quarta-feira, 3 de julho de 2013
A FAMÍLIA E A IGREJA / FAMILY AND THE CHURCH / FAMILIA Y LA IGLESIA
A FAMÍLIA E A IGREJA
Texto Base Romanos 16.1-5,7,10,11,13,15,24
INTRODUÇÃO
Num mundo de intensas mudanças e incertezas a Igreja é a única instituição em que o cristão e sua família podem contar. lares sofrem terríveis ataques do inimigo, e muitas famílias não têm resistido, sucumbindo moral e espiritualmente às investidas malignas. Por isso a Igreja do Senhor, representada pela comunidade local, é o ponto de apoio espiritual e moral para a família. Ali se aperfeiçoam os relacionamentos entre os cônjuges, pais e filhos, avós e netos. A família cristã se desenvolve no dia a dia da igreja local.
I. FAMÍLIA: O ELEMENTO BÁSICO DA IGREJA
1. Sem a família a igreja não funciona. Não podemos ignorar a importância da igreja local junto à família, pois a saúde da igreja está diretamente ligada ao bem estar espiritual e moral da família. Uma igreja cujas famílias estão arruinadas espiritual e moralmente não terá condições de acolher os não crentes, nem terá autoridade para atuar junto à outras famílias na comunidade em que está inserida.
A família fortalecida na igreja é tão importante que o apóstolo Paulo aconselhou o pastor TTimóteo a respeito da qualidade de um candidato ao episcopado. O apóstolo destaca a relação do aspirante com a própria família: "Convém, pois, que o bispo [...] governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia (porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?)" (1 Timote 3.2,4,5). Aqui, ele expressa o impacto do relacionamento familiar com a funcionalidade da igreja local. Famílias desgovernadas, inevitavelmente, geram uma igreja sem direção.
2. A família como extensão da igreja. Além de a família ser o elemento básico da funcionalidade da igreja local, ela é a própria extensão desta. Descrevendo a respeito do culto doméstico, o saudoso pastor Estevam Ângelo disse: "Se a família quiser assistir a sete cultos a mais por semana, fazendo o culto doméstico, terá uma igreja em casa". É verdade! Além de cultuar a Deus, a família representará o reino divino na vizinhança, no bairro e no mundo. O próprio Jesus falou: "Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles (Mateus 18.20). Portanto, podemos fazer de nossa família uma extensão da Igreja de Cristo e representar seu Reino neste mundo.
SINÓPSE DO TÓPICO (1)
A família é o elemento básico para a boa funcionalidade da igreja local.
II. A IGREJA ACOLHENDO AS FAMÍLIAS
1. A natureza humana da igreja. A etimologia da palavra igreja remonta a natureza humana do Corpo de Cristo. Mateus 18.17 e Atos 15.4 expressam ekklêsia (igreja) como reunião de pessoas, povo ou assembleia em nome do Senhor Jesus. É uma instituição composta de seres humanos dotados de sentimentos, desejos e volição. Nesse caso, a Igreja é "humana" em sua constituição e composição.
2. A dimensão relacional da igreja. Onde há pessoas, há relacionamentos. A Santíssima trindade nos mostra um Deus relacional. As trinas pessoas relacionam-se comunitária, intensa e espontaneamente (Marcos 1.9-13; João 5.17,19-28). Assim, a igreja expressa a dimensão relacional da Santíssima trindade entre os seus membros. É ali, que a família cristã está habilitada a relacionar-se como Igreja de Cristo, tanto com o Pai (Marcos 12.30) como com o próximo (Marcos 12.31). Assim, a igreja está pronta para acolher as famílias e suas idiossincrasias.
3. O relacionamento familiar na igreja. Não há dúvidas de que servir a Deus numa igreja local juntamente com toda a família é uma bênção. No entanto, para que este relacionamento continue a abençoar vidas é preciso zelar pelos seguintes princípios: (1) Na igreja local, a família não deve se fechar em si mesma; (2) Não deve haver motivações que desrespeitem a liderança constituída ou a qualquer outra pessoa; (3) A família deve investir tempo para se relacionar com outras famílias também.
4. A família do obreiro. O exercício do ministério não dispensa o obreiro de sua responsabilidade como esposo e pai. Infelizmente, em algumas igrejas locais, é comum cobrarem da família do pastor um padrão de perfeição que nem o Evangelho preceitua. Prevenção ao pecado e vida de retidão na presença de Deus e diante da sociedade são atributos peculiares a toda família cristã. Porém, é preciso reafirmar que a família do pastor é igual à de qualquer outra pessoa. A esposa do pastor tem nome, e os filhos também, e precisam dos mesmos cuidados que as demais famílias da igreja precisam.
SINÓPSE DO TÓPICO (2)
A igreja local é uma instituição composta de distintos seres humanos. Aqui está a dimensão humana da Igreja.
III. A FAMÍLIA NA IGREJA LOCAL
1. A comunhão da família. No Salmo 133.1 lemos: "Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união!". Apesar de alguns pregadores interpretarem este texto de maneira alegórica, dando a ele uma simbologia espiritual, neste versículo o salmista Davi se refere à família de irmãos de sangue em crise, ou, de acordo com Matthew Henry, o homem segundo o coração de Deus escreve "esse salmo por ocasião da união entre as tribos quando todas elas se uniram unânimes para fazê-lo rei". logo, o Salmo davídico pronuncia a bênção para uma família que anda em comunhão: Irmãos e irmãs que vivem em paz no lar e fora dele são tão valiosos quanto o óleo que ungiu Arão, o sumo sacerdote. Numa casa pacífica e unida, as bênçãos do Senhor se manifestam.
2. Envolvendo-se com o Corpo de Cristo. A leitura bíblica do texto base, particularmente os versículos 7,11,12,13 e 15, destaca o exemplo de familiares unidos pela causa do Evangelho. O apóstolo Paulo muito se contentou com o esforço empregado em cada família na causa do Reino de Deus. Quando a família sente-se alegre em ir à igreja para adorar a Deus
é uma grande bênção (Salmo 122.1). Ela participa ativamente do culto e não se porta como mera assistente. São momentos preciosos que influenciarão a família por toda a vida.
3. Toda a família na casa de Deus. A igreja local é o espaço religioso onde adoramos a Deus e proclamamos o Evangelho. Nada pode impedir este ideário cristão Por isso, a família chamada por Deus é convocada a depositar o seu talento na causa do Evangelho. No ensino, na pregação, na música ou qualquer outra atividade que vise pregar o Evangelho e edificar a Igreja de Cristo, a família cristã deve estar lá. Não deixe de ir aos cultos, à Escola Dominical e aos encontros da sua igreja. Esta rotina glorificará a Deus, e edificará você e a sua família.
SINÓPSE DO TÓPICO (3)
Toda a família deve se envolver com as atividades da igreja. Ali, é o espaço religioso onde adoramos a Deus e proclamamos o Evangelho de Jesus.
CONCLUSÃO
Na lição desta semana vimos que a família é o elemento básico da igreja local. Esta, por sua vez, deve ser uma comunidade acolhedora de famílias carentes. E a família chamada por Deus, tem o privilégio de servir ao Altíssimo juntamente com outras famílias numa igreja local. Aqui, somos ensinados, edificados e exortados a representar o Reino de Deus neste mundo moderno. Portanto, não perca tempo: envolva-se com a sua igreja local, pois esta precisa de você e toda a sua família.
Texto retirado da Revista da Escola Bíblica Dominical – CPAD – Casa Publicadoras das Assembleia de Deus - Segundo Trimestre 2013 - Lição 12.
Pastor Marcio Cirilo
________________________________________________________________________________
FAMILY AND THE CHURCH
Text Base Romans 16.1-5,7,10,11,13,15,24
INTRODUCTION
In a world of intense change and uncertainty the Church is the only institution in which the Christian and your family can count on. homes suffer terrible attacks of the enemy, and many families have endured, succumbing to moral and spiritually invested malignant. So the Lord's Church, represented by the local community, is the point of spiritual and moral support to the family. There are improved relationships between spouses, parents and children, grandparents and grandchildren. The Christian family unfolds in the daily local church.
I. FAMILY: BASIC ELEMENT OF THE CHURCH
1. Without family to church does not work. We can not ignore the importance of the local church with the family, because the health of the church is directly linked to the spiritual and moral welfare of the family. A church whose families are ruined spiritually and morally not be able to accommodate the non-believers, nor have the authority to act together with other families in the community in which it operates.
A strong family in the church is so important that the apostle Paul counseled the pastor TTimóteo about the quality of a candidate to the episcopate. The apostle emphasizes the relationship of the aspirant with his own family: "It is therefore appropriate that the bishop [...] ruleth well his own house, having his children in subjection with all gravity (for if someone does not know how their own home, have care of the church of God?) "(1 Timote 3.2,4,5). Here, he expresses the impact of family relationship with the functionality of the local church. Families ungoverned inevitably generate a church without direction.
2. The family as an extension of the church. In addition to the family is the basic element of the functionality of the local church, it is the very extension of this. Describing about the worship, the late pastor Estevam Angelo said: "If the family wants to watch seven cults more per week doing family worship, to have a church home." It is true! In addition to worship God, family represent the divine kingdom in the neighborhood, the neighborhood and the world. Jesus himself said, "For where two or three are gathered in my name, there am I with them (Matthew 18:20). Therefore, we can make our families an extension of the Church of Christ and represent His kingdom in this world.
SYNOPSIS OF TOPIC (1)
The family is the basic element for the good functioning of the local church.
II. WELCOMING CHURCH FAMILIES
1. The human nature of the church. The etymology of the word church dates human nature of Christ's body. Matthew 18:17 and Acts 15.4 express ekklesia (church) as meeting people, meeting people, or in the name of the Lord Jesus. It is an institution made up of human beings with feelings, desires and volition. In this case, the Church is "human" in its constitution and composition.
2. The relational dimension of the church. Where there are people, there are relationships. The Holy Trinity in shows a relational God. The triune people relate Community intense and spontaneously (Mark 1.9-13; 5.17,19-28 John). Thus, the church expresses the relational dimension of the Holy Trinity among its members. It is there that the Christian family is empowered to relate to as Church of Christ, both with the Father (Mark 12:30) as the neighbor (Mark 12:31). So the church is ready to welcome families and their idiosyncrasies.
3. Family relationships in the church. There is no doubt that serving God in a local church with the whole family is a blessing. However, for this relationship to continue to bless lives we must ensure the following principles: (1) In the local church, the family should not close itself, (2) There must be reasons that violate the established leadership or any another person, (3) The family must invest time to relate to other families as well.
4. The family of the worker. The exercise of the ministry does not relieve the worker of his responsibility as a husband and father. Unfortunately, in some local churches, it is common to charge the pastor's family a standard of perfection that neither the Gospel precepts. Prevention sin and righteous life before God and before society are attributes peculiar to every Christian family. However, we need to reaffirm that the pastor's family is the same as anyone else. The pastor's wife has a name, and the children too, and need the same care as the other church families need.
SYNOPSIS OF TOPIC (2)
The local church is an institution made up of different humans. Here is the human dimension of the Church.
III. A FAMILY IN LOCAL CHURCH
1. The communion of the family. We read in Psalm 133.1: "Oh, how good and how pleasant it is for brethren to dwell together in unity!". Although some preachers interpret this text allegorically, giving him a spiritual symbolism in this verse the psalmist David refers to the family of blood brothers in crisis, or, according to Matthew Henry, the man after God's own heart writes "this psalm on the occasion of the union between the tribes when they all joined unanimous to make him king." logo, the Davidic Psalms pronounces the blessing for a family walking in communion: Brothers and sisters living in peace at home and abroad are as valuable as the oil that anointed Aaron the high priest. A house peaceful and united, the Lord's blessings manifest.
2. Becoming involved with the Body of Christ. The reading of the biblical text base, particularly verses 7,11,12,13 and 15, highlights the example of families united for the sake of the Gospel. The Apostle Paul was very satisfied with the effort put in every family in the kingdom of God. When the family feels glad to go to church to worship God
is a great blessing (Psalm 122.1). She actively participates in worship and not as a mere assistant port. Are precious moments that will influence the family for a lifetime.
3. The whole family in the house of God. The local church is the religious space where we worship God and proclaim the Gospel. Nothing can stop this Christian ideal Therefore, the family called by God is called upon to deposit your talent in the Gospel. In teaching, preaching, music or any other activity that aims to preach the Gospel and build up the Church of Christ, the Christian family should be there. Be sure to go to worship, Sunday School and meetings of his church. This routine will glorify God and edify you and your family.
SYNOPSIS OF TOPIC (3)
The whole family should be involved with church activities. There is the space where religious worship God and proclaim the Gospel of Jesus.
CONCLUSION
In this week's lesson we saw that the family is the basic element of the local church. This, in turn, should be a welcoming community for needy families. And the family called by God, has the privilege of serving the Almighty together with other families in a local church. Here, we are taught, edified and exhorted to represent the Kingdom of God in this modern world. So do not waste time: get involved with your local church, since it needs you and your whole family.
Text taken from the Sunday School Magazine - CPAD - publishing house of Assembly of God - Second Quarter 2013 - Lesson 12.
Pastor Marcio Cirilo
_______________________________________________________________________________
FAMILIA Y LA IGLESIA
Texto Base romanos 16.1-5,7,10,11,13,15,24
INTRODUCCIÓN
En un mundo de intensos cambios y la incertidumbre de la Iglesia es la única institución en la que el cristiano y su familia pueden contar. hogares sufren terribles ataques del enemigo, y muchas familias han soportado, sucumbiendo a maligno moral y espiritualmente invertido. Así que la Iglesia del Señor, representada por la comunidad local, es el punto de apoyo espiritual y moral de la familia. Hay mejores relaciones entre cónyuges, padres e hijos, abuelos y nietos. La familia cristiana se manifiesta en la iglesia local diaria.
I. FAMILIA: ELEMENTO BÁSICO DE LA IGLESIA
1. Sin familia a la iglesia no funciona. No podemos ignorar la importancia de la iglesia local con la familia, porque la salud de la iglesia está directamente relacionada con el bienestar espiritual y moral de la familia. Una iglesia cuyas familias están en ruinas espiritual y moralmente no puede ser capaz de adaptarse a los no creyentes, ni tienen la autoridad para actuar en conjunto con otras familias de la comunidad en la que opera.
Una familia fuerte en la iglesia es tan importante que el apóstol Pablo aconsejó a la TTimóteo pastor acerca de la calidad de un candidato al episcopado. El apóstol enfatiza la relación del aspirante con su propia familia: "Por tanto, conviene que el obispo [...] gobierne bien su casa, que tenga sus hijos en sujeción con toda honestidad (pues el que no sabe cómo su propia casa, tener cuidado de la iglesia de Dios?) "(1 Timote 3.2,4,5). Aquí, él expresa el impacto de la relación familiar con el funcionamiento de la iglesia local. Familias sin gobierno, inevitablemente, generan una iglesia sin dirección.
2. La familia como una extensión de la iglesia. Además de la familia es el elemento básico de las funciones de la iglesia local, que es la extensión de este. Describiendo acerca de la adoración, el pastor finales Estevam Angelo dijo: "Si la familia quiere ver siete cultos más a la semana haciendo el culto familiar, para tener una iglesia." Es cierto! Además de adorar a Dios, la familia representa el reino divino en el barrio, el barrio y el mundo. Jesús mismo dijo: "Porque donde están dos o tres congregados en mi nombre, allí estoy yo con ellos (Mateo 18:20). Por lo tanto, podemos hacer que nuestras familias una extensión de la Iglesia de Cristo y representar a su reino en este mundo.
SINOPSIS DEL TEMA (1)
La familia es el elemento básico para el buen funcionamiento de la iglesia local.
II. CELEBRANDO familias de la iglesia
1. La naturaleza humana de la iglesia. La etimología de la palabra iglesia data la naturaleza humana del cuerpo de Cristo. Mateo 18:17 y Hechos 15,4 express ekklesia (iglesia) como conocer gente, conocer gente, o en el nombre del Señor Jesús. Es una institución formada por seres humanos con sentimientos, deseos y voluntad. En este caso, la Iglesia es "humano" en su constitución y composición.
2. La dimensión relacional de la iglesia. Donde hay gente, hay relaciones. La Santísima Trinidad en la muestra a un Dios relacional. Los trinos relacionan comunitaria intensa y espontánea (Mc 1,9-13; 5.17,19-28 John). Por lo tanto, la Iglesia expresa la dimensión relacional de la Santísima Trinidad entre sus miembros. Es allí donde la familia cristiana tiene la facultad de relacionarse como Iglesia de Cristo, tanto con el Padre (Marcos 12:30) como el prójimo (Marcos 12:31). Así que la iglesia está lista para dar la bienvenida a las familias y sus idiosincrasias.
3. Las relaciones familiares en la iglesia. No hay duda de que servir a Dios en una iglesia local con toda la familia es una bendición. Sin embargo, para que esta relación continúe bendiciendo vidas debemos garantizar los siguientes principios: (1) En la iglesia local, la familia no debe cerrarse, (2) Debe haber razones que violan el liderazgo establecido o cualquier otra persona, (3) La familia debe invertir tiempo para relacionarse con otras familias.
4. La familia del trabajador. El ejercicio del ministerio no exime al trabajador de su responsabilidad como esposo y padre. Desafortunadamente, en algunas iglesias locales, es común para cargar la familia del pastor de un nivel de perfección que ni los preceptos del Evangelio. Pecado Prevención y vida justa ante Dios y ante la sociedad son atributos propios de cada familia cristiana. Sin embargo, hay que subrayar que la familia del pastor es el mismo que cualquier otra persona. La esposa del pastor tiene un nombre, y los niños también, y necesitan el mismo cuidado que las otras familias de la iglesia necesitan.
SINOPSIS DEL TEMA (2)
La iglesia local es una institución formada por diferentes personas. Esta es la dimensión humana de la Iglesia.
III. UNA FAMILIA EN LA IGLESIA LOCAL
1. La comunión de la familia. Leemos en el Salmo 133,1: "Oh, cuán bueno y cuán delicioso es habitar los hermanos juntos en armonía!". Aunque algunos predicadores interpretan este texto alegórico, dándole un simbolismo espiritual en este versículo el salmista David se refiere a la familia de hermanos de sangre en crisis, o, según Matthew Henry, el hombre después escribe el corazón de Dios "este salmo con motivo de la unión entre las tribus cuando todos se unieron unánime para hacerlo rey." logotipo, el davídico salmos pronuncia la bendición para una familia caminando en comunión: Hermanos y hermanas que viven en paz en el hogar y en el extranjero son tan valiosas como el aceite que ungió Aarón, el sumo sacerdote. Una casa unida y en paz, bendiciones manifiesto del Señor.
2. Involucrarse con el Cuerpo de Cristo. La lectura de la base de textos bíblicos, especialmente los versículos 7,11,12,13 y 15, pone de manifiesto el ejemplo de familias unidas por la causa del Evangelio. El apóstol Pablo estaba muy satisfecho con el esfuerzo puesto en cada familia en el reino de Dios. Cuando la familia se siente contento de ir a la iglesia para adorar a Dios
Es una gran bendición (Salmo 122,1). Participa activamente en el culto y no como un simple puerto auxiliar. Son momentos preciosos que influirán en la familia para toda la vida.
3. Toda la familia en la casa de Dios. La iglesia local es el espacio religioso donde adoramos a Dios y proclamar el Evangelio. Nada puede detener este ideal cristiano lo tanto, la familia llamada por Dios está llamado a depositar su talento en el Evangelio. En la enseñanza, la predicación, la música o cualquier otra actividad que pretende predicar el Evangelio y edificar la Iglesia de Cristo, la familia cristiana debería estar allí. Asegúrese de ir a adorar, universidad y reuniones de su iglesia el domingo. Esta rutina glorificar a Dios y usted y su familia edificar.
SINOPSIS DEL TEMA (3)
Toda la familia debe participar en actividades de la iglesia. No es el espacio donde el culto religioso a Dios y proclamar el Evangelio de Jesús.
CONCLUSIÓN
En la lección de esta semana hemos visto que la familia es el elemento básico de la iglesia local. Esto, a su vez, debe ser una comunidad de acogida para las familias necesitadas. Y la familia llamada por Dios, tiene el privilegio de servir al Todopoderoso, junto con otras familias en una iglesia local. Aquí, se nos enseña, edificados y exhorta a representar el Reino de Dios en este mundo moderno. Así que no pierdas el tiempo: involucrarse con su iglesia local, ya que usted y toda su familia necesita.
Texto tomado de la Revista de la Escuela Dominical - CPAD - editorial de la Asamblea de Dios - Segundo Trimestre 2013 - Lección 12.
Pastor Marcio Cirilo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
UM NOVO CORAÇÃO / UN CORAZÓN NUEVO / A NEW HEART
UM NOVO CORAÇÃO Ezequiel 36:26-30 26 - E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa car...

-
Retorno à Palavra de Deus 1. O texto básico mostra uma situação semelhante do povo de Israel no tempo do rei Josias à situação da Igreja...
-
A santa ceia do Senhor e os benefícios conferidos por ela 1. Porque Cristo instituiu a Ceia Deus, depois de nos ter recebido em Sua ...
-
AS TRÊS ORDENS IMPERATIVAS DE JESUS João 15.14 Introdução: Existem três ordens imperativas de Jesus que formam a estrutura de uma vi...
Nenhum comentário:
Postar um comentário