Não quiseram voltar
Quando abrimos os jornais, ligamos a TV ou rádio, ficamos confusos. Afinal de contas, o que está acontecendo com a humanidade? Encontramos arrombamentos, seqüestros, homicídios, suicídios, assaltos, tráfico de drogas, prostituição, homossexualismo e violência de todo tipo. A família está chegando ao fim – esposo abandona esposa, esposa abandona esposo e filhos; recém nascidos são jogados ao lixo. O que está acontecendo com os homens? O que está acontecendo com o mundo? Para onde vamos se a maldade continuar nesse ritmo? Desde Adão e Eva os homens têm sido pecadores! O pecado tem se espalhado pelo mundo, mas no princípio não era assim. Deus criou o homem à sua imagem e semelhança e o colocou no jardim do Édem. Neste jardim havia flores, havia pássaros, havia frutos. Sim, ali tudo era lindo e perfeito. Este primeiro casal tinha todas as condições para viver e viver bem. Mas Deus havia dito que poderiam comer de todas as árvores do jardim, só não poderiam comer da árvore que estava no meio do jardim; e no dia que dela comessem, morreriam. Mas satanás travestido de serpente disse que eles poderiam comer e assim se tornariam iguais a Deus. Infelizmente, eles preferiram obedecer a satanás, e no momento dessa decisão eles pecaram, e foram expulsos do paraíso, separaram-se de Deus. Desde o momento em que Adão e Eva deram as costas para Deus que as coisas começaram a ficar difíceis. E o pecado foi tomando conta da humanidade. O pecado passou por todos os homens, e agora há necessidade de reconhecimento deste estado de miséria. Todos precisam reconhecer que estão afastados de Deus e que precisam voltar. O sucesso não pode tornar-se realidade enquanto a pessoa exclui Deus de sua vida. Deus nos criou para si e jamais encontraremos satisfação, senão em Deus. A bíblia diz em Salmo 9, 17: “O ímpio será lançado no inferno e todas as nações que se esquecem de Deus” Deus, em sua misericórdia, sempre desejou que o homem voltasse, que se reconciliasse com ele. E usou os patriarcas e os profetas para apresentar este convite. Por que escolheu estes homens? Para convidar o povo para voltar. A missão dos pastores e Igrejas não é outra, senão dizer ao povo que volte, que se reconcilie com Ele, o todo poderoso. Toda a Bíblia fala sobre a reconciliação do homem com Deus, e nesta noite queremos destacar pelo menos três acontecimentos na história Bíblica onde Deus promove a reconciliação.
sexta-feira, 25 de outubro de 2013
Não quiseram voltar / Have refused to return / Se han negado a regresar / Ont refusé de retourner/ 有拒不歸還 / Weigerte sich zurückzukehren / Отказались вернуться / Geweier het om terug te keer / वापस जाने के लिए मना कर दिया है / Menolak untuk kembali / 復帰を拒否している / Hanno rifiutato di tornare / 반환 을 거부 했다
quinta-feira, 24 de outubro de 2013
Uma Vida Cristã Equilibrada / A Balanced Christian Life / Una vida cristiana equilibrada / Une vie chrétienne équilibrée / 一個平衡的基督徒生活/ Eine Balanced Christian Life / Сбалансированный христианской жизни / 'N gebalanseerde Christelike Lewe / एक संतुलित ईसाई जीवन / Kehidupan Kristen Seimbang / バランスクリスチャンライフ / Una vita cristiana equilibrata / 균형 잡힌 그리스도인의 삶
Uma Vida Cristã Equilibrada
"Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai"
(Filipenses 4.8).
Texto de Referência: Filipenses 4.5-9
Introdução
Veremos algumas virtudes que acompanham aqueles cujas vidas foram transformadas pelo Evangelho de Jesus. O Evangelho não apenas proporciona salvação à humanidade, mas também um conjunto de princípios de vida para cada crente, seja na igreja, na família, na sociedade ou com Deus. Não são meras prescrições ou exigências frias de um código de leis, mas valores que transcendem a vida terrena.
Veremos que o Evangelho é poderoso para mudar o caráter de uma pessoa e torná-la apta a tomar para si o "jugo suave" e o "fardo leve" de Cristo Jesus (Mateus 11.30).
I. A Excelência da Mente Cristã
1. Nossos pensamentos. O versículo oito da leitura bíblica em classe na versão ARA diz: "seja isso o que ocupe o vosso pensamento". O apóstolo quer mostrar que a experiência de salvação, em Cristo, produz uma mudança contínua em nossa forma de pensar, a fim de evitarmos as futilidades mundanas que ocupam a mente das pessoas sem Deus. Paulo exorta-nos a preenchermos a nossa mente com aquilo que gera vida e maturidade espiritual, pois "nós temos a mente de Cristo" (1 Coríntios 2.16).
"Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai"
(Filipenses 4.8).
Texto de Referência: Filipenses 4.5-9
Introdução
Veremos algumas virtudes que acompanham aqueles cujas vidas foram transformadas pelo Evangelho de Jesus. O Evangelho não apenas proporciona salvação à humanidade, mas também um conjunto de princípios de vida para cada crente, seja na igreja, na família, na sociedade ou com Deus. Não são meras prescrições ou exigências frias de um código de leis, mas valores que transcendem a vida terrena.
Veremos que o Evangelho é poderoso para mudar o caráter de uma pessoa e torná-la apta a tomar para si o "jugo suave" e o "fardo leve" de Cristo Jesus (Mateus 11.30).
I. A Excelência da Mente Cristã
1. Nossos pensamentos. O versículo oito da leitura bíblica em classe na versão ARA diz: "seja isso o que ocupe o vosso pensamento". O apóstolo quer mostrar que a experiência de salvação, em Cristo, produz uma mudança contínua em nossa forma de pensar, a fim de evitarmos as futilidades mundanas que ocupam a mente das pessoas sem Deus. Paulo exorta-nos a preenchermos a nossa mente com aquilo que gera vida e maturidade espiritual, pois "nós temos a mente de Cristo" (1 Coríntios 2.16).
O Legado de Elias /The Legacy of Elijah / El legado de Elías / Legacy of Elijah / 以利亞的遺產 / The Legacy of Elijah / Наследие Илии / Die nalatenskap van Elia / एलिजा की विरासत / The Legacy of Elia / エリヤの遺産 / L'eredità di Elia / 엘리야 의 유산
"E disse Josafá: Não há aqui algum profeta do Senhor, para que consultemos ao Senhor por ele? Então, respondeu um dos servos do rei de Israel e disse: Aqui está Eliseu, filho de Safate, que deitava água sobre as mãos de Elias"
(2 Reis 3.11).
Texto de Referência: 1 Reis 19.16,17,19-21
Introdução
O teólogo norte-a
mericano A.W. Tozer disse certa vez que "nada morre de Deus quando um homem de Deus morre!" Essa máxima é verdadeira em relação ao profeta Elias e ao seu sucessor, Eliseu. Elias exerceu um ministério excepcional no reino do Norte e, sem dúvida, foi o responsável por ajudar o povo de Deus a manter a sua identidade. Todavia, assim como todos os homens, chegou o dia em que precisou parar. Elias teve o cuidado de seguir a orientação divina na escolha do seu sucessor, bem como em prepará-lo da forma correta. Esta lição nos ensinará como se deu esse processo e como podemos aprender com ele.
A FIDELIDADE DOS OBREIROS DO SENHOR / FIDELITY OF WORKERS OF THE LORD / FIDELIDAD DE LOS TRABAJADORES DEL SEÑOR / FIDELITY DES TRAVAILLEURS DU SEIGNEUR / 富達工人的主 / FIDELITY DER ARBEITNEHMER DES HERRN / Верность РАБОТНИКОВГосподь / प्रभु के श्रमिकों की निष्ठा / Fidelity PEKERJA DARI TUHAN / 主の労働者の忠誠心 / La fedeltà dei Lavoratori del Signore / 주님의 노동자 의충성도
A FIDELIDADE DOS OBREIROS DO SENHOR
"Espero, porém, no Senhor Jesus, mandar- vos Timóteo, o mais breve possível, a fim de que eu me sinta animado também, tendo conhecimento da vossa situação"
(Filipenses 2.19 - ARA).
Texto base: Filipenses 2.19-29
INTRODUÇÃO
A preocupação de Paulo com a unidade e a comunhão da igreja filipense era tão intensa que ele desejava estar presente naquela comunidade. Todavia, o apóstolo encontrava-se preso. Impedido de rever aqueles pelos quais estava disposto a "sacrificar-se" (Filipenses 2.17), Paulo envia dois obreiros fiéis, Timóteo e Epafrodito, para cuidar daquela igreja até sua chegada (Filipenses 2.19-30).
I. - A PREOCUPAÇÃO DE PAULO COM A IGREJA
1. Paulo, um líder comprometido com o pastorado. O versículo do texto áureo revela o coração amoroso de Paulo que, apesar de encarcerado, ansiava por notícias dos irmãos na fé. O apóstolo temia que a igreja filipense ficasse exposta aos "lobos devoradores" que se aproveitam da vulnerabilidade e da fragilidade das "ovelhas" a fim de "devorá-las" (Mateus 10.16; Atos 20.29). Paulo se preocupava com a segurança espiritual do rebanho de Filipos e esforçava-se ao máximo para atendê-lo.
"Espero, porém, no Senhor Jesus, mandar- vos Timóteo, o mais breve possível, a fim de que eu me sinta animado também, tendo conhecimento da vossa situação"
(Filipenses 2.19 - ARA).
Texto base: Filipenses 2.19-29
INTRODUÇÃO
A preocupação de Paulo com a unidade e a comunhão da igreja filipense era tão intensa que ele desejava estar presente naquela comunidade. Todavia, o apóstolo encontrava-se preso. Impedido de rever aqueles pelos quais estava disposto a "sacrificar-se" (Filipenses 2.17), Paulo envia dois obreiros fiéis, Timóteo e Epafrodito, para cuidar daquela igreja até sua chegada (Filipenses 2.19-30).
I. - A PREOCUPAÇÃO DE PAULO COM A IGREJA
1. Paulo, um líder comprometido com o pastorado. O versículo do texto áureo revela o coração amoroso de Paulo que, apesar de encarcerado, ansiava por notícias dos irmãos na fé. O apóstolo temia que a igreja filipense ficasse exposta aos "lobos devoradores" que se aproveitam da vulnerabilidade e da fragilidade das "ovelhas" a fim de "devorá-las" (Mateus 10.16; Atos 20.29). Paulo se preocupava com a segurança espiritual do rebanho de Filipos e esforçava-se ao máximo para atendê-lo.
terça-feira, 22 de outubro de 2013
Compromisso com a Palavra faz vibrar nosso coração / Commitment to the Word makes our heart flutter / Compromiso con la Palabra hace que nuestro corazón agita / Engagement envers la Parole rend notre cœur battre / 承諾的話語,使我們的心撲 / Engagement für das Wort macht unser Herz flattern / Приверженность Слово делает наше сердце трепетать / Verbintenis tot die Woord maak ons hart fladder / पद के प्रति प्रतिबद्धता हमारे हृदय स्पंदन बनाता है / Komitmen terhadap Firman membuat jantung berdebar kami / ワードへのコミットメントは、私たちの心のフラッタを作る / L'impegno per la Parola rende il nostro cuore svolazzano / 말씀에 헌신 우리의 마음 의 떨림 을 만든다
Compromisso com a Palavra faz vibrar nosso coração
“Não ardia em nós o nosso coração quando, pelo caminho, nos falava e quando nos abria as escrituras?” Lucas 24:32
Introdução
O que a Bíblia é para mim? É uma carta que Deus escreveu do céu para nós, que tem poder de nos transformar em pessoas semelhantes a Jesus. Satanás não quer que sejamos semelhantes a Cristo, por isso ele tenta destruir o efeito da palavra em nossa vida.
Quando os discípulos iam para Emaús, Jesus estava com eles e eles não podiam ver a Jesus. Porém, seus corações vibravam com a palavra que era ministrada. O coração de muitos crentes não arde, não vibra mais de alegria, quando a palavra é aberta e pregada. Isso é sinal de enfermidade espiritual. Coração de crente tem que vibrar quando a palavra é ministrada.
“Não ardia em nós o nosso coração quando, pelo caminho, nos falava e quando nos abria as escrituras?” Lucas 24:32
Introdução
O que a Bíblia é para mim? É uma carta que Deus escreveu do céu para nós, que tem poder de nos transformar em pessoas semelhantes a Jesus. Satanás não quer que sejamos semelhantes a Cristo, por isso ele tenta destruir o efeito da palavra em nossa vida.
Quando os discípulos iam para Emaús, Jesus estava com eles e eles não podiam ver a Jesus. Porém, seus corações vibravam com a palavra que era ministrada. O coração de muitos crentes não arde, não vibra mais de alegria, quando a palavra é aberta e pregada. Isso é sinal de enfermidade espiritual. Coração de crente tem que vibrar quando a palavra é ministrada.
Sede de Deus / Thirst for God / Sed de Dios / La soif de Dieu / 渴慕神 / Durst nach Gott / Жажда Бога / Dors na God / भगवान के लिए प्यास / Haus akan Tuhan / 神のための渇き / Sete di Dio / 하나님 갈증
Sede de Deus
Em Salmo 63.1 este texto bíblico o salmista expressa sua carência de Deus, ele está falando de sede. Vivemos uma sociedade sedenta, pessoas que estão à procura de algo que venha preencher o vazio. Muitas se acham no deserto. Como atender esta carência? Creio que é possível, a partir do momento que desenvolvemos uma espiritualidade saudável, equilibrada e disciplinada. Consideremos algumas ideias:
1. O que é espiritualidade?
Não é fuga, também não se trata de uma falsa religiosidade ou piedade. Não é um mero estereótipo religioso. Muitos, hoje, confundem vida com Deus com usos e costumes, ou penitências, e há aqueles que chegam até a práticas da auto flagelação. Espiritualidade é uma vida de comunhão íntima, intensa e permanente com Deus. É andar com Deus, é ser amigo de Deus, é curtir Deus, é amar Deus acima de todas as coisas. “Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento” (Mateus 22.37). É viver um estilo de vida planejado por Jesus em João 10.10: “O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”. É estar conectado com Deus como lemos em João 15.4-5: “Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós.
Em Salmo 63.1 este texto bíblico o salmista expressa sua carência de Deus, ele está falando de sede. Vivemos uma sociedade sedenta, pessoas que estão à procura de algo que venha preencher o vazio. Muitas se acham no deserto. Como atender esta carência? Creio que é possível, a partir do momento que desenvolvemos uma espiritualidade saudável, equilibrada e disciplinada. Consideremos algumas ideias:
1. O que é espiritualidade?
Não é fuga, também não se trata de uma falsa religiosidade ou piedade. Não é um mero estereótipo religioso. Muitos, hoje, confundem vida com Deus com usos e costumes, ou penitências, e há aqueles que chegam até a práticas da auto flagelação. Espiritualidade é uma vida de comunhão íntima, intensa e permanente com Deus. É andar com Deus, é ser amigo de Deus, é curtir Deus, é amar Deus acima de todas as coisas. “Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento” (Mateus 22.37). É viver um estilo de vida planejado por Jesus em João 10.10: “O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”. É estar conectado com Deus como lemos em João 15.4-5: “Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós.
O que acontece quando o povo de Deus não o consulta? / What happens when God's people do not visit? / ¿Qué sucede cuando el pueblo de Dios no visitan? / Qu'advient-il lorsque le peuple de Dieu ne visitent pas? / 神的人不訪問時,會發生什麼事? / Was passiert, wenn das Volk Gottes nicht besuchen? / Что происходит, когда народ Божий не посещает? / Wat gebeur wanneer God se mense besoek nie? / भगवान के लोगों को यात्रा नहीं करते हैं तो क्या होगा? / Apa yang terjadi ketika umat Tuhan tidak mengunjungi? / 神の人々が訪れていない場合はどうなりますか? / Cosa succede quando il popolo di Dio non visitare? / 하나님의 사람들이 방문하지 않는 경우 어떻게됩니까?
O que acontece quando o povo de Deus não o consulta?
O texto de Josué 10.1-27 narra o encontro dos heveus, gibeonitas com os israelitas. O povo de Josué foi envolvido por uma ardilosa artimanha dos gibeonitas e, face a ingenuidade, fizeram aliança com aquele povo cananeu. Sobre Gibeão, a cidade destes que enganaram os israelitas, há uma referência em Josué 10:2, descrevendo-a como uma das grandes cidades de Canaã.
Nos versos 4 e 5 de Josué 10, a Bíblia narra que os gibeonitas usaram de astúcia: se fingiram de embaixadores, tomaram sacos velhos sobre seus jumentos, odres de vinho velhos, rotos e recosidos, trajaram roupas velhas e portaram pão seco e bolorento. Todos os cuidados visaram convencer os israelitas de que eram embaixadores de uma terra longínqua. A finalidade era garantir a sobrevivência do seu povo frente aos devastadores israelitas que, com a força do Senhor, eram imbatíveis.
O texto de Josué 10.1-27 narra o encontro dos heveus, gibeonitas com os israelitas. O povo de Josué foi envolvido por uma ardilosa artimanha dos gibeonitas e, face a ingenuidade, fizeram aliança com aquele povo cananeu. Sobre Gibeão, a cidade destes que enganaram os israelitas, há uma referência em Josué 10:2, descrevendo-a como uma das grandes cidades de Canaã.
Nos versos 4 e 5 de Josué 10, a Bíblia narra que os gibeonitas usaram de astúcia: se fingiram de embaixadores, tomaram sacos velhos sobre seus jumentos, odres de vinho velhos, rotos e recosidos, trajaram roupas velhas e portaram pão seco e bolorento. Todos os cuidados visaram convencer os israelitas de que eram embaixadores de uma terra longínqua. A finalidade era garantir a sobrevivência do seu povo frente aos devastadores israelitas que, com a força do Senhor, eram imbatíveis.
Quem é você? / Who are you? / ¿Quién es usted? / Qui êtes-vous? / 你是誰? / Wer sind Sie? / Кто вы? / Wie is jy? / तुम कौन हो? / Siapa kau? / あなた誰? / Chi sei? / 당신은 누구인가?
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Texto de referência: (João 1: 22 -32)
E este foi o testemunho de João, quando os judeus lhe enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para que lhe perguntassem: quem és tu? (João 1: 22).
Tenho certeza de que você pelo menos já ouviu falar de crise de identidade. Uma pessoa em crise de identidade é alguém que pensa que é o que não é ou acredita ser o que nunca foi. Noutras palavras, a pessoa em crise de identidade não tem uma visão correta de si mesma. Vivem em confusão, ilusão, mentiras. João Batista, o profeta, não sofria desta crise.
O texto bíblico relata que uma comissão de fariseus encontrou-se com o profeta para elucidar uma dúvida que atormentava os líderes religiosos judeus: seria João, o batista, o Messias, ou o profeta Elias, ou o Profeta (aquele que Moisés anunciara e que seria semelhante a ele, conforme Deuteronômio 18:15-19)? As respostas de João deixaram os fariseus ainda mais confusos: Eu não sou o Cristo, eu não sou Elias, eu não sou o Profeta! Os pobres emissários de Jerusalém acabaram por suplicar a João: Por favor, não podemos voltar aos nossos superiores sem uma resposta. Diga-nos, enfim, quem é você! (João 1. 22).
Crentes não transformados / Believers unprocessed / Los creyentes no procesados / Les croyants non transformés / 信徒未處理 / Gläubige unverarbeitete / Верующие необработанные / Gelowiges onverwerkte / असंसाधित विश्वासियों / Orang-orang percaya yang belum diproses / 未処理の信者 / I credenti non trasformati / 처리되지 않은 신자
Crentes não transformados
Introdução
Transformação é uma palavra chave na vida de cada pessoa que se identifica como seguidora de Jesus Cristo. As nossas igrejas estão cheias de simpatizantes e admiradores dos ensinamentos de Jesus, porém com tristeza vemos muitos crentes viverem de forma bem distante e diferente da proposta de Jesus . A transformação de que fala a bíblia é uma condição inegociável para o cristão , ela é ampla e global, é renovação da mente, é a mente da pessoa que controla sua vida, que determina suas ações, seu procedimento, por isso a bíblia diz que a renovação, a mudança , a transformação precisa acontecer na mente.
Há muitas ideias erradas sobre transformação:
1. Transformação não é somente vir a igreja em todas as reuniões, participar dos cultos, andar com a bíblia e dizer sou crente.
2. Transformação não é somente deixar de fumar, beber, jogar e outras coisas similares.
3. Transformação não é somente falar do que Jesus faz ou pode fazer.
4. Transformação não é somente deixar de andar em companhia de pessoas marginalizadas pela sociedade.
Introdução
Transformação é uma palavra chave na vida de cada pessoa que se identifica como seguidora de Jesus Cristo. As nossas igrejas estão cheias de simpatizantes e admiradores dos ensinamentos de Jesus, porém com tristeza vemos muitos crentes viverem de forma bem distante e diferente da proposta de Jesus . A transformação de que fala a bíblia é uma condição inegociável para o cristão , ela é ampla e global, é renovação da mente, é a mente da pessoa que controla sua vida, que determina suas ações, seu procedimento, por isso a bíblia diz que a renovação, a mudança , a transformação precisa acontecer na mente.
Há muitas ideias erradas sobre transformação:
1. Transformação não é somente vir a igreja em todas as reuniões, participar dos cultos, andar com a bíblia e dizer sou crente.
2. Transformação não é somente deixar de fumar, beber, jogar e outras coisas similares.
3. Transformação não é somente falar do que Jesus faz ou pode fazer.
4. Transformação não é somente deixar de andar em companhia de pessoas marginalizadas pela sociedade.
segunda-feira, 21 de outubro de 2013
Do serviço voluntário à missão de servo / Volunteer service to the mission of servant / El servicio voluntario a la misión del siervo / Volontaire service de la mission de serviteur / 志願服務僕人的使命 / Freiwilliger Dienst an der Mission der Diener / Служба волонтеров к миссии слугу / Vrywillige diens aan die missie van die dienaar / नौकर के मिशन के लिए सेवा स्वयंसेवी / Relawan pelayanan kepada misi hamba / 使用人の使命へのサービスをボランティア / Volontari servizio alla missione di servo / 종 의 사명 에 대한 서비스를 자원 봉사
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INTRODUÇÃO
1. Começamos com o propósito de Deus nas provações. Vamos prosseguir selecionando textos que mostram sempre servos de Deus sendo provados e aprovados por Deus através das experiências da vida.
2. Refletiremos sobre a experiência de Moisés, um dos maiores líderes da história do povo de Deus.
3. A história de Moisés, resumida por Estevão, está dividida em três fases de 40 anos (Atos 7.23, 30 e 36). É importante compreender essas três fases na vida desse servo de Deus para percebermos como o jovem voluntarioso (Êxodo 2.11-12) tornou o homem mais manso da terra (Números 12.1-3), e o que isto significa para nós hoje. Como aconteceu com José, Moisés foi duramente provado e, finalmente, aprovado por Deus para ser participante da sua obra na terra.
1º – A Frustração do Voluntário
1. Na primeira fase de 40 anos, Moisés recebeu esmerada formação religiosa de sua mãe (Êxodo 2.5-10) e a melhor educação geral no palácio egípcio (Atos 7.22), tornando-se um homem poderoso em palavras e obras.
2. Moisés tinha consciência da sua identidade e da sua missão, talvez fruto da sua formação religiosa (Hebreus 11. 23-26). Por isso, considerou-se apto para iniciar sua missão de libertador. Mas cometeu diversos equívocos. Quando viu um egípcio espancando um hebreu (Êxodo 2.11-12).
Dos sonhos a uma vida frutífera / From dreams to a fruitful life / De los sueños a una vida fructífera / Du rêve à une vie féconde / 從夢想到了富有成效的生活 / Von Träumen zu einem fruchtbaren Leben / От мечты к плодотворной жизни / Van drome tot 'n vrugbare lewe / सपनों से एक सार्थक जीवन के लिए / Dari mimpi untuk hidup berbuah / 夢から実りある人生へ / Dai sogni di una vita feconda / 꿈 에서유익한 생활
Dos sonhos a uma vida frutífera
Introdução
1. Começamos com o propósito de Deus nas provações. Vamos prosseguir selecionando textos que mostram sempre servos de Deus sendo provados e aprovados por Deus.
2. Refletiremos sobre a experiência de José, filho de Jacó. Veremos como um sonhador é preparado na escola da realidade para o cumprimento dos propósitos de Deus em sua vida.
3. A graça de Deus supera os limites das fraquezas humanas demonstradas no favoritismo de Jacó a José (Gênesis 37.3), na atitude de delação dos seus irmãos (Gênesis 37.2) e no relato de José dos seus sonhos (Gênesis 37.5-11). Tanto essas fraquezas quanto a reação violenta dos irmãos de José não escaparam à ação soberana de Deus que usou tudo isto para realizar os seus propósitos. Isto nos dá esperança.
1º – Os Sonhos Que Inspiram
1. “Vem lá o tal sonhador!” (Gênesis 37.19). Essa expressão zombeteira mostra como os idealistas podem ter problemas por causa dos seus sonhos. Os irmãos de José planejaram matá-lo e zombaram: “Vejamos em que lhe darão os sonhos” (Gênesis 37.20).
Introdução
1. Começamos com o propósito de Deus nas provações. Vamos prosseguir selecionando textos que mostram sempre servos de Deus sendo provados e aprovados por Deus.
2. Refletiremos sobre a experiência de José, filho de Jacó. Veremos como um sonhador é preparado na escola da realidade para o cumprimento dos propósitos de Deus em sua vida.
3. A graça de Deus supera os limites das fraquezas humanas demonstradas no favoritismo de Jacó a José (Gênesis 37.3), na atitude de delação dos seus irmãos (Gênesis 37.2) e no relato de José dos seus sonhos (Gênesis 37.5-11). Tanto essas fraquezas quanto a reação violenta dos irmãos de José não escaparam à ação soberana de Deus que usou tudo isto para realizar os seus propósitos. Isto nos dá esperança.
1º – Os Sonhos Que Inspiram
1. “Vem lá o tal sonhador!” (Gênesis 37.19). Essa expressão zombeteira mostra como os idealistas podem ter problemas por causa dos seus sonhos. Os irmãos de José planejaram matá-lo e zombaram: “Vejamos em que lhe darão os sonhos” (Gênesis 37.20).
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