Advertências Contra o Adultério
"Bebe a água da tua cisterna e das correntes do teu poço. [...] Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade"
(Provérbios 5.15,18).
Introdução
O advento das mídias eletrônicas, e de forma mais específica as redes sociais, facilitou muito para a possibilidade de alguém vir a ter um "caso" extraconjugal. As estatísticas demonstram essa triste realidade. A cada dia, cresce o número de lares desfeitos e, juntamente com este fenômeno, as consequências nefastas para a sociedade. E as igrejas? Estas também têm sofrido o efeito de tais males.
Apesar de a infidelidade conjugal ser uma prática pecaminosa antiga, é preciso entender que a sexualidade é algo intrínseco ao ser humano. Logo, o desejo por satisfação sexual acompanha tanto o homem como a mulher desde sempre. O problema está na forma de expressão do desejo e em como é satisfeito. Segundo o entendimento mundano, não há regras para o homem e a mulher viverem a sua sexualidade. No entanto, as Escrituras demarcam um limite bem preciso: o casamento legitimamente instituído por Deus. Aqui, encontraremos os conselhos da sabedoria bíblica para orientar-nos contra as ilusões e as artimanhas do adultério.
sexta-feira, 29 de novembro de 2013
Advertências Contra o Adultério / Warning Against Adultery / Advertencia contra el adulterio / Avertissement contre l' adultère / 警告反對通姦 / Warnung vor Ehebruch / Предостережение в отношении супружеской измене / Waarskuwing teen Owerspel / व्यभिचार के खिलाफ चेतावनी / Peringatan Terhadap Zinah / 不倫警鐘 / Avvertimento contro l'adulterio / 간통죄 에 대하여 경고
As Dores do Abandono / The Pain of Abandonment / El dolor del abandono / La douleur de l'abandon / 放棄的痛苦 / Der Schmerz des Verlassen / Боль Оставление / Die pyn van Verlating / परित्याग का दर्द / The Pain Pasrah / 放棄の痛み / Il dolore dell'abbandono / 포기 의 고통
As Dores do Abandono
"Deus faz que o solitário viva em família; liberta aqueles que estão presos em grilhões; mas os rebeldes habitam em terra seca"
(Salmo 68.6).
Introdução
Hoje, trataremos dos efeitos que o abandono ocasiona na vida do servo de Deus. Não é novidade para ninguém, que é justamente nos momentos de angústia e aflição, que o ser humano sente-se esquecido por todos, inclusive pelos mais chegados. Todavia, consola-nos saber que o Senhor nunca abandona os seus filhos. Ele não os esquece. Aliás, o Pai Celeste conhece cada um de nós pelo nome. Quando o Senhor subiu ao céu, não nos deixou órfãos: enviou-nos o Espírito Santo, para consolar-nos e guiar-nos em todas as coisas (João 14.16).
"Deus faz que o solitário viva em família; liberta aqueles que estão presos em grilhões; mas os rebeldes habitam em terra seca"
(Salmo 68.6).
Introdução
Hoje, trataremos dos efeitos que o abandono ocasiona na vida do servo de Deus. Não é novidade para ninguém, que é justamente nos momentos de angústia e aflição, que o ser humano sente-se esquecido por todos, inclusive pelos mais chegados. Todavia, consola-nos saber que o Senhor nunca abandona os seus filhos. Ele não os esquece. Aliás, o Pai Celeste conhece cada um de nós pelo nome. Quando o Senhor subiu ao céu, não nos deixou órfãos: enviou-nos o Espírito Santo, para consolar-nos e guiar-nos em todas as coisas (João 14.16).
Elias no Monte da Transfiguração / Elijah on the Mount of Transfiguration / Elías en el Monte de la Transfiguración / Élie sur le mont de la Transfiguration / 以利亞在變形山 / Elia auf dem Berg der Verklärung / Илия на горе Преображения / Elia op die berg van Verheerliking / परिवर्तन के पर्वत पर एलिजा / Elia di Bukit Transfigurasi / 変貌山でエリヤ / Elia sul Monte della Trasfigurazione / 변화 산 에서 엘리야
Elias no Monte da Transfiguração
"E [Jesus] transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz. E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele"
(Mateus 17.2,3).
Introdução
O relato sobre a transfiguração, conforme narrado nos evangelhos sinóticos, é um dos mais emblemáticos do Novo Testamento (Mateus 17.1-13; Marcos 9.2-8; Lucas 9.28-36). Além do nome de Moisés, o texto coloca em evidência também o de Elias. Entretanto, diferentemente dos outros textos até aqui estudados, o profeta não aparece aqui como a figura central, mas secundária! O centro é deslocado do profeta de Tisbe para o Profeta de Nazaré, Jesus. E não mais Elias. Moisés, Pedro, Tiago e João, também nominados nesse texto, aparecem como figurantes numa cena onde Cristo, o Messias prometido, é a figura principal.
Texto Base: Mateus 17:1-8
"E [Jesus] transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz. E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele"
(Mateus 17.2,3).
Introdução
O relato sobre a transfiguração, conforme narrado nos evangelhos sinóticos, é um dos mais emblemáticos do Novo Testamento (Mateus 17.1-13; Marcos 9.2-8; Lucas 9.28-36). Além do nome de Moisés, o texto coloca em evidência também o de Elias. Entretanto, diferentemente dos outros textos até aqui estudados, o profeta não aparece aqui como a figura central, mas secundária! O centro é deslocado do profeta de Tisbe para o Profeta de Nazaré, Jesus. E não mais Elias. Moisés, Pedro, Tiago e João, também nominados nesse texto, aparecem como figurantes numa cena onde Cristo, o Messias prometido, é a figura principal.
Texto Base: Mateus 17:1-8
quarta-feira, 27 de novembro de 2013
A unidade entre o casal / The unity between the couple / La unidad entre la pareja / L' unité dans le couple / 夫妻之間的團結 / Die Einheit zwischen dem Paar / Единство между супругами / Die eenheid tussen die egpaar / दंपती के बीच एकता / Kesatuan antara pasangan / 夫婦間の団結 / L'unità tra la coppia / 부부 사이의 화합
A unidade entre o casal
Muitos casais cristãos estão vivendo hoje fora daquilo que Deus idealizou.
Brigas constantes, desrespeito mútuo e distância entre o casal, são vistos em muitos lares. E além da infelicidade que isto produz em seus corações, ainda há a questão do mal testemunho dado. Penso que este é um assunto que merece nossa atenção, pois o princípio de viver em unidade é algo que não apenas produzirá maior realização emocional no relacionamento, como também liberará sobre o casal as bênçãos de Deus.
1. Compreendendo a Unidade
É importante que consigamos visualizar o que a unidade do casal pode produzir em suas vidas, e então seremos desafiados a preservá-la. Também entenderemos porque o diabo, o adversário de nossas almas, luta tanto contra ela. Jesus nos ensinou que a unidade e concordância permite Deus agir em nossas vidas:
“Ainda vos digo mais: Se dois de vós na terra concordarem acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus. Pois onde se acham dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles”. Mateus 18.19,20
Muitos casais cristãos estão vivendo hoje fora daquilo que Deus idealizou.
Brigas constantes, desrespeito mútuo e distância entre o casal, são vistos em muitos lares. E além da infelicidade que isto produz em seus corações, ainda há a questão do mal testemunho dado. Penso que este é um assunto que merece nossa atenção, pois o princípio de viver em unidade é algo que não apenas produzirá maior realização emocional no relacionamento, como também liberará sobre o casal as bênçãos de Deus.
1. Compreendendo a Unidade
É importante que consigamos visualizar o que a unidade do casal pode produzir em suas vidas, e então seremos desafiados a preservá-la. Também entenderemos porque o diabo, o adversário de nossas almas, luta tanto contra ela. Jesus nos ensinou que a unidade e concordância permite Deus agir em nossas vidas:
“Ainda vos digo mais: Se dois de vós na terra concordarem acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus. Pois onde se acham dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles”. Mateus 18.19,20
Culto e Bíblia – compromisso com a vida / Worship and Bible - commitment to life / La adoración y la Biblia - compromiso con la vida / Culte et la Bible - l'engagement à la vie / 崇拜和聖經 - 致力於生活 / Gottesdienst und Bibel - Einsatz für das Leben / Поклонение и Библия - приверженность к жизни / Aanbidding en Bybelstudie - verbintenis tot die lewe / पूजा और बाइबिल - जीवन के प्रति प्रतिबद्धता / Ibadah dan Alkitab - komitmen untuk hidup / 礼拝と聖書 - 生活へのコミットメント / Culto e la Bibbia - impegno per la vita / 예배와 성경 - 생활에 헌신
Ler: Amós 5.21-24
21 Aborreço, desprezo as vossas festas, e não me deleito nas vossas assembleias solenes.
22 Ainda que me ofereçais holocaustos, juntamente com as vossas ofertas de cereais, não me agradarei deles; nem atentarei para as ofertas pacíficas de vossos animais cevados.
23 Afasta de mim o estrépito dos teus cânticos, porque não ouvirei as melodias das tuas liras.
24 Corra, porém, a justiça como as águas, e a retidão como o ribeiro perene.
Introdução
No período da Páscoa e Ascensão de Jesus. Nesta época lembramos da ressurreição de Jesus, suas aparições aos discípulos e ascensão. Primeiro, um momento de dúvidas e incertezas: onde está nosso mestre? O que faremos agora? Segundo, um momento de alegria e euforia: Jesus está vivo, Ele apareceu para algumas mulheres! Ele venceu a morte! Terceiro, um momento de preparação e espera: Eu enviarei um consolador, que virá sobre vós:
terça-feira, 26 de novembro de 2013
O deserto pessoal / Personnel desert / Personal del desierto / Personnel désert / 人事沙漠 / Personal Wüste / Персонал пустыня / Personeel woestyn / कार्मिक रेगिस्तान / Personil gurun / 人事砂漠 / Personale deserto / 인사 사막
Abrindo nossa Bíblia no evangelho segundo escreveu São Mateus no quarto capítulo, lemos nos dois primeiros versículos: “Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo Diabo”. Essa expressão indica que era da vontade de Deus que Cristo, agora plenamente cônscio de sua filiação única, bem como de seu chamamento para ser o Servo ideal de Deus, fosse tentado a ser desobediente às implicações dessa vocação e, vencendo essa tentação, estivesse capacitado a entrar num ministério que teria como clímax a sua obediência até a morte na cruz.
Ele me faz repousar em pastos verdejantes / He makes me lie down in green pastures / Él me hace descansar en verdes pastos / Il me fait reposer dans de verts pâturages / 他使我躺臥在青草地上下來 / Er weidet mich auf einer grünen Aue / Он заставляет меня лечь в зеленых пастбищах / Hy laat my neerlê in groen weivelde / उन्होंने कहा कि मुझे हरियाली में नीचे झूठ बनाता है / Dia membuat saya berbaring di padang rumput hijau / 彼は私が緑の牧草地に横たわるます / Egli mi fa giacere in pascoli verdi / 그가 나를 푸른 풀밭 에 누워 있습니다
Ele me faz repousar em pastos verdejantes
Introdução
Um dos fatos mais estranhos com relação aos carneiros é que, por sua própria constituição, é lhes quase impossível deitar-se, a menos que se satisfaçam quatro condições:
Devido à sua timidez, eles se recusam a deitar-se a não ser que estejam plenamente tranqüilos e sem temores.
Não se deitam se houver atritos com outras ovelhas.
Não se deitam se as tiverem sendo importunadas por moscas ou parasitas etc.
Não se deitam se estiverem com fome.
Introdução
Um dos fatos mais estranhos com relação aos carneiros é que, por sua própria constituição, é lhes quase impossível deitar-se, a menos que se satisfaçam quatro condições:
Devido à sua timidez, eles se recusam a deitar-se a não ser que estejam plenamente tranqüilos e sem temores.
Não se deitam se houver atritos com outras ovelhas.
Não se deitam se as tiverem sendo importunadas por moscas ou parasitas etc.
Não se deitam se estiverem com fome.
Chegai-vos a Deus / Come near to God / Acercaos a Dios, / Approchez-vous de Dieu / 你們親近神 / Komm zu Gott / Приходите к Богу / Kom nader aan God / परमेश्वर के निकट आओ / Mendekatlah kepada Allah / 神に近づく /
Chegai-vos a Deus
Introdução
a) Não há passo mais importante do que achegar-se mais e mais a Deus. Por que?
b) O texto básico do nosso estudo, ou seja, Tiago 4.8, nos exorta neste sentido. O que nos diz a primeira parte do verso 8 ?
c) Agora, para que uma pessoa realmente possa achegar-se a Deus, é preciso dar alguns passos. É o que veremos no presente estudo.
Introdução
a) Não há passo mais importante do que achegar-se mais e mais a Deus. Por que?
b) O texto básico do nosso estudo, ou seja, Tiago 4.8, nos exorta neste sentido. O que nos diz a primeira parte do verso 8 ?
c) Agora, para que uma pessoa realmente possa achegar-se a Deus, é preciso dar alguns passos. É o que veremos no presente estudo.
segunda-feira, 25 de novembro de 2013
Amar a Deus de todo o coração / Loving God with all your heart / Amar a Dios con todo tu corazón, / Aimer Dieu de tout votre coeur / 慈愛的上帝與所有你的心臟 / Gott lieben mit deinem ganzen Herzen / Любить Бога всем сердцем твоим / Liefdevolle God met jou hele hart / सब अपने मन से भगवान प्यार / Mengasihi Tuhan dengan segenap hatimu / すべてのあなたの心をもって神を愛する / Amare Dio con tutto il tuo cuore / 마음을 다하여 하나님 을 사랑
Amar a Deus de todo o coração
Introdução
Muitas pessoas querem amar a Deus, gostariam de amar a Deus, mas não sabem como. Muitas pessoas não sabem nem mesmo como amar umas as outras ou receber amor umas das outras.
Se não sabemos dar amor ou receber amor deixamos de experimentar tudo o que Deus quer que experimentemos.
Quando falamos sobre amar a Deus surge um problema: O coração. Só se pode amar alguém através do coração.
O coração é a área de nossa vida que Deus fez com a capacidade de amar. Nosso coração nos impede de amar a Deus. Por que?
Porque o nosso coração é inclinado ao pecado. Há uma tendência no nosso coração que nos faz errar o alvo.
Introdução
Muitas pessoas querem amar a Deus, gostariam de amar a Deus, mas não sabem como. Muitas pessoas não sabem nem mesmo como amar umas as outras ou receber amor umas das outras.
Se não sabemos dar amor ou receber amor deixamos de experimentar tudo o que Deus quer que experimentemos.
Quando falamos sobre amar a Deus surge um problema: O coração. Só se pode amar alguém através do coração.
O coração é a área de nossa vida que Deus fez com a capacidade de amar. Nosso coração nos impede de amar a Deus. Por que?
Porque o nosso coração é inclinado ao pecado. Há uma tendência no nosso coração que nos faz errar o alvo.
Para memória sua! / To his memory ! / Para su memoria ! / Pour sa mémoire ! / 他的記憶! / Zu seiner Erinnerung! / Для его памяти ! / Na sy geheue! / उसकी याददाश्त के लिए! / Untuk ingatannya! / 彼の記憶に! / Alla sua memoria ! / 그의 기억 에!
Para memória sua!
Marcos 14.3-9
Quero recordas a entrada de Jesus em Jerusalém, abrindo os episódios dramáticos da sua Paixão e Ressurreição que lá sucederiam. Tendo isso em mente, mas diferentemente do usual, quero compartilhar um outro episódio sucedido depois da entrada em Jerusalém e ocorrido em Betânia. Trata-se do texto da unção de Jesus em Betânia, rico de lições para nossa reflexão e prática cristã.
Este texto tem uma longa história de interpretações, mas, sem dúvida, o ponto mais suscetível de longos comentários é a frase de Jesus após o ato de unção pela mulher. Diante da indignação de alguns discípulos pelo que consideravam um desperdício, responde Jesus: “Deixai-a; por que a molestais? Ela praticou boa ação para comigo. Porque os pobres sempre os tendes convosco e, quando quiserdes, podeis fazer-lhes bem, mas a mim nem sempre me tendes” (Marcos 14.6-7). Para mim, este texto é claro, quanto à questão dos pobres e a importância que eles tinham para Jesus. A verdade é que foi no meio deles onde Jesus viveu e exerceu a maior parte do seu ministério.
Marcos 14.3-9
Quero recordas a entrada de Jesus em Jerusalém, abrindo os episódios dramáticos da sua Paixão e Ressurreição que lá sucederiam. Tendo isso em mente, mas diferentemente do usual, quero compartilhar um outro episódio sucedido depois da entrada em Jerusalém e ocorrido em Betânia. Trata-se do texto da unção de Jesus em Betânia, rico de lições para nossa reflexão e prática cristã.
Este texto tem uma longa história de interpretações, mas, sem dúvida, o ponto mais suscetível de longos comentários é a frase de Jesus após o ato de unção pela mulher. Diante da indignação de alguns discípulos pelo que consideravam um desperdício, responde Jesus: “Deixai-a; por que a molestais? Ela praticou boa ação para comigo. Porque os pobres sempre os tendes convosco e, quando quiserdes, podeis fazer-lhes bem, mas a mim nem sempre me tendes” (Marcos 14.6-7). Para mim, este texto é claro, quanto à questão dos pobres e a importância que eles tinham para Jesus. A verdade é que foi no meio deles onde Jesus viveu e exerceu a maior parte do seu ministério.
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