domingo, 30 de junho de 2013
HÁ UM MILAGRE EM SUA CASA / HAY UN MILAGRO EN SU CASA / THERE'S A MIRACLE IN YOUR HOME
HÁ UM MILAGRE EM SUA CASA
INTRODUÇÃO
Na lição de hoje, estudaremos a narrativa bíblica sobre a multiplicação do azeite na casa da viúva (2 Rs 4.1-7). Não há dúvidas de que esta é uma das mais surpreendentes passagens bíblicas. Nela, vemos o pouco tornar-se muito; a escassez converter-se em abundância e o vazio ficar cheio! Vemos ainda como a graça de Deus alcança os corações desesperados. Este texto, portanto, é bem claro em revelar que os milagres acontecem primeiramente em decorrência da bondade de Deus e, após, em resposta a uma fé obediente.
I. A MOTIVAÇÃO DO MILAGRE
1. A necessidade humana. As bênçãos de Deus vêm em resposta a uma necessidade humana. O milagre ocorrido na casa da viúva de um dos discípulos dos profetas confirma esse fato (2 Rs 4.1-7). O texto expõe a extrema penúria na qual essa pobre mulher havia ficado. Perdera o marido, que havia falecido, e agora corria o risco de perder também os filhos para os credores se não quitasse uma dívida. Era costume naqueles dias um credor obrigar um devedor a saldar a sua dívida através do trabalho servil ou escravo (2 Rs 4.1b). Essa mulher, portanto, necessitava urgentemente que alguma coisa fosse feita para tirá-la daquela situação. Sabedora que o profeta Eliseu era um homem de Deus, recorreu a ele (v.1). A Escritura mostra que o Senhor socorre o necessitado (Sl 40.17; 69.33; Is 25.4; Jr 20.13).
2. A misericórdia divina. O milagre ocorrido na casa da viúva aconteceu como resposta a uma carência humana, mas não apenas isso: ocorreu também graças à compaixão divina. Não foi apenas por ser pobre que a viúva foi socorrida, nem tampouco por haver sido esposa de um dos discípulos dos profetas (2 Rs 4.1). O texto diz que ela "clamou" ao profeta Eliseu (2 Rs 4.1). O termo hebraico que traduz essa palavra é tsa`aq, que possui o sentido de clamar por ajuda, chorar em voz alta. O profeta ficou sensibilizado; Deus compadeceu-se daquela mulher sofredora. O Senhor é compassivo, misericordioso e longânimo (Êx 34.6; 2 Cr 30.9; Sl 116.5).
SINÓPSE DO TÓPICO (1)
O milagre ocorrido na casa da viúva aconteceu como resposta a uma carência humana e como resultado da compaixão divina
II. A DINÂMICA DO MILAGRE
1. Um pouco de azeite. Diante do clamor da viúva, o profeta Eliseu perguntou-lhe: "Que te hei de eu fazer? Declara-me que é o que tens em casa. E ela disse: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite" (2 Rs 4.2).Duas coisas precisam ser observadas aqui. Em primeiro lugar, o milagre acontece na esfera familiar: "o que tens em casa". O lar e a família são importantes para Deus. Em segundo lugar, um pouquinho pode tornar-se muito se vem com a bênção de Deus. De fato o texto hebraico destaca que a porção de azeite da mulher era tão minguada que ela quase esqueceu que o possuía. No entanto, foi esse pouco que o Senhor usou para operar o grande milagre. O que possuímos pode ser bem pouco, mas é suficiente para Deus operar os seus propósitos.
2. Uma fé obediente. A instrução dada pelo profeta Eliseu para solucionar o problema da viúva é bastante reveladora sobre a dinâmica desse milagre (2 Rs 4.3-5). Num primeiro momento, o profeta chamou a mulher à ação: "Vai, pede para ti vasos emprestados". A fé é demonstrada pela ação (Tg 2.17). Jesus também viu a fé do paralítico e dos homens que o conduziram em Cafarnaum (Mc 2.1-12). Em segundo lugar, o milagre deveria acontecer de portas fechadas: "Fecha a porta", disse o profeta. A mulher obedeceu ao profeta, e o azeite começou a fluir. E, assim, pôde ela salvar os filhos, pagar as dívidas e viver dignamente. É possível que uma das causas da escassez de milagres hoje esteja na publicidade desenfreada. Deus quer privacidade, mas os homens gostam de notoriedade. Gostam de aparecer e vangloriar-se (Lc 12.15). Deixam a porta aberta para serem vistos!
SINÓPSE DO TÓPICO (2)
Um pouquinho pode tornar-se muito se vem com a bênção de Deus.
III. OS INSTRUMENTOS DO MILAGRE
1. O instrumento humano. Por várias vezes, no livro de 2 Reis, o profeta Eliseu é chamado de "Homem de Deus" (2 Rs 4.7,9,16; 6.9). Sem dúvida esses textos demonstram que Eliseu era um instrumento de Deus para a operação de milagres. Deus usa homens! Esse é um fato fartamente demonstrado na Bíblia. Para formar uma nação e através dela revelar seu plano de salvação à humanidade, o Senhor chamou Abraão (Gn 12). Para tirar os israelitas do Egito, Deus usou Moisés (Êx 4.1-17). Para levar a mensagem do Evangelho aos gentios, o Senhor usou a Pedro (At 10 - 11). Deus também chamou a Paulo para ser "um instrumento escolhido" para levar seu nome perante os nobres (At 9.15). Para salvar-nos, Deus humanizou-se na pessoa bendita de Jesus Cristo (Jo 1.1,18; Fp 2.1-11). E para sua obra missionária, Ele conta com você! (Mt 28.19)
2. O instrumento divino. Quando uma grande fome assolava Samaria, o profeta Eliseu profetizou abundância de alimentos: "Então, disse Eliseu: Ouvi a palavra do Senhor; assim diz o Senhor: Amanhã, quase a este tempo, uma medida de farinha haverá por um siclo, e duas medidas de cevada, por um siclo, à porta de Samaria" (2 Rs 7.1).O cumprimento dessa profecia parecia pouco provável naqueles dias, a ponto de o capitão, em cujo braço o rei se apoiava, haver ironizado: "Ainda que o Senhor fizesse janelas no céu, poder-se-ia fazer isso?" (2 Rs 7.2). Mas a profecia cumpriu-se exatamente como Eliseu havia predito (2 Rs 7.16-20). O texto põe a Palavra do Senhor como agente causador do milagre. O cronista observa que esses fatos ocorreram "segundo a palavra do Senhor" (2 Rs 7.16). O que o Senhor faz, Ele o faz através de sua Palavra.
SINÓPSE DO TÓPICO (3)
A Palavra do Senhor foi o agente causador do milagre na vida da viúva. O que o Senhor faz, Ele o faz através da sua Palavra
IV. O OBJETIVO DO MILAGRE
1. Uma resposta ao sofrimento. Todos os milagres realizados por Eliseu deixam bem claro que eles ocorreram em resposta a uma necessidade humana e também ao sofrimento (2 Rs 4.1-38; 5.1-19; 6.1-7). O Novo Testamento mostra-nos que o Senhor Jesus libertava e curava porque se compadecia do sofrimento humano (Lc 13.10-17; Mc 1.40-45).
2. Glorificar a Deus. Os milagres, portanto, são uma resposta de Deus ao sofrimento humano. Todavia, eles não se centralizam no homem, mas em Deus. Os milagres narrados nas Escrituras objetivam a glória de Deus. Em nenhum momento, encontramos os profetas buscando chamar a atenção para si através dos milagres que realizavam nem tirar proveitos deles. Quem tentou fazer isso e beneficiar-se de forma indevida foi Geazi, o servo de Eliseu. Entretanto, quando assim procedeu foi severamente punido (2 Rs 5.20-27). Em o Novo Testamento, observamos Pedro e Paulo pondo em destaque esse fato e mostrando que Deus, e não os homens, é quem deve ser glorificado (At 3.8,12; 14.14,15).
SINÓPSE DO TÓPICO (4)
Todos os milagres realizados por Eliseu ocorreram em resposta a uma necessidade humana e também ao sofrimento
CONCLUSÃO
O milagre da multiplicação do azeite é um testemunho do poder de Deus, que se compadece dos sofredores que o buscam de todo o coração. O foco, portanto, dessa bela história não é a viúva nem tampouco o profeta Eliseu, mas o Senhor que através da instrumentalidade do seu servo abençoa essa pobre mulher. A história faz-nos lembrar um outro feito extraordinário e muito mais relevante do que esse: a multiplicação dos peixes e pães por nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Ele foi, é e sempre será a resposta a todo sofrimento humano.
Texto retirado da Revista da Escola Bíblica Dominical – CPAD – Casa Publicadoras das Assembleia de Deus - Primeiro Trimestre de 2013.
Pastor Marcio Cirilo
________________________________________________________________________________
HAY UN MILAGRO EN SU CASA
INTRODUCCIÓN
En la lección de hoy, vamos a estudiar el relato bíblico de la multiplicación del aceite hay en la casa de la viuda (2 Reyes 4,1-7). No hay duda de que este es uno de los pasajes más sorprendentes. Allí vemos el pequeño se convierte en mucho; escasez convierten abundancia y el vacío se llena! Vemos también cómo la gracia de Dios llegue a los corazones desesperados. Este texto, por lo tanto, está claro en la revelación de que los milagros ocurren principalmente debido a la bondad de Dios, y después, en respuesta a una fe obediente.
I. MOTIVACIÓN DE LOS MILAGROS
1. La necesidad humana. Las bendiciones de Dios vienen en respuesta a una necesidad humana. El milagro ocurrió en la casa de la viuda de uno de los hijos de los profetas confirma este hecho (2 Reyes 4,1-7). El texto expone la pobreza extrema en la que la pobre mujer había sido. Perdió a su marido, que había muerto, y ahora corría el riesgo de perder a los niños también a los prestamistas quitasse no es una deuda. Era costumbre en aquellos días un acreedor obligar a un deudor para pagar su deuda a través de trabajos domésticos o esclavos (2 rupias 4.1b). Esta mujer, por lo que urge que se haga algo para sacarla de esa situación. Consciente de que el profeta Eliseo era un hombre de Dios, hizo un llamamiento a él (v. 1). Escritura muestra que el Señor librará al pobre (Sal 40:17; 69,33; Is. 25,4;. Jer 20:13).
2. Misericordia divina. El milagro en la casa de la viuda pasó como una respuesta a las necesidades humanas, pero no sólo eso: gracias también dio a la compasión divina. No era sólo por ser pobre viuda que fue rescatada, ni por haber sido la esposa de uno de los hijos de los profetas (2 Reyes 4:01). El texto dice que "lloró" el profeta Eliseo (2 Reyes 4:01). La palabra hebrea que se traduce esta palabra es tsa 'aq, que tiene el sentido de gritar pidiendo ayuda, gritando en voz alta. El profeta fue tocado, Dios se apiadó de la mujer sufrimiento. El Señor es clemente y misericordioso y lento para la ira (Ex. 34:6; 2 Cr 30,9, Sal 116,5).
SINOPSIS DEL TEMA (1)
El milagro en la casa de la viuda pasó como una respuesta a las necesidades humanas y, como resultado de la compasión divina
II. LA DINÁMICA DE LOS MILAGROS
1. Un poco de aceite de oliva. Al grito de la viuda, el profeta Eliseo le preguntó: "¿Qué puedo hacer por mí? Dime que es lo que tienes en casa. Y ella dijo: Tu sierva ninguna cosa tiene en casa, sino una vasija de aceite" (2 Reyes 4,2). Dos cosas deben tenerse en cuenta aquí. En primer lugar, el milagro que sucede en el ámbito de la familia: "lo que tiene en casa." El hogar y la familia son importantes para Dios. En segundo lugar, un poco puede llegar a ser mucho más que viene con la bendición de Dios. De hecho, el texto hebreo que resalta la parte de aceite de la mujer era tan reducida que casi se había olvidado de eso. Sin embargo, esto fue sólo el Señor usa para operar el gran milagro. Lo que tenemos puede ser muy poco, pero es suficiente para que Dios obre sus propósitos.
2. La fe obediente. La instrucción dada por el profeta Eliseo para resolver el problema de la viuda es muy revelador acerca de la dinámica de este milagro (2 Reyes 4:3-5). En un primer momento, el Profeta llamó a su esposa a la acción: "Ve, pide vasijas prestadas pide para ti." La fe se demuestra por acción (Santiago 2:17). Jesús vio la fe del paralítico y los hombres que llevó en Capernaum (Marcos 2:1-12). En segundo lugar, el milagro debe ocurrir a puertas cerradas: "Cierra la puerta", dijo el profeta. La mujer obedeció al profeta, y el petróleo comenzó a fluir. Y para que pudiera salvar a los niños, pagar deudas y vivir con dignidad. Es posible que una de las causas de la escasez de milagros hoy en día está muy extendido en la publicidad. Dios quiere privacidad, pero hombres como notoriedad. Al igual que para venir a presumir (Lucas 12:15). Deje la puerta abierta para la visión!
SINOPSIS DEL TEMA (2)
Con poco se puede llegar a ser mucho más que viene con la bendición de Dios.
III. INSTRUMENTOS DE MILAGROS
1. El instrumento humano. Varias veces en el libro de 2 Reyes, Eliseo se llama "Hombre de Dios" (2 Reyes 4.7,9,16; 6,9). Sin duda, estos textos muestran que Eliseo era un instrumento de Dios para hacer milagros. Dios usa a los hombres! Este hecho se demuestra ampliamente en la Biblia. Para formar una nación ya través de ella para revelar su plan de salvación para la humanidad, el Señor llamó a Abraham (Génesis 12). Para los israelitas fuera de Egipto, Dios usó a Moisés (Ex 4,1-17). Para llevar el mensaje del evangelio a los gentiles, el Señor usó a Pedro (Hechos 10-11). Dios también llama a Pablo a ser "instrumento elegido" para llevar su nombre ante los (Hechos 9:15) nobles. Para salvarnos, Dios humanizado en la bendita persona de Jesucristo (Juan 1.1,18;. Phil 2:1-11). Y para su trabajo misionero, él está contando con usted! (Mt 28:19)
2. El instrumento divino. Cuando una gran hambre asoló Samaria, Eliseo profetizó un montón de comida: "Dijo entonces Eliseo: Oíd palabra de Jehová: Así ha dicho Jehová: Mañana a estas horas, habrá una medida de harina por un siclo, y dos las medidas de cebada por un siclo, a la puerta de Samaria "(2 Reyes 7.1.) El cumplimiento de esta profecía parecía poco probable en estos días, se burló de la punta del príncipe sobre cuyo brazo se apoyaba el rey, que" aunque la Señor hiciera ventanas en los cielos, podría haría eso? " (2 Reyes 7,2). Pero la profecía se cumplió exactamente como había predicho Eliseo (2 Reyes 7:16-20). El texto pone la palabra del Señor como el agente causal del milagro. El cronista señala que estos eventos ocurrieron ", según la palabra del Señor" (2 Reyes 7:16). Lo que el Señor hace, lo hace a través de su Palabra.
SINOPSIS DEL TEMA (3)
La palabra del Señor era el agente causante del milagro en la vida de una viuda. Lo que el Señor hace, lo hace a través de Su Palabra
IV. EL FIN DE LOS MILAGROS
1. Una respuesta al sufrimiento. Todos los milagros realizados por Eliseo dejan claro que se produjeron en respuesta a una necesidad humana y el sufrimiento también (2 Reyes 4,1-38, 5,1-19; 6:1-7). El Nuevo Testamento nos muestra que el Señor Jesús sanó y liberó porque piedad del sufrimiento humano (Lucas 13:10-17, Marcos 1:40-45).
2. Glorifica a Dios. Los milagros son por lo tanto una respuesta de Dios al sufrimiento humano. Sin embargo, se centran en el hombre, sino en Dios. Los milagros narrados en la Escritura objetivo la gloria de Dios. En poco tiempo, nos encontramos con los profetas que tratan de llamar la atención sobre sí mismos a través de los milagros que realizan o para sacar provecho de ellas. ¿Quién trató de hacer esto y beneficio se Giezi mal criado de Eliseo. Pero cuando lo hizo fue severamente castigado (2 Reyes 5,20-27). En el Nuevo Testamento, vemos a Pedro y Pablo destaca este hecho y mostrar que Dios, no el hombre, que debe ser glorificado (Hechos 3.8,12; 14.14,15).
SINOPSIS DEL TEMA (4)
Todos los milagros realizados por Eliseo se produjo en respuesta a una necesidad humana y el sufrimiento
CONCLUSIÓN
El milagro de la multiplicación del aceite es un testimonio del poder de Dios que tiene misericordia de los enfermos de los que le buscan de todo corazón. El enfoque, por lo tanto, esta bella historia no es la viuda, ni el profeta Eliseo, pero el Señor a través de la instrumentalidad de su siervo bendiga a esta pobre mujer. La historia nos recuerda a otra hazaña extraordinaria y más relevante aún: la multiplicación de los panes y los peces de nuestro Señor y Salvador Jesucristo. Él fue, es y siempre será la respuesta a todo sufrimiento humano.
Texto tomado de la Revista de la Escuela Dominical - CPAD - editorial de la Asamblea de Dios - Primer Trimestre 2013.
Pastor Marcio Cirilo
________________________________________________________________________________
THERE'S A MIRACLE IN YOUR HOME
INTRODUCTION
In today's lesson, we will study the biblical narrative about the multiplication of the oil in the dwelling of the widow (2 Kings 4.1-7). There is no doubt that this is one of the most amazing passages. There we see the little become much; shortages become abundance and emptiness be filled! We also see how the grace of God reaches the hearts desperate. This text, therefore, is clear in revealing that miracles happen primarily due to the goodness of God, and after, in response to an obedient faith.
I. MOTIVATION OF MIRACLES
1. The human need. God's blessings come in response to a human need. The miracle occurred in the house of the widow of one of the sons of the prophets confirms this fact (2 Kings 4.1-7). The text exposes the extreme poverty in which the poor woman had been. Lost her husband, who had died, and now ran the risk of losing the children also to lenders quitasse is not a debt. It was the custom in those days a creditor compel a debtor to pay off your debt through menial labor or slave (2 Rs 4.1b). This woman, so urgently needed that something be done to get her out of that situation. Aware that the prophet Elisha was a man of God, appealed to him (v.1). Scripture shows that the Lord rescues the needy (Ps 40:17; 69.33; Isa 25.4; Jer. 20:13).
2. Divine mercy. The miracle in the widow's house happened as a response to human need, but not only that: also occurred thanks to the divine compassion. It was not just for being poor widow who was bailed, nor for having been the wife of one of the sons of the prophets (2 Kings 4:1). The text says she "cried" the prophet Elisha (2 Kings 4:1). The Hebrew word that translates this word is tsa `aq, which has the sense to cry out for help, crying aloud. The prophet was touched, God took pity on the woman suffering. The Lord is gracious and compassionate and slow to anger (Ex. 34:6; 2 Cr 30.9, Ps 116.5).
SYNOPSIS OF TOPIC (1)
The miracle in the widow's house happened as a response to human need and as a result of divine compassion
II. THE DYNAMICS OF MIRACLES
1. A little olive oil. To the cry of the widow, the prophet Elisha asked him, "What shall I do for me? Tell me that is what you have at home. And she said, Thine handmaid hath not any thing in the house, save a pot of oil" (2 Kings 4.2). Two things need to be noted here. Firstly, the miracle happens in the family sphere: "what you have at home." The home and family are important to God. Secondly, a little can become much it comes with the blessing of God. In fact the Hebrew text that highlights the portion of oil of the woman was so diminished that she had almost forgotten that. However, this was just the Lord used to operate the great miracle. What we have may be very little, but is sufficient for God to work His purposes.
2. Obedient faith. The instruction given by the prophet Elisha to solve the problem of the widow is quite revealing about the dynamics of this miracle (2 Kings 4:3-5). At first, the Prophet called his wife to action: "Go, borrow vessels asks for you." Faith is demonstrated by action (James 2:17). Jesus also saw the faith of the paralytic and the men who led in Capernaum (Mark 2:1-12). Secondly, the miracle should happen behind closed doors: "Close the door," said the prophet. The woman obeyed the prophet, and the oil began to flow. And so she could save the children, pay off debts and live with dignity. It is possible that one of the causes of the scarcity of miracles today is rampant in advertising. God wants privacy, but men like notoriety. Like to come and brag (Luke 12:15). Leave the door open for viewing!
SYNOPSIS OF TOPIC (2)
A little can become much it comes with the blessing of God.
III. INSTRUMENTS OF MIRACLES
1. The human instrument. Several times in the book of 2 Kings, Elisha is called "Man of God" (2 Kings 4.7,9,16; 6.9). No doubt these texts show that Elisha was an instrument of God to perform miracles. God uses men! This fact is amply demonstrated in the Bible. To form a nation and through it to reveal His plan of salvation to humanity, the Lord called Abraham (Genesis 12). For the Israelites out of Egypt, God used Moses (Exodus 4.1-17). To carry the message of the Gospel to the Gentiles, the Lord used Peter (Acts 10-11). God also called Paul to be "chosen instrument" to bring his name before the noble (Acts 9:15). To save us, God humanized in the blessed person of Jesus Christ (John 1.1,18; Phil. 2:1-11). And for his missionary work, he is counting on you! (Mt 28:19)
2. The divine instrument. When a great famine ravaged Samaria, Elisha prophesied plenty of food: "Then Elisha said, Hear ye the word of the Lord: Thus saith the LORD, To morrow about this time, there will be a measure of flour for a shekel, and two measures of barley for a shekel, in the gate of Samaria "(2 Kings 7.1.) The fulfillment of this prophecy seemed unlikely in those days, the point of the captain on whose hand the king leaned, be mocked," Although the Lord would make windows in heaven, might would do that? " (2 Kings 7.2). But the prophecy was fulfilled exactly as Elisha had foretold (2 Kings 7:16-20). The text puts the Word of the Lord as the causative agent of the miracle. The chronicler notes that these events occurred "according to the word of the Lord" (2 Kings 7:16). What the Lord does, He does it through His Word.
SYNOPSIS OF TOPIC (3)
The Word of the Lord was the causative agent of the miracle in the life of a widow. What the Lord does, He does it through His Word
IV. THE PURPOSE OF MIRACLES
1. A response to suffering. All miracles performed by Elisha make it clear that they occurred in response to a human need and suffering also (2 Kings 4.1-38, 5.1-19; 6:1-7). The New Testament shows us that the Lord Jesus healed and freed because he pity of human suffering (Luke 13:10-17, Mark 1:40-45).
2. Glorify God. Miracles are thus a response of God to human suffering. However, they are centered in man, but in God. The miracles narrated in Scripture aim the glory of God. In no time, we find the prophets seeking to draw attention to themselves through the miracles they performed or to profit from them. Who tried to do this and benefit was improperly Gehazi the servant of Elisha. But when did so was severely punished (2 Kings 5.20-27). In the New Testament, we see Peter and Paul highlighting this fact and showing that God, not men, who is to be glorified (Acts 3.8,12; 14.14,15).
SYNOPSIS OF TOPIC (4)
All miracles performed by Elisha occurred in response to a human need and also suffering
CONCLUSION
The miracle of the multiplication of the oil is a testament to the power of God that hath mercy of sufferers who seek Him with all your heart. The focus, therefore, this beautiful story is not the widow nor the prophet Elisha, but the Lord through the instrumentality of his servant bless this poor woman. The story reminds us of another extraordinary feat and more relevant than this: the multiplication of the loaves and fishes by our Lord and Savior Jesus Christ. He was, is and always will be the answer to all human suffering.
Text taken from the Sunday School Magazine - CPAD - publishing house of Assembly of God - First Quarter 2013.
Pastor Marcio Cirilo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
UM NOVO CORAÇÃO / UN CORAZÓN NUEVO / A NEW HEART
UM NOVO CORAÇÃO Ezequiel 36:26-30 26 - E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa car...

-
Retorno à Palavra de Deus 1. O texto básico mostra uma situação semelhante do povo de Israel no tempo do rei Josias à situação da Igreja...
-
A santa ceia do Senhor e os benefícios conferidos por ela 1. Porque Cristo instituiu a Ceia Deus, depois de nos ter recebido em Sua ...
-
AS TRÊS ORDENS IMPERATIVAS DE JESUS João 15.14 Introdução: Existem três ordens imperativas de Jesus que formam a estrutura de uma vi...
Nenhum comentário:
Postar um comentário