sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Quando Deus desperta o nosso espírito / When God awakens our spirit / Cuando Dios despierta nuestro espíritu / Quand Dieu éveille notre esprit / 當上帝喚醒我們的精神 / Wenn Gott erwacht unser Geist / Когда Бог пробуждает наш дух / Wanneer God wakker ons gees / भगवान हमारी आत्मा जागता है / Ketika Allah membangkitkan roh kita / 神は私たちの精神を目覚めさせたとき / Quando Dio risveglia il nostro spirito / 하나님은 우리의 정신을 일깨워 때 /

Quando Deus desperta o nosso espírito


Texto Chave: Ageu 1. 2-14; 2.9


De vez em quando Deus precisa despertar o nosso espírito, assim como despertou o de Zorobabel, Josué e de todo o povo (Ageu 1.14). O nosso espírito é o nosso verdadeiro eu, o nosso homem interior. É com o nosso espírito que louvamos ao Senhor de verdade.
- Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade (João 4.24).
É em espírito que oramos o tempo todo: …Orando em todo tempo no espírito… (Efésio 6.18).

A Consagração acontece primeiramente em nosso espírito. Talvez seja por isso que o Senhor Jesus nos diz para amarmos a Deus de todo nosso coração, alma, força e entendimento (Lucas 10.27).

Mas às vezes o nosso espírito se endurece, se ensurdece, se ensoberbece, se mistura, se esquece das práticas devocionais, adormece, e não mantém viva a comunhão com Deus. Por isso, de vez em quando, Deus precisa despertar o nosso espírito.

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Jesus Cristo: perfeitamente homem! / Jesus Christ perfectly man ! / Jesucristo, perfecto hombre! / Jésus-Christ parfaitement homme! / 耶穌基督是完全的人! / Jesus Christus vollkommen Mann! / Иисус Христос прекрасно человека! / Jesus Christus perfek man! / यीशु मसीह पूरी तरह से आदमी ! / Yesus Kristus sempurna man! / 完全にイエス·キリストの男! / Gesù Cristo perfettamente uomo! / 예수 그리스도는 완벽한 사람 !

Jesus Cristo: perfeitamente homem! 

A verdade com respeito à Pessoa do Senhor Jesus, Filho de Deus, é simples e profunda. Ela se encontra revelada na Palavra de Deus, e podemos conhecê-la mediante a revelação que nos é dada pelo Espírito Santo. Há que se considerar que esta revelação sobrepuja a inteligência humana; a fé, contudo, se apropria das declarações da Sagrada Escritura, e adora.

Cristo na Eternidade, Antes do Tempo

O Deus eterno:

- “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus” (João 1:1).
- “…pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus” (Filipenses 2:6).
Desde a eternidade, antes do tempo, Deus o Filho já existia (ou “era”). Ele, portanto, é sem início, existe eternamente, e é tão elevado e digno de honra como Deus o Pai e Deus o Espírito Santo.
-“Ninguém jamais viu a Deus; o Deus unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou” (João 1:18).

A diferença que a ressurreição faz / The difference is that the resurrection / La diferencia es que la resurrección / La différence est que la résurrection / 不同的是,當復活 / Разница в том , что воскресение / Die verskil is dat die opstanding / अंतर यह है कि जी उठने / Perbedaannya adalah bahwa kebangkitan / 違いは、復活です / La differenza è che la resurrezione / 차이점은부활

A diferença que a ressurreição faz

Texto Chave; Luca 24. 13 – 46

Algumas conversas na Bíblia eu teria pago qualquer preço para ter assistido:

*Jesus com 12 anos de idade ensinando Escola Bíblica Sabatina para os sacerdotes

*Jesus e Nicodemos—“o Mestre” em Israel (Nicodemos) apanhando no Instituto Relâmpago da Meia-Noite

*Jesus e a Mulher Samaritana—a campanha evangelística inesperada

Mas de todas as histórias bíblicas, de todas as aulas de Jesus, a que mais gostaria de ter presenciado foi no Seminário Ambulante de Jesus, caminho a Emaús. Há algo muito especial sobre essa aparência de Jesus a dois discípulos simples, humildes, tristes, confusos, e desconhecidos.

A história da aparência de Jesus para os discípulos caminho a Emaús mostra as tristes consequências de permitir que a cegueira espiritual ofusque nossa visão do Cristo ressurreto, e as maravilhosas consequências de realmente viver à sombra do túmulo vazio.

I. As Consequências de Não Viver a Realidade da Ressurreição de Jesus (Lucas 24:13-31): Falta de Razão para Viver

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Quão bom deve ser o homem para entrar no céu? / How good should be the man to enter heaven ? / ¿Qué tan bueno debe ser el hombre para entrar en el cielo ? / Quelle est la qualité devrait être l'homme d'entrer au ciel ? / 如何好,應該是進入天堂的人嗎? / Wie gut sollte der Mann sein, den Himmel zu kommen ? / Как хорошо должен быть мужчина, чтобы попасть в рай ? / Hoe goed moet die man te betree die hemel wees ? / कितना अच्छा स्वर्ग में प्रवेश करने के लिए आदमी होना चाहिए? / Seberapa baik harus menjadi manusia untuk masuk surga ? / どのように良いことは天国を入力する人でなければなりません? / Quanto è buono dovrebbe essere l' uomo di entrare in cielo ? / 얼마나 좋은 것은 천국 에 들어가는사람이 되어야 하는가?


Quão bom deve ser o homem para entrar no céu?

Ninguém é tão depravado a ponto de pensar que os maus irão para o céu. Todos nós, reconhecemos intimamente que o céu está reservado para os bons. Portanto, a pergunta não é se os maus vão para o céu; e sim, quão bons devem ser os bons para entrar no céu? Foi exatamente com esta pergunta que Jesus se deparou quando falava com uma multidão reunida. Então respondeu: “Se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, jamais entrareis no reino dos céus” Mateus 5.20 Jesus foi apresentado à nação de Israel como seu Messias, Salvador e Rei. João Batista o apresentou como o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, o salvador. 

Quando Jesus se apresentou ao povo, não o fez com a intenção de agradar, como fazem os políticos de nossa época, “eu prometo resolver todos os vossos problemas, dar emprego ao desempregado, moradia ao que não tem casa, remédio aos doentes, e assim por diante,” Na época de eleições há um dilúvio de promessas, mas depois nada é cumprido. Mas o povo gosta de ser enganado! Jesus olhou para as multidões, cheias de expectativas e disse em Mateus 5.17: “Não penseis que vim revogar a lei ou os profetas….não pensem que eu vim facilitar as coisas…eu vim para cumprir”.

O poder daquilo que você diz / The power of what you say / El poder de lo que dices / La puissance de ce que vous dites / 你說的話的力量 / Die Macht , was du sagst / Силу того, что вы говорите, / Die krag van wat jy sê / आप क्या कहते हैं की शक्ति/ Kekuatan apa yang Anda katakan / あなたの言うことの力 / Il potere di quello che dici / 당신이 무슨 말 의 힘 /

O poder daquilo que você diz

Muitas pessoas não sabem o poder daquilo que dizem e por consequência não sabem que estão vivendo hoje por aquilo que disseram no passado. Este versículo diz que o que você diz pode te salvar ou até mesmo destruir sua vida. Nosso problema como filhos de Deus é que achamos que Deus só ouve aquilo que falamos em oração e ignoramos o que dizemos quando não estamos orando. Creio que uma das principais evidências de uma pessoa cheia do Espírito Santo são as suas palavras. Nossas palavras têm o poder de impactar nossa vida, nossa família, nossos negócios e nosso ministério.
Pequenas frases, orações e expressões podem ser usadas a nosso favor, antes que elas se voltem contra nós. Se soubermos usar este dom de falar que Deus nos deu, nossa língua certamente receberá muitas bênçãos e quebrará muita coisa negativa que disseram contra nós. Vida, sucesso, calamidade e até mesmo morte podem acontecer e o melhor de tudo que só depende de nós.

1 – O Poder da Morte nas Palavras

 Tiago 3:6-8 :

6 - A língua também é um fogo; como mundo de iniquidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.
 7 - Porque toda a natureza, tanto de bestas feras como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se amansa e foi domada pela natureza humana;
 8 - Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal.):

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Trabalho e Prosperidade / Work and Prosperity / El trabajo y la Prosperidad / Emploi et prospérité / 工作與繁榮 / Arbeit und Wohlstand / Работа и процветания / Werk en Prosperity / कार्य और समृद्धि / Kerja dan Kesejahteraan / 仕事と繁栄 / Lavoro e benessere / 작업과 번영 /

Trabalho e Prosperidade


"A bênção do Senhor é que enriquece, e ele não acrescenta dores"
 (Provérbios 10.22).

Texto Chave: Provérbios 3.9,10; 22.13; 24.30-34

INTRODUÇÃO

Aprendemos que um provérbio bíblico utiliza a linguagem metafórica para expressar o seu real significado. De fato a palavra hebraica machal ? traduzida em nossas Bíblias como provérbio ?, possui um leque de significados: parábola, comparação, alegoria,  fábula, provérbio, dito enigmático, símbolo, argumentação ou apologia. Tais recursos linguísticos permeiam todo o livro dos Provérbios.
Veremos algumas das metáforas usadas pelos sábios para tratar da natureza do trabalho e sua importância. Elas revelam que o labor é uma condição necessária à expressão humana. Ao observarmos o campo, a imagem de um animal ou mesmo a atividade dos insetos, aprenderemos acerca da grandeza do trabalho. Era dessa forma que os sábios da antiguidade ensinavam, pois quando se entende tais metáforas, compreende-se melhor a natureza do trabalho.

I. A Metáfora do Celeiro e do Lagar (Provérbios 3.9,10)

1. A dádiva que faz prosperar. Em Provérbios 3.9,10, está escrito que devemos honrar ao Senhor com nossas posses e com o melhor de nossa renda. Tal atitude, segundo o sábio, fará com que os nossos "celeiros" se encham abundantemente e que trasbordem de mosto os nossos "lagares". O celeiro e o lagar transbordantes são metáforas que representam uma vida abundante! O celeiro, tradução do hebraico asam, é o lugar onde se deposita a produção de grãos. Quando transbordava era sinal de casa farta! Vemos isso nas bênçãos decorrentes da obediência (Deuteronômio 28.8).

Os Frutos da Obediência na Vida de Israel / The Fruits of Obedience in the Life of Israel / Los frutos de la obediencia en la vida de Israel / Les fruits de l'obéissance dans la vie d'Israël / 以色列在生命的果實服從/ Die Früchte des Gehorsams im Leben von Israel / Плоды послушание в жизни Израиля / Die vrugte van gehoorsaamheid in die lewe van Israel / इस्राएल के जीवन में आज्ञाकारिता का फल / Buah dari Ketaatan dalam Kehidupan Israel / イスラエルの生活服従の果実 / I Frutti di obbedienza nella vita di Israele / 이스라엘의 삶에서 순종의 열매

Os Frutos da Obediência na Vida de Israel


"E será que, havendo-te o SENHOR, teu Deus, introduzido na terra, a que vais para possuí-la, então, pronunciarás a bênção sobre o monte Gerizim e a maldição sobre o monte Ebal"
(Deuteronômio 11.29).

Texto Chave: Deuteronômio 11.26-32

Introdução

No Antigo Testamento, há muitas e grandiosas promessas para Israel. Mas, também, há muitas advertências para esse mesmo povo, caso viesse a desobedecer a Deus. Os capítulos 27 e 28 de Deuteronômio, embora destinados aos israelitas, deveriam ser lidos por todos os crentes, pois os seus princípios são universais.
Em ambas as passagens, somos alertados quanto ao perigo da desobediência. Mas, lembre-se de uma coisa muito importante: não devemos obedecer a Deus apenas para ser abençoados, mas porque o amamos com todo o nosso ser e com toda a nossa alma.

I. Obediência, Um Firme Fundamento

1. Deus fala e quer ser ouvido. Moisés chama a atenção do povo para a necessidade de se "ouvir a voz do Senhor", como condição indispensável para um viver próspero (Deuteronômio 28.1). Isto porque as bênçãos do Senhor são fundamentadas em sua Palavra e qualquer promessa deve estar condicionada àquilo que ela diz. No discurso de Moisés, há uma extensa lista de bênçãos que viriam em virtude de uma resposta positiva à Palavra de Deus (Deuteronômio 28.1-14).

domingo, 27 de outubro de 2013

Porta aberta para a igreja / Open door to the church / Abra la puerta de la iglesia / Ouvrir la porte de l'église / 打開門教會 / Offene Tür in die Kirche / Откройте дверь в церковь / Oop deur na die kerk / चर्च के लिए दरवाजा खोलो / Buka pintu ke gereja / 教会への扉を開く / Aprire porta alla chiesa / 교회에 문을 열어

Porta aberta para a igreja

Introdução

O Novo Testamento usa duas palavras que podem ser traduzidas em português por tempo: krônos e kairós. A palavra Krônos significa o tempo que pode ser medido em dias, meses, anos, séculos, milênios etc. Daí a palavra cronologia. A palavra kairós aplica-se à qualidade do tempo cronos pelos eventos significativos que nele ocorrem. Por exemplo, a encarnação do Filho de Deus em Jesus de Nazaré enche de sentido o tempo vivido por Jesus, principalmente o seu ministério, morte, ressurreição e ascensão ao céu para sentar-se a direita do Pai! A palavra kairós, portanto, refere-se ao tempo como oportunidade. Quando aproveitamos todas as oportunidades que Deus nos dá, o tempo da nossa vida fica cheio de sentido, de significado! Mais importante do que os nossos anos de vida, é a vida em nossos anos!
A porta aberta que Jesus coloca diante da Igreja de Filadélfia, portanto, significa oportunidades que devem ser aproveitadas. Jesus é “o santo, o verdadeiro, o que tem a chave de Davi (autoridade), que abre, e ninguém fechará, e que fecha, e ninguém abrirá” (Apocalipse 3.7). Ele é o Senhor do tempo. Quando ele abre, ninguém fecha; quando ele fecha, ninguém abre. A sabedoria consiste em discernir as portas que Jesus abre. Deus tem muito interesse em atender quando pedimos sabedoria (Tiago 1.3). Ele não só nos abre as portas, mas nos conduz também pelos caminhos certos (Salmos 23.3).
Com base em Apocalipse 3.7-13, que portas Jesus nos abre? Quais as oportunidades mais importantes que ele coloca diante de nós?

A ausência de Jesus / The absence of Jesus / La ausencia de Jesús / L'absence de Jésus / 耶穌沒有 / Das Fehlen von Jesus / Отсутствие Иисуса / Die afwesigheid van Jesus / यीशु का अभाव / Absennya Yesus / イエスの不在 / L'assenza di Gesù / 예수님의 부재

A ausência de Jesus

1. Jesus sempre estava presente na vida de Marta, Maria e Lázaro, todas as vezes que passava por Betânia por certo que os visitava. Marta era aquela que sempre trabalhava, estava sempre preocupada em servir Jesus da Melhor forma possível. Até mesmo quando Jesus estava em outras casas, Marta se prontificava a servi-lo como na casa de Simão o leproso por exemplo, Marta se prontificava a servir a mesa, Marta queria esta sempre presente onde Jesus estava, mas a bíblia narra no evangelho de João capitulo 11 que Jesus estando ausente veio a esta doente Lazaro, e suas irmãs Marta e Maria mandaram chamar Jesus o mais rápido possível, dizendo: Jesus está enfermo aquele que tu amas, Jesus ouvindo isto disse: esta doença não é para a morte mas, para a Glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela. Ora Jesus amava Marta, Maria e Lázaro, ouvindo isto, ainda ficou onde estava por dois dias… e a ausência de Jesus resultou na morte de Lázaro.
A ausência de Jesus Cristo em Nossas vidas….
Quantos estragos podem acontecer em nossas vidas quando Jesus não esta presente?
As vezes vemos lares desmoronando, filhos se distanciando da presença do senhor, e muitos se perguntam, o esta acontecendo?…. porque meu marido ou minha esposa não me compreende? Por que esta tudo dando errado?…Tantas coisas estão acontecendo ao nosso redor e muitas vezes como resultado da ausência de Cristo em nossas vidas.

I- Este é um fato que precisa ser reconhecido, abra seus olhos e veja que Jesus não esta mais presente no seu lar, nas suas vidas, enfim no seu dia-a-dia.

II.- A ausência de Jesus produz solidão (Lucas 15:11-22)

A história do filho prodiga narrado, mostra que quando ele tinha dinheiro, tinha “amigos”, porém quando todos os bens e dinheiro se esgotaram, já não tendo mais nada todos o deixaram, o deixando na mais completa solidão e diz a bíblia que tendo fome desejou comer ate a comida colocada aos porcos, mas nem isto lhe deram. foi necessário cair em si, reconhecer que estava errado. lembrou-se que ate mesmo os empregados de seu pai tinha pão em abundancia e ele ao contrario longe, perecia de fome. Reconheceu seu pecado, pediu perdão, e recebeu do amoroso pai o Perdão, recebendo roupas, anéis e sandálias novas.

UM NOVO CORAÇÃO / UN CORAZÓN NUEVO / A NEW HEART

UM NOVO CORAÇÃO Ezequiel 36:26-30 26 - E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa car...