bíblia. É através da Bíblia e da oração que o cristão conhece a vontade de Deus. A Igreja existe para cumprir estritamente a vontade de Deus e não para satisfazer esquemas. Quando a experiência é à luz do ensino bíblico o cristão conquista segurança e confiança. A igreja primitiva crescia porque perseverava na oração e no ensino da Palavra (Atos 4:29-31).
Três Grandes Oportunidades / Three Great Opportunities / Tres grandes oportunidades / Trois grandes opportunités / Tiga Peluang Besar / तीन महान अवसर / 三個巨大的機遇 / Drei große Chancen / Три отличные возможности, / שלוש הזדמנויות גדולות
Texto Bíblico: 1Coríntios 7.21
Introdução:
Quantas oportunidades já não foram desperdiçadas por tantas pessoas neste momento, oportunidades de escolha que poderiam fazer diferença no agora ou no futuro.
Quantas oportunidades não foram colocadas em segundo plano por conta de orgulho, de poder, de posição.
Quantos que neste momento dariam tudo se pudesse voltar no tempo em face de não aproveitar as oportunidades que foram colocadas à disposição. Muitas oportunidades são únicas. (Eclesiastes 9.11,12).
Assinar:
Postagens (Atom)
UM NOVO CORAÇÃO / UN CORAZÓN NUEVO / A NEW HEART
UM NOVO CORAÇÃO Ezequiel 36:26-30 26 - E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa car...

-
Retorno à Palavra de Deus 1. O texto básico mostra uma situação semelhante do povo de Israel no tempo do rei Josias à situação da Igreja...
-
A santa ceia do Senhor e os benefícios conferidos por ela 1. Porque Cristo instituiu a Ceia Deus, depois de nos ter recebido em Sua ...
-
AS TRÊS ORDENS IMPERATIVAS DE JESUS João 15.14 Introdução: Existem três ordens imperativas de Jesus que formam a estrutura de uma vi...