sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Apenas um desabafo / Sólo un arrebato. / Only one outburst.


Apenas um desabafo.


Que a Doce Paz de Jesus Cristo esteja com todos,

Bom, tem um tempo que fiquei no silêncio, mas o que posso dizer, quem de nós nunca passou pela caverna. Nesta semana (09 de dezembro de 2.014 por volta das 8:15 horas da manhã) estava dirigindo no trânsito carregado de Manaus e de repente como uma brisa ouvi uma voz me dizendo este texto de I Reis 19:9. “E ali entrou numa caverna e passou ali a noite; e eis que a palavra do SENHOR veio a ele, e lhe disse: Que fazes aqui Elias?”.  Não me contive parei o carro e comecei a chorar, pois sei que isso foi uma grande cobrança de Deus para a minha vida.

terça-feira, 29 de julho de 2014

A queda / The Fall / La Caída / l'automne / 秋季 / Der Fall / Падение / die Val / पतन / Musim gugur / 秋 / La Caduta

A queda


1. Um Retrato Do Homem

Romanos 3 apresenta um retrato do ser humano. Gostaríamos que fosse outro o rosto que vemos neste retrato, mas é este (Romanos 9b-18), transcrito por Paulo de outras fontes.

(Romanos 3.9) Tanto judeus quanto gentios estão debaixo do pecado.
(Romanos 3.10) Como está escrito: “Não há nenhum justo, nem um sequer; (Romanos 3.11) não há ninguém que entenda, ninguém que busque a Deus. (Romanos 3.12) Todos se desviaram, tornaram-se juntamente inúteis; não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer”. [Salmo 14.1-3 -- "Não há ninguém que faça o bem. O Senhor olha dos céus para os filhos dos homens, para ver se há alguém que tenha entendimento, alguém que busque a Deus. Todos se desviaram, igualmente se corromperam; não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer".] [Eclesiastes 7.20 -- "Todavia, não há um só justo na terra, ninguém que pratique o bem e nunca peque"]
(Romanos 3.13) “Suas gargantas são um túmulo aberto; com suas línguas enganam”. [Salmo 5.9 -- "Nos lábios deles não há palavra confiável; suas mentes só tramam destruição. Suas gargantas são um túmulo aberto; com suas línguas enganam sutilmente.] “Veneno de serpentes está em seus lábios”. [Salmo 140.3 -- "Afiam a língua como a da serpente; veneno de víbora está em seus lábios".)

Semeadores da última hora / / Sembradores de último minuto / Semeurs de dernière minute / 最後一分鐘的苗圃 / Sowers der letzten Minute / Сауэрс из последней минуты / Saaiers van die laaste minuut / अंतिम मिनट के Sowers / Penabur menit terakhir / プランターウルティマホラ / Seminatori di last minute / 마지막 순간의 씨 뿌리


Semeadores da última hora 

Precisamos com muita dedicação trabalharmos na seara do Senhor. Pesa sobre os nossos ombros a responsabilidade de propagar o evangelho de Cristo. Esta é a última hora. Com que nos apresentaremos diante dele?

I – O semeador da última hora ouve o chamado do Senhor;
“No segundo ano do reinado de Dario, rei da Pérsia, no primeiro dia do sexto mês, o SENHOR Deus mandou uma mensagem por meio do profeta Ageu”. Essa mensagem era para o governador de Judá, Zorobabel, filho de Salatiel, e para o Grande Sacerdote Josué, filho de Jozadaque.
O SENHOR Todo-Poderoso disse o seguinte: — O povo está dizendo que ainda não chegou o tempo de reconstruir o Templo”.  (Ageu 1.1-2 – bíblia na linguagem de hoje ).

A parábola do servo impiedoso. / The parable of the unforgiving servant. / La parábola del siervo que no perdonó. / La parabole du serviteur impitoyable. / 無情的僕人的比喻。 / Das Gleichnis vom Schalksknecht. / Притча о неумолимой служащего. / Die gelykenis van die ongenaakbare kneg. / माफ नौकर का दृष्टान्त. / Perumpamaan tentang hamba yang tak kenal ampun. / 容赦のないサーバントのたとえ。 / La parabola del servo spietato. / 용서 종의 비유.

A parábola do servo impiedoso.

Na parábola Jesus conta que o Reino do Céu é como um rei que desejava acertar contas com seus servos. Trouxeram um servo que lhe devia um valor muito alto, mas não tinha condição de pagar, então o senhor ordenou que ele, sua mulher, seus filhos e tudo que ele possuísse fossem vendidos para pagar a dívida.
O servo prostrou-se diante do senhor e implorou: “Tenha paciência comigo que eu lhe pagarei”. O senhor daquele servo teve compaixão dele e cancelou sua dívida, e o deixou ir. Saindo, aquele servo encontrou um de seus conservos que lhe devia cem denários, ou seja, um valor muito pequeno. O servo agarrou-o e espancou-o dizendo, “Pague-me!” O conservo ajoelhou-se diante dele e disse: “tenha paciência comigo que eu lhe pagarei.” Mas ele não quis, e mandou prender-lhe até que pagasse a dívida. Quando o senhor daquele servo ficou sabendo o que havia acontecido, chamou-o e disse: “Servo mau! Cancelei suas dívidas, você deveria ter tido misericórdia do seu conservo como eu tive de você”. Irado, o senhor o entregou aos torturadores até que pagasse tudo o que devia.
Assim também lhes fará meu Pai celestial se vocês não perdoarem de coração o seu irmão.

segunda-feira, 19 de maio de 2014

A manifestação da graça ao mundo / The manifestation of grace to the world / La manifestación de la gracia para el mundo / La manifestation de la grâce dans le monde / 恩典世界的表現形式 / Die Manifestation der Gnade für die Welt/ Проявление благодати в мир / Die verskynsel van genade aan die wêreld / दुनिया के लिए अनुग्रह की अभिव्यक्ति / Manifestasi dari kasih karunia untuk dunia / 世界に恵みの現れ / La manifestazione di grazia al mondo /

A manifestação da graça ao mundo

O texto que serve de base para a nossa meditação, é um versículo muito conhecido, é o coração da Bíblia: “Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3.16).
Deus amou o mundo de tal maneira mesmo após diversas e fracassadas alianças com o ser humano, a começar de Abraão e por culpa exclusiva da humanidade, num gesto de amor, enviou seu único Filho, Jesus Cristo, para o mundo, com o objetivo de salvar o mundo e não de julgá-lo, o que seria até plausível, pela infidelidade da raça humana. E Jesus veio ao mundo, o amor e a graça não têm limites. Com base nesse texto, destacamos as seguintes lições:

terça-feira, 13 de maio de 2014

A igreja que Deus quer / The church that God wants / La iglesia que Dios quiere / L'église que Dieu veut / 上帝希望教會 / Die Kirche , die Gott will / Церковь, что Бог хочет, / Die kerk wat God wil / भगवान चाहता है कि चर्च / Gereja yang Tuhan inginkan / 神が望んでいる教会 / La chiesa che Dio vuole / 하나님이 원하는 교회

A igreja que Deus quer

Nos tempos atuais existe uma variedade quase infinita de igrejas. Isso é ótimo porque existem vários tipos de pessoas e grupos sociais que precisam ser alcançados pela “multiforme Graça de Deus” (I Pedro 4.10). Contudo, isso pode ser perigoso ou confuso, pois, como vou saber qual igreja está correta? Para isso sabemos que a Bíblia é a regra de fé e prática de uma Igreja verdadeira.
No tempo do apóstolo Paulo, ele também enfrentou desafios para caracterizar a Igreja de acordo com a vontade de Deus. Paulo escrevia e viajava pelas comunidades cristãs ensinando a Palavra de Deus para que não “estejais passando tão depressa daquele que vos chamou na graça de Cristo para outro evangelho” (Gálatas 1.6).
Ao visitar a Igreja em Trôade, Paulo prestou serviços pastorais àquela comunidade que parecia ser uma Igreja verdadeira que Paulo afirmava ser uma Porta que Deus abriu para ele (II Coríntios 2.12). Trôade também parecia ser um lugar de passagem (Atos 16.11 e 20.5), ou local estratégico para as demais viagens missionárias. Talvez Paulo tivesse ali uma casa ou local de pousada onde deixava roupas e livros (II Timóteo 4.13).
Nesta viagem a Trôade aconteceu um fato muito marcante que foi a ressurreição do jovem Êutico. Este milagre mostra que aquela Igreja era uma comunidade verdadeira onde Deus tinha liberdade para agir. Com algumas informações do texto sobre esta igreja podemos aprender o que Deus quer de sua Igreja.
Transição:

Como é a Igreja que Deus quer?

Vamos refletir na sequência de fatos ocorridos na Igreja de Trôade e aprender como é a Igreja que Deus quer:

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Encontro com Jesus e sua palavra / Encounter with Jesus and his word / Encuentro con Jesús y su palabra / Rencontre avec Jésus et sa parole / 遇到與耶穌和他的詞 / Begegnung mit Jesus und seinem Wort / Встреча с Иисусом и его слова / Ontmoeting met Jesus en sy Woord / यीशु और उसके शब्द के साथ मुठभेड़ / Pertemuan dengan Yesus dan firman-Nya / イエスと彼の言葉との出会い / Incontro con Gesù e la sua parola / 예수님과 그분의 말씀 과 만남

Encontro com Jesus e sua palavra

Na Sagrada Escritura está o registro em que Maria, mãe de Jesus, diz aos serventes de uma festa “Fazei Tudo Quanto Ele Vos Dizer”. Conhecendo o poder de Jesus, quem era de fato seu filho, Maria, bem-aventurada entre as mulheres, deixa claro a quem as pessoas devem buscar. Jesus é revelado como único que poderia solucionar o problema surgido durante aquela festa (bodas em Caná da Galilé ia), somente Jesus seria capaz, naquele momento, de restituir a alegria dos participantes daquela festa e especialmente dos noivos, solucionando o problema. Assim podemos concluir do que está escrito em João 2.1-5. E hoje, não é diferente, ainda é Jesus o único que pode o que nós não podemos. Temos algumas considerações sobre isso que queremos compartilhar: o exemplo e o ensino que Maria transmitiu aos serventes. E o encontro dos serventes com Cristo Jesus.

segunda-feira, 31 de março de 2014

O Exemplo Pessoal Na Educação Dos Filhos / The Personal Example in childcare / El ejemplo personal en el cuidado de los niños / L'exemple personnel en service de garde / 在個人的例子在育兒 / Die Personal Beispiel in der Kinderbetreuung / Личный пример в уходе за детьми / Die Persoonlike Voorbeeld in kindersorg / चाइल्डकैअर में व्यक्तिगत उदाहरण / Contoh pribadi dalam pengasuhan anak / 育児中の個人の例 / L'esempio personale nella cura dei bambini / 보육 의 개인 예

O Exemplo Pessoal Na Educação Dos Filhos

"O justo anda na sua sinceridade; bem-aventurados serão os seus filhos depois dele"
(Provérbios 20.7).


Leitura de Referência:  Provérbios 4.1-9 `

Introdução

"Ouve filho meu" soa como um refrão no livro de Provérbios. É o apelo de um pai amoroso, ensinando ao filho as regras do bom viver. É a partir de um conjunto de valores, já padronizado, que o pai assim o faz. Entretanto, sua preocupação não é despejar sobre o filho um código de regras, mas ensinar valores que o prepararão para a vida. Para isto, ele utilizará o exemplo, mostrando que a atitude fala muitas vezes mais alto que as palavras!

segunda-feira, 17 de março de 2014

O tempo de Deus / God's time / El tiempo de Dios / Le temps de Dieu / 神的時間 / Gottes Zeit / Божье время / God se tyd / भगवान का समय / Waktu Allah / 神の時間 / Tempo di Dio / 하나님의 시간


O tempo de Deus

Introdução

Uma das coisas mais surpreendentes da Bíblia é a sua contemporaneidade. A Palavra de Deus é viva e eficaz. Ela traz sempre uma mensagem ao nosso coração. Os profetas menores então, que de menor não tem nada, são extremamente contemporâneos, ou seja, são atuais, são dos nossos dias, falam das coisas que todos nós vivemos, fazem da nossa vida da nossa crise, etc. Particularmente o profeta Ageu é uma contemporaneidade marcante.

Explicação

Ou seja, os problemas do tempo de Ageu são os nossos problemas, as suas crises são as crises dos nossos dias e vai por aí à fora. Judá vivia a crise de liderança, que fatalmente estava afetando o povo de todo. Em Ageu 1-11 nos falam do tempo de Deus e do tempo do homem. E dificilmente o tempo do homem está de acordo ou em sintonia com o tempo de Deus. Podemos dizer que a desgraça de Israel começou quando pediu a Samuel um rei, ou seja, estavam declaradamente rejeitando a teocracia, optando pela monarquia. Muito mais do que a simples mudança de governo, o povo queria se livrar de Deus. (Atos 13:21). Saul reina por 40 anos também. 1 Reis 2.11.

Lembrar de Deus em Todos os Momentos / Remember God in All Moments / Recuerda a Dios en todos los momentos / Se souvenir de Dieu dans tous les moments / 記住神在所有的時刻 / Denken Sie daran, Gott in allen Moments / Помните Бога в все моменты / Onthou God in alle tye / सभी क्षणों में भगवान याद रखें / Ingatlah Allah di Semua Moments / すべての瞬間に、神を覚えている / Ricordate Dio in tutti i momenti / 모든 순간 에 하나님 을 기억


Lembrar de Deus em Todos os Momentos 

Todos temos desejos e planos, desde o mais jovem ao mais idoso. Na verdade desejamos muitas coisas e vivemos em busca de todas elas: felicidade, alegria, bem estar, namoro, estudo, esportes, lazer, amizades. Olhamos o futuro, sentimos a necessidade de ter meios para alcançarmos e realizarmos os nossos sonhos, seja a solução de um problema, a cura de uma enfermidade física e espiritual, de uma profissão, de uma família bem ajustada e a aquisição de bens materiais.

1- Os dias atuais nos obrigam a ser dinâmicos

Somos obrigados a correr de um lado para outro, nos envolvermos em muitas atividades e lutarmos pela conquista de nossos objetivos. Isso não é errado, Deus não vai fazer nada que é nossa obrigação fazer. A Palavra de Deus manda ir ter com a formiga, quando repreende o preguiçoso.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Ira sem pecado / Ira sinless / Ira sin pecado / Ira sans péché / 艾拉無罪 / Ira ohne Sünde / Ира безгрешным / Ira sondelose / ईरा निष्पाप / Ira berdosa / アイラ罪 / Ira senza peccato / 아이라 죄

Ira sem pecado

Texto: Efésios 4:26-27

Introdução:

(1)   Ninguém está livre da ira. Ela é inata no ser humano. Ela pode ser boa ou má.
(2)   A questão é saber como lidar com a ira que se manifesta em nós constantemente.
I – A Ira É Natural E Boa.

(1) Há dois tipos de ira: a justa e a injusta. Há a ira humana e há a ira divina.
a)  A ira humana pode ser justa quando não se aceita atos ou atitudes que ferem princípios morais e cristãos. Nos revoltamos com determinadas ações dos outros quando desrespeitam o ser humano ou a própria natureza.

A santa ceia do Senhor e os benefícios conferidos por ela / The Last Supper of the Lord and the benefits conferred by it / La última cena del Señor y de los beneficios otorgados por ella / La Cène du Seigneur et les avantages conférés par celle-ci / 最後的晚餐主的和所賦予的好處 / Das Abendmahl des Herrn und die Vorteile, die ihm übertragenen / Тайная вечеря Господня и преимущества , предоставляемые ею / Die Laaste Avondmaal van die Here en die voordele wat deur hom verleen / प्रभु की लास्ट सपर और यह द्वारा प्रदत्त लाभ / The Last Supper Tuhan dan manfaat yang diberikan oleh itu / 主の最後の晩餐で、それによって付与されるメリット / L'Ultima Cena del Signore e dei benefici da esso conferite / 주님의 최후의 만찬 과 그것에 의해 부여 된 혜택

A santa ceia do Senhor e os benefícios conferidos por ela

1. Porque Cristo instituiu a Ceia

Deus, depois de nos ter recebido em Sua família, não para servir-se de nós como criados, e sim para ter-nos no número de Seus filhos, a fim de conduzir-nos como um bom pai de família, que se preocupa com seus filhos e descendentes, e pensa no modo de sustentar-nos durante toda nossa vida. E não contente com isto, nos quis dar a segurança de Sua perpétua liberalidade para conosco, dando-nos um presente. Para este fim instituiu por meio de Seu Unigênito Filho outro sacramento; a saber; um banquete espiritual, no qual Cristo assegura que é o pão da vida (João 6.51) com o qual nossas almas são mantidas e sustentadas pela bem aventurada imortalidade.

Jesus Cristo - Por Ele e para Ele / Jesus Christ - For Him and for Him / Jesucristo - Para él y para él / Jésus-Christ - Pour lui et pour lui / 耶穌基督 - 為他和為他 / Jesus Christus - für ihn und für ihn / Иисус Христос - Для Него и для Него / Jesus Christus - vir hom en vir hom / यीशु मसीह - उसके लिए और उसके लिए / Yesus Kristus - Untuk Dia dan untuk Dia / イエス·キリスト - 彼のために彼のために / Gesù Cristo - Per Lui e per Lui / 예수 그리스도 - 하나님 과 그분 에 대한

Jesus Cristo - Por Ele e para Ele

Jesus Cristo é plenamente Deus e plenamente suficiente para nos conduzir ao pleno conhecimento de Deus Pai e ao mais alto de espiritualidade no Espírito Santo.

I. Introdução

Suficiência de Cristo…

O apóstolo Paulo apresenta Cristo, plenamente Deus e plenamente suficiente para nos conduzir ao grau mais alto de espiritualidade e ao pleno conhecimento do Pai.
“Tudo quanto pertence à vida e à piedade, através do verdadeiro conhecimento de Cristo” ( 2 Pedro 1.3).
Nele temos sabedoria, justiça, santificação e redenção (1 Coríntios 1.30).
A graça de Cristo é suficiente para cada situação (2 Coríntios 12.9).
Nele somos abençoados com toda sorte de bênçãos espirituais (Efésios 1.3).
Através de uma única oferta Ele nos aperfeiçoou para sempre (Hebreus 10.14).
Somos perfeitos em Cristo (Colossenses 2.10).
O que mais alguém poderia acrescentar a Cristo?

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Missões tarefa indispensável da igreja / Mission essential task of the church / Misión tarea esencial de la Iglesia / Mission tâche essentielle de l'église / 教會的使命基本任務 / Mission wesentliche Aufgabe der Kirche / Миссия важная задача церкви / Missie noodsaaklike taak van die kerk / चर्च के मिशन आवश्यक कार्य /Misi tugas penting gereja / 教会の使命に不可欠タスク / Missione compito essenziale della Chiesa / 교회의 사명 필수 작업

Missões tarefa indispensável da igreja

Introdução

1. O que significa Missões ?

• É a força tarefa da Igreja para levar o Evangelho a todos os povos.
• É a revelação do amor de Deus para com todos os povos.
• É a tarefa indispensável da Igreja diante de Deus.
• É a anunciação da Glória de Deus entre as nações.
• É a paixão de Deus para salvar as almas perdidas.
• É o enviar do Senhor Jesus Cristo aos pecadores pelo Deus que não tem prazer que as pessoas se percam eternamente, mas que espera que as pessoas sejam salvas através do conhecimento da verdade.
• É a ação do Deus que tinha um único Filho e fez d’Ele um MISSIONÁRIO.
• É mais do que um ato de obediência, é uma paixão intensa.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

A volta de Jesus para o julgamento final / Jesus' return to final judgment / El regreso de Jesús a la sentencia definitiva / 耶穌的回歸最終判決 / Jesu Rückkehr zur endgültigen Urteil / Возвращение Иисуса на окончательного решения / Jesus se terugkeer na die finale oordeel / अंतिम निर्णय के लिए यीशु की वापसी / Yesus kembali ke penghakiman terakhir / 最終的な判断にイエスの復帰 / Ritorno di Gesù 'a sentenza definitiva / 최후의 심판 에 대한 예수님의 반환

A volta de Jesus para o julgamento final

Introdução

• o texto básico para as reflexões sobre a volta de Jesus é Mateus 24.14.
• Veremos nesta mensagem que o Senhor voltará em sua glória e majestade para o julgamento final. Hoje ele é o nosso advogado (1
João 2.1-2; Hebreus 7.25); na sua volta ele será o justo juiz que dará a sentença final para toda a humanidade e para cada individuo (Mateus 25.34, 41).

• Ao descrever o juízo final em Mateus 25.31-46, ele demonstra mais uma vez o seu amor para conosco. Enquanto é tempo, reconciliemo-nos com o Pai, pela mediação do Filho, pois ele “pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles” (Hebreus 7.25).

• O julgamento final será A Hora Da Verdade. Revelações importantes serão feitas.

Segunda Vinda de Cristo / Second Coming of Christ /Segunda Venida de Cristo / Seconde Venue du Christ / 基督再來 / Wiederkunft Christi / Второе пришествие Христа / Wederkoms van Christus / दूसरा मसीह के आने / Kedatangan Kedua Kristus / キリストの再臨 / Seconda Venuta di Cristo / 둘째로 그리스도 의 재림

Segunda Vinda de Cristo

A seguir relaciono uma série de textos a respeito da breve volta de Cristo. Abra sua Bíblia e em oração e na sensibilidade ao Espírito Santo medite na Palavra.
Não faço comentários, pois a Bíblia não diz literalmente como será este retorno, e prefiro não entrar na área das suposições. Mas afirmo sem medo de errar: “Cristo voltará!
Veja:
“Respondeu-lhe Jesus: Tu o disseste; entretanto, eu vos declaro que, desde agora, vereis o Filho do Homem assentado à direita do Todo-Poderoso e vindo sobre as nuvens do céu.” Mateus 26.64;
“E lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir” Atos 1.11;
“E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo, assim também Cristo, tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para a salvação.” Hebreus 9.27,28

A volta está próxima, Prepare-se!”

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Janelas de mudança / Change Windows / Ventanas del cambio / Les fenêtres du changement / 變化的窗口 / Fenster Änderungs / окна изменения / Vensters van verandering / परिवर्तन की खिड़कियां / Jendela perubahan / 変更の窓 / Finestre di cambiamento / 변화의 창

Janelas de mudança

Ao cabo de quarenta dias, abriu Noé a janela que fizera na arca (Gênesis 8:6)

Um tema que me chamou atenção essa semana diz respeito às janelas. Elas aparecem por toda a Bíblia. Foi por uma janela que Noé viu os primeiros raios de sol após um dilúvio de 40 dias

Ela (Raabe), então, os fez descer por uma corda pela janela, porque a casa em que residia estava sobre o muro da cidade. (Josué 2.15)

se, vindo nós à terra, não atares este cordão de fio de escarlata à janela por onde nos fizeste descer; e se não recolheres em casa contigo teu pai, e tua mãe, e teus irmãos, e a toda a família de teu pai. (Josué 2.18)

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

A grande diferença / The big difference / La gran diferencia / La grande différence / 最大的區別 / Der große Unterschied / Большая разница / Die groot verskil / बड़ा अंतर / Perbedaan besar / 大きな違い / La grande differenza / 큰 차이

A grande diferença

Introdução

O rei Davi estava feliz com o nascimento de mais um filho, porém Deus feriu a criança e ela adoeceu gravemente, ele então começou a orar a Deus e jejuar passando a noite toda com o rosto no chão pela cura do filho, por mais que seus servos insistissem com ele para se alimentar ele não saiu do quarto. Passado sete dias, a criança morreu, seus servos temiam revelar-lhe a morte do filho por medo de uma reação de desespero incontrolável. Davi percebeu algo estranho, pois os ouvia conversarem em voz baixa como se não querendo que ele os ouvisse. Calculou então que o filho havia morrido e perguntou: “É morta a criança? Sim, é morta- responderam” (2 Samuel 12.19). Ao receber a notícia ele levantou-se, tomou banho, vestiu-se e foi para a casa de Deus (igreja) e adorou ao Senhor, possivelmente tenha expressado mais ou menos nestas palavras: “Senhor, Tu és soberano em todos os teus feitos, por isso a minha alma Te adora, pois aplicastes a tua vontade desta forma para que meu ser entendesse que Tu és o meu Senhor e tudo é teu (Aleluia!)”. Tendo adorado, voltou para o palácio, pediu comida e alimentou-se sem derramar uma lágrima sequer.

A graça de Deus é a marca da nossa vida / The grace of God is the mark of our life / La gracia de Dios es la marca de nuestra vida / La grâce de Dieu est la marque de notre vie / 神的恩典是我們的生命的印記 / Die Gnade Gottes ist das Zeichen für unser Leben / Благодать Божия является признаком нашей жизни / Die genade van God is die punt van ons lewe / ईश्वर की कृपा हमारे जीवन का निशान है / Kasih karunia Allah adalah tanda dari kehidupan kita /神の恵みは、私たちの生活のマークです / La grazia di Dio è il segno della nostra vita / 하나님의 은혜는 우리의 삶 의 마크

A graça de Deus é a marca da nossa vida

E por derradeiro de todos apareceu também a mim, como a um abortivo. Pois eu sou o menor dos apóstolos, que nem sou digno de ser chamado apóstolo, porque persegui a igreja de Deus. Mas pela graça de Deus sou o que sou; e a sua graça para comigo não foi vã, antes trabalhei muito mais do que todos eles; todavia não eu, mas a graça de Deus que está comigo (1 Coríntios 15.8-11).

Fenelon foi um conselheiro do padre Tronson. E ele também tenta ensinar o neto de Luís XIV, o Duque de Edimburgo, um garoto cheio de orgulho e arrogante como o seu avô, ele diz: Vê se lembra que você é o do presente da graça de Deus”. Diga para você mesmo eu sou, eu mesmo o presente da graça de Deus para mim. Ele me deu a mim mesmo (HOUSTON, 2003, 144).

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Os mistérios de Deus / The mysteries of God / Los misterios de Dios / Les mystères de Dieu / 神的奧秘 / Die Geheimnisse Gottes / Тайны Бога / Die verborgenhede van God / भगवान के रहस्यों / Misteri Allah / 神の謎 / I misteri di Dio / 하나님의 비밀

Os mistérios de Deus

"Que os homens nos considerem como ministros de Cristo, e despenseiros dos mistérios de Deus" (1 Coríntios 4.1).

Com a missão de divulgar a mensagem do Evangelho, o crente é um administrador dos mistérios de Deus.
Na parábola dos talentos (Mateus 25.14-30), os servos receberam valores do seu senhor para negociarem e produzirem lucro. Assim nós recebemos de Deus a riqueza espiritual para administrar dum modo que seja proveitoso a nós e aos outros.
“Medita estas coisas e ocupa-te nelas, porque fazendo isto te salvarás, tanto a ti mesmo como àqueles que te ouvem" (1 Timóteo 4.16).

A Palavra de Deus é remédio / God's Word is medicine / La Palabra de Dios es medicina / La Parole de Dieu est la médecine / 神的話是藥 / Gottes Wort ist Medizin / Слово Божье медицина / God se Woord is medisyne / भगवान के शब्द दवा है / Firman Tuhan adalah obat / 神の言葉は、薬です / La Parola di Dio è la medicina / 하나님의 말씀은 약이다

A Palavra de Deus é remédio

Filho meu, atenta para as minhas palavras; às minhas razões inclina o teu ouvido.
Não as deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-as no meio do teu coração.
Porque são Vida para os que as acham e Saúde, para o seu corpo.
Provérbios 4.20-22

...as palavras que eu vos disse São Espírito e Vida.
João 6.63

Este texto em Provérbios diz, exatamente, como encontrar o remédio infalível para qualquer problema que você encontrar na vida. Ele diz como você pode ter vida e saúde.
Isso é o que as pessoas estão buscando - vida abundante -, que inclui cura e saúde. Todas as bênçãos de Deus encontram-se em Sua Palavra, pois ela é um remédio infalível.
Deus quer que compreendamos a vida e o poder que existem em Sua Palavra. Quando Ele fez o mundo, criou a terra, o céu e a grande extensão do universo com palavras (ver Gênesis capítulo 1).

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

A ética do reino de Deus / The ethics of the kingdom of God / La ética del reino de Dios / L'éthique du royaume de Dieu / 神的國度的倫理 / Die Ethik des Reiches Gottes / Этика Царства Божьего / Die etiek van die koninkryk van God / परमेश्वर के राज्य की नैतिकता / Etika Kerajaan Allah / 神の国の倫理 / L'etica del regno di Dio / 하나님의 나라 의 윤리

A ética do reino de Deus

Todos os dias tomamos diversas decisões em nossas vidas. Toda decisão por uma determinada opção em detrimento de outra acontece com base em nosso conjunto de crenças e valores do que pensamos ser certo, ou errado. A isso chamamos de ética. A palavra “ética” vem do grego ethos que significa modo de ser, caráter, comportamento e inclui hábitos, costumes e práticas.
A ética não nos faz entrar no reino de Deus, mas o reino apresenta uma ética própria e bem definida. Dentre muitos padrões éticos exigidos na Bíblia, Jesus apresenta um resumo que nos ajuda a entender os fundamentos da ética do reino de Deus: “Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma, com toda a mente e com todas as forças. Ame os outros como você ama a você mesmo” (Marcos 12.30-31 – NTLH). Vamos entender três pilares da ética do reino:

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Verdade Absoluta / Absolute Truth / Verdad Absoluta / Vérité absolue / 絕對真理 / Absolute Wahrheit / Абсолютная Истина / Absolute Waarheid / परम सत्य / Kebenaran mutlak / 絶対的な真理 / Verità Assoluta / 절대 진실


Verdade Absoluta

O que a palavra de Deus requer de nós, no entanto, não depende apenas de nosso relacionamento com ele como criaturas e súditos. Devemos crer e obedecer, não apenas porque ele nos diz que o façamos, mas também e primeiramente por ser uma palavra verdadeira. Seu autor é o "Deus da verdade" (Salmo 31.5; Isaías 65:16), "cheio de amor e de fidelidade" (Êxodo 34.6). Tua "fidelidade alcança as nuvens" (Salmo 108.4; Salmo. 57.10), isto é, ela é universal e ilimitada. Portanto sua "palavra é a verdade" (João 17.17); "as tuas justas ordenanças são eternas" (Salmo 119.160); "tu és Deus! Tuas palavras são verdadeiras" ( 2 Samuel 7.28).
A verdade na Bíblia é primariamente uma qualidade pessoal e só em segundo lugar propositiva: isso significa estabilidade, confiança, firmeza, fidelidade, a qualidade da pessoa inteiramente coerente, sincera, realista, que não se deixa enganar. Deus é tal pessoa. A verdade, neste sentido, é sua natureza, e não há nele possibilidade de ser qualquer outra coisa. Por isso ele não pode mentir (Tito 1.2; Números 23.19; 1 Samuel 15.29; Hebreus 6.18).

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Sou devedor / I am indebted / estoy en deuda / je suis redevable / 我要感謝 / Ich verdanke / Я в долгу / Ek is dank verskuldig / मैं आभारी हूँ / saya berhutang budi / 私がお世話になっています / sono in debito / 나는 빚

Sou devedor

“Eu sou devedor, tanto a gregos como a bárbaros, tanto a sábios como a ignorantes.” Romanos 1.14.

Introdução:

Esta passagem nos leva a um senso de constrangimento para nossa consciência em nossa vida, em nossa obra e em nosso ministério. Aquilo que Paulo fala de si mesmo nesta passagem, é sem duvida alguma, verdadeiro para nós também. Neste sentido, todo nós fomos chamados a pregar, pois todos temos contatos com homens e mulheres.
Nesta passagem tudo vai de um degrau a outro, mas vamos examinar palavra por palavra.

Sou Devedor – esta palavra tinha o sentido de “estar obrigado pelo dever ou a necessidade a fazer alguma coisa”. É como ele estivesse dizendo: “Estou sob uma necessidade, sob uma obrigação”. Esta obrigação para Paulo era tão importante e tão forte que ele escolheu esta palavra deliberadamente. Ele era um homem que estava sob a força de uma lei. É como se ele estivesse no banco dos réus, e os procedimentos da lei o está pressionando. Esta era o trabalho de Paulo, esta era a vida de Paulo.

O Sustento do Missionário / Keep The Missionary / El apoyo del Misionero / Le soutien des Missionnaires / 傳教的支持 / Die Unterstützung der Missions / Поддержка со стороны миссионера / Die ondersteuning van die sendeling / मिशनरी का समर्थन / Dukungan dari Misionaris / 宣教師の支援 / Il supporto del Missionario / 선교사 의 지원

O Sustento do Missionário 

Existem três modos de nos envolvermos com a obra de missões: primeiro, indo ao campo missionário; segundo, orando por aqueles que estão no campo; terceiro, sustentando o obreiro financeiramente. Todo o crente precisa, desde cedo, compreender o que a Bíblia ensina sobre a mordomia. Nós somos mordomos de Deus, ou seja, administradores de seus bens. Tudo o que existe no mundo pertence a Ele: “Do Senhor é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam” (Salmo 24.1). Deste modo, o corpo, a mente, o tempo, os talentos, os serviços, o dinheiro, as propriedades – tudo pertence a Deus. Quando nos dispomos a cooperar financeiramente com a sua obra, estamos simplesmente devolvendo-Lhe parte do que dEle recebemos. Deus recebe a oferta que oferecemos aos missionários, e se compromete abençoar-nos e suprir todas as nossas necessidades. As missões são sustentadas exclusivamente com as nossas contribuições. Se não contribuirmos, o Reino de Deus sofrerá.

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Perigos que a caminhada no deserto oferecem / / Peligros que caminar en la oferta del desierto / Dangers qui marche dans l'offre de désert / 危險,行走在沙漠報價 / Gefahren, die zu Fuß in der Wüste Angebot / Опасности , что ходить в предложении пустыни / Gevare wat loop in die woestyn aanbod / खतरों है कि रेगिस्तान के प्रस्ताव में घूमना / Bahaya yang berjalan dalam penawaran gurun / 砂漠のオファーに歩くことの危険性 / Pericoli che camminare nell'offerta deserto / 위험 이 사막 의 서비스 에서 산책

Perigos que a caminhada no deserto oferecem

Texto de Referência: 1 Coríntios 10. 5-11.

Israel – quase sempre na história deste povo existe um deserto e uma terra e no meio destes dois elementos Uma Promessa.

Neste deserto, muitos andam, mas muitos, muitos mesmo estão prostrados no deserto.

“Deus não se agradou da maioria deles, razão porque ficaram prostrados no deserto” (12 Coríntios 10.5)

A idéia é um caminho no deserto e nos dois lados há pessoas caídas, mortas, prostradas no deserto.

Como está você hoje? Andando ou prostrado no deserto?

O Serviço dos Santos / The Service of Saints / El servicio de los Santos / 聖徒的服務 / Der Dienst der Heiligen / Служба святых / Die Diens van Saints / संतों की सेवा / Layanan Saints / 聖人のサービス / Il Servizio dei Santi / 성도 의 서비스

O Serviço dos Santos

Cartas

As cartas são utilizadas desde cedo, pela humanidade, como forma de expressão. Os antigos impérios orientais, como a China, já se utilizavam das cartas como recurso de comunicação e o livro de Jó, talvez o mais antigo da Bíblia, faz referência (Jó 9:25) a um serviço de correio existente no Egito antigo. Durante o império romano, o correio atingiu grande eficácia, devido à qualidade das estradas disponíveis, e transportava também bagagens e mercadorias.

Os versos que lemos fazem parte de uma carta escrita pelo apóstolo Paulo aos discípulos de Jesus que viviam na cidade de Éfeso. As epístolas foram bastante utilizadas durante o primeiro século do cristianismo, tanto que dos 27 livros do Novo Testamento, 21 foram escritas no formato de epístola. Não apenas Paulo, mas também Pedro, Judas, João e Tiago usaram as cartas como um meio de comunicar o evangelho.

Adoração contagiante / Contagious Worship / Adoración Contagious / culte contagieuse / 傳染性崇拜 / Ansteckende Gottesdienst / Инфекционные поклонение / Aansteeklike Aanbidding / संक्रामक पूजा / Ibadah Menular / 伝染性崇拝 / Culto Contagious / 전염성 예배

Adoração contagiante

Introdução

Convicções Sobre Adoração

1) Só os crentes estão Capacitados para adorar

A definição de adoração da nossa igreja é: “Adoração é a expressão do nosso amor a Deus. Por quem Ele é, pelo que Ele disse e pelo que Ele faz.”

Uma pessoa que não conhece a Deus, que não conhece a sua Palavra e que não tem discernimento da obra de Deus em sua vida. Isto é, uma pessoa que ainda não foi restaurada pelo Espírito Santo de Deus. Que ainda não foi salva por intermédio da obra de Cristo na cruz do calvário. Uma pessoa que ainda não tem o Espírito Santo de Deus não está capacidade para o ministério da adoração.

Adoração em espírito e em verdade / Worship in spirit and in truth / La adoración en espíritu y en verdad / Culte en esprit et en vérité / 崇拜心靈和誠實 / Anbetung im Geist und in der Wahrheit / Поклонение в духе и истине / Aanbid in gees en in waarheid / भावना में और सच में पूजा / Ibadah dalam roh dan kebenaran / 精神と真理での礼拝 / Culto in spirito e verità / 신령과 진정으로 예배


Adoração em espírito e em verdade

Introdução

1. Estamos orando por avivamento – Habacuque 3.2. Avivamento traz o vinho novo que deve ser colocado em odres novos (reforma). Avivamento com reforma é movimento orientado pela palavra; esse movimento produz convicção de pecado, arrependimento e volta para Deus. Esse é o resumo das reflexões que já foram feitas em outubro.

2. Quando há arrependimento verdadeiro e fé no que Deus fez por nós em Cristo, através da sua morte e ressurreição, somos lavados pelo sangue do Cordeiro e temos consciência limpa para nos achegarmos a Deus para adorá-lo com um coração sincero e uma fé firme (Hebreus 10.19-22). O texto de 2 Crônicas 20.1-30, com destaque para os versículos 18-19, mostra como o povo se voltou para Deus em verdadeira adoração, num contexto histórico muito parecido com o nosso e com o da igreja por ocasião da reforma; situação marcada por corrupção generalizada, idolatria, apostasia e injustiça.

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Coroado com muitas coroas / Crowned with many crowns / Coronado con muchas coronas / Couronné de nombreux couronnes / 加冕戴著許多冠冕 / Mit vielen Kronen gekrönt / Венценосная со многими крон / Gekroon met baie krone / कई मुकुट के साथ ताज पहनाया / Dimahkotai dengan banyak mahkota / 多くの冠で飾ら / Incoronato con molte corone / 많은 면류관 과 왕관


Coroado com muitas coroas


Estas referências são dirigidas aos cristãos. Até mesmo uma pessoa salva deverá ir a julgamento (Hebreus 9.27). Depois da morte, quem não for salvo passará pelo julgamento do Trono Branco. Quem for salvo irá ao julgamento do Tribunal de Cristo. O julgamento de 1 Coríntios 3, com ênfase nos versos 13 e 14, refere-se aos cristãos.
Algo no recôndito de minha mente me lembra que terei que dar contas a Deus por minhas palavras e minhas ações. Não disponho de tempo para ficar de olho sobre o que pensam de mim, mas sim sobre o que tenho de dar conta no Tribunal de Cristo.
Em 1 Coríntios, 3.11-15, está explícito que ninguém vai se queimar, apenas as suas obras se queimarão. Note ainda que o fogo prova as obras de cada um para ver a qualidade das mesmas. É na qualidade dessas obras que Deus está interessado. Então, há alguns aspectos positivos nessa passagem. Falando positivamente Paulo diz: “E, se alguém edificou com ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, a obra de cada obra se manifestará”
(1Coríntios 3.12-14). O que significa isso?

Quem é o filho do homem. / Who is the son of man . / Quién es el hijo del hombre . / Qui est le fils de l'homme . / 誰是人的兒子。 / Wer ist der Sohn des Menschen. / Сейчас сын человеческий . / Wie is die seun van die mens. / आदमी का बेटा कौन है . / Siapakah anak manusia . / 人の子は誰です。 / Chi è il figlio dell'uomo . / 사람의 아들 은 누구인가 .

Quem é o filho do homem. 

1. Quem é o Filho do Homem.

Quem é o Filho do Homem? Jesus Cristo é o Filho do Homem. Esta é uma das formas que o Senhor Jesus Cristo usou para revelar quem Ele era. O uso da expressão “Filho do Homem” era conhecida pelos judeus, conhecedores do Antigo Testamento. Pois estas expressões encontraram em Daniel 7.13-14: “Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha com as nuvens do céu um como o Filho do Homem, e dirigiu-se ao Ancião de dias, e o fizeram chegar até ele. Foi-lhe dado domínio, e glória, e o reino, para que os povos, nações e homens de todas as línguas o servissem; o seu domínio é domínio eterno, que não passará, e o seu reino jamais será destruído”.
Jesus é o Filho do Homem da profecia de Daniel. Este Filho do Homem vem do céu. Ele recebe domínio sobre todas as coisas. Esta profecia retrata o Senhor Jesus Cristo na sua segunda vinda. Ele vem sobre as nuvens com seus anjos. É o dia do juízo final. Ele julgará o mundo com toda autoridade. E os judeus entenderam muito bem o que Jesus estava dizendo. Ele estava dizendo que Ele próprio era Deus. Ele estava reivindicando a divindade para si própria. Ele estava se colocando no mesmo nível de Deus. Porque de fato Ele é Deus.

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

E as muralhas ruirão! / And the walls will crumble ! / Y las paredes se derrumbarán ! / Et les murs s'écrouleront ! / 和牆會倒塌! / Und die Mauern werden bröckeln ! / И стены рухнут ! / En die mure sal verkrummel ! / और दीवारें गिर जाएगा ! / Dan dinding akan runtuh ! / そして壁が崩れるでしょう!/ E i muri crolleranno ! / 그리고 벽은 무너질 것입니다!

E as muralhas ruirão! 

Jericó tinha uma localização privilegiada tanto devido ao contato com o Oriente quanto pelo abundante acesso às águas. Arqueólogos escavaram as ruínas de Jericó e encontraram sinais de um muro que deveria ter 2,5 m de espessura e 9 m de altura e circundava toda a cidade. Era uma muralha e tanto. Este episódio nos faz refletir sobre três práticas que levaram à queda dos muros:

1- A prática do ouvir

O Senhor falou com Josué (Josué 6.2-4) dando-lhe claras instruções sobre o que fazer. Uma geração inteira havia morrido no deserto porque não ouviu os conselhos dados por Deus, tornando-se desobediente (Josué 5.6). Esta geração comandada por Josué era diferente. Eles tinham seus corações preparados e dispostos a ouvir, talvez porque foram treinados no deserto.

UM NOVO CORAÇÃO / UN CORAZÓN NUEVO / A NEW HEART

UM NOVO CORAÇÃO Ezequiel 36:26-30 26 - E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa car...