sexta-feira, 18 de outubro de 2013

O belo na aparência? Cristo é a melhor essência / The beautiful in appearance ? Christ is the very essence / La hermosa en apariencia ? Cristo es la esencia misma / La belle en apparence? Christ est l'essence même / 外形美觀?基督的本質 / Das schöne in Erscheinung ? Christus ist das Wesen / Красивый внешний вид? Христос является самой сутью / Die mooi in voorkoms ? Christus is die kern / दिखने में सुंदर ? मसीह बहुत सार है / Yang indah dalam penampilan ? Kristus adalah esensi / 外観が美しい?キリストは本質です / La bella in apparenza ? Cristo è l'essenza stessa / 외관에아름다운 ? 그리스도는 본질 이다


O belo na aparência? Cristo é a melhor essência

Introdução

O autor irlandês Oscar Wilde (1854-1900) citou a seguinte frase: “Só as pessoas fúteis não fazem julgamentos baseados na aparência. Os verdadeiros mistérios do mundo são as coisas visíveis, não as invisíveis”. Essa frase atravessou um século sendo repetida apenas como provocação e soando para muitos como um insulto. Pois bem, neste começo do século XXI ela define uma atitude que tem enorme peso nas relações pessoais e que é fundamental na definição de sucesso ou fracassos de carreiras, empresas e produtos. A arte de fazer coisas belas tornou-se um componente vital da economia moderna. No mercado de trabalho em empresas de ponta altamente competitivas, os DESIGNERS’S são hoje mais bem pagos e admirados do que os engenheiros e administradores.

Design é tudo aquilo que torna uma coisa cotidiana mais usável ou desejável.

I. O Belo na Aparência (I Samuel 16: 6-7)

Ao americano Steve Jobs, o chefão da empresa APPLE, atribui-se o feito de ter salvado sua companhia da falência simplesmente desenhando produtos irresistíveis. O mais recente deles, o iPod, um pequeno tocador de músicas em MP3, tornou-se uma mania mundial e a grande fonte de receita de empresas Jobs.

As grandes empresas se perguntam: Como se diferenciar e chamar a atenção do consumidor para determinada marca? Resposta: fazendo com que o produto, além de cumprir bem sua função específica, atraia pela beleza, ou pelo estilo inusitado, ou pela aparência identificada com o próprio jeito de ser e de pensar do usuário. Em suma, pelo design. Vemos com exemplos: celulares, roupas, jóias, costumes, carros, eletrodomésticos, casas, etc.

Você quer ser discípulo de Cristo. / You want to be a disciple of Christ . / ¿Quieres ser un discípulo de Cristo. / Vous voulez être un disciple du Christ. / 你想成為基督的門徒。 / Sie wollen ein Jünger Christi zu sein. / Вы хотите быть учеником Христа . / Jy wil 'n dissipel van Christus te wees. / तुम मसीह के एक शिष्य होना चाहता हूँ. / Anda ingin menjadi murid Kristus . / あなたはキリストの弟子になりたい。 / Vuoi essere un discepolo di Cristo / 여러분은 그리스도 의 제자 가되고 싶어요.

Você quer ser discípulo de Cristo.

O logos divino, a base para o discipulado.

Com um olhar focado nas escrituras, buscaremos destacar as realidades encontradas, que demonstram o pensar neo-testamentário sobre o discipulado. O novo testamento nos revela que, no início do discipulado, existe um elemento fundamental para que o mesmo ocorra na prática. Porém este elemento é posterior à vocação e ao Logos da vida, que nos confere o dínamo para exercer uma resposta a esta vocação.
Tendo como fato incontestável que a palavra de Deus, sendo pronunciada, é a geradora primária de todo o movimento discipulador, podemos destacar então, este, como o grande motivo pelo qual faz-se necessário observarmos antes do discípulo e do discipulado, a palavra de Deus sendo proferida “Disse-lhes Jesus: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. ”Mateus 4:19, sem a qual os outros dois, discípulo e discipulado, não existiriam. Só então, posterior ao logos, tem início todo o processo de discipulado, pois sem a vocação divina, não há discipulado. Posteriormente à vocação de Deus, surge então o elemento indispensável que citamos acima; este elemento é o segundo fator essencial para que a dinâmica do discipulado entre em movimento. Podemos percebê-lo no evangelho de Lucas, no capítulo 9 verso 23. Trata-se da transposição de uma ação de entrega da vocação em si, feita por Deus, para uma ação sinérgica, que envolve agora a pessoalidade do discípulo, onde lhe é dada a liberdade de expressar sua vontade dentro do processo de discipulado.

1. Seja feita a tua vontade.

“…Se alguém quer vir após mim,…” Lucas 9:23.As escrituras não nos mostram Jesus Cristo forçando ninguém ao discipulado, antes conferia àqueles que eram candidatos a aprendiz de Cristo, uma decisão moral livre, ou seja, para que o discipulado ocorresse de fato, o indivíduo teria que querer, caso contrário não haveria discipulado.

A guerra espiritual entre dois reinos / The spiritual war between two kingdoms / La guerra espiritual entre dos reinos / La guerre spirituelle entre deux royaumes / 兩個王國之間的心靈之戰 / Der geistige Krieg zwischen zwei Königreichen / Духовная война между двумя королевствами / Die geestelike oorlog tussen twee koninkryke / दो राज्यों के बीच आध्यात्मिक युद्ध / Perang spiritual antara dua kerajaan / 二つの王国の間に精神的な戦争 / La guerra spirituale tra due regni / 두 나라 사이의 영적 전쟁

A guerra espiritual entre dois reinos

“Eis aí vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões e sobre todo o poder do inimigo, e nada, absolutamente nada, vos causará dano.” Lucas 10:19

Há uma guerra espiritual que se trava diuturnamente entre os dois reinos: o da Luz contra o das trevas; o do Amor contra o do ódio; o do Bem contra o do mal; o da Liberdade contra o da prisão e assim por diante.
Esta guerra espiritual começou lá no Jardim do Éden, atravessou os milênios, e irá até o tempo em que Deus aniquilará, de uma vez por todas, o reino de satanás. E esta guerra não acontece apenas entre Deus e o diabo, os anjos e os demônios, o Bem e o mal, mas conosco também. Nós, os homens, que ficamos no meio desse tiroteio. Se não estivermos preparados, poderemos levar chumbo grosso pra todo lado procedentes do inimigo. Se estivermos atentos, vigilantes, protegidos “com toda armadura de Deus”, cobertos com o sangue de Jesus, “seremos mais que vencedores por Aquele que nos amou”.
Esta guerra espiritual pode ser definida como expulsão de demônios do território que é de Deus, das vidas possuídas por eles, ou das vidas oprimidas, atormentadas, tentadas por eles.

A visão do Oleiro / The vision of the Potter / La visión del Potter / La vision de l' Potter / 波特的願景 / Die Vision des Potter / Видение Поттера / Die visie van die Potter / पॉटर की दृष्टि / Visi dari Potter / ポッターのビジョン / La visione del Vasaio / 포터 의비전

A visão do Oleiro

Deus ordenou que Jeremias capítulo 18 fosse a casa do oleiro, ai observou que o oleiro fazia um vaso de barro. O vaso se partiu na mãos do oleiro, o qual o refez, porem diferente do vaso interior. Esta parábola contem varias lições importantes sobre a obra de Deus em nossa vidas

( 1 ) Nossa submissão a Deus como Aquele que molda tanto o nosso caráter quanto o nosso serviço para Ele, determina em grande parte, o que Ele pode fazer através de nos

( 2 ) Falta de profunda dedicação a Deus da nossa parte, pode estorvar seu propósito original para nossa vida

( 3 ) Deus se quiser mudar seus planos para a nossa vida ( fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos seus olhos fazer Jeremias 18.4 ).

Mas nos concentramos nos elementos e nas etapas usados na fabricação do vaso pelo oleiro e veremos o agir de Deus em nossas vidas

A Verdade vos Libertará / The Truth Shall Set You Free / La Verdad Los Hará Libres / La vérité vous rendra libres/ 真理必叫你們得以自由 / Die Wahrheit wird euch frei machen / Истина сделает вас свободными / Die waarheid sal julle Vry / सत्य तुम्हें स्वतंत्र करेगा / Kebenaran Akan Membebaskan Anda / 真実はあなたを自由に設定しましょう / La verità vi renderà liberi / 진실 은 당신을 자유롭게 설정해야한다 /

A Verdade vos Libertará

O conceito da “verdade” vem desafiando a humanidade por milhares de anos. Filósofos da antiga Grécia debatiam a natureza da verdade. Eles discutiam se ela era real e absoluta, ou relativa e ilusória. Suas dúvidas podem ter sido refletidas numa questão de Pilatos: “Que é a verdade?” (João 18:38).

Hoje, a mesma pergunta surge continuamente em várias situações. É de vital importância que achamos a resposta para esta pergunta na área de religião. O que é verdadeiro? Posso conhecer a verdade?

Para ajudar-nos a responder a estas questões, vamos focalizar nossa atenção em um versículo do ensinamento de Jesus. Em João 8:32, ele disse: “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará .” Considere as implicações desta afirmação.

1 . “A Verdade”

Os humanos podem andar em dúvida e incerteza, mas Jesus é inequívoco. Ele fala sobre a verdade como algo exato e objetivo. Em outra parte ele nos fala que a verdade é a palavra de Deus revelada. Quando ele falou com seu Pai (João 17:17), ele disse: “tua palavra é a verdade”. Quando Jesus falou sobre a verdade, ele não estava falando sobre uma vaga abstração resultante de um intenso pensamento humano, meditação, lógica ou de um debate. Ele não definiu a verdade em termos subjetivos como uma coisa qualquer que as pessoas escolheriam acreditar. Jesus definiu a verdade como um fato revelado e eterno! A palavra de Deus é verdadeira independentemente do fato de eu concordar com isso, de eu aceitar e obedecer, ou rejeitar e contestar.

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

A Igreja e os desafios modernos / The Church and the modern challenges / La Iglesia y los desafíos actuales / L'Eglise et les défis modernes / 教會和現代化的挑戰 / Die Kirche und die modernen Herausforderungen / Церковь и современные вызовы / Die Kerk en die moderne uitdagings / चर्च और आधुनिक चुनौतियों / Gereja dan tantangan modern / 教会と現代の課題 / La Chiesa e le sfide moderne / 교회와현대의 도전

A Igreja e os desafios modernos

Elias foi profeta do Reino do Norte, tendo vivido no auge da corrupção de seu país, no século IX a.C. Seu ministério foi marcado pelo sobrenatural de Deus. Ele foi uma pessoa presente na história de Israel, isto é, encontrava-se envolvido com os problemas, os conflitos e as aflições de seu povo. Suas virtudes e atitudes que provocaram mudanças na vida político-religiosa de Israel são, ainda, válidas em nossos dias.

Um pouco antes desse profeta se destacar em Israel, o que se via no cenário político era um bipartidarismo radical. Nesse período dominavam os maus governos. O rei Onri, por exemplo, foi considerado “pior do que todos quantos foram antes dele”, 1 Reis 16: 25-26. Depois de sua morte, Acabe, seu filho, reinou em seu lugar e fez ainda pior, multiplicando a tragédia e a iniquidade em Israel, 1 Reis 16: 31-33. Seu casamento com Jezabel foi uma união política que contribuiu muito para engrossar ainda mais o caos dessa nação.

Amando a Igreja do Senhor. Ela é o Povo de Deus / Loving the Lord's Church. She is the People of God / Amar a la Iglesia del Señor . Ella es el Pueblo de Dios / Aimer l'Église du Seigneur. Elle est le Peuple de Dieu / 愛主的教會。她是上帝的人民 / Liebevoll der Kirche des Herrn . Sie ist das Volk Gottes / Любить Церкви Господа . Она является народ Божий / Liefde vir die Here se kerk. Sy is die mense van God / लॉर्ड्स चर्च प्यार . वह भगवान के लोग है / Mencintai Gereja Tuhan . Dia adalah Umat Allah / 主の教会を愛する。彼女は神の民である / Amare la Chiesa del Signore . Lei è il Popolo di Dio / 주님의 교회 를 사랑. 그녀는 하나님 의 사람입니다

Amando a Igreja do Senhor. Ela é o Povo de Deus

A Igreja de Cristo – Nasceu no coração de Jesus.

Sempre fez parte do plano de Deus atrair pessoas e formar comunidades, com o fim de, através destas, revelar seu plano salvífico a toda a criação. Daí, que surge a aliança com Abrão, com o objetivo de ser um abençoador (Gênesis  12.1-3). Moisés foi chamado com esse propósito – o resgate e libertação do povo de Deus. Israel, em toda a sua trajetória, conviveu com uma expectativa de ser instrumento de redenção a todos os povos, veja a locução do profeta Isaías: “Não fale o estrangeiro que se houver chegado ao SENHOR, dizendo: O SENHOR, com efeito, me separará do seu povo; nem tampouco diga o eunuco: Eis que eu sou uma árvore seca. Darei, na minha casa e dentro dos meus muros, um memorial e um nome melhor do que filhos e filhas; um nome eterno darei a cada um deles, que nunca se apagará. Aos estrangeiros que se chegam ao SENHOR, para o servirem e para amarem o nome do SENHOR, sendo, desse modo, servos seus, sim, todos os que guardam o sábado, não o profanando, e abraçam a minha aliança, também os levarei ao meu santo monte e os alegrarei na minha Casa de Oração; os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos no meu altar, porque a minha casa será chamada Casa de Oração para todos os povos.” (Isaías 56.3-7). Nesse contexto, é que encontramos Jesus dizendo: “Digo-vos que muitos virão do Oriente e do Ocidente e tomarão lugares à mesa com Abraão, Isaque e Jacó no reino dos céus.” (Mateus 8.11).

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Seguir a Jesus / Following Jesus / Seguir a Jesús / Suivre Jésus / 跟隨耶穌 / Nach Jesus / Следовать за Иисусом / Na aanleiding van Jesus / यीशु के बाद / Mengikuti Yesus / イエスに続いて / A seguito di Gesù / 예수님을 따라 /

Seguir a Jesus

Esta passagem do evangelho de Lucas 23. 26 - 48 , é muito conhecida. Trata-se do principal acontecimento de toda a Bíblia, a crucificação de Jesus.
Claro que não é possível, nos breves momentos de que dispomos, o desenvolvimento de toda esta passagem…. mas há um aspecto que gostaria de destacar. Uma palavra que aparece várias vezes e que me chamou a atenção nesta descrição. A palavra seguir, é uma palavra muito utilizada nos evangelhos. O próprio Jesus convidou muitos a segui-lo… nós também tentamos seguir a Jesus…
Numa época em que as igrejas estão em crise e em que muitos outros assuntos são abordados nos nossos púlpitos, talvez seja necessário parar por uns instantes para perguntar: Afinal, o que é seguir a Jesus ? Qual o centro da sua mensagem ?
Vejamos em que é que esta passagem nos poderá ajudar.

Logo no início da passagem lida,  em Lucas 23. 26, Simão o cireneu pegou na cruz para seguir atrás dele, como vem na Boa Nova.
Lucas 23. 27, segundo a tradução de Ferreira de Almeida, afirma que seguia-o uma grande multidão.
Também os dois criminosos foram obrigados a seguir a Jesus, embora a palavra seguir não apareça aqui.

Isto suscita-nos várias perguntas:

(1) O que significa a expressão seguiam a Jesus ?
(2) O que entendemos nós, por seguir a Jesus ?
(3) Qual o apoio, qual a aceitação que Jesus dá à nossa atitude, à forma como o seguimos ?
(4) Qual a atitude que Jesus aceitou ?
(5) O que representou para Jesus o pedido do criminoso ?

Salvação da alma / Salvation / Salvación / Salut / 救恩 / Salvation / Спасение / Redding / मोक्ष / Keselamatan / 救い / Salvezza / 구원

Salvação da alma

1. Mateus 10.34-39

A palavra “Paz” aqui se refere não à ausência de guerra, mas a uma situação de conflito na família. Não a uma espada usada em combate (Mateus 10.34), mas do fato de que não seremos sempre felizes durante nossa vida e que algo como uma espada traspassará nosso coração e nos fará sofrer (Lucas 2.35). O que o Senhor queria dizer é que Ele pode, algumas vezes, ser a causa dessa dor (Mateus 10.35). Os amados na própria família se voltam contra o homem e o ferem. Na família surge inimizade e maldade (Mateus 10.36). Se você amar uma pessoa neste mundo mais que ao Senhor, você não pode ser Seu discípulo. Você somente pode ser Seu discípulo se amá-lo totalmente (Mateus 10.37).
O Senhor não disse que devemos tomar um fardo. Fardos são inevitáveis; tomar a cruz é algo opcional (Mateus 10.38). Assim como a primeira cruz foi uma escolha do Senhor, as cruzes devem ser algo que nós escolhemos. Alguns pensam que, quando estão em dificuldades ou em necessidade, eles estão tomando a cruz. Não é verdade, pois mesmo que eles não fossem crentes, situações como essas certamente  ocorreriam. Tomar a cruz é escolher a vontade do Pai (Mateus 26.42). O Senhor escolheu a cruz! (Filipenses 2.7, 8).
Igualmente, nossa cruz também deve ser de nossa própria escolha. Mas, se formos indulgentes com nós mesmos em relação às coisas dessa vida, não estaremos tomando a cruz. Devemos nos lembrar de que Deus não nos permitiu ser indulgentes com nós mesmos em relação às coisas deste mundo (João 10.18).

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Reavivando a maior prioridade cristã / Reviving the highest priority Christian / La reactivación de la más alta prioridad cristiana / Relancer la plus haute priorité Christian / 復興最高優先基督教 / Wiederbelebung der höchsten Priorität Christian / Возрождая наивысший приоритет христианского / Die hervatting van die hoogste prioriteit Christelike / सर्वोच्च प्राथमिकता ईसाई पुनर्जीवित / Reviving prioritas tertinggi Kristen / キリスト教の最も高い優先度を復活 / Rilanciare la massima priorità cristiana / 우선 순위가 가장 높은 기독교 부흥

Reavivando a maior prioridade cristã

O Reino de Deus, que é o domínio de Cristo na vida do cristão, é ou deveria ser a maior prioridade de sua vida. A grande diferença da vida do cristão para o ímpio é que este tem uma prioridade posta (Malaquias 3.18; Colossenses 3.1-2). O ímpio busca sucesso, coisas materiais, vida de prazeres fugazes, dentre outras coisas. Mas o cristão prioriza a Deus em sua vida.
Mas, o que significa buscar o Reino de Deus com prioridade?

Introdução:

- Ilustração: Pegue uma Jarra com 2/3 de areia e duas pedras para serem inseridas na jarra. O melhor será a retirada da areia, a colocação das duas pedras para depois reintroduzir a quantidade de areia possível.
- As maiores prioridades são como as pedras: Deus e família! A areia representa um grande número de coisas desta vida que se apresentam como prioridade!
- O Reino de Deus, que é o domínio de Cristo na vida do cristão, é ou deveria ser a maior prioridade de sua vida. A grande diferença da vida do cristão para o ímpio é que este tem uma prioridade posta (Malaquias 3.18; Colossenses 3.1-2). O ímpio busca sucesso, coisas materiais, vida de prazeres fugazes, etc. Mas o cristão prioriza a Deus em sua vida.
Mas, o que significa buscar o Reino de Deus com prioridade?

UM NOVO CORAÇÃO / UN CORAZÓN NUEVO / A NEW HEART

UM NOVO CORAÇÃO Ezequiel 36:26-30 26 - E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa car...