Jesus fala do testemunho dos salvos
Neste texto vamos focalizar a comunidade dos salvos, para ver como deve ela funcionar e quais as suas atribuições. Esta comunidade é a Igreja a que pertencemos, onde militamos e corremos a carreira da fé, dentro da qual procuramos servir como salvos a Cristo. Foi por intermédio dessa comunidade que pudemos conhecer a Palavra de Deus e o Salvador Jesus Cristo. A ela devemos muito do que somos e temos, portanto, é nosso dever servi-la, crendo ser ela instrumento de Deus para a promoção do seu Reino aqui na terra.
Esta mensagem destaca o testemunho dos salvos, aquilo que os redimidos pelo sangue de Jesus devem dizer para que outras pessoas alcancem a mesma bênção. Jesus nos chama é fato, para sermos salvos, mas, alcançada esta bênção, Ele nos envia ao mundo, para levar a notícia do amor de Deus aos que ainda estão nas trevas do pecado. Como podemos realizar esta tarefa? O que é que devemos dizer para que o mundo creia? O estudo da lição deverá conduzir-nos às respostas.
ANÁLISE DA MENSAGEM
“e sereis minhas testem unhas … ” (Atos 1.8). O que é uma testemunha? Num júri, a testemunha desempenha papel muito importante, pois por sua palavra um fato é tido como verdadeiro ou falso. O conceito a respeito de Jesus, seu evangelho, sua morte e ressurreição, depende também da palavra de suas testemunhas.
quinta-feira, 5 de setembro de 2013
Jesus fala do testemunho dos salvos / Jesus speaks of the testimony of the saved / Jesús habla del testimonio de los salvados / Jésus parle du témoignage de ceux qui sont sauvés / 耶穌的見證保存 / Jesus spricht von der Aussage des gespeicherten / Иисус говорит о показаниях сохраненные / Jesus praat van die getuienis van die wat gered word
Semeadores da última hora / Sowers of last minute / Sembradores de último minuto / Semeurs de dernière minute / 最後一分鐘的苗圃 / Sowers der letzten Minute / Сеятели последнюю минуту / Saaiers van die laaste minuut
Semeadores da última hora
Precisamos com muita dedicação trabalharmos na seara do Senhor. Pesa sobre os nossos ombros a responsabilidade de propagar o evangelho de Cristo. Esta é a última hora. Com que nos apresentaremos diante dele?
I – O semeador da última hora ouve o chamado do Senhor;
“No segundo ano do reinado de Dario, rei da Pérsia, no primeiro dia do sexto mês, o SENHOR Deus mandou uma mensagem por meio do profeta Ageu. Essa mensagem era para o governador de Judá, Zorobabel, filho de Salatiel, e para o Grande Sacerdote Josué, filho de Jozadaque.
O SENHOR Todo-Poderoso disse o seguinte: — O povo está dizendo que ainda não chegou o tempo de reconstruir o Templo” (Ageu 1.1-2 – bíblia na linguagem de hoje ).
Deus chama um profeta para despertar toda uma nação e iniciar a obra de reconstrução. Este mesmo chamado nós podemos ouvir nos dias de hoje:
“a quem enviarei? e quem há de ir por nós?”
No versículo 5 deste mesmo capítulo Deus fala com o profeta:
“Pensem bem no que tem acontecido com vocês” (Ageu 1.5 – bíblia na linguagem de hoje).
Precisamos com muita dedicação trabalharmos na seara do Senhor. Pesa sobre os nossos ombros a responsabilidade de propagar o evangelho de Cristo. Esta é a última hora. Com que nos apresentaremos diante dele?
I – O semeador da última hora ouve o chamado do Senhor;
“No segundo ano do reinado de Dario, rei da Pérsia, no primeiro dia do sexto mês, o SENHOR Deus mandou uma mensagem por meio do profeta Ageu. Essa mensagem era para o governador de Judá, Zorobabel, filho de Salatiel, e para o Grande Sacerdote Josué, filho de Jozadaque.
O SENHOR Todo-Poderoso disse o seguinte: — O povo está dizendo que ainda não chegou o tempo de reconstruir o Templo” (Ageu 1.1-2 – bíblia na linguagem de hoje ).
Deus chama um profeta para despertar toda uma nação e iniciar a obra de reconstrução. Este mesmo chamado nós podemos ouvir nos dias de hoje:
“a quem enviarei? e quem há de ir por nós?”
No versículo 5 deste mesmo capítulo Deus fala com o profeta:
“Pensem bem no que tem acontecido com vocês” (Ageu 1.5 – bíblia na linguagem de hoje).
Uma vida de pregação / A life of preaching / Una vida de predicación / Une vie de prédication / 生活的說教 / Ein Leben zu predigen / Жизнь проповеди / 'N Lewe van preek
.jpg)
- Estamos orando por um avivamento e por reforma. À luz se Habacuque 3.2 “Aviva tua obra, ó Senhor”. Vimos que o avivamento vem através da volta à Palavra, do arrependimento e contrição e da adoração.
- Mas o avivamento verdadeiro tem que resultar em uma vida de pregação e propagação do evangelho, tem que resultar em conversões, discipulados crescimento do povo de Deus.
- Baseados no texto lido de 1 Coríntios 9.16-23 que verdades podemos aprender sobre uma vida de pregação:
1) O dever da pregação
- À primeira vista parece-nos um pouco pesado falarmos em pregação como um dever. Refletimos muito a respeito, não querendo jogar um fardo sobre a igreja, mas trazer uma palavra motivadora. Só que não podemos deixar de destacar que temos um dever a cumprir sobre a pregação e que isto está claro na Palavra de Deus.
Servo ou Religioso? / Servo or Religious ? / Servo o religiosa ? / Servo ou religieuse ? / 伺服或宗教? / Servo oder Religion ? / Servo или религиозной ? / Servo of godsdienstige ?

Nos dias de hoje há muita confusão entre o religioso e o cristão, o discípulo. Precisamos aclarar isto cada vez mais.
I. Introdução
Você já reparou que acostumar-se com algo não exige muito esforço? Repare no fato de alguém entrar em um recinto com um perfume muito doce e forte. Todos irão reparar. Alguns não gostarão, outros até se sentirão mal. Agora se você não pode sair deste local você naturalmente acaba se acostumando com este odor. Seja ele bom ou ruim.
Há um ditado interessante que diz: “o pecado é como o perfume, você acaba se acostumando com ele”. Isto é real. Todo o perfume que passamos, tempos depois já estamos de tal forma acostumados com ele que nem notamos a sua presença em nós. Nós nos acostumamos tão facilmente com algo que elas se tornam corriqueiras para nós. Todavia não podemos ter o Senhor com corriqueiro para nós.
O que fez Jesus com os vendilhões do templo? Não estavam os homens daquela época acostumados com eles? Não estavam adaptados àquela situação? Vejamos qual é a posição do Senhor…
O evangelista incansável / The tireless evangelist / El evangelista incansable / L'évangéliste infatigable / 孜孜不倦的傳道者 / Die unermüdlichen Evangelisten / Неутомимый евангелистом / Die onvermoeide evangelis
O evangelista incansável
O maravilhoso evangelista acabara de trazer uma alma aos seus pés. A bendita mensagem que saciou a sede espiritual daquela mulher a levou apressadamente a buscar seus amigos na cidade de Sicar, dizendo-lhes: “Vinde, vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito: porventura não é este o Cristo?” (João 4:29).
O diálogo de Jesus à beira daquele poço é deveras instrutivo e precioso para os ganhadores de almas. Busquemos nele instrução espiritual adequada.
1-O Objetivo de Jesus
O texto salienta o fato de que era necessário Jesus passar por Samaria (João 4.4). Ora, todo o viajante judeu utilizava-se de um caminho alternativo, pois evitava passar dentro do território de Samaria. As intrigas políticas entre judeus e samaritanos não permitiam um convívio pacífico, e portanto, nem um nem outro adentravam seus territórios.
O maravilhoso evangelista acabara de trazer uma alma aos seus pés. A bendita mensagem que saciou a sede espiritual daquela mulher a levou apressadamente a buscar seus amigos na cidade de Sicar, dizendo-lhes: “Vinde, vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito: porventura não é este o Cristo?” (João 4:29).
O diálogo de Jesus à beira daquele poço é deveras instrutivo e precioso para os ganhadores de almas. Busquemos nele instrução espiritual adequada.
1-O Objetivo de Jesus
O texto salienta o fato de que era necessário Jesus passar por Samaria (João 4.4). Ora, todo o viajante judeu utilizava-se de um caminho alternativo, pois evitava passar dentro do território de Samaria. As intrigas políticas entre judeus e samaritanos não permitiam um convívio pacífico, e portanto, nem um nem outro adentravam seus territórios.
A palavra de Deus é eterna / The word of God is eternal / La palabra de Dios es eterna / La parole de Dieu est éternelle / 神的話是永恆的 / Das Wort Gottes ist das ewige / Слово Бог вечен / Die woord van God is die ewige
A palavra de Deus é eterna
INTRODUÇÃO:
A palavra Bíblia é de origem grega, e está na forma singular. O seu sentido, porém, é plural e significa, literalmente, livros . Isto porque, na realidade, a Bíblia não é só livro, mas uma seleção de livros ou uma pequena biblioteca, num só volume.
NARRAÇÃO:
Paulo no verso 10 de 2 Timóteo capítulo 2, está dizendo que Timóteo tinha seguido de perto o ensino, no procedimento, no propósito, na sua fé e na longanimidade, no amor e na perseverança; ainda diz que ele havia sofrido várias perseguições mas Deus o livrou, e todos que forem viver piedosamente em Cristo Jesus será perseguido; no verso 14 de 2 Timóteo capítulo 2, diz a Timóteo, para permanecer naquilo que em ele ensinou e de quem foi inteirado, desde pequeno, Timóteo sabia a sagrada letra, porque as Escrituras são divinamente expirada por Deus para o ensino, para repressão e correção, para que todo o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa alma.
INTRODUÇÃO:
A palavra Bíblia é de origem grega, e está na forma singular. O seu sentido, porém, é plural e significa, literalmente, livros . Isto porque, na realidade, a Bíblia não é só livro, mas uma seleção de livros ou uma pequena biblioteca, num só volume.
NARRAÇÃO:
Paulo no verso 10 de 2 Timóteo capítulo 2, está dizendo que Timóteo tinha seguido de perto o ensino, no procedimento, no propósito, na sua fé e na longanimidade, no amor e na perseverança; ainda diz que ele havia sofrido várias perseguições mas Deus o livrou, e todos que forem viver piedosamente em Cristo Jesus será perseguido; no verso 14 de 2 Timóteo capítulo 2, diz a Timóteo, para permanecer naquilo que em ele ensinou e de quem foi inteirado, desde pequeno, Timóteo sabia a sagrada letra, porque as Escrituras são divinamente expirada por Deus para o ensino, para repressão e correção, para que todo o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa alma.
Humildade que conduz a felicidade / Humility that leads to happiness / La humildad que conduce a la felicidad / L'humilité qui mène au bonheur / 通往幸福的謙卑 / Demut , die zu Glück führt / Смирение , ведущий к счастью / Nederigheid wat lei tot geluk
Humildade que conduz a felicidade
Você já viu um mendigo rico e feliz? Como? Um mendigo rico e feliz? Isso é algo estranho e impossível. É uma contradição de termos. Como alguém que não tem nada pode ser rico e feliz? Não existe mendigo rico e feliz. Ser mendigo é sinônimo de tristeza e extrema pobreza.
Nas primeiras palavras do sermão do monte, Jesus afirmou o seguinte aos seus discípulos: “Bem aventurados os humildes de espírito porque deles é o reino dos céus” (Mateus 5.3). Esta é uma afirmação interessante, pois nela Jesus realmente está dizendo que existem mendigos ricos e felizes. A palavra “bem-aventurados” tem o sentido de verdadeiramente felizes; o termo “humildes” tem o sentido de mendigos. Como isso é possível? Será que existem mendigos verdadeiramente felizes? O que o nosso Mestre quer nos dizer com estas palavras da primeira bem aventurança? Qual ensino ele quer transmitir para a sua igreja? Para entendermos estas palavras do Senhor e retermos o seu ensino para nossa vida como cristãos, precisamos responder as seguintes questões:
O Que é humildade de espírito? Em que consiste a felicidade dos humildes de espírito?
1. O Que é humildade de espírito?
A primeira característica apresentada por Cristo que deve marcar a vida dos seus discípulos é a humildade de espírito. Sem humildade de espírito é impossível entrar no reino de Deus e muito menos ser um herdeiro deste reino. Jesus está dizendo que os seus discípulos devem ser humildes de espírito Mas que qualidade é esta que deve marcar fortemente a vida de todo cristão?
Você já viu um mendigo rico e feliz? Como? Um mendigo rico e feliz? Isso é algo estranho e impossível. É uma contradição de termos. Como alguém que não tem nada pode ser rico e feliz? Não existe mendigo rico e feliz. Ser mendigo é sinônimo de tristeza e extrema pobreza.
Nas primeiras palavras do sermão do monte, Jesus afirmou o seguinte aos seus discípulos: “Bem aventurados os humildes de espírito porque deles é o reino dos céus” (Mateus 5.3). Esta é uma afirmação interessante, pois nela Jesus realmente está dizendo que existem mendigos ricos e felizes. A palavra “bem-aventurados” tem o sentido de verdadeiramente felizes; o termo “humildes” tem o sentido de mendigos. Como isso é possível? Será que existem mendigos verdadeiramente felizes? O que o nosso Mestre quer nos dizer com estas palavras da primeira bem aventurança? Qual ensino ele quer transmitir para a sua igreja? Para entendermos estas palavras do Senhor e retermos o seu ensino para nossa vida como cristãos, precisamos responder as seguintes questões:
O Que é humildade de espírito? Em que consiste a felicidade dos humildes de espírito?
1. O Que é humildade de espírito?
A primeira característica apresentada por Cristo que deve marcar a vida dos seus discípulos é a humildade de espírito. Sem humildade de espírito é impossível entrar no reino de Deus e muito menos ser um herdeiro deste reino. Jesus está dizendo que os seus discípulos devem ser humildes de espírito Mas que qualidade é esta que deve marcar fortemente a vida de todo cristão?
quarta-feira, 4 de setembro de 2013
Uma Alegria indescritível / An indescribable Joy / Una alegría indescriptible / Une joie indescriptible / 一種說不出來的喜悅 / Eine unbeschreibliche Freude / Неописуемую радость / 'N onbeskryflik Joy
Uma Alegria indescritível
Texto de Referência: Filipenses 1. 3-26
Você tem alegria ou é apenas feliz? Dizem os entendidos que a felicidade é uma experiência agradável que se origina da posse de coisas boas, inclui dinheiro e propriedade em geral. Alegria não depende do que acontece; ela provém de fontes interiores na vida de uma pessoa. Ela jorra como uma fonte que nunca seca. Uma atitude alegre de mente é coisa valiosa. Há um velho ditado que diz: “Somos tão velhos quanto pensamos”. Moisés estava com 80 anos de idade quando começou a sua grande obra como líder e libertador de Israel. A alegria independe da idade, das condições físicas ou das circunstancias da vida. “Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco e nos currais não haja gado. Todavia eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha Salvação” Habacuque 3:17, 18. O mundo lança ao crente o desafio de ser alegre e Cristo capacita os seus seguidores a aceitar esse desafio. Nada neste mundo pode tirar nossa alegria, nem mesmo os piores problemas imaginados. Quando Paulo estava preso em Roma, ficou lá como que uma águia na gaiola. As suas viagens foram impedidas e os seus inimigos ficaram livres para bisbilhotar tudo. Todavia, ele havia aprendido que o homem que louva a Deus prevalece.
Texto de Referência: Filipenses 1. 3-26
Você tem alegria ou é apenas feliz? Dizem os entendidos que a felicidade é uma experiência agradável que se origina da posse de coisas boas, inclui dinheiro e propriedade em geral. Alegria não depende do que acontece; ela provém de fontes interiores na vida de uma pessoa. Ela jorra como uma fonte que nunca seca. Uma atitude alegre de mente é coisa valiosa. Há um velho ditado que diz: “Somos tão velhos quanto pensamos”. Moisés estava com 80 anos de idade quando começou a sua grande obra como líder e libertador de Israel. A alegria independe da idade, das condições físicas ou das circunstancias da vida. “Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco e nos currais não haja gado. Todavia eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha Salvação” Habacuque 3:17, 18. O mundo lança ao crente o desafio de ser alegre e Cristo capacita os seus seguidores a aceitar esse desafio. Nada neste mundo pode tirar nossa alegria, nem mesmo os piores problemas imaginados. Quando Paulo estava preso em Roma, ficou lá como que uma águia na gaiola. As suas viagens foram impedidas e os seus inimigos ficaram livres para bisbilhotar tudo. Todavia, ele havia aprendido que o homem que louva a Deus prevalece.
Missões tarefa indispensável da igreja / Mission essential task of the church / Misión tarea esencial de la Iglesia / Mission tâche essentielle de l'Église / 教會的使命基本任務 / Mission wesentliche Aufgabe der Kirche / Миссия важная задача Церкви / Missie noodsaaklike taak van die kerk
Missões tarefa indispensável da igreja
INTRODUÇÃO
1. O que significa Missões ?
• É a força tarefa da Igreja para levar o Evangelho a todos os povos.
• É a revelação do amor de Deus para com todos os povos.
• É a tarefa indispensável da Igreja diante de Deus.
• É a anunciação da Glória de Deus entre as nações.
• É a paixão de Deus para salvar as almas perdidas.
• É o enviar do Senhor Jesus Cristo aos pecadores pelo Deus que não tem prazer que as pessoas se percam eternamente, mas que espera que as pessoas sejam salvas através do conhecimento da verdade.
• É a ação do Deus que tinha um único Filho e fez d’Ele um MISSIONÁRIO.
• É mais do que um ato de obediência, é uma paixão intensa.
2. Missões na perspectiva de alguns homens de Deus :
• Moisés – Perdoa a iniquidade deste povo ou risca o meu nome do Livro da Vida.
• Paulo – Ai de mim, se não pregar o Evangelho.
• John Knox – Dá-me a Escócia, ou morro.
• George Whitefield – atravessou o Oceano Atlântico 13 vezes numa pequena embarcação da Inglaterra para a Nova Inglaterra (EUA) com o propósito de anunciar o Evangelho.
• David Brained – com os pulmões infectados, excretando sangue, orava sobre o gelo : Senhor. Enquanto houver um índio que não ouviu falar de Jesus, não sairei daqui.
INTRODUÇÃO
1. O que significa Missões ?
• É a força tarefa da Igreja para levar o Evangelho a todos os povos.
• É a revelação do amor de Deus para com todos os povos.
• É a tarefa indispensável da Igreja diante de Deus.
• É a anunciação da Glória de Deus entre as nações.
• É a paixão de Deus para salvar as almas perdidas.
• É o enviar do Senhor Jesus Cristo aos pecadores pelo Deus que não tem prazer que as pessoas se percam eternamente, mas que espera que as pessoas sejam salvas através do conhecimento da verdade.
• É a ação do Deus que tinha um único Filho e fez d’Ele um MISSIONÁRIO.
• É mais do que um ato de obediência, é uma paixão intensa.
2. Missões na perspectiva de alguns homens de Deus :
• Moisés – Perdoa a iniquidade deste povo ou risca o meu nome do Livro da Vida.
• Paulo – Ai de mim, se não pregar o Evangelho.
• John Knox – Dá-me a Escócia, ou morro.
• George Whitefield – atravessou o Oceano Atlântico 13 vezes numa pequena embarcação da Inglaterra para a Nova Inglaterra (EUA) com o propósito de anunciar o Evangelho.
• David Brained – com os pulmões infectados, excretando sangue, orava sobre o gelo : Senhor. Enquanto houver um índio que não ouviu falar de Jesus, não sairei daqui.
Edificando uma igreja de discípulos e discípulas / Building a church of disciples and disciple / La construcción de una iglesia de discípulos y discípulos / Construire une église de disciples et les disciples / 構建一個教堂的弟子和弟子 / Der Bau einer Kirche von Jüngern und Schülern / Строительствоцеркви учеников и учеников / Die bou van 'n kerk van die dissipels en volgelinge
Edificando uma igreja de discípulos e discípulas
Despojando-vos, portanto, de toda maldade e dolo, de hipocrisias e invejas e de toda sorte de maledicências, desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual.
Para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação, se é que já tendes a experiência de que o Senhor é bondoso. (1 Pedro 2.1-3)
1. Entre a necessidade e a responsabilidade
Vivemos num mundo, onde as pessoas lutam para que suas necessidades sejam supridas. Muitas, no Brasil de hoje, não conseguem suprir nem as mais básicas, tais como saúde, alimento, educação, moradia, etc. Neste grande espaço de carência é que muitas Igrejas atuam; o púlpito se transformou num balcão de ofertas e a concorrência é grande.
Para que tenham uma ideia, desde que nós metodistas começamos a ganhar espaço na mídia, especialmente agora, com a programa na televisão, não param de surgir igrejas novas, usando o nome metodista, acrescentando um sobrenome qualquer como por exemplo: Filadélfia… Isto porque as pessoas reconhecem credibilidade no nome metodista. Somos uma Igreja com uma longa tradição, presente em 138 países do mundo, temos 748 escolas e universidades espalhadas em todos os continentes.
Despojando-vos, portanto, de toda maldade e dolo, de hipocrisias e invejas e de toda sorte de maledicências, desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual.
Para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação, se é que já tendes a experiência de que o Senhor é bondoso. (1 Pedro 2.1-3)
1. Entre a necessidade e a responsabilidade
Vivemos num mundo, onde as pessoas lutam para que suas necessidades sejam supridas. Muitas, no Brasil de hoje, não conseguem suprir nem as mais básicas, tais como saúde, alimento, educação, moradia, etc. Neste grande espaço de carência é que muitas Igrejas atuam; o púlpito se transformou num balcão de ofertas e a concorrência é grande.
Para que tenham uma ideia, desde que nós metodistas começamos a ganhar espaço na mídia, especialmente agora, com a programa na televisão, não param de surgir igrejas novas, usando o nome metodista, acrescentando um sobrenome qualquer como por exemplo: Filadélfia… Isto porque as pessoas reconhecem credibilidade no nome metodista. Somos uma Igreja com uma longa tradição, presente em 138 países do mundo, temos 748 escolas e universidades espalhadas em todos os continentes.
Por que sigo sonhando? / Why follow dreaming ? / ¿Por qué seguir soñando ? / Pourquoi suivre rêver ? / 為什麼遵循做夢? / Warum folgen geträumt? / Почему следует мечтать ? /
Por que sigo sonhando?
1) Porque, por sonhos, Deus, também, nos fala.
Na maioria das vezes, os sonhos são alvos que visam a exaltar a nós mesmos, ou obter bens e vantagens pessoais. Meu sonho é ver a Igreja Metodista ganhando vidas para Cristo; nossa meta é alcançar um milhão de vidas para Cristo no Estado do Rio de Janeiro, e estou convencido de que é possível. Afinal, a população de nosso Estado é de cerca de dezesseis milhões de pessoas.
A maioria das pesquisas em nosso estado constata que grande parte das pessoas tidas como cristãs, católicas e até mesmo alguns evangélicos, são somente nominais, não estão integrados a uma igreja, e nem apresentam um testemunho cristão, ou seja, no estado do Rio de Janeiro há pelo menos 10 milhões de pessoas que não nasceram de novo em Cristo, e não o servem, e necessitam serem salvas e conhecer a Cristo como Senhor e Salvador, e tornarem-se seus discípulos/as, em santidade de vida. Portanto pensar em ganhar um milhão de vidas para Cristo, não é um absurdo. O metodismo nos Estados Unidos alcançou muito mais do que isto. Na Coréia já são um milhão e seiscentos mil, numa população quatro vezes menor que a nossa. Isto sem falar da África, onde nossa Igreja cresceu e segue crescendo.
1) Porque, por sonhos, Deus, também, nos fala.
Na maioria das vezes, os sonhos são alvos que visam a exaltar a nós mesmos, ou obter bens e vantagens pessoais. Meu sonho é ver a Igreja Metodista ganhando vidas para Cristo; nossa meta é alcançar um milhão de vidas para Cristo no Estado do Rio de Janeiro, e estou convencido de que é possível. Afinal, a população de nosso Estado é de cerca de dezesseis milhões de pessoas.
A maioria das pesquisas em nosso estado constata que grande parte das pessoas tidas como cristãs, católicas e até mesmo alguns evangélicos, são somente nominais, não estão integrados a uma igreja, e nem apresentam um testemunho cristão, ou seja, no estado do Rio de Janeiro há pelo menos 10 milhões de pessoas que não nasceram de novo em Cristo, e não o servem, e necessitam serem salvas e conhecer a Cristo como Senhor e Salvador, e tornarem-se seus discípulos/as, em santidade de vida. Portanto pensar em ganhar um milhão de vidas para Cristo, não é um absurdo. O metodismo nos Estados Unidos alcançou muito mais do que isto. Na Coréia já são um milhão e seiscentos mil, numa população quatro vezes menor que a nossa. Isto sem falar da África, onde nossa Igreja cresceu e segue crescendo.
A palavra viva e eficaz / The word living and powerful / La palabra viva y eficaz / La parole vivante et puissante / 這個詞的生活和強大的 / Das Wort lebendig und kräftig / Живое Слово и мощный / Die woord lewend en kragtig
A palavra viva e eficaz
Os símbolos da nossa logomarca: a cruz, a pomba, a sarça ardente e a Bíblia. Nesta última reflexão, vamos destacar a importância das Sagradas Escrituras para nossa vida como indivíduos e como igreja.
A Reforma do Século XVI restaurou o princípio das Escrituras como regra única e infalível de fé e prática. É uma herança preciosa que precisamos receber com gratidão e responsabilidade.
Destacamos quatro lições importantes para a nossa vida com base no tema:
A Palavra de Deus é viva e eficaz (Hebreus 4.12).
1. A palavra viva e eficaz gera todas as coisas
O universo é formado pela palavra de Deus – Hebreus 11.3. Em Gênesis 1.1-25 as coisas foram chamadas à existência pela palavra de Deus (Gênesis 1.3ss).
Por fim, os seres humanos foram gerados como primícias (Tiago 1.18). Criados à imagem e semelhança de Deus para exercer domínio (governo) sobre as demais criaturas (Gênesis 1.26-28; 2.8-9; 2.15).
“Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom” (Gênesis 1.31).
Os símbolos da nossa logomarca: a cruz, a pomba, a sarça ardente e a Bíblia. Nesta última reflexão, vamos destacar a importância das Sagradas Escrituras para nossa vida como indivíduos e como igreja.
A Reforma do Século XVI restaurou o princípio das Escrituras como regra única e infalível de fé e prática. É uma herança preciosa que precisamos receber com gratidão e responsabilidade.
Destacamos quatro lições importantes para a nossa vida com base no tema:
A Palavra de Deus é viva e eficaz (Hebreus 4.12).
1. A palavra viva e eficaz gera todas as coisas
O universo é formado pela palavra de Deus – Hebreus 11.3. Em Gênesis 1.1-25 as coisas foram chamadas à existência pela palavra de Deus (Gênesis 1.3ss).
Por fim, os seres humanos foram gerados como primícias (Tiago 1.18). Criados à imagem e semelhança de Deus para exercer domínio (governo) sobre as demais criaturas (Gênesis 1.26-28; 2.8-9; 2.15).
“Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom” (Gênesis 1.31).
Deus é o Senhor da (nossa) história / God is the Lord of ( our ) story / Dios es el Señor de la (nuestra) historia / Dieu est le Seigneur de ( notre ) histoire / 耶和華是神(我們)的故事 / Gott ist der Herr (unsere ) Geschichte / Бог есть Господь (наша ) история / God is die Here van die ( ons ) storie
Deus é o Senhor da (nossa) história
Quando lemos a Bíblia, ficamos um pouco entediados quando nos deparamos com genealogias. Há muitas na Palavra de Deus, inclusive nos Evangelhos. O primeiro dos relatos biográficos de Jesus Cristo principia com uma genealogia. Como nos demais casos, esta não está aqui por acaso e nem é para ser pulada. É para ser lida e vivida.
Lendo a genealogia de Jesus Cristo aprendemos muito. Tudo na Bíblia tem um significado. Até mesmo uma genealogia (e esta não é a única) nos inspira.
1. DEUS SE MOSTRA NA HISTÓRIA.
Quando escreve a história de Jesus, Mateus põe suas raízes na história. Por isto, faz um estudo genealógico.
Mateus quer que seus leitores compreendam que Jesus é uma pessoa histórica real, que hoje nem os céticos mais agudos negam. O evangelista não faz como seus contemporâneos ou antecessores, dados a repetir fantasias, sem pesquisar.
Este cuidado nos oferece duas reflexões:
Quando lemos a Bíblia, ficamos um pouco entediados quando nos deparamos com genealogias. Há muitas na Palavra de Deus, inclusive nos Evangelhos. O primeiro dos relatos biográficos de Jesus Cristo principia com uma genealogia. Como nos demais casos, esta não está aqui por acaso e nem é para ser pulada. É para ser lida e vivida.
Lendo a genealogia de Jesus Cristo aprendemos muito. Tudo na Bíblia tem um significado. Até mesmo uma genealogia (e esta não é a única) nos inspira.
1. DEUS SE MOSTRA NA HISTÓRIA.
Quando escreve a história de Jesus, Mateus põe suas raízes na história. Por isto, faz um estudo genealógico.
Mateus quer que seus leitores compreendam que Jesus é uma pessoa histórica real, que hoje nem os céticos mais agudos negam. O evangelista não faz como seus contemporâneos ou antecessores, dados a repetir fantasias, sem pesquisar.
Este cuidado nos oferece duas reflexões:
Reavaliando o conceito de missão / Reassessing the concept of mission / Reevaluar el concepto de misión / Réévaluer le concept de mission / 重新評估的概念使命 / Überprüfung des Konzepts der Mission / Переоценка концепции миссии / Heroorweging van die konsep van sending
Reavaliando o conceito de missão
1. Um Novo Conceito de Missão ?
Muito se tem falado em nossos dias sobre o verdadeiro sentido da missão da Igreja. Especulações de diversos ramos evangelicais têm ao longo do tempo, forjado diversas teorias sobre esse tão importante assunto. Deste modo, não é pretensão de nossa parte a criação de mais um novo conceito de missão; mas, sobre tudo, o de encontrarmos na Teologia Bíblica toda a sua legítima e real significância.
O termo missão deriva da palavra latina missio (enviar), referindo-se à proclamação do evangelho a todos os homens em todas as partes do mundo. Uma vez que ela objetiva a conversão das nações em todos os tempos (Mateus 28. 19.20; Atos 1.8), o envio de missionários é de máxima importância. A interpretação atual da missão vê esta atividade da igreja como parte da missio Dei, o Deus triúno propondo-se a reconciliar o mundo consigo por meio de Cristo. Assim como o Pai envia seu Filho, assim Eles enviam a igreja sob a direção e a inspiração do Espírito Santo. A missão é um instrumento da ação divina na história para a consumação de seus propósitos para s criaturas humanas. Bosh afirma: “A missão tem sua origem no coração de Deus. Ele é uma fonte da qual mana amor. Esta é a mais profunda origem da missão. É impossível penetrar ainda mais fundo; há missão porque Deus ama as pessoas.”
1. Um Novo Conceito de Missão ?
Muito se tem falado em nossos dias sobre o verdadeiro sentido da missão da Igreja. Especulações de diversos ramos evangelicais têm ao longo do tempo, forjado diversas teorias sobre esse tão importante assunto. Deste modo, não é pretensão de nossa parte a criação de mais um novo conceito de missão; mas, sobre tudo, o de encontrarmos na Teologia Bíblica toda a sua legítima e real significância.
O termo missão deriva da palavra latina missio (enviar), referindo-se à proclamação do evangelho a todos os homens em todas as partes do mundo. Uma vez que ela objetiva a conversão das nações em todos os tempos (Mateus 28. 19.20; Atos 1.8), o envio de missionários é de máxima importância. A interpretação atual da missão vê esta atividade da igreja como parte da missio Dei, o Deus triúno propondo-se a reconciliar o mundo consigo por meio de Cristo. Assim como o Pai envia seu Filho, assim Eles enviam a igreja sob a direção e a inspiração do Espírito Santo. A missão é um instrumento da ação divina na história para a consumação de seus propósitos para s criaturas humanas. Bosh afirma: “A missão tem sua origem no coração de Deus. Ele é uma fonte da qual mana amor. Esta é a mais profunda origem da missão. É impossível penetrar ainda mais fundo; há missão porque Deus ama as pessoas.”
Um encontro transformador / A transforming encounter /Un encuentro transformador / Une rencontre transformante / 一個轉換的相遇 / Eine Umwandlung Begegnung /Преобразовании / N transformasie van ontmoeting
Um encontro transformador
A conversão de Saulo é o acontecimento mais importante da história da igreja depois do Pentecostes, o fato é tão fundamental que é relatado três vezes no livro de Atos (9:1-19; 22:6-16; 26:12-19).
Com o crescimento da igreja, Satanás tentou através de muitos ataques parar o avanço do Cristianismo. A perseguição iniciada no capitulo sete e oito de Atos, se espalhou para Damasco. Saulo pediu cartas do sumo sacerdote para prender irmãos nesta cidade da Síria e levá-los para Jerusalém.
A crise de Saulo de Tarso
Saulo era um judeu sincero, dedicado e radical em sua fé, mas suas convicções estavam abaladas por um fato principal: A maneira que Estevão morreu. No livro de Atos 7.54-60, nosso irmão Dr. Lucas, relata que Estevão “cheio do Espírito Santo, fitou os olhos no céu e viu a glória de Deus e Jesus, que estava à sua direita e disse: Eis que vejo os céus abertos e o Filho do Homem, em pé à destra de Deus” ( v.54-55) e na hora de sua morte ele orava e dizia “Senhor Jesus recebe o meu espírito; então, ajoelhando-se, clamou em alta voz: Senhor, não lhes imputes este pecado!
A conversão de Saulo é o acontecimento mais importante da história da igreja depois do Pentecostes, o fato é tão fundamental que é relatado três vezes no livro de Atos (9:1-19; 22:6-16; 26:12-19).
Com o crescimento da igreja, Satanás tentou através de muitos ataques parar o avanço do Cristianismo. A perseguição iniciada no capitulo sete e oito de Atos, se espalhou para Damasco. Saulo pediu cartas do sumo sacerdote para prender irmãos nesta cidade da Síria e levá-los para Jerusalém.
A crise de Saulo de Tarso
Saulo era um judeu sincero, dedicado e radical em sua fé, mas suas convicções estavam abaladas por um fato principal: A maneira que Estevão morreu. No livro de Atos 7.54-60, nosso irmão Dr. Lucas, relata que Estevão “cheio do Espírito Santo, fitou os olhos no céu e viu a glória de Deus e Jesus, que estava à sua direita e disse: Eis que vejo os céus abertos e o Filho do Homem, em pé à destra de Deus” ( v.54-55) e na hora de sua morte ele orava e dizia “Senhor Jesus recebe o meu espírito; então, ajoelhando-se, clamou em alta voz: Senhor, não lhes imputes este pecado!
terça-feira, 3 de setembro de 2013
Escolhidos e chamados por Deus / Chosen and called by God / Elegido y llamado por Dios / Choisis et appelés par Dieu / 上帝選擇,並呼籲 / Ausgewählt und von Gott berufen / Избраны и призваны Богом / Gekies is en deur God geroep
Escolhidos e chamados por Deus
A Bíblia ensina que, em Cristo, fomos escolhidos e chamados por Deus para servi-Lo. E como fruto desse chamado e escolha, Deus nos abençoa com bênçãos maravilhosas. Também ensina que Deus chama muitos, mas escolhe poucos (Mateus 24. 14).
Em Efésios 1. 4 está escrito que Deus “nos escolheu em Cristo antes da fundação do mundo”. Em Romanos 8. 29-30 Paulo nos mostra a sequência da eleição: Deus conhece, predestina (escolhe), chama, justifica e glorifica. Deus nos escolhe primeiro e depois nos chama!
O amor de Deus pelos seus escolhidos é tão grande que no Dia do Juízo Deus enviará os seus anjos para reunir os seus escolhidos dos quatro cantos da terra, de uma a outra extremidade dos céus (Mateus 24. 31).
Sua escolha é por amor e misericórdia somente!
A Bíblia diz que estamos unidos a Cristo de forma pessoal e orgânica. Pessoal porque temos um relacionamento individual com Cristo. Orgânico porque fazemos parte da Igreja que é o Corpo Místico de Cristo.
A Bíblia ensina que, em Cristo, fomos escolhidos e chamados por Deus para servi-Lo. E como fruto desse chamado e escolha, Deus nos abençoa com bênçãos maravilhosas. Também ensina que Deus chama muitos, mas escolhe poucos (Mateus 24. 14).
Em Efésios 1. 4 está escrito que Deus “nos escolheu em Cristo antes da fundação do mundo”. Em Romanos 8. 29-30 Paulo nos mostra a sequência da eleição: Deus conhece, predestina (escolhe), chama, justifica e glorifica. Deus nos escolhe primeiro e depois nos chama!
O amor de Deus pelos seus escolhidos é tão grande que no Dia do Juízo Deus enviará os seus anjos para reunir os seus escolhidos dos quatro cantos da terra, de uma a outra extremidade dos céus (Mateus 24. 31).
Sua escolha é por amor e misericórdia somente!
A Bíblia diz que estamos unidos a Cristo de forma pessoal e orgânica. Pessoal porque temos um relacionamento individual com Cristo. Orgânico porque fazemos parte da Igreja que é o Corpo Místico de Cristo.
A Igreja foi criada para crescer / The Church was created to grow / La Iglesia fue creada para crecer / L'église a été créé pour développer / 教會增長 / Die Kirche wurde geschaffen, um zu wachsen / Церковь была создана, чтобы расти / Die Kerk is geskep om te groei
A Igreja foi criada para crescer
O crescimento da igreja deve ser equilibrado: qualitativo e quantitativo. Crescer em qualidade de vida, em intimidade com Deus, na oração e em santidade e no caráter de Cristo. Crescer em quantidade, em número de pessoas salvas pelo sangue de Jesus. De modo algum podemos concordar que nossos filhos, parentes, amigos e estranhos que passam por nós continuem caminhando para o inferno, sem Cristo e sem salvação sem que nossa alma sinta dor, tristeza e responsabilidade. Temos uma missão: indo e fazei discípulos de todas as nações. Não é uma sugestão: “Ah, se quiserem e tiveram animados levem o evangelho as nações, se não fiquem aí ociosos”. Nada disso. É uma ordem do Senhor Jesus.
1 PARA TODA REALIZAÇÃO HÁ UM PREÇO.
Olhemos sempre para Jesus. Ele pagou o alto preço para realizar a obra da redenção e fundar a Sua Igreja. O apóstolo Pedro fala que o custo do resgate pago por Cristo, para a nossa redenção foi altíssimo:
O crescimento da igreja deve ser equilibrado: qualitativo e quantitativo. Crescer em qualidade de vida, em intimidade com Deus, na oração e em santidade e no caráter de Cristo. Crescer em quantidade, em número de pessoas salvas pelo sangue de Jesus. De modo algum podemos concordar que nossos filhos, parentes, amigos e estranhos que passam por nós continuem caminhando para o inferno, sem Cristo e sem salvação sem que nossa alma sinta dor, tristeza e responsabilidade. Temos uma missão: indo e fazei discípulos de todas as nações. Não é uma sugestão: “Ah, se quiserem e tiveram animados levem o evangelho as nações, se não fiquem aí ociosos”. Nada disso. É uma ordem do Senhor Jesus.
1 PARA TODA REALIZAÇÃO HÁ UM PREÇO.
Olhemos sempre para Jesus. Ele pagou o alto preço para realizar a obra da redenção e fundar a Sua Igreja. O apóstolo Pedro fala que o custo do resgate pago por Cristo, para a nossa redenção foi altíssimo:
O poder do evangelho / The power of the gospel / El poder del evangelio / La puissance de l'Evangile / 福音的力量 / Die Kraft des Evangeliums / Сила Евангелия / Die krag van die evangelie
O poder do evangelho
Romanos 1. 16-18
(16) Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu, depois do grego. (17) Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: “O justo viverá pela fé”. Portanto, a ira de Deus é revelada dos céus contra toda impiedade e injustiça dos homens que suprimem a verdade pela injustiça.
1
Assustado com a falta de vergonha dos brasileiros, dos que estão no poder e do povo em geral, o psicanalista ítalo-brasileiro Contardo Calligaris escreveu uma série de artigos, que vale sobretudo pela preocupação. Ele lembra que a antropóloga norte-americana Ruth Benedict estudou o comportamento das pessoas em relação à moralidade. Ela mostrou que há sociedades reguladas pela vergonha e outras pela culpa. É comum no Japão uma pessoa, flagrada em corrupção, tirar sua própria vida. É a maneira que tem para preservar sua dignidade. “Nas sociedades em que predomina a vergonha, o sujeito escolhe agir, se abster ou impor limites à sua ação para não perder a face e para preservar ou resgatar sua honra e sua dignidade. Nas outras, o sujeito age para evitar a culpa ou para expiá-la”. (CALLIGARIS, Contardo. Culpa e vergonha (Moralidade 1). Folha de S. Paulo, 2.2.2006, ilustrada, p. 12.)
Os brasileiros dão um nó na antropologia em particular e nas ciências sociais em geral. A vergonha é escassa. Seria de esperar, então, que houvesse culpa, mas o sentimento de culpa é abrandado pela impunidade. De impunidade em impunidade, a culpa e a vergonha vão cauterizando a mente (1Timóteo 4.2) para não sentir vergonha nem culpa por mais vergonhosa e culpada que seja a ação.
Romanos 1. 16-18
(16) Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu, depois do grego. (17) Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: “O justo viverá pela fé”. Portanto, a ira de Deus é revelada dos céus contra toda impiedade e injustiça dos homens que suprimem a verdade pela injustiça.
1
Assustado com a falta de vergonha dos brasileiros, dos que estão no poder e do povo em geral, o psicanalista ítalo-brasileiro Contardo Calligaris escreveu uma série de artigos, que vale sobretudo pela preocupação. Ele lembra que a antropóloga norte-americana Ruth Benedict estudou o comportamento das pessoas em relação à moralidade. Ela mostrou que há sociedades reguladas pela vergonha e outras pela culpa. É comum no Japão uma pessoa, flagrada em corrupção, tirar sua própria vida. É a maneira que tem para preservar sua dignidade. “Nas sociedades em que predomina a vergonha, o sujeito escolhe agir, se abster ou impor limites à sua ação para não perder a face e para preservar ou resgatar sua honra e sua dignidade. Nas outras, o sujeito age para evitar a culpa ou para expiá-la”. (CALLIGARIS, Contardo. Culpa e vergonha (Moralidade 1). Folha de S. Paulo, 2.2.2006, ilustrada, p. 12.)
Os brasileiros dão um nó na antropologia em particular e nas ciências sociais em geral. A vergonha é escassa. Seria de esperar, então, que houvesse culpa, mas o sentimento de culpa é abrandado pela impunidade. De impunidade em impunidade, a culpa e a vergonha vão cauterizando a mente (1Timóteo 4.2) para não sentir vergonha nem culpa por mais vergonhosa e culpada que seja a ação.
Quero ser um ungido de Deus./ I want to be an anointed of God ./ Quiero ser un ungido de Dios . / Je veux être un oint de Dieu. / 我想成為一個神的受膏者。/ Ich will ein Gesalbte Gottes sein . / Я хочу бытьпомазанником Божьим . / Ek wil 'n gesalfde van God .
Quero ser um ungido de Deus.
O que lhe despertou uma curiosidade sobre este assunto. O que realmente significava a unção e ser um ungido. Este irmão trouxe-nos realmente uma palavra de edificação ao repartir um pouco do que aprendeu sobre este assunto. Assim, pretendo repassar neste texto um pouco do que foi compartilhado e fazer um desafio. O de sermos tomarmos posição no reino de nosso Pai no “sacerdócio” a qual todos somos chamados a viver e para o qual Jesus Cristo veio nos ungir com sua salvação e senhorio.
Deus mandou Moisés buscar as principais especiarias para preparar o óleo para a unção. Não mandou buscar o que era de baixa qualidade ou valor, não pediu o resto, a sobra ou o que não se usava mais. Radicalizando, Deus não ordenou buscar nada no lixo, pois Ele quer o melhor. E cinco coisas O Senhor requereu para compor o óleo sagrado. Cada uma em medida certa. Nem de mais nem de menos.
“Disse mais o SENHOR a Moisés: Tu, pois, toma das mais excelentes especiarias: de mirra fluida quinhentos ciclos, de cinamomo odoroso a metade, a saber, duzentos e cinquenta ciclos, e de cálamo aromático duzentos e cinquenta ciclos, e de cássia quinhentos ciclos, segundo o siclo do santuário, e de azeite de oliveira um him. Disto farás o óleo sagrado para a unção, o perfume composto segundo a arte do perfumista; este será o óleo sagrado da unção. 26 Com ele ungirás …”
O que lhe despertou uma curiosidade sobre este assunto. O que realmente significava a unção e ser um ungido. Este irmão trouxe-nos realmente uma palavra de edificação ao repartir um pouco do que aprendeu sobre este assunto. Assim, pretendo repassar neste texto um pouco do que foi compartilhado e fazer um desafio. O de sermos tomarmos posição no reino de nosso Pai no “sacerdócio” a qual todos somos chamados a viver e para o qual Jesus Cristo veio nos ungir com sua salvação e senhorio.
Deus mandou Moisés buscar as principais especiarias para preparar o óleo para a unção. Não mandou buscar o que era de baixa qualidade ou valor, não pediu o resto, a sobra ou o que não se usava mais. Radicalizando, Deus não ordenou buscar nada no lixo, pois Ele quer o melhor. E cinco coisas O Senhor requereu para compor o óleo sagrado. Cada uma em medida certa. Nem de mais nem de menos.
“Disse mais o SENHOR a Moisés: Tu, pois, toma das mais excelentes especiarias: de mirra fluida quinhentos ciclos, de cinamomo odoroso a metade, a saber, duzentos e cinquenta ciclos, e de cálamo aromático duzentos e cinquenta ciclos, e de cássia quinhentos ciclos, segundo o siclo do santuário, e de azeite de oliveira um him. Disto farás o óleo sagrado para a unção, o perfume composto segundo a arte do perfumista; este será o óleo sagrado da unção. 26 Com ele ungirás …”
A tríplice missão / The threefold mission / La triple misión / La triple mission / 三重使命 / Die dreifache Mission / Тройной миссии / Die drieledige roeping

Vários desafios cercam a Igreja nestes dias marcados pela ansiedade coletiva, diluição dos paradigmas sociais e profunda solidão humana. Para enfrentá-los é preciso refletir, teologizar e finalmente por a mão no arado. Sem olhar para trás.
Precisamos encarnar a verdade de um Deus soberano, Senhor da Missão, que jamais poderá ser surpreendido por coisa alguma e, portanto, absoluto controlador de cada momento da nossa existência. Ao passo que nos esforçamos para assumir a nossa identidade cristã como sal e luz, uma comunidade chamada para fazer diferença na terra.
A primeira Missão da Igreja não é proclamar o evangelho, não é se expandir nem mesmo conquistar a mídia ou impactar a sociedade. A primeira Missão da Igreja é morrer. Perder os valores da carne e ser revestida com os valores de Deus. É se “desglorificar” para glorificar o seu Deus.
Onde encontro uma saída? / Where can I find a way out? / ¿Dónde puedo encontrar una salida? / 我在哪裡可以找到一條出路呢? / Wo finde ich einen Ausweg ? / Где я могу найти выход ? / Waar kan ek 'n uitweg?
Onde encontro uma saída?
“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida”.
A palavra “coração” neste versículo, habitualmente representa a mente (os pensamentos), entretanto, pode ir além deste ponto para representar também as emoções, a vontade e todo o ser interior.
O que o sábio está dizendo é: “olha, de todas as coisas da vida, o que você precisa se preocupar de fato é em relação aquilo que você pensa, ou seja, aquilo que a sua mente projeta”. Em outras palavras: quais são as suas convicções? Quais são as suas esperanças? Em que você tem firmado o futuro para sua vida?
Porque é exatamente desta convicção, deste alicerce que sustenta a estrutura do seu caminho que procede todas as SAÍDAS da vida. E é por aqui que vamos adentrar a reflexão do nosso pensar esta noite….
Com certeza todos nós já passamos por situações de pressão na vida. Situações onde ficamos desesperados para encontrar uma porta de SAÍDA, ou seja, uma direção de escape.
“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida”.
A palavra “coração” neste versículo, habitualmente representa a mente (os pensamentos), entretanto, pode ir além deste ponto para representar também as emoções, a vontade e todo o ser interior.
O que o sábio está dizendo é: “olha, de todas as coisas da vida, o que você precisa se preocupar de fato é em relação aquilo que você pensa, ou seja, aquilo que a sua mente projeta”. Em outras palavras: quais são as suas convicções? Quais são as suas esperanças? Em que você tem firmado o futuro para sua vida?
Porque é exatamente desta convicção, deste alicerce que sustenta a estrutura do seu caminho que procede todas as SAÍDAS da vida. E é por aqui que vamos adentrar a reflexão do nosso pensar esta noite….
Com certeza todos nós já passamos por situações de pressão na vida. Situações onde ficamos desesperados para encontrar uma porta de SAÍDA, ou seja, uma direção de escape.
Ele era desprezado e o mais rejeitado entre os homens / He was despised and rejected of men / Despreciado y desechado entre los hombres / Méprisé et abandonné des hommes / 他被藐視和拒絕的男人 / Er wurde verachtet und von den Menschen / Он был презрен и умален пред людьми / Hy was verag en deur die mense
Ele era desprezado e o mais rejeitado entre os homens
Amada congregação do Senhor Jesus Cristo,
Os pais que têm filhos e deram-lhes nomes, provavelmente pensaram muito até acharem um nome que agradou. Muitos escolheram um nome simplesmente por achá-lo bonito. Outros deram o nome do pai ou de uma pessoa conhecida. Mais outros deram nomes bíblicos, nomes como Moisés, Elias, João, Pedro ou Thiago. Vamos falar agora sobre o nome do Senhor, o nome Jesus, que é o nome mais importante de todos os nomes. Por interessante todos os outros nomes sejam, nome algum se compara ao de Jesus! O nome de Jesus é tão especial que só ele merece ter esse nome. Por que ele tem esse nome? Como foi que ele o recebeu? Quem lhe deu esse nome? Quando Maria estava grávida, José precisava escolher um nome. Naquela época escolher o nome era a tarefa do pai. Mas como José não era o pai natural do Senhor, ele não quis nem pensar neste assunto. Ele até planejava deixar Maria. Pois José sabia que o filho não era dele. Mas o que aconteceu? Veio um anjo do Senhor e disse a José: “Maria dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles” (Mateus 1: 21). Então, Deus mesmo escolheu o nome “Jesus”! E mais, Deus mandou José dar este nome ao filho que nasceria. Meditando sobre isto, a nossa conclusão só pode ser uma: Se Deus mesmo escolheu o nome de Jesus, então o nome de Jesus merece consideração especial. Pois um nome dado por Deus não é um nome diferente. Tal nome não é nome qualquer. Podemos entender isso quando refletimos sobre o significado do nome “Jesus”. “Jesus” significa “Salvador”.
Amada congregação do Senhor Jesus Cristo,
Os pais que têm filhos e deram-lhes nomes, provavelmente pensaram muito até acharem um nome que agradou. Muitos escolheram um nome simplesmente por achá-lo bonito. Outros deram o nome do pai ou de uma pessoa conhecida. Mais outros deram nomes bíblicos, nomes como Moisés, Elias, João, Pedro ou Thiago. Vamos falar agora sobre o nome do Senhor, o nome Jesus, que é o nome mais importante de todos os nomes. Por interessante todos os outros nomes sejam, nome algum se compara ao de Jesus! O nome de Jesus é tão especial que só ele merece ter esse nome. Por que ele tem esse nome? Como foi que ele o recebeu? Quem lhe deu esse nome? Quando Maria estava grávida, José precisava escolher um nome. Naquela época escolher o nome era a tarefa do pai. Mas como José não era o pai natural do Senhor, ele não quis nem pensar neste assunto. Ele até planejava deixar Maria. Pois José sabia que o filho não era dele. Mas o que aconteceu? Veio um anjo do Senhor e disse a José: “Maria dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles” (Mateus 1: 21). Então, Deus mesmo escolheu o nome “Jesus”! E mais, Deus mandou José dar este nome ao filho que nasceria. Meditando sobre isto, a nossa conclusão só pode ser uma: Se Deus mesmo escolheu o nome de Jesus, então o nome de Jesus merece consideração especial. Pois um nome dado por Deus não é um nome diferente. Tal nome não é nome qualquer. Podemos entender isso quando refletimos sobre o significado do nome “Jesus”. “Jesus” significa “Salvador”.
Os hábitos fundamentais da santidade / The fundamental habits of holiness / Los hábitos fundamentales de la santidad / Les habitudes fondamentales de la sainteté / 聖潔的基本習慣 / Die grundlegenden Gewohnheiten der Heiligkeit / Фундаментальные привычки святости / Die fundamentele gewoontes van heiligheid
Os hábitos fundamentais da santidade
INTRODUÇÃO: Samuel Smiles assim se expressou, no início do século XX:
Plante um pensamento e você colherá uma ação;
Plante uma ação e colherá um hábito;
Plante um hábito e colherá um caráter;
Plante um caráter e colherá um destino.
Passamos dos pensamentos à ação, desta ao hábito; e os hábitos dão forma ao nosso caráter.
SEU DESTINO É CONTROLADO POR SEUS HÁBITOS E PENSAMENTOS.
Um hábito é uma tendência estabelecida ou uma maneira usual de comportamento adquirido pela repetição constante ao longo do tempo.
“Uma contínua inclinação, frequentemente inconsciente, para fazer determinada atividade, adquirida através de frequente repetição”. Dicionário Webster II
Rick Warren disse que são necessárias pelo menos seis semanas para estabelecer um hábito.
Quando um hábito é criado, um caráter é formado. O caráter é a soma total das atitudes habituais e qualidades de uma pessoa. Quando há uma grande mudança de hábito, a parte do caráter correspondente também muda.
INTRODUÇÃO: Samuel Smiles assim se expressou, no início do século XX:
Plante um pensamento e você colherá uma ação;
Plante uma ação e colherá um hábito;
Plante um hábito e colherá um caráter;
Plante um caráter e colherá um destino.
Passamos dos pensamentos à ação, desta ao hábito; e os hábitos dão forma ao nosso caráter.
SEU DESTINO É CONTROLADO POR SEUS HÁBITOS E PENSAMENTOS.
Um hábito é uma tendência estabelecida ou uma maneira usual de comportamento adquirido pela repetição constante ao longo do tempo.
“Uma contínua inclinação, frequentemente inconsciente, para fazer determinada atividade, adquirida através de frequente repetição”. Dicionário Webster II
Rick Warren disse que são necessárias pelo menos seis semanas para estabelecer um hábito.
Quando um hábito é criado, um caráter é formado. O caráter é a soma total das atitudes habituais e qualidades de uma pessoa. Quando há uma grande mudança de hábito, a parte do caráter correspondente também muda.
No princípio, Deus: razões da incredulidade; razões para a fé / In the beginning , God reasons of unbelief ; reasons for faith / En el principio , Dios razones de la incredulidad ; las razones de la fe / 在開始的時候,神不信的理由;信仰的原因 / Am Anfang Gründe Gott des Unglaubens , die Gründe für den Glauben / В начале Бог причины неверия ; причины веры / In die begin het God redes van ongeloof ; redes vir geloof
No princípio, Deus: razões da incredulidade; razões para a fé
Os que creem em Deus também se perguntam pelas razões dos que não creem. Na verdade, os que creem devem fazer essas perguntas como uma forma de exercício crítico. A cultura precisa de crítica. A ciência precisa de crítica, quando trata dos seus objetos e também quando se aventura por campos que não são os seus. Uma ciência sem crítica se diviniza a si mesma. Na verdade, este é o problema do ateu. Ele nega a Deus e se põe no seu lugar.
No final de 2006, a revista Time reuniu dois cientistas para um debate sobre fé e ciência. Um deles era Richard Dawkins.
Lendo seus argumentos e perscrutando outros autores, posso desenvolver mais claramente algumas razões arroladas para a negação da existência de Deus.
Vendo os argumentos do seu debatedor, cujo pensamento resumirei mais adiante, revejo o apóstolo Paulo discutindo em Atenas contra aqueles que achavam que sua fé num Deus criador, revelado graciosamente em Jesus Cristo, era uma loucura absoluta.
1. O Ateísmo Como Contradição
O ateísmo é a realização do desejo humano pela autotranscedência, tão velho quanto o capítulo 3 de Gênesis, onde lemos:
“Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais selvagens que o Senhor Deus tinha feito. E ela perguntou à mulher:
– Foi isto mesmo que Deus disse: ‘Não comam de nenhum fruto das árvores do jardim’?”
Respondeu a mulher à serpente:
Os que creem em Deus também se perguntam pelas razões dos que não creem. Na verdade, os que creem devem fazer essas perguntas como uma forma de exercício crítico. A cultura precisa de crítica. A ciência precisa de crítica, quando trata dos seus objetos e também quando se aventura por campos que não são os seus. Uma ciência sem crítica se diviniza a si mesma. Na verdade, este é o problema do ateu. Ele nega a Deus e se põe no seu lugar.
No final de 2006, a revista Time reuniu dois cientistas para um debate sobre fé e ciência. Um deles era Richard Dawkins.
Lendo seus argumentos e perscrutando outros autores, posso desenvolver mais claramente algumas razões arroladas para a negação da existência de Deus.
Vendo os argumentos do seu debatedor, cujo pensamento resumirei mais adiante, revejo o apóstolo Paulo discutindo em Atenas contra aqueles que achavam que sua fé num Deus criador, revelado graciosamente em Jesus Cristo, era uma loucura absoluta.
1. O Ateísmo Como Contradição
O ateísmo é a realização do desejo humano pela autotranscedência, tão velho quanto o capítulo 3 de Gênesis, onde lemos:
“Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais selvagens que o Senhor Deus tinha feito. E ela perguntou à mulher:
– Foi isto mesmo que Deus disse: ‘Não comam de nenhum fruto das árvores do jardim’?”
Respondeu a mulher à serpente:
Posicionados para vencer / Positioned to win / Posicionado para ganar / Positionné à gagner / 定位取勝 / Positioniert zu gewinnen / Шансы на победу / Geposisioneer om te wen
Posicionados para vencer
Introdução
1. O nosso tema geral para esta série de mensagem é: “No limite de Deus”. Começamos com o propósito de Deus nas provações. Vamos prosseguir selecionando textos que mostram sempre servos de Deus vivendo em situações-limite.
2. Neste domingo, refletiremos sobre a experiência de Jacó. Em três momentos da sua vida, ele enfrentou crises que foram superadas pela fé no Deus de Jacó.
3. A nossa ênfase não é Jacó, mas o Deus de Jacó. Todos nós vivemos situações semelhantes às vividas por Jacó. Portanto, o Deus de Jacó nos abriga nos momentos de perigos quando enfrentamos a SOLIDÃO (refúgio); nele nos posicionamos precisamos superar os CONFLITOS DA VIDA (fortaleza); ele VENCE OS INIMIGOS que querem destruir as nossas vidas (socorro)! Vamos decorar Salmos 46.1,11?
Introdução
1. O nosso tema geral para esta série de mensagem é: “No limite de Deus”. Começamos com o propósito de Deus nas provações. Vamos prosseguir selecionando textos que mostram sempre servos de Deus vivendo em situações-limite.
2. Neste domingo, refletiremos sobre a experiência de Jacó. Em três momentos da sua vida, ele enfrentou crises que foram superadas pela fé no Deus de Jacó.
3. A nossa ênfase não é Jacó, mas o Deus de Jacó. Todos nós vivemos situações semelhantes às vividas por Jacó. Portanto, o Deus de Jacó nos abriga nos momentos de perigos quando enfrentamos a SOLIDÃO (refúgio); nele nos posicionamos precisamos superar os CONFLITOS DA VIDA (fortaleza); ele VENCE OS INIMIGOS que querem destruir as nossas vidas (socorro)! Vamos decorar Salmos 46.1,11?
A conquista continua / The conquest continues / La conquista continúa / La conquête continue / 繼續征服 / Завоевание продолжается / Die verowering gaan voort
A conquista continua
“E disse o Senhor a Josué: Não tenha medo desses reis; eu os entregarei nas suas mãos. Nenhum deles conseguirá resistir a você” (Josué 10.8).
Introdução:
para quem está em Cristo, no final tudo dá certo!
A conquista começa com a travessia em terra seca pelo rio Jordão, segue com a queda dos muros de Jericó ao soar as trombetas e então, após uma derrota devido ao pecado que, sendo devidamente tratado, resulta na destruição de Ai. Agora veremos a conquista, não de uma cidade, mas de uma região ao sul da Palestina.
Segundo definição de enciclopédia, a conquista é uma forma de deslocação ou migração voluntária de um povo para um território que pretende ocupar e subjugar pela força, através da guerra, ou da ameaça da utilização da força. Segundo o dicionário, conquista é ação de lutar para se obter o que se quer.
“E disse o Senhor a Josué: Não tenha medo desses reis; eu os entregarei nas suas mãos. Nenhum deles conseguirá resistir a você” (Josué 10.8).
Introdução:
para quem está em Cristo, no final tudo dá certo!
A conquista começa com a travessia em terra seca pelo rio Jordão, segue com a queda dos muros de Jericó ao soar as trombetas e então, após uma derrota devido ao pecado que, sendo devidamente tratado, resulta na destruição de Ai. Agora veremos a conquista, não de uma cidade, mas de uma região ao sul da Palestina.
Segundo definição de enciclopédia, a conquista é uma forma de deslocação ou migração voluntária de um povo para um território que pretende ocupar e subjugar pela força, através da guerra, ou da ameaça da utilização da força. Segundo o dicionário, conquista é ação de lutar para se obter o que se quer.
Assinar:
Postagens (Atom)
UM NOVO CORAÇÃO / UN CORAZÓN NUEVO / A NEW HEART
UM NOVO CORAÇÃO Ezequiel 36:26-30 26 - E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa car...

-
Retorno à Palavra de Deus 1. O texto básico mostra uma situação semelhante do povo de Israel no tempo do rei Josias à situação da Igreja...
-
A santa ceia do Senhor e os benefícios conferidos por ela 1. Porque Cristo instituiu a Ceia Deus, depois de nos ter recebido em Sua ...
-
AS TRÊS ORDENS IMPERATIVAS DE JESUS João 15.14 Introdução: Existem três ordens imperativas de Jesus que formam a estrutura de uma vi...