quinta-feira, 11 de julho de 2013
A moeda perdida / The lost coin / La moneda perdida
A moeda perdida
Introdução:
Esta parábola está inserida dentro de duas outras também conhecidas: a da ovelha perdida e a do filho pródigo.
Eram 100 ovelhas e uma se desgarra do rebanho e se perde. O pastor não se apercebe imediatamente, mas ao contá-las e notando a falta volta pelo caminho em busca da que se extraviou. O filho pródigo não foi perdido, mas se perdeu por não ter a noção exata da força do pecado.
Ler o texto: “…Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma dracma, não acende a candeia, e varre a casa, e busca com diligência até a achar? E achando-a, convoca as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque já achei a dracma perdida. Assim vos digo que há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende.” (Lucas15:8-10)
Que moeda era essa? Possuía algum valor?
A dracma era a moeda grega, e também utilizada como medida de peso. Seu valor era o de um oitavo de uma onça de ouro, ou três gramas e quinhentos e oitenta e seis miligramas. Aproximadamente U$$ 30,00.
Dracma é o nome da moeda na Grécia (agora usa-se o Euro)
Era uma moeda de prata. Semelhante a moeda de prata dada pelo bom samaritano ao hospedeiro para tomar conta do que havia sido ferido (ele deu duas) e as trinta moedas pagas a Judas para trair Jesus.
Notemos os detalhes da parábola:
1. Diferentemente das outras perdas, esta moeda foi perdida. Estava de posse da mulher e foi perdida dentro da própria casa, ou seja: estava na casa, mas estava perdida.
2. A mulher possuía 10 moedas e perdeu apenas uma, retendo ainda nove.
3. A mulher deu falta da moeda.
4. Ao dar pela falta, imediatamente colocou em ação um plano para encontrar a moeda:
• Acende a candeia – Iluminar todos os aposentos e ter a luz perto dos olhos para enxergar bem.
• Varre a casa – Imagino que depois de procurar, ela percebe que somente varrendo cada canto da casa será possível achar essa moeda. Vasculhar em todos os lugares.
• Busca com diligência até a achar – Buscar diligentemente é usado mais uma vez no Novo Testamento. Em Mateus 2.8 quando os magos são instruídos por Herodes para buscar diligentemente o menino, pois também ele queria adorá-lo (averiguar com exatidão).
5. Quando encontra a moeda ela faz isso notório:
• Convoca as amigas e vizinhas,
• Compartilha seu contentamento, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque já achei a dracma perdida.
Alegrar é a mesma expressão usada pelo pastor no verso seis. A expressão correta aqui é regozijar.
Na volta do filho pródigo usa-se duas expressões: celebrar conforme Lucas 15 e versículos 23, 24, 29, 32 e também é usada em 1Coríntios 5.8; e alegrar (glad).
Aplicações para nossa realidade:
O que representa a dracma? Vi de tudo nas pregações disponíveis na Internet. Geralmente se faz alegorias. Assim, a moeda representa a perda da verdade, dignidade, amor, oração, jejum, evangelismo e prazer espiritual e muitas outras coisas.
Como podemos então aplicar essa parábola? Creio que precisamos olhar dentro do contexto das três parábolas.
1. Tudo o que se perdeu era coisa semelhante. Não creio que as parábolas representem os perdidos que estão no mundo.
• A ovelha se perdeu das outras ovelhas
• O filho abandonou seu pai e irmão
• A moeda foi perdida das outras moedas
2. O lugar de onde foi perdido ou desgarrado representa um lugar seguro. No caso das ovelhas é um aprisco construído no deserto e no caso do filho é a casa do pai. Em relação à moeda, ela foi perdida de sua proprietária. Se usarmos a parábola da ovelha e a do filho pródigo simbolizando a igreja (ou o céu), porque não também em relação à moeda?
3. Há muitos tipos de perdas representados aqui:
• Perde-se no caminho ou a caminho atraído por outras luzes coloridas que exercem grande atração sobre os cristãos;
• Perde-se por causa da insatisfação e da curiosidade em saber o que está do outro lado da porta;
• Perde-se em decorrência da falta de uso. Um talento que se perde porque não foi colocado para trabalhar e gerar mais benefícios.
4. Nosso tema é a perda da moeda.
• Perdeu-se dentro da própria igreja (lugar seguro)
• Perdeu-se por inércia, por morosidade
• Perdeu-se por causa de algum pecado
• Perdeu-se por falta de compreensão do seu valor e do que representa para a comunidade
• Perdeu-se por não compreender seu papel na missão de Deus
5. As igrejas estão repletas de pessoas perdidas (não no sentido de não-salvas). São nossos irmãos e irmãs cujas vidas cristãs não foram desenvolvidas e cujos talentos foram enferrujados.
A grande lição da parábola, qual é?
1. Toda seja o mesmo de Cristo: buscar o perdido e se alegrar com seu retorno. perda deveria produzir algum tipo de dor. A ausência e a desvalorização do outro devem causar em nós estranheza. O outro quando não está com os outros deveria ser notado.
2. O nosso olhar comunitário deve ser igual ao da mulher. Alguém não está aqui.
3. A nossa ação comunitária deve também ser a mesma. Fazer todos os esforços para encontrar o perdido. Segundo o Ap. Paulo quem busca os perdidos são os espirituais (Gálatas 6). Obs. Na igreja temos somente dois tipos de pessoas: os espirituais e os perdidos.
Não podemos duvidar da possibilidade do retorno do perdido. O comentário que originou as três parábolas foi este: “[Jesus] recebe pecadores e come com eles”.
Esta a missão de Cristo e este é o gatilho que dispara os fogos de artifícios para dar inicio a festa. Nas três parábolas houve festa. Infelizmente para os publicanos evangélicos essas parábolas são boas novas para os perdidos. Elas avisam que a misericórdia de Deus ainda está valendo.
Pastor Marcio Cirilo
_________________________________________________________________________________
The lost coin
Introduction:
This parable is embedded within two other well known: the lost sheep and the prodigal son.Were 100 sheep and a herd strays and lost. The pastor does not realize immediately, but to count them and noting the lack back on the road in search of that has gone astray. The prodigal son was not lost, but was lost by not having an exact idea of the power of sin.Read the text: "... Or what woman having ten pieces of silver, if she lose one piece, doth not light a candle, and sweep the house, and seek diligently till she find it? And finding it, she calleth her friends and neighbors, saying: Rejoice with me, for I have found the lost coin. So I tell you, there is joy before the angels of God over one sinner who repents. "(Lucas15 :8-10)What currency was this? Had some value?The drachma was a Greek coin, and also used as a measure of weight. Its value was one-eighth of an ounce of gold, or three grams and five hundred eighty-six milligrams. Approximately $ 30.00 USD.Drachma is currency name in Greece (now uses the Euro)It was a silver coin. Similar to silver coin given by the Good Samaritan to the innkeeper to take care of what had been injured (he has two) and the thirty coins paid to Judas to betray Jesus.Notice the details of the parable:1. Unlike other losses, this coin was lost. Was in possession of the woman and was lost within the home, ie: was in the house, but was lost.2. The woman had 10 coins and lost only one, still retaining nine.3. The woman gave lack of money.4. By giving the missing, immediately put into action a plan to find the money:• Light the candle - Illuminate every room and have the light close to the eyes to see well.• Sweep the house - I guess after searching, she realizes that only sweeping every corner of the house you can find this coin. Scour everywhere.• Search diligently till she find it - Search diligently is used again in the New Testament. In Matthew 2.8 when mages are instructed by Herod to diligently seek the boy, because he too wanted to worship him (accurately ascertain).5. When she finds the coin makes it notorious:• Calls her friends and neighbors,• Share your joy, saying, Rejoice with me, for I have found the lost coin. Rejoice is the same expression used by the shepherd in verse six. The correct expression here is rejoicing. The prodigal son returns is used two expressions: enter as Luke 15, verses 23, 24, 29, 32 and is also used in 1Corinthians 5:8; rejoice and (glad).Applications for our reality:What is the drachma? I saw all the sermons available on the Internet. Usually does allegories. Thus, the coin depicts the loss of truth, dignity, love, prayer, fasting, evangelism and spiritual pleasure and many other things.How then can we apply this parable? I think we need to look within the context of the three parables.1. All that was lost was like. I do not think the parables represent the lost who are in the world.• The lost sheep other sheep• The son left his father and brother• The coin was lost other currencies2. The place where it was lost or stray is a safe place. In the case of the sheep is a sheep pen built in the desert and in the case of the child's father's house. Regarding the money, she was lost to its owner. If we use the parable of the sheep and the prodigal son symbolizing the church (or heaven), why not also for the currency?3. There are many types of losses shown here:• Lose yourself in the path or the path drawn by other colored lights that have great appeal to the Christians;• You lose because of dissatisfaction and curiosity to know what is on the other side of the door;• is lost due to lack of use. A talent that is lost because it was not put to work and generate more benefits.4. Our theme is the loss of money.• Lost within the church itself (safe place)• Lost is coasted by slowness• It was lost because of sin• It was lost due to lack of understanding of its value and what is for the community• Lost for not understanding their role in God's mission5. The churches are full of lost people (not in the sense of non-saved). They are our brothers and sisters whose lives were not developed Christian and whose talents were rusty.The great lesson of the parable, what is?1. All is the same Christ: seeking the lost and rejoice with your return. loss should produce some kind of pain. The absence and belittle others should cause in us strangeness. The other when not with others should be noted.2. Our community should be looking at the same woman. Someone is not here.3. Our community action must also be the same. Make every effort to find the lost. According to the Rev. Paul who seeks the lost are spiritual (Galatians 6). Note In the church we have only two types of people: the spiritual and the lost.We can not doubt the possibility of the return of the lost. The comment that produced these three parables was this: "[Jesus] receives sinners and eats with them."This mission of Christ and this is the trigger that sets off the fireworks for the party to start. In the three parables were party. Unfortunately for publicans evangelical parables are good news to the lost. They warn that God's mercy is still binding.Pastor Marcio Cirilo.
_________________________________________________________________________________
La moneda perdidaIntroducción:Esta parábola se inserta dentro de otros dos bien conocidos: la oveja perdida y del hijo pródigo.Eran 100 ovejas y rebaños se aleja y se pierde. El pastor no se da cuenta de inmediato, pero a contarlos y tomando nota de la falta en la carretera en busca de la que se ha extraviado. El hijo pródigo no se perdió, pero se perdió por no tener una idea exacta del poder del pecado.Lea el texto: "... ¿O qué mujer que tiene diez dracmas, si pierde una dracma, no enciende la lámpara, y barre la casa y busca con diligencia hasta encontrarla? Y encontrar, reúne a sus amigas y vecinas, diciendo: Gozaos conmigo, porque he encontrado la dracma perdida. Por eso digo que hay gozo delante de los ángeles de Dios por un solo pecador que se arrepiente. "(Lucas15: 8-10)¿En qué moneda fue esto? Tenía algo de valor?La dracma era una moneda griega, y también se utiliza como una medida de peso. Su valor era de una octava parte de una onza de oro, o tres gramos y quinientos ochenta y seis miligramos. Aproximadamente $ 30.00 USD.Dracma es nombre de la moneda en Grecia (ahora usa el Euro)Era una moneda de plata. Al igual que la moneda de plata propuesta por el buen samaritano al posadero para cuidar de lo que había sido herido (tiene dos) y las treinta monedas pagadas a Judas para traicionar a Jesús.Observe los detalles de la parábola:1. A diferencia de otras pérdidas, se perdió esta moneda. Estaba en posesión de la mujer y se perdió dentro de la casa, es decir: estaba en la casa, pero se perdió.2. La mujer tenía 10 monedas y perdió sólo uno, que conserva nueve.3. La mujer dio a la falta de dinero.4. Al dar a los desaparecidos, de inmediato puso en marcha un plan para conseguir el dinero:• Encienda la vela - Ilumine todas las habitaciones y tendrá la luz cerca de los ojos para ver bien.• Barrer la casa - Supongo que después de buscarla, se da cuenta de que sólo barriendo todos los rincones de la casa se puede encontrar esta moneda. Recorrer todas partes.• Buscar con diligencia hasta hallarla - Buscar diligencia se utiliza de nuevo en el Nuevo Testamento. En Mateo 2,8 cuando los magos son instruidos por Herodes a buscar con diligencia al niño, porque él también quería adorarlo (determinar con precisión).5. Cuando encuentra la moneda hace que sea notoria:• Las llamadas a sus amigos y vecinos,• Comparta su alegría, diciendo: Alegraos conmigo, porque he encontrado la dracma perdida. Alégrate es la misma expresión utilizada por el pastor en el versículo seis. La expresión correcta en este caso se está regocijando. El hijo pródigo regresa se utilizan dos expresiones: entrar como Lucas 15, versículos 23, 24, 29, 32 y también se utiliza en 1 Corintios 5:8; alegrarse y (espera).Las solicitudes de nuestra realidad:¿Cuál es el dracma? Vi todos los sermones disponibles en Internet. Por lo general, hace alegorías. Por lo tanto, la moneda representa la pérdida de la verdad, la dignidad, el amor, la oración, el ayuno, la evangelización y el placer espiritual y muchas otras cosas.¿Cómo podemos aplicar esta parábola? Creo que tenemos que mirar en el contexto de las tres parábolas.1. Todo lo que se había perdido era como. No creo que las parábolas representan los perdidos que están en el mundo.• La oveja perdida otras ovejas• El hijo dejó su padre y su hermano• La moneda se perdió otras monedas2. El lugar en el que se ha perdido o extraviado es un lugar seguro. En el caso de las ovejas es un corral de ovejas construido en el desierto y en el caso de la casa del padre de su hijo. En cuanto al dinero, se había perdido a su dueño. Si utilizamos la parábola de las ovejas y el hijo pródigo que simboliza la iglesia (o el cielo), ¿por qué no también para la moneda?3. Hay muchos tipos de pérdidas que se muestran aquí:• Piérdete en el camino o en el camino trazado por otras luces de colores que tienen un gran atractivo para los cristianos;• Se pierde debido a la insatisfacción y la curiosidad de saber lo que hay al otro lado de la puerta;• se pierde debido a la falta de uso. Un talento que se pierde porque no se puso a trabajar y generar más beneficios.4. Nuestro tema es la pérdida de dinero.• Perdido dentro de la misma iglesia (lugar seguro)• Perdida se deslizó por la lentitud• Se perdió a causa del pecado• Se ha perdido debido a la falta de comprensión de su valor y lo que es para la comunidad• Pérdida por no entender su papel en la misión de Dios5. Las iglesias están llenas de personas perdidas (no en el sentido de no guardado). Ellos son nuestros hermanos y hermanas cuyas vidas no se han desarrollado cristiana y cuyos talentos estaban oxidadas.La gran lección de la parábola, ¿qué es?1. Todo es el mismo Cristo: la búsqueda de los perdidos y se regocijan con su planilla. pérdida debe producir algún tipo de dolor. La ausencia y menospreciar a los demás deben causar extrañeza en nosotros. El otro, cuando no con cabe señalar otros.2. Nuestra comunidad debe estar mirando a la misma mujer. Alguien que no está aquí.3. Nuestra acción comunitaria debe ser la misma. Haga todo lo posible para encontrar a los perdidos. Según el Rev. Paul que busca a los perdidos son espirituales (Gálatas 6). Nota En la iglesia tenemos sólo dos tipos de personas: los espirituales y el perdido.No podemos dudar de la posibilidad de que el regreso de los perdidos. El comentario que produjo estas tres parábolas era la siguiente: "[Jesús] recibe a los pecadores y come con ellos."Esta misión de Cristo y este es el detonante que desencadena los fuegos artificiales de la fiesta de comenzar. En las tres parábolas eran parte. Por desgracia para los publicanos parábolas evangélicas son una buena noticia para los perdidos. Advierten que la misericordia de Dios es aún vinculante.Pastor Marcio Cirilo
_________________________________________________________________________________
Assinar:
Postar comentários (Atom)
UM NOVO CORAÇÃO / UN CORAZÓN NUEVO / A NEW HEART
UM NOVO CORAÇÃO Ezequiel 36:26-30 26 - E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa car...

-
Retorno à Palavra de Deus 1. O texto básico mostra uma situação semelhante do povo de Israel no tempo do rei Josias à situação da Igreja...
-
A santa ceia do Senhor e os benefícios conferidos por ela 1. Porque Cristo instituiu a Ceia Deus, depois de nos ter recebido em Sua ...
-
AS TRÊS ORDENS IMPERATIVAS DE JESUS João 15.14 Introdução: Existem três ordens imperativas de Jesus que formam a estrutura de uma vi...
Nenhum comentário:
Postar um comentário